segunda-feira, 19 de novembro de 2007

EDITORIAIS

Segurança Pública em foco

De uns dias para cá, a Segurança Pública tornou-se tema de discussão e debate em nosso município.
Conforme reportagem na página 03, o primeiro passo foi dado, quando da entrega de um abaixo-assinado ao Tenente Coronel do 20º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Pouso Alegre.
Esta Gazeta foi informada de que na noite próxima segunda-feira, dia 19 (às 19h30), no salão de festas do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, haverá uma reunião envolvendo membros de segmentos da sociedade (Associações, autoridades políticas e religiosas, Polícia Militar, etc). A reunião será aberta à participação do público.
Fica o convite para que nossa sociedade compareça e discuta esse tema tão importante para o rumo de nosso município.
A cidade que queremos começa pelas nossas ações e participação ativa nos conselhos que a norteiam. Pensemos nisso!

Atitude covarde!

Na madrugada de segunda-feira, dia 12, as ruas de nossa cidade foram “emporcalhadas” com panfletos que denigrem a imagem de pessoas de nossa cidade, imputando-lhes desvio de dinheiro público e enriquecimento ilícito. Não se trata de defesa desta ou daquela pessoa e, sim, afirmar que panfletos sem assinatura do responsável (anônimos), são frutos de gente covarde, inescrupulosa, que não merece respeito.
Se existem coisas erradas em nosso município, então que estas venham a público de forma clara, com provas e denunciante assumido.
Caso contrário, entendemos ser vingança, maldade e rixa política.
Infelizmente, nunca se encontram os covardes que procedem de tal maneira, mas é bom que coloquem as barbas de molho, porque um dia a verdade vem à tona. Resumindo, podemos dizer que um dia “a casa vai cair”.

14º Natal das Crianças

Aberto o cadastramento para o evento a ser realizado em 23/12

Na segunda-feira última, dia 12, teve início o trabalho de cadastramento para a participação das crianças de nossa cidade no 14º Natal das Crianças, que será realizado no dia 23 de dezembro, no Parque de Exposições Benedicto Portugal Rennó.
O evento é realizado pelo Grupo de Amigos do Natal das Crianças e conta com o apoio da Rádio Estância de Jacutinga.
O tradicional evento proporcionará entretenimento, entrega de brinquedos e alimentação a muitas crianças jacutinguenses.
Neste ano, o cadastramento está sendo feito na Milano Imóveis, localizada na Rua Júlio Brandão, 419, centro.
O cadastramento será feito de segunda à sexta, das 8 às 17 horas; e aos sábados, das 8 às 12 horas. Serão cadastradas as crianças com até 12 anos. As mães que desejarem que seus filhos participem do 14º Natal das Crianças, devem levar o registro de nascimento de seus filhos e fazer o cadastramento, não deixando para a última hora.

AUTO-AJUDA

BENÇÃO E MALDIÇÃO DA BOCA

As relações interpessoais são um campo muito interessante de entendimento dos processos de desenvolvimento humano. O que fazemos de nossa vida de relações determina em grande parte nossa qualidade de vida.
Muitas vezes. tratamos nossos semelhantes de maneira negligente, descuidada, arrogante, preconceituosa, etc. Nossas palavras têm um poder tremendo. Pode construir ou destruir em segundos. Depois ficamos reclamando do resultado que obtemos. Queremos boas colheitas de más plantações. Nossa vida é, em grande parte, o resultado de nossas atitudes. Em varias situações, dá tempo de nos arrependermos, e consertar a besteira, em outras, a volta é impossível, e o resultado do que foi plantado traz o seu mal inexoravelmente.

SENSATEZ AMOROSA
Oito da noite numa avenida movimentada.O casal já esta atrasado para jantar na casa de alguns amigos.O endereço é novo, assim como o caminho, que ela conferiu no mapa antes de sair.Ele dirige o carro.Ela o orienta e pede para que vire na próxima rua à esquerda.Ele tem certeza de que é à direita.Discutem. Percebendo que além de atrasados, poderão ficar mal humorados, ela deixa que ele decida.Ele vira a direita e percebe que estava errado.Ainda com dificuldade, ele admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno.Ela sorri e diz que não há problema algum em chegar alguns minutos mais tarde.Mas ele ainda quer saber: Se você tinha tanta certeza de que eu estava tomando o caminho errado, deveria insistir um pouco mais.E ela diz: Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz.Estávamos a beira de uma briga, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite.Essa pequena historia foi contada por uma empresária durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho.Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independente de tê-la ou não.Desde que ouvi esta história, tenho me perguntado com mais freqüência:Quero ser feliz ou ter razão?Pense nisso e seja feliz.
BOCA DE JACARÉ

Um senhor, há muito tempo, tanto falou que seu vizinho era ladrão que o rapaz acabou preso! Dias depois, descobriram que era inocente. O rapaz foi solto, e processou o homem.
No tribunal, o velho diz ao juiz: Comentários não causam tanto mal.
E o juiz responde: Escreva os comentários num papel, "depois pique e jogue os pedaços no caminho de casa. Amanhã, volte para ouvir a sentença.
O senhor obedeceu e voltou no dia seguinte. Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem", disse o juiz.
Responde o velho: Não posso fazer isso. O vento deve tê-los espalhado, já não sei onde estão.
Responde o juiz: Da mesma maneira, um simples comentário pode destruir a honra de um homem, a ponto de não podermos consertar o mal.
Se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada. Sejamos donos de nossa boca, para não sermos escravos de nossas palavras.
CARLOS TURATO - PSICÓLOGO

I SEMANA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA

De 06 a 08 de Novembro de 2007.
UNIVERSITAS – Núcleo Jacutinga

“O Saber nasce com o lançamento da Semente”

