segunda-feira, 26 de novembro de 2007

PARÓQUIA EM FOCO

VOCAÇÃO E MISSÃO DOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS

Quem são os Cristãos leigos e Leigas?
Diferente do que pensávamos no passado ou como usamos o termo para referir a algo que desconhecemos, leigos, são homens e mulheres que não somente pertencem à Igreja mas são Igreja, espelham em Cristo sua vida vivendo os efeitos do batismo, buscando viver sua essência: "só descobrindo a misteriosa riqueza que Deus dá ao cristão no santo Batismo é possível delinear a ‘figura’ do cristão leigo". O documento Christi Fideles Laici refere-se a toda força do batismo, com suas conseqüências: passar a ser filhos no Filho, formar um só corpo com Cristo e ser Templos vivos e santos do Espírito.
Os cristãos leigos e leigas participam de diferentes modos das virtudes de Cristo, não devendo portanto querer imitar a vida dos religiosos. "Que escutem o chamamento de Cristo para trabalharem na Sua vinha". A parábola descrita em Mateus 20, a dos trabalhadores na vinha, fala da voz de Deus que ressoa na alma de cada um e nos acontecimentos, e em todos - pede uma resposta generosa. Pede a coragem de encarar este nosso mundo, em certo sentido, muito dificil e ajudá-lo em sua transformação, cabendo a cada um, saber o que Deus lhe pede pessoalmente. Dessa forma fica respondida a pergunta sobre o local onde o leigo deve ser sal da terra e luz do mundo: no lugar que ocupa no mundo, ou seja, na sua casa, na escola, no baile, na festa, no trabalho, no lazer, etc.
Como no Evangelho somos convocados a assumir como trabalhadores da vinha, mas ser também a própria vinha. Aos poucos cada um , cada uma vai se identificando e se preparando pra melhor exercer seu ministério como Leigo no meio do mundo através da escuta pronta e dócil da Palavra de Deus. Um cristão está no mundo, em seu lugar próprio. Aí deve aprender a conviver com todos, a sofrer as dores de todos, a ajudar a solucionar os problemas que afetam seus semelhantes.
Um cristão, como aliás toda pessoa, é chamado a manter a coerência entre aquilo em que acredita e sua vida. Não é possível separar nem em sua cabeça, nem em sua atuação as idéias da vida. O contrário seria vida dupla, hipocrisia, incoerência.
“ Ouvi contar, há tempos, uma história que se não é verdadeira, bem que poderia ser. Certo político, conhecido como católico, votou a favor de determinado tema contrariamente à doutrina da Igreja. Ao ser criticado por um bispo, protestou dizendo que votara como político e não como católico. O bispo lhe respondeu: "Pode ficar tranqüilo, eu não o critiquei como político e sim como católico!".
Não se pode distinguir onde acaba o político e onde começa o católico, e isso vale para todas as ocupações e para todas as ocasiões. A fé e as convicções não são peças de vestuário, acessórios, que se possam utilizar ou não.
Que nós, como cristãos católicos, cristãs católicas, paroquianos de Santo Antônio, vivamos em todos os momentos do dia, em todas as horas, em todas as situações, a nossa vocação. Que cada vez mais trilhemos os caminhos da santidade nos espelhando no Mestre que também foi Leigo, Jesus Cristo, nosso “ Caminho, Verdade e Vida

Maria Emília Taveira


COMUNICADOS

ENCONTRO DE NOIVOS DIAS 24 E 25 DE NOVEMBRO DE 2007
Inscrições já estão abertas na Malharia Tricobella com José Norberto e ou Claubene


Nosso agradecimento pela fidelidade e compromisso com Dízimo ao sr. Mário Honorato que foi o contemplado com o brinde da Pastoral do Dízimo do mês de Novembro

+++++++++++++++++++++++++++++++++
Recitação do Santo Terço , pela Rádio Estância Jacutinga, a partir das 22 horas
+++++++++++++++++++++++++++++++
A missa do próximo sábado dia 1º de dezembro será às 19h
+++++++++++++++++++++++++++++++
AGENDA DA SEMANA
Sábado dia 24 de novembro
17h – Missa na Comunidade Santa Clara em Albertina
Início do Encontro de Noivos, no Santuário
19h30 – Missa na Igreja Matriz
19h30 – Missa na Comunidade Senhor Bom Jesus em Albertina

Domingo dia 25 de novembro
8h – Missa com continuação do Encontro de Noivos na Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Santuário
10h – Missa com crianças na Igreja Matriz
18h – Missa na comunidade São Judas Tadeu
19h30 – Missa com Encerramento da Semana Missionária na Igreja Matriz

Terça-feira dia 27 de novembro
19h30 – Missa na Comunidde São Sebastião em São Sebstião dos Robertos
19h30 – Missa na Comunidade Mãe Rainha, NA Residência de Catarina e Benedito Maximiniano, á rua Juscelino Kubischek, 27, no Monsenhor Dutra

Quarta-feira dia 28 de novembro
11h15 - Missa na Igreja Matriz
19h30 – Missa na Comunidade Vila Esperança na residência de Patrícia e Marcos, á rua Antonio Almeida, 120
19h30 – Reunião da Pastoral Familiar no Santuário

Quinta-feira dia 29 de Novembro
14h – Missa na Capela do Asilo
19h30 – Missa na Comunidade César Matile

Sexta-feira dia 30 de Novembro
19h30 – Reunião com todos os Zeladores da Mãe Rainha na Igreja Matriz

Sábado dia 01 de novembro
17h – Missa na Comunidade Espírito Santo em Albertina
19h – Missa na Igreja Matriz
19h30 – Missa na Comunidade Senhor Bom Jesus em Albertina

Nenhum comentário: