segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

ACIJA adquire automóvel

Na final da semana passada, fomos informados de que a ACIJA – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga, adquiriu um automóvel 0 km para atender a demanda dos trabalhos daquela entidade. Segundo presidente da ACIJA, Miller Moliani de Lima, comentou sobre a aquisição do automóvel que era uma das metas de sua diretoria. “Tínhamos a necessidade de possuir um automóvel para a realização de nossos trabalhos junto a ACIJA. Até então, todas as viagens da diretoria para outras cidades e seminários, cursos, encontros, reuniões e também todos os trabalhos realizados pela ACIJA em Jacutinga eram feitos com automóveis particulares. Agora com a compra desse veículo, adquirido com recursos da própria ACIJA, iremos atender toda a nossa demanda. A aquisição de um automóvel para a ACIJA era uma das metas que tínhamos desde que assumimos a presidência da Associação. A compra deste automóvel é mais uma conquista diretoria da ACIJA”, falou Miller Moliani de Lima.

PARÓQUIA EM FOCO

Novena de Natal 2007:
“Eis que vos anuncio uma grande alegria”

Estamos no Tempo do Advento, aguardando à chegada do Menino Deus, que todos os anos vem nos visitar trazendo esperança para nossos corações. Deus Pai fez questão de nos presentear com o mais precioso dos presentes: seu próprio Filho.
A Novena de Natal é um momento forte neste tempo do Advento. Para prepararmos bem, para o Salvador que vem e vivermos bem a Novena de Natal é necessário que:
1 – Fazer o convite para as famílias participarem da novena;
2 – Ler o livrinho inteiro antes do primeiro encontro;
3 – Dividir as funções dos encontros antecipadamente;
4 – Copiar e ensaiar as músicas do CD da Novena de Natal;
5 - Realizar todos os gestos concretos propostos durante a Novena;
6 – Preparar o ambiente adequadamente de acordo com o que é pedido naquele dia e de acordo com a realidade.
7 – Fazer a leitura da Bíblia com bastante clareza e entendimento.
8 – Na hora da partilha da palavra, pedir às luzes do Espírito Santo e deixar que todos falem e participem.
A Novena de Natal faz reacender em nós o Espírito de Natal. A criança do presépio é o Filho de Deus que nos ama e nos quer discípulos e missionários.
Por isso, queremos convidar você e sua família para participar de nossa alegre Novena de Natal, que já está acontecendo. Procure em sua rua ou em seu bairro os grupos de Novena de Natal e participe!
Que seu Natal seja abençoado e que o ano de 2008 seja repleto de alegria e paz.



Amarildo dos Santos e Rita de Cássia Emboaba Santos
Equipe de Coordenação dos Círculos Bíblicos



COMUNICADOS
A missa de todos os sábados de dezembro serão às 19h, devido as festividades de natal na Praça
+++++++++++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++++++++++++++
A comunidade Nossa Senhora de Guadalupe em união com o Movimento Mãe Rainha, lançou a campanha de R$1,00 ou mais, que você colocará no envelope e entregará à Zeladoras da Mãe Rainha, para ajudar no término da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe no Parque das Nações. Colabore.
+++++++++++++++++++++++++++++++++
AGENDA DA SEMANA

Sábado, dia 8 de novembro
8h – Encerramento das atividades da Vivência Cristã com um passeio à Albertina, saída da praça.
17h – Missa na Comunidade Abertão de Cima em Albertina
19h – Missa na Igreja Matriz
19h30 – Missa com envio dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística em Albertina
19h30 – Missa na Comunidade São Luís
21h – Encontro de Jovens – Juja – no salão paroquial.

Domingo, dia 9 de dezembro
8h – Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Santuário
8h – Missa com abertura do Tríduo em louvor a Nossa Senhora de Guadalupe, com participação região 4, presidente Pe. Ivan, no Parque das Nações
10h – Missa com crianças na Igreja Matriz
11h –Batizados
18h – Missa na comunidade São Judas Tadeu
19h30 – Missa na Igreja Matriz

Segunda-feira dia 10 de dezembro
19h30 – Missa na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, com participação região 2, presidente Pe. Vanildo

Terça-feira, dia 11 de dezembro
19h – Missa na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, participação da região 3, presidnete Pe. Maurício
19h30 – Missa na Comunidade São Sebastião no Adolfo