A comissão Organizadora em nome dos alunos da I Turma de Pedagogia do município de Jacutinga vem mui respeitosamente agradecer a todos aqueles que de uma maneira especial contribuíram para o sucesso e a realização deste evento que não só possibilitou um intercâmbio de conhecimentos, mas também a valorização do magistério e da educação. Aos nossos patrocinadores, o nosso muito obrigado: Stilo Calçados, Federal Fios, Dois Corações, Droga Rede, Drogaria Jacutinga, Drogaria Santa Luzia, ABC Kids, Papelaria Estância, Espaço Kids, Skalla Cabeleireiros, Margarete Cabeleireira, Sandra Cabelo e Arte, Doces Cecília, Super Big Shop, Supermercado Preço Legal, Supermercado São Joaquim, Supermercado Estrela, Danny Festas, Anli Modas, Sr. Darci Cardoso e Esposa, Vicente Ribeiro, Casa Ideal, Magazine Fernandes, Cacau Show, Gil Comunicação Visual, Padaria Jacutinga, Comercial Góis, Água Serra de Minas, Papelaria Montoni, Jk Embeleze, Lojas Morais, Sherin 1,99, Malhas LM, Mania de Moda, Malhas Ponto Aguiar, Edinir Serafim, Leandro Arte e Pintura, Vera Lúcia Tenório e Ricardo- Livreiro.

Na oportunidade, não poderíamos também deixar de agradecer o apoio da Direção do palácio das Artes, da Prefeitura Municipal de Jacutinga, dos palestrantes, Srª Sandra de Paula Ávila e Luciene Tanaka, dos Professores Maria Alexandre, Melissa, Alex e Claudia, da secretaria da UNIVERSITAS, Srta. Márcia Costa, do Grupo de canto da Comunidade Santa Cruz e do grupo de violão e voz da professora Silvana Adami.

E, aos alunos da I Turma de Pedagogia da UNIVERSITAS – Núcleo Jacutinga, em especial a aluna Marli Honório Correia, não só agradecemos pelo emprenho, dedicação e carinho com que realizaram o evento como também parabenizamos pelo sucesso e a iniciativa.

“Sozinhos somos fracos, juntos seremos fortes na causa que abraçamos.”

Ronaldo Fontes Jr.
Pela Comissão Organizadora

ISENÇÃO DE IPTU PARA APOSENTADO

A Prefeitura Municipal de Jacutinga em atenção ao Decreto nº 2147/07 de 05/11/07, que diz respeito à Isenção de IPTU/08 convoca todos os aposentados, viúvos e pensionistas do Município de Jacutinga, para dirigirem-se a Secretaria de Habitação e Ação Social no período de 05/11/2007 até o dia 17/12/2007, munidos do cartão de aposentadoria, extrato atual da aposentadoria, carne do IPTU/07, comprovante de residência, CPF e RG, para protocolizar o requerimento.
Terão direito a isenção do IPTU/08 todos os aposentados (as), viúvos(as) e pensionistas que possuam um único imóvel e nele residam e recebem até 03(três) salários mínimos de aposentadoria/pensão.
Maiores informações na Secretaria de Habitação e Ação Social ou pelo telefone (35)3443-1306

Jacutinga ganha o Memorial Monsenhor Vieira

No feriado de quinta-feira, dia 15 de novembro (Proclamação da República), data em que o nosso saudoso e inesquecível Monsenhor Vieira completaria 65 anos de vida sacerdotal, após a Missa das 19h30, foi inaugurado o Memorial “Monsenhor Vieira”, junto a videoteca paroquial.
De iniciativa dos jacutinguenses Antônio “Nêgo” Volponi e Marcelo Fidencio, o Memorial tem por finalidade manter viva a memória do nosso eterno pároco Monsenhor Sebastião Carvalho Vieira, que aqui chegou no início de 1958 e faleceu em janeiro de 2005. pastor que conduziu os cristãos católicos de Jacutinga.
A cerimônia inaugural contou com a presença dos padres Sebastião Camilo e Daniel Santini Rodrigues, de autoridades locais, paroquianos e dos sobrinhos de Mons. Vira, Guiomar, Luis e Judite Lúcia.
Foi uma noite festiva de justas homenagens, que contou com a belíssima apresentação da Banda Musical de Jacutinga.
Visite o Memorial Monsenhor Vieira.

Biografia

Sebastião Carvalho Vieira nasceu em 02 de abril de 1916 em Paraisópolis (MG), filho de Ambrosina Carvalho Vieira e Antônio José Vieira, único filho entre seis filhas. Fez os estudos iniciais para o ministério sacerdotal no Seminário de Pouso Alegre (MG) e os finais no Seminário de Mariana (MG).
Foi ordenado sacerdote em 15 de novembro de 1942. Seus primeiros anos no ministério sacerdotal passou como auxiliar de Monsenhor Dutra, em Paraisópolis (MG), sua terra natal, até o ano de 1949. A seguir assumiu a Reitoria do Seminário de Pouso Alegre (MG) e em 20 de agosto de 1950 foi nomeado Cônego Honorário. Posteriormente veio como pároco para a cidade de Jacutinga, assumindo a paróquia em 25 de março de 1958, substituindo Monsenhor João Batista Maria Rigotti.
Em 07 de maio de 1993 foi elevado à categoria de Monsenhor (“Monsenhor Vieira”). Aqui permaneceu por 48 anos. Faleceu em 21 de janeiro de 2.006, com 90 incompletos anos de idade.
Foi um homem de grandes virtudes, inteligência e talento. Sua profunda espiritualidade impressionava a todos que o conheciam. Exerceu o Ministério Sacerdotal com dignidade, santidade e dedicação extremas, e se empenhou sem limites no trabalho em benefício da promoção humana e social dos mais necessitados e do desenvolvimento do município.
Homem perspicaz, altivo, abnegado, generoso e produtivo. Contemplativo e ativista ao mesmo tempo. Grande orador e pregador: exemplo de coerência entre o que pregava, vivia e fazia.
Foi desenhista e pintor de primeira categoria. Autodidata e estudioso da teoria das artes plásticas, arquiteto e urbanista nato, utilizou seu talento em benefício da vida espiritual, material e social de seus semelhantes. Padre de oração e recolhimento; de hábitos simples, avesso a qualquer tipo de vaidade e promoção pessoal.
Nesta cidade de Jacutinga, na área da Educação, foi professor na Escola Normal Santo Antônio, diretor do Grupo Escolar Júlio Brandão e professor de pintura no curso por ele criado. Foi confessor e conselheiro da mais alta qualidade.
Entre suas ações sociais, a que desenvolveu com mais determinação e vigor, com o apoio da Prefeitura local e da Cooperativa Habitacional de Belo Horizonre, foi a construção de casas populares em quatro grandes loteamentos que se transformaram em populosos e prósperos bairros. Construiu também 4 igrejas e uma casa paroquial e a Casa da Criança que se tornou sua dedicação maior, dela foi diretor por dezenas de anos, até sua aposentadoria. Nela criou também cursos profissionalizantes para jovens e nela instalou a redação de A Gazeta de Jacutinga, semanário que adquiriu logo que aqui chegou e do qual foi diretor por mais de trinta anos.
Homem espirituoso e bem-humorado: desenhava hilárias caricaturas, inclusive a própria. Amigo das crianças, para quem sempre tinha o bolso cheio de balas...
Recebeu da Câmara Municipal de Jacutinga o título de Cidadão Jacutinguense em 02 de abril de 1959 e em 08 de dezembro de 1998 recebeu a medalha de Honra ao Mérito “Desembargador Hélio Costa”, conferida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais às pessoas de relevância social.
É impossível escrever hoje a história de Jacutinga sem dedicar um longo capítulo à atuação do Monsenhor Vieira porque, além de muito atuante, foi o líder religioso e social que mais tempo permaneceu nestas funções.
.......................................................................
“Eu sou o bom pastor: eu dou a vida por minhas ovelhas”. (Jesus Cristo)

IBGE Presta Esclarecimentos à Comissão Censitária de Jacutinga

Em virtude do descontentamento de muitas pessoas e até de autoridades com o resultado do Censo Populacional recentemente realizado em Jacutinga (esperava-se que a população do município fosse maior), a Comissão Censitária de Jacutinga, comandada pelo secretário municipal de Agricultura, Roosevelt Rodrigues, solicitou a presença do senhor Manuel da Trindade Gaia da Silva, responsável pela coordenação da sub-área de Ouro Fino do IBGE, para prestar esclarecimentos sobre o assunto. O encontro foi realizado no dia 13 p.p., na Secretaria de Agricultura, oportunidade em que o sr. Manuel foi questionado por quase todos os membros da Comissão (vereadores Hildo Grassi e Vera Lúcia Perugini Cruz, engenheiro Wagner Bertucci, Rogério Sartori, este articulista, o próprio Roosevelt e também o advogado e político José Antonio da Silva, o Zé da Nica, que, embora não sendo membro da Comissão, também questionou o número de habitantes apresentado pelo IBGE para Jacutinga. Após o verdadeiro interrogatório a que foi submetido, o representante do IBGE, sr Manuel, esclareceu que, para Jacutinga ser beneficiada com o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (as verbas estaduais e federais que vêm para a cidade em decorrência do número de habitantes), precisaríamos dispor de quase 24.000 habitantes, ou seja, 3.380 pessoas além das que foram computadas, o que, considerando a margem de erro dos trabalhos de recenseamento, seria muito difícil de ocorrer. Em virtude desses fatos, é quase certo que disponhamos, isto sim, de um número considerável de eleitores fantasmas, tanto que Jacutinga encontra-se entre as cidades mineiras que já estão realizando a recontagem de seus eleitores.


Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

Otávio Salles
Assessor de Meio Ambiente e Divulgação

JACUTINGA no II FÓRUM EMPRESARIAL de PINHAL

Por Otávio Salles

Nos dias 7,8 e 9 do mês em curso foi realizado na vizinha Espírito Santo do Pinhal o II FÓRUM EMPRESARIAL daquela cidade, com participação de especialistas de diversas áreas, que realizaram palestras muito proveitosas para os participantes,que compareceram em grande número. Jacutinga foi representada na abertura do evento pelo nosso secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Roosevelt Rodrigues, que esteve no fórum representando o prefeito Darci de Morais Cardoso. Também o empresário jacutinguense Rogério Sartori, que é presidente do Circuito das Malhas, prestigiou a abertura do II FÓRUM EMPRESARIAL de PINHAL. Vemos na foto, além de Roosevelt e Rogério, o prefeito de Pinhal, dr. Paulo Klinger Costa, a deputada estadual Célia Leão, do PSDB (sentados),a vice-prefeita de Pinhal, Marilza Roberto da Costa, que é natural de Jacutinga, e o deputado estadual David Zaia, presidente do PPS paulista. Durante o evento, dialogando com o prefeito de Pinhal, este comunicou a Roosevelt que será feito o recapeamento da rodovia de Pinhal até a divisa com Jacutinga e também até a divisa com Albertina. E alertou que haveria disponibilidade de recursos para a conclusão do asfaltamento de Jacutinga a Pinhal. Segundo Roosevelt, o prefeito Darci, inteirado do fato, está fazendo contatos para verificar essa possibilidade.