Quarta-feira, dia 12 de dezembro
11h15 - Missa na Igreja Matriz
19h – Missa na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, participação Região 05, presidente. Pe. Sebastião Camilo

Quinta-feira, dia 13 de dezembro
14h – Missa na Capela do Asilo
19h30 – Missa em louvor a Santo Antônio, participação da região 4 na Igreja Matriz
19h30 – Missa em louvor a Santa Luzia, na Comunidade São Judas

Sexta-feira dia 14 de dezembro
19h30 – Procissão e Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Crochiquia

Sábado dia 15 de dezembro
19h – Missa na Igreja Matriz


PROCLAMAS

COM FAVOR DE DEUS, SEGUNDO O CÂNON 1067, QUEREM CASAR-SE:

WAGNER DA SILVEIRA E JOSIANI REGINA LUIZ
Ele, solteiro, filho de Gentil da Silveira e de Maria José Bernardes da Silveira
Ela, solteira, filha de José Roberto Luiz e de Ana Maria Panicacci Luiz

QUEM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO ESTÁ OBRIGADO, CONFORME O CÂNON 1069 DO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO, A DENUNCIÁ-LO À AUTORIDADE ECLESIÁSTICA

BRASIL RADAR

Por Eduardo Bortolotto Filho

Chantagem
“Se algo de pior acontecer à democracia brasileira e, particularmente, ao Senado, não perguntem por quem os sinos dobram. Nós não estamos imunes”
Senador Jeferson Peres
A chantagem pura e simples venceu a lei. O Senado deu as costas àpopulação que deveria representar e absolveu, mesmo com as evidências docrime, o senador Renan Calheiros. Renan antes havia renunciado àPresidêcia do Senado num acordo para que seu mandato fosse garantido e com ele as prerrogativas, os privilégios, a impunidade, etc., etc. Os senadores não quiseram saber de provas, aliás eles as conhecembem, antes, tomaram uma atitude que agravou o fosso que separa a populaçãodo Senado Federal. Pelo noticiário que se arrasta por longos meses fica claro que Renanos chantageou, ameaçando revelar-lhes os podres. Isso foi denunciado, assim como a utilização para tanto da estrutura do próprio Senado Federal. A Presidência da Casa investigando a serviço de seu presidente, membros do Senado. Algo inédito e que certamente trará consequências. Outro chantageado foi o governo. Renan e seu grupo ameaçaramatrapalhar a aprovação da CPMF, e tudo leva a crer que o governo cedeu.Ajudou no suicídio político do Senado. O cientista político Ruben Figueiredo, citado pelo jornalistaBaptista Chagas, divide os senadores em três tipos; O senador “MadreTeresa de Calcutá”, que é do bem, age corretamente, é a minoria. Outro tipo é o Senador “holofote”, que diz uma coisa , mas faz outra. Para comprovar sua existência basta verificar quantos discursaram contra Calheiros equantos votaram pela sua cassação. O último grupo ele chamou de “BritneySpears”, como símbolo de alguém que está se lixando para a própria imagem.Estes são os maiores responsáveis pelo descrédito,não só do Senado como da própria atividade política. Para provar que a palavra do grande senador Jeferson Peres não ébobagem basta dizer que o PT, em Congresso realizado meses atrás, propôs e aprovou por unanimidade a pura e simples extinção do Senado. Alguém vai chorar?

“Cadeia neles”
Não é de hoje, mas tem aumentado bastante, o envolvimento de nossaclasse política com a polícia. Normalmente não é gente que se poderiadenominar “político”, apesar de alguns se travestirem como tal e outros atéconseguirem um mandato. São malandros atrás de roubo fácil de dinheiropúblico, da impunidade que isso representa, dos privilégios que o mandatotraz, etc. O interesse público passa longe das suas cabeças. Seus partidosou grupos políticos mais se assemelham a quadrilhas ou bandos, com chefe“tirano” e ditador, que fica com o grosso e deixa as migalhas aos“companheiros” que lhes lambem o chão da passagem. Mantém seu poder à baseda ameaça, do insulto gratuito, do espezinhar covarde os mais fracos eoprimidos. A semana passada falamos do Presidente do Tribunal de Contas doEstado da Bahia, preso por suspeita de pertencer a uma quadrilha quedesviava recursos públicos através de licitações fraudulentas.Esta semana, a Polícia Federal agiu novamente. Em Alagoas, pobre Alagoas, foi desbaratada organização criminosa que roubou da Assembléia mais de 30milhões através de fraudes. Pertencem à quadrilha um ex-governador edeputados. Mas não ficou só aí a semana. Aqui bem perto, em Rosana, no interiorde São Paulo, a Câmara Municipal foi quase toda ela parar na cadeia,inclusive seu Presidente. Fraudes também, principalmente, em licitações. É minha gente, um dia a casa cai.