Jacutinguenses reivindicam mais policiais junto ao Coronel da PM

Coronel Aquino enviará policiais para cá no início de dezembro

Na tarde dá última quarta-feira, dia 14, os jacutinguenses Marcelo de Paula (editor de A Gazeta) e Cristiano Ricardo de Almeida Simionato, presidente da Loja Maçônica de Jacutinga, estiveram na sede do 20º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, em Pouso Alegre, onde foram recebidos pelo Tenente Coronel Romualdo Aquino, Comandante da PM em 35 cidades sul mineiras, dentre as quais está a nossa estância hidromineral. O encontro foi agendado por intermédio do Deputado Estadual Dalmo Ribeiro Silva, que enviou seu assessor Hugo Openheimer para acompanhar os jacutinguenses.
Na oportunidade, os jacutinguenses entregaram ao Cel. Aquino um abaixo-assinado contendo cerca de 500 assinaturas, onde a população reivindica aumento no efetivo da Polícia Militar local, que vem fazendo um ótimo trabalho junto a nossa segurança. Porém, a população sente que nossa cidade necessita de mais policiais, uma vez que Jacutinga faz divisa com o Estado de São Paulo (Itapira e Espírito Santo do Pinhal), e é cortada pela rodovia MG 290, que facilita a ação de ladrões de carro; notamos também o aumento de furtos e roubos em nosso município.
O Tenente Coronel PM Romualdo Aquino fez um raio x sobre a situação atual da segurança pública em Jacutinga, fez algumas ponderações e acolheu com bons olhos o abaixo-assinado.
“Na verdade nós temos uma série de fatores que convergem, são congruentes para a promoção da paz em Jacutinga. Assim sendo, no que couber a Polícia Militar, nós cumpriremos a nossa parte. Porém, aproveitamos a oportunidade para conclamar a comunidade a se envolver, participar e ter uma interação mais forte com a Polícia Militar, Polícia Civil, com o próprio Executivo, uma possível criação de uma Guarda Municipal, para que possamos ser mais eficazes e merecedores desse carinho da comunidade jacutinguense”, disse o Cel. Aquino.
O comandante informou que, em dezembro, Jacutinga passará a contar com mais soldados PM, que podem variar de dois a três. “Temos a previsão de atendimento de alguns municípios, dentre os quais está Jacutinga. No atual momento não consigo declinar o número, pois são 35 municípios pelos quais sou responsável”, enfatizou o Coronel PM.
Após o encontro, o editor da Gazeta, Marcelo de Paula, falou sobre o abaixo-assinado e seu processo de entrega.
“Esse abaixo-assinado reflete a preocupação de nossa sociedade no que tange à segurança pública local. Somos sabedores e atestamos o excelente trabalho prestado pela polícia militar local, sob o comando do Tenente Carlos Paiva, mas sentimos que mais policiais seriam bem-vindos à nossa querida Jacutinga. Foram dois dias na busca de assinaturas e conseguimos cerca de 500, entregues ao Coronel Aquino e ainda sobraram algumas folhas espalhadas pelos bairros. A Maçonaria de Jacutinga abraçou a causa e seu presidente, Cristiano Simionato, acompanhou-me na entrega ao Coronel Aquino, que foi muito gentil e atencioso para conosco. Agradeço ao Deputado Dalmo Ribeiro Silva, que foi quem marcou esse encontro com o Cel. Aquino e ainda enviou seu assessor Hugo, pessoa amiga e prestativa. O Coronel disse-nos que no início de dezembro Jacutinga receberá dois ou três policiais e pediu para que a nossa sociedade seja unida no que se refere à segurança pública. De fato, nossa população precisa ser mais participativa nesse processo. Para tanto, cada um deve fazer a sua parte, e nós estamos fazendo a nossa”, enfatizou De Paula.

RAPIDINHAS DA GAZETA

CAMPEONATO BRASILEIRO – 37ª RODADA
Sábado:
18h10: América x Grêmio e Fluminense x Juventude
Domingo:
16h00: São Paulo x Botafogo e Internacional x Palmeiras
18h10: Paraná x Santos, Sport x Cruzeiro, Figueirense x Náutico e Flamengo x Atlético PR.

Dia 28/11
Quarta feira:
21h45: Corinthians x Vasco e Atlético MG x Goiás

38ª RODADA – DIA 02 DE DEZEMBRO
16h00: Palmeiras x Atlético, atlético PR x São Paulo, Goiás x Internacional, Botafogo x Figueirense, Náutico x Flamengo, Cruzeiro x América, Vasco c Paraná, Santos x Fluminense, Juventude x Sport, Grêmio x Corinthians.

CAMPEONATO BRASILEIRO
Série B
Quatro equipes já subiram para a Série A – 2008
1º. Coritiba 62
2º. Ipatinga 61
3º Portuguesa 59
4º Vitória 58

37ª RODADA
Sexta feira:
20h30: Coritiba x Marília e Santo André x Avaí

Sábado:
16h00: Ipatinga x São Caetano, Fortaleza x Paulista, Criciúma x Santa Cruz, Brasiliense x Portuguesa, Vitória x Remo, Ponte Preta x Ceará, Barueri x Gama, Ituano x CRB.

ELIMINATÓRIAS SUL AMERICANAS 2010
Sábado:
17h00: Argentina x Bolívia
19h00: Colômbia x Venezuela
21h00: Paraguai x Equador

Domingo:
17h00: Uruguai x Chile
19h00: Peru x Brasil

Quarta feira
21h45: Brasil x Uruguai

PAULISTÃO 2008
A bola começa a rolar no dia 16 de janeiro.
O regulamento será o mesmo do ano passado.
O campeonato começa no dia 16 de janeiro e termina dia 04 de maio.
2 milhões de reais é o prêmio para o campeão e o vice receberá 500 mil.

CONFIRA A PRIMEIRA RODADA DIA 16 DE JANEIRO
Ponte Preta x Santos, Guaratinguetá x São Paulo, Palmeiras x Sertãozinho, Corinthians x Guarani, Rio Preto x São Caetano, Rio Claro x Paulista, Juventus x Noroeste, Ponte Preta x Ituano, Marissol x Barueri e Bragantino x Marília.

LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO
(contagem regressiva)
Faltam 2 jogos ou 180 minutos de bola rolando para o timão ser rebaixado e fazer a alegria de todas as torcidas. Mas a corintianada vai torcer e acreditar até aos 49 minutos da partida contra o Grêmio, no dia 02 de dezembro. Talvez não precise tente angústia. Basta vencer o Vasco dia 28, e torcer para o Galo vencer o Goiás no Mineirão e bye bye Zica... Se for rebaixado, a fiel lotará todos os estádios em 2008 e conquistaremos a Segundona, seguindo o mesmo caminho de Palmeiras, Grêmio, Atlético MG, etc, etc... Tererê...

FINAIS DA 1ª COPA RURAL DE FUTEBOL AMADOR – 2007
(Troféu – Geraldo Lucateli)
Foram realizados duas partidas pelas finais da Primeira Copa Rural de Futebol Amador “Taça Geraldo Lecateli”, as partidas aconteceram no dia 11 de novembro, no Estádio Municipal, com os seguintes resultados.
Labegalini 2x0 Lucateli (3º e 4º).

SAPUCAÍ 1X1 SÃO LUIS (decisão)
São Luis 5x4 Sapucaí (pênaltis)
Foi uma boa partida e um jogo equilibrado onde as duas equipes tiveram chances de gols no primeiro tempos mas ao final dos 40 minutos o placar marcava 0x0. No segundo tempo, a equipe de São Luis, marcou o seu gol com Alan, cobrando uma penalidade e o Sapucaí empatou numa cobrança de falta feita pelo jogador Deivid. O empate permaneceu até o final da partida e a decisão aconteceu através de cobrança de penalidades. São Luis aproveitou as cinco cobranças, enquanto que o time do Sapucaí, marcou quatro e perdeu uma.

O TROFÉU GERALDO LUCATELI FOI MERECIDAMENTE PARA O BAIRRO SÃO LUIS.
São Luis: Maquinhos, Henrique, Dani, Andrém Mosquito, Apá, Hugo, Roni, Biju, Tequinho e Alan. Élcio, Roberto, Nelsinho, Sasá, Afonsinho, Daniel e Leão. Gol: Alan.

Sapucaí: Fernando, Rodrigão, Bocão, Minhoca, Thales, Lalinha, Japinha, Deivid, Sarita, Reinery e Ladislau. Lucas, Zezinho, Vandão, Getúlio e Piri. Gol: Deivid.

Um bom público acompanhou a partida que foi disputada de forma bem tranqüila e não aconteceu nenhum incidente nem dentro e nem fora de campo.
Arbitragem: Flávio Ávila,m Silvio Vieira e Thiagão. Foi uma boa arbitragem.

CAMPEONATO DE ALBERTINA
Ótica Jacutinga 1x2 Albertão (asp.)
Grêmio Albertinense 3x2 Amendoim (asp.)
América Crisólia 5x3 Albertão (tit.)
Ótica Jacutinga 3x2 Icatu (Pinhal) (tit.)

FINAIS - DIA 18 – DOMINGO
Albertão x Amendoim (asp.)
América Crisólia x Ótica Jacutinga (tit.)

ESPORTIVA ITAPIRENSE
Elenco: Gol: Evandro Ponte Preta e Marcelo de Jacutinga.
Zaga: Léo, João Paulo, Pedro Paulo.
Lateral: Rick, Leão, Richard e Veiga
Meia: Marcinho Jacutinga, Dinho, Adilson, William, Paulo Foiani e Thiaguinho.
Atacantes: André, Roni, Faísca, Ricardinho.
Presidente: Marcos de Paula. Técnico: Paulinho Ceará.

Festa de São João Batista
Dias 15,16 e 17 de novembro.
Local: Bairro Almeidas, Monte Sião/MG
A comunidade do bairro convida e agradece a todos.

NA ESCOLA DA VIDA

Por Marcelo de Paula

Por diversas vezes escrevi que a nossa vida é passageira. Sei que isso não novidade, mas é sempre bom termos esse pensamento enraizado em nossas mentes.
Quantas vezes não ouvimos que a vida é uma escola. De fato é. Aprendemos muito no decorrer de nossa caminhada terrestre. A vida é um jogo. Hora ganhamos, hora perdemos. O interessante é que até mesmo na derrota, ganhamos. São os paradoxos da nossa caminhada, pois somos humanos! Porém, aquele que tem fé em Deus não fracassa nunca. Apenas aprende, ganha experiência.
Dia desses, estava eu lendo uma previsão de signo num jornal (sem superstição, mas quem não lê?), daí encontrei escrito sobre recuar, que o tomei por reflexão.
“Recuar não é sempre sinal de fraqueza, pois de tempos em tempos é necessário planejar melhor o movimento e isso não poderia ser feito na frente de uma batalha. Evite o temor de que o fato de recuar evoca em sua alma, recuar não é sinônimo de perder”.
O leitor discorda? Eu não. Penso que ser feliz não é ter a vida perfeita, e sim: ser feliz, ter tolerância, sabedoria e enfrentar os obstáculos com sabedoria. A Escola da Vida nos oferece essa oportunidade.

PANORAMA ESPORTIVO

I COPA DE FUTEBOL DE BASE
“JOÃO PITAGORAS DE CARVALHO”


CANARINHOS DE OURO vence líder da chave A

Pela segunda rodada da I Copa de Futebol de Base “João Pitágoras de Carvalho” a equipe de futebol Canarinhos de Ouro venceu a equipe do Rio Brando por 4x2, confirmando o favoritismo; e com 6 pontos é líder da chave e volta aos gramados no próximo dia 24 de novembro. Na primeira partida do dia, a equipe do Madureira (Ouro Fino) venceu a equipe de Águas de Lindóia, SP, por 3x1. Na chave B, a equipe do Pro-Vida (Andradas) venceu a equipe da Albertina por 9x1 e assumiu a primeira colocação da Chave. Na última partida do dia, a equipe do Caco Velho (Pinhal) venceu a equipe da Associação Montessionense por 2x1.