O Sofá
Quando se quer falar de alguém que, consciente de que não tem comoresponder a uma situação por não ter elementos para tanto, resolve achar um culpado para o problema, de preferência que lhe cause um alívio deconsciência, já que a verdadeira culpa ou é sua, ou de alguém que lhe écaro, conta-se a historinha do sofá, que cai como uma luva na turbulênciapolítica que vivemos: O pai chega em casa e depara-se com a filha emmomentos íntimos com o namorado no sofá da sala. Providência imediatamente a venda do sofá para solucionar o problema.É isso aí, os piores cegos são os que tem olhos perfeitos mas não queremver.

Cadastramento para o 14º Natal das Crianças

Desde o dia 12 de novembro p.p., na Milano Imóveis, localizada na Rua Júlio Brandão, 419, está sendo feito o cadastramento das crianças (até 12 anos) para o 14º Natal das Crianças, que será realizado no Parque de Exposições Benedicto Portugal Rennó, no dia 23 de dezembro de 2007.
Portanto, os senhores pais não devem deixar as inscrições de seus filhos para a última hora.

CORREIOS doam livros, revistas e dicionários à Casa da Criança

Na tarde de quarta-feira passada, dia 5, a Casa da Criança foi agraciada com 602 unidades de materiais didáticos arrecadados na Campanha “ComViver Educação”, realizada pelos Correios em âmbito estadual, porém, cada agência fez a sua arrecadação e a respectiva entrega no município arrecadado. A entrega foi feita pelo gerente da agência local dos Correios, José Carlos Lopes de Lima e equipe.
“Trata-se de uma campanha estadual dos Correios e na cidade de Jacutinga, arrecadamos do dia 1º a 24 de novembro p.p., o montante de 602 materiais didáticos (livros, revistas, dicionários, apostilas etc) e, com alegria, fizemos a entrega à Casa da Criança, devido a um contato já feito e por conhecer a entidade”, falou José Carlos.
A Casa da Criança agradece a direção dos Correios pela iniciativa da campanha e por ser uma das entidades escolhidas para receber os materiais didáticos, que serão de grande utilidade para pesquisas de nossas crianças.

CULTIVO de ROSAS em JACUTINGA

Conforme pudemos verificar na visita que lá fizemos na última quarta-feira, dia 5 do corrente, está e em franco desenvolvimento o cultivo de rosas em jacutinga, no bairro da Forquilha. O empreendimento já compreende 8 hectares plantados com 5 variedades (cerca de 320 mil pés) em pleno crescimento. Algumas áreas já estão floridas. Quando a coleta for iniciada será retiradas 2.500 dúzias de rosas por dia. O investimento no local já compreende cerca de R$ 800 mil reais e, com a construção das estufas, haverá investimento de mais de um milhão de reais, proporcionando emprego a 50 pessoas. Também estão sendo construídos a câmara fria, galpão, banheiros, etc. Faz parte da infra-estrutura a irrigação, através de canos que ficam no subsolo. Cerca de 5.000 mudas de espécies nativas serão plantadas para recompor a mata ciliar de um curso d’água existente no local. A partir de fevereiro haverá mais uma unidade em estruturação. Convêm lembrar que a iniciativa concretizou-se a partir do empenho do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Jacutinga, Roosevelt Rodrigues, que sempre teve entre suas metas a diversificação das atividades agrícolas em nosso município, com pleno respaldo do prefeito Darci.

Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.