TORNEIO DE VOLEIBOL MASCULINO

Aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro p.p., no Ginásio de Esportes “Alderige Grossi”, o Torneio de Voleibol Masculino com participação das cidades de Monte Sião, Espírito Santo do Pinhal, Pouso Alegre, Lambari, Regatas de Campinas e duas equipes de Jacutinga. A primeira fase foi realizada no sábado, com a realização de 12 jogos, onde Jacutinga/Infantil e Espírito Santo do Pinhal classificaram-se para as semi-finais na chave A.
As equipes de Regatas/Campinas e Jacutinga/Adulto classificaram-se na chave B.
No domingo, se enfrentaram Jacutinga/Infantil e Jacutinga/Adulto onde a equipe mais jovem levou vantagem e venceu por 3x1. Na outra partida a equipe de Espírito Santo do Pinhal, SP, venceu a equipe do Regatas/Campinas por 3x0 sets.
No período da tarde, as equipes de Jacutinga/Infantil enfrentou a equipe de Espírito Santo do Pinhal. Os visitantes levaram a melhor e venceram por 3x0, sagrando-se campeões do evento.
Parabéns as equipes participantes e a equipe de Espírito Santo do Pinhal pela conquista. A Sicotel contou o apoio da empresa de água mineral ICOARA.

Memorial do Monsenhor Vieira

Por Antônio Volponi

Dia 15 último – aniversário da Proclamação da República – também aniversário de ordenação do saudoso Monsenhor Vieira, foi inaugurado em nossa cidade o Memorial do Monsenhor Sebastião Carvalho Vieira, junto à livraria paroquial, no largo da igreja matriz. Obra já esperada que após tentativas e desacertos, concretizou-se a bom termo, dentro dos limites e possibilidades materiais e intelectuais. Evento muito necessário para cultivar a presença viva entre nós do querido Monsenhor, e importante relicário das lembranças e recordações de quem tanto foi e fez em benefício da fé, da cultura e da promoção humana e social dos mais necessitados. O corte da fita deu-se na noite do mesmo dia, após a missa solene em louvor à memória do Monsenhor, com grande número de participantes, autoridades e amigos pessoais que aproveitaram a oportunidade para matar a saudade e alimentar tão boas lembranças que consolam os corações saudosos, apesar de ser intensa a sensação de perda, olhando-se os paramentos, livros, âmbulas, terço, óculos, bengala etc.
É fato que o valor de um memorial não está no tamanho do acervo, nem no valor material dos objetos que o constituem, mas tão somente no “congelamento” da presença da pessoa ali guardada. No caso especial do Monsenhor, tudo que foi possível colocar em seu memorial é apenas lembrança material e visível de sua pessoa física, porque o seu grande valor transcende a qualquer coisa material, sua grandeza é de fato invisível, inexprimível.
E para que o Memorial do Monsenhor não seja apenas um museu de coisas inanimadas é necessário que cada um de nós nos espelhemos em suas virtudes e santidade, para que sua memória seja viva, fértil e promissora, para não ser confundida com sentimentalismo piegas e saudosismo derrotista.
E como Monsenhor está vivo em Deus, lá no Céu, nós aqui em baixo houvemos por bem juntar seus pertences, quiçá, impregnados de sua santidade e que nos falem com a voz do silêncio, do caminho que Monsenhor trilhou e deixou para nós suas pegadas...

15 de novembro, Proclamação da República Brasileira

No dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, foi proclamada a República Brasileira por um grupo de militares. A proclamação aconteceu na praça da Aclamação , hoje praça da República, e teve, como líder, o Marechal Deodoro da Fonseca.Brasil, que instaurou o regime republicano no país, derrubando a Monarquia. Ocorreu dia 15 de novembro de 1889 no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, na praça da Aclamação (hoje Praça da República), quando um grupo de militares do Exército brasileiro, liderados pelo comandante Marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado e depôs o imperador D. Pedro II. Instituíu-se então a República, sendo nessa data que o jurista Rui Barbosa assinou o primeiro decreto do novo regime, instituindo um governo provisório.
O governo do Império tinha perdido suas bases econômicas, militares e sociais. Porém, as idéias republicanas não tinham ainda grande penetração popular, mesmo às vésperas da proclamação do novo regime. O povo estava descrente da Monarquia, mas não havia, na época, uma crença generalizada na República, como assinala o historiador Oliveira Viana. Por isso, o movimento de 15 de novembro de 1889 não teve participação popular. O povo assistiu, sem tomar parte, à proclamação da república.
No Rio de Janeiro, os republicanos insistiram com o marechal Deodoro da Fonseca, para que ele chefiasse o movimento revolucionário que substituiria a monarquia pela república. Depois de muita insistência dos revolucionários, Deodoro concordou em liderar o movimento.
O golpe militar que estava previsto para 20 de novembro de 1889, teve de ser antecipado. No dia 14, divulgou-se a notícia (que posteriormente revelou-se falsa) de que era iminente a prisão de Benjamin Constant Botelho de Magalhães e Deodoro da Fonseca. Por isso, na manhã do dia 15 de novembro, Deodoro iniciou o movimento que pôs fim ao regime imperial.
Os revoltosos ocuparam o quartel-general do Rio de Janeiro e depois o Ministério da Guerra. Depuseram o Ministério e prenderam seu presidente, Afonso Celso de Assis Figueiredo, Visconde de Ouro Preto. Na tarde do mesmo dia 15, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, foi solenemente proclamada a República.
Dom Pedro II, que estava em Petrópolis, retornou ao Rio. Pensando que o objetivo dos revolucionários era apenas substituir o Ministério, o imperador tentou ainda organizar outro, sob a presidência do conselheiro José Antônio Saraiva. No dia seguinte, o major Frederico Sólon Sampaio Ribeiro entregou a Dom Pedro II uma comunicação, cientificando-o da proclamação do novo regime e solicitando sua partida para o estrangeiro.
Os fatores que levaram a derrubada do império:
A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava maior liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império.
O imperador D. Pedro II não possuía filhos, apenas filhas. O trono seria ocupado, após a sua morte, por sua filha mais velha, princesa Isabel, casada com um francês, o que gerava o receio em parte da população de que o país fosse governado por um estrangeiro.
A crise econômica agravou-se em função das elevadas despesas financeiras geradas pela Guerra da Tríplice Aliança, cobertas por capitais externos. Os empréstimos brasileiros elevaram-se de três milhões de libras esterlinas em 1871 para quase 20 milhões em 1889, o que causou uma inflação da ordem de 1,75% ao ano, no plano interno.
A questão servil impunha-se desde a abolição do tráfico negreiro em 1850, encontrando viva resistência entre as elites agrárias tradicionais do país. Diante das medidas adotadas pelo Império para a gradual extinção do regime escravista, essas elites reivindicavam do Estado indenizações proporcionais ao número de escravos alforriados.
Com a decretação da Lei Áurea (1888), e ao deixar de indenizar esses grandes proprietários rurais, o Império perdeu o seu último pilar de sustentação. Chamados de "republicanos de última hora", os ex-proprietários de escravos aderiram à causa republicana.

Desde o período colonial, a Igreja Católica, enquanto instituição, encontrava-se submetida ao Estado. Isso se manteve após a Independência e significava, entre outras coisas, que nenhuma ordem do Papa poderia vigorar no Brasil sem que fosse previamente aprovada pelo Imperador. Ocorre que, em 1872, Dom Vital e Dom Macedo, bispos de Olinda e Belém do Pará respectivamente, resolveram seguir por conta própria as ordens do Papa Pio IX (não ratificadas pelo Imperador), punindo religiosos ligados à maçonaria. D. Pedro II, influenciado pelos maçons, decidiu intervir na questão, solicitando aos bispos que suspendessem as punições. Estes recusaram-se a obedecer ao imperador, sendo condenados a quatro anos de prisão. Em 1875, graças à intervenção do Duque de Caxias, os bispos receberam o perdão imperial e foram colocados em liberdade. Contudo, no episódio, a imagem do império desgastou-se junto à Igreja.

Na década de 1870 os republicanos adquiriram visibilidade a partir da publicação do Manifesto Republicano (1870), da Convenção de Itu (1873) e da militância dos Clubes Republicanos, que se multiplicaram a partir de então pelos principais centros no país. Fortemente influenciados pelo Positivismo (Benjamin Constant), as suas idéias eram veiculadas pelo periódico A República, em duas correntes principais: os evolucionistas, que admitiam que a proclamação era inevitável, não justificando uma luta armada; e os revolucionistas, que defendiam a possibilidade de que se pegasse em armas para conquistá-la.

As reformas do Gabinete Ouro Preto
O governo imperial, através do Gabinete do Visconde de Ouro Preto, percebendo a difícil situação política em que se encontrava, apresentou, numa última tentativa de salvar o Império, à Câmara dos Deputados um programa de reformas políticas, do qual constavam os seguintes pontos:
A autonomia para as províncias;
A liberdade de voto;
O mandato temporário para os Senadores

O golpe de Estado
As reformas do chamado Gabinete Ouro Preto chegaram tarde demais. No dia 14 de Novembro de 1889, os conspiradores divulgaram o boato de que o governo havia mandado prender o Marechal Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant. Dirigiram-se à residência do Marechal Deodoro, que estava doente com dispnéia, e convencem-no a liderar o movimento.
Com esse pretexto, ao amanhecer do dia 15 de Novembro, o Marechal Deodoro saiu de sua residência, atravessou o Campo de Santana e, do outro lado do parque, conclamou os soldados do batalhão ali aquartelado (atual Palácio Duque de Caxias) a se rebelarem contra o governo.
A manifestação prosseguiu com um desfile de tropas pela Rua Direita (atual 1º de Março) até ao Paço Imperial.
No Paço, o presidente do gabinete (primeiro-ministro), Visconde de Ouro Preto, pediu ao comandante do destacamento local, General Floriano Peixoto, que prendesse os amotinados. Floriano recusou-se e deu voz de prisão ao chefe-de-governo.
O Imperador, em Petrópolis, foi informado e decidiu voltar a Corte. Ao saber do golpe, reconheceu a queda do Gabinete e procurou anunciar um novo nome para substituir Ouro Preto. No entanto, como nada fora dito sobre República até então, os republicanos mais exaltados, tendo Benjamin Constant à frente, espalharam o boato de que o Imperador escolheria Gaspar Silveira Martins, inimigo político de Deodoro desde os tempos do Rio Grande do Sul, para ser o novo chefe de governo. Com este engodo, Deodoro foi convencido a aderir à causa republicana. O Imperador foi informado disso e, desiludido, decidiu não oferecer resistência.
À noite, na Câmara Municipal do Município Neutro, José do Patrocínio redigiu a proclamação oficial da República dos Estados Unidos do Brasil, aprovada sem votação. O texto foi para as gráficas de jornais que apoiavam a causa e só no dia seguinte (16 de novembro) anunciou-se ao povo a mudança do regime. O Imperador e a Família Imperial receberam ordem de banimento e foram obrigados a saírem do país.
Vale ressaltar que a Proclamação da República no Brasil foi essencialmente um movimento das elites, sem nenhuma participação popular, tal qual a Independência e o surgimento do Império.

Fonte: wikipedia.com

SÃO LUIS fatura a I COPA RURAL “GERALDO LUCATELLI”

No domingo passado, dia 11, no estádio municipal, aconteceram as finais da I Copa Rural “Geraldo Lucatelli”.
Na disputa pelo terceiro lugar, a equipe do Labegalini venceu o Lucatelli por 2x0.
Na grande decisão, num jogo muito bem disputado, com equipes jovens, o São Luis venceu o Sapucaí nos pênaltis por 5x4, sendo que na partida o resultado foi 1x1.
Ambos os gols da partida, saíram no segundo tempo. Alan fez para o São Luiz, em cobrança de pênalti. Deivid (o melhor da partida) descontou para o Sapucaí, em cobrança de falta.
Com o resultado nos pênaltis (5x4) a equipe de São Luis e sua torcia fez a festa.
A partida foi transmitida pela Equipe 1.010 da Rádio estância de Jacutinga, formada por: Antônio “Lô” Luiz (narração), Marcelo de Paula (comentários) e Maurílio Perugini e Juanito Rodrigues (repórteres).
Parabéns aos organizadores e participantes da I Copa Rural, que homenageou o grande homem, pai de família, jacutinguense e desportista, inesquecível Geraldo Lucatelli.

Semana Nacional do DIA “D” contra a Dengue

De 12 a 23 de novembro do corrente, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Equipe de Combate a Dengue, está promovendo Semana Nacional do DIA “D”, envolvendo trabalhos e passeatas com as creches e escolas municipais, escolas estaduais e particulares.
A passeata de encerramento dar-se-á na próxima sexta-feira, dia 23, onde todos os alunos das escolas de Jacutinga sairão pelas ruas tentando conscientizar nossa população sobre a importância do combate ao mosquito da Dengue. A saída será 8 horas da manhã, de frente da Escola Estadual Júlio Brandão.

CÂMARA EM FOCO

Sessão da Câmara em Foco

Fique por dentro de alguns projetos e assuntos discutidos na 17ª reunião ordinária realizada na noite de terça-feira, dia 13.

Reajuste aos servidores do Legislativo
Foi aprovado em 1º turno o Projeto de Lei 037/2007, que dispõe sobre reajuste salarial mensal em 10, 01% aos servidores públicos da Câmara Municipal, ativos e inativos, efetivos e comissionados.

Guarda Mirim em Jacutinga
Através da Representação 052/2007, o Vereador Ronaldo Israel de Vasconcelos (PMDB), solicita que seja encaminhado ao Secretário Municipal de Habitação e Ação Social, José Alex Orrú, que seja implantado em nossa cidade a formação da Guarda Mirim.
Vasconcelos ressaltou tratar-se de um programa sócio-educativo de atendimento qualificado ao adolescente de ambos os sexos, com objetivo de formação profissional, tornando-os mais responsáveis e cidadãos de respeito. Aprovado por unanimidade.

Oradores Inscritos
Fizeram uso da palavra, como oradores inscritos, os vereadores Jorge da Silva (DEM), Luiz Carlos Crivelaro (PT), João Batista Lupinacci (PP) e Homero Luiz Nardini (DEM).

Quadra da Vila Esperança e Jornal da Câmara
O vereador petista Crivelaro enfocou que a construção da quadra esportiva na Vila Esperança tem sido alvo de investigação da Câmara, uma vez que o recurso destinado a sua construção é proveniente de Furnas. Pediu para que o jornal, que segundo ele é pago pela Câmara, deveria colocar as realizações e feitos da Administração Municipal. Pediu para que o Natan, ex-presidente da Associação dos Moradores da Vila Esperança e Bom Conselho, tenha a oportunidade de usar a tribuna da Câmara sobre o caso.
O vereador Panizolo (PCdoB), enfocou que o jornal da Câmara foi licitado e que o Crivelaro deveria falar com o jornalista Salvarani.

Coleta de Lixo, Saúde local, Combustíveis e CPI’s
- O vereador Panizolo fez duras críticas ao atendimento na saúde local, defendeu o ex-prefeito Nenê Pieroni e pediu para que toda vez que um vereador acusar um ex-prefeito deve citar o nome do mesmo. Falou que atual prefeito responde por quatro improbidade administrativa.
- O vereador João B. Lupinacci “Carneirinho” fez defesa ao ex-prefeito Nenê Pieroni, que segundo ele, vem sendo massacrado pela atual administração e disse que esta é o melhor cabo eleitoral do ex-prefeito. Fez comentários sobre o panfleto que foi distribuído pelas ruas da cidade, alegando que o mesmo poderia rejeitar as contas do atual do prefeito. O vereador pepebista criticou o sistema de abastecimento de combustível da Prefeitura. Falou que a situação tem paixão por Jacutinga.
- O vereador Homero Nardini (DEM) fez duras críticas sobre o sistema de abastecimento da Prefeitura e falou do andamento das CPI’s da Prefeitura, na Casa Legislativa.

“Paixão por Jacutinga”
O petista Crivelaro respondeu ao vereador “Carneirinho” que tem paixão por Jacutinga e, que, todas as vezes que ele apurou denúncias, ingressou com as mesmas e provou. Informou cumpre à risca o seu papel de legislador e fiscalizador da lei.

“Barrada no Baile”
A vereadora petista Vera Lúcia Perugini Cruz foi para sessão com seu pronunciamento como oradora inscrita e foi informada durante a sessão que seu nome não constava entre os oradores. Ela informou ao presidente da Câmara que havia feito a inscrição com a secretária da Casa Legislativa. O presidente respondeu que o responsável pela inscrição é o secretário da mesa diretora. A vereadora bem que tentou, mas não foi desta vez que ela falou.

Abono aos professores do Fundeb
Foi aprovado em 1º turno o Projeto de Lei Complementar 006/2007, do Poder Executivo, que concede Abono no valor de R$ 800,00 aos professores do Fundeb. O repasse será em dezembro de 2007. O assunto gerou muita discussão, mas foi aprovado em 1º turno.