Otávio Salles
Assessor de Meio Ambiente e Divulgação

Desfile de Cavaleiros e Amazonas será no domingo, dia 16

No próximo domingo, dia 16, acontecerá em nossa cidade, o 2º Desfile de Cavaleiros e Amazonas rumo à Capela de Nossa Senhora de Fátima (sítio do Toninho Roque).
Os cavaleiros e amazonas sairão, em romaria, do Parque de Exposições Benedicto Portugal Rennó por volta das 12 horas com destino à Capela de Nossa Senhora de Fátima, onde receberão a benção dos cavaleiros.
Em seguida, os participantes retornarão para o Parque Cel. Rennó, onde vai acontecer o sensacional bailão com a dupla Rodiney e Rodivan, com a animação do locutor de rodeio Ventania, que promove o evento.

DIREITO DE RESPOSTA

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Os cinco vereadores que compõem o Bloco da Oposição/Maioria na Câmara Municipal de Jacutinga, eleitos democraticamente através do voto, vêm a público esclarecer algumas distorções e inverdades publicadas na última edição deste conceituado semanário.
Em reportagem intitulada, “Prefeito faz resumo da atual situação da Administração e comenta sobre Remanejamento de 0,5% aprovado na Câmara”, o sr. prefeito Darci de Moraes Cardoso, demonstrou mais uma vez que não está apto à democracia e o respeito a pluralidade de opiniões. Em texto nitidamente produzido por sua assessoria de imprensa, o sr. prefeito aproveitou para novamente atacar e tentar nos denegrir. Ao contrário do que foi publicado, trabalhamos incansavelmente na apreciação do projeto de lei encaminhado pela atual administração que garantirá que os servidores recebam seu 13º salário. Porém, é preciso lembrar que todo projeto deve respeitar os preceitos legais, passando pelas comissões compostas na Casa. Esclarecemos que o citado projeto, não foi entregue na Câmara Municipal “há vários dias”, conforme citou o prefeito na respectiva entrevista. Mais uma vez nos deparamos com um projeto encaminhado à “toque de caixa” e lamentamos o fato do sr. prefeito novamente querer transferir a responsabilidade pelos seus erros de planejamento à Câmara Municipal.
Repudiamos ainda com veemência as declarações do sr. prefeito, no que tange a tentativa de manipulação na informação, tentando jogar a população contra nós vereadores. Desde que iniciou sua gestão, NUNCA O ATUAL PREFEITO FOI À CÂMARA MUNICIPAL BUSCAR O DIÁLOGO. Na prática, o prefeito opta em nos agredir através de pronunciamentos intempestivos através do rádio e também pelo jornal que vem sendo produzido por sua assessoria, fruto de comprovado contrato milionário. Estranhamente, na citada entrevista, o prefeito recorreu às orações, misturando deliberadamente política e religião. Trata-se do típico “santo do pau oco”, pois quem vai ao rádio para nos chamar de “espíritos de porcos”, “bandidos”, incitando a desordem através de declarações como “pegar de pau” nós cinco vereadores, não deve ser a mesma pessoa que ora, tem fé e diz ter Deus em seu coração.
Gostaríamos de esclarecer ainda, que no editorial intitulado “Onde Está o Amor por Jacutinga?”, publicado na mesma edição, não corresponde à verdade a citação de “que a Câmara Municipal cobra muito da atual administração e oferece muito pouco para ajudá-la”. Em primeiro lugar, fomos eleitos para dentre outras funções fiscalizarmos o Executivo. Ressaltamos que em nenhum momento a Câmara Municipal atravancou nenhum projeto de interesse da população jacutinguense. O que o sr. prefeito não entende é que “aquilo que é bom para o interesse de seu grupo político”, pode não ser bom para nossa população”. Agimos e pautamos nossas ações na responsabilidade, na defesa do interesse de nossa população. Portanto, temos que estar sempre atentos na legalidade dos projetos que apreciamos para que posteriormente nenhum cidadão seja prejudicado. O Poder Legislativo tem importância reconhecida pela Constituição Federal e está no mesmo nível de hierarquia dos demais poderes. Em outras palavras, não há submissão ao prefeito.
É notório e público, que muitos projetos encaminhados pela atual administração chegaram à Câmara Municipal contendo diversos erros, que inviabilizavam sua aplicação. Também não podemos ser responsabilizados por erros cometidos pelo Executivo.
Temos neste exato momento mais um exemplo, que é o pagamento do 13º salário dos servidores municipais, que já deveria ter sido previsto e calculado com antecedência. Permita-nos uma pergunta: É essa a competência do administrador que diz medir a “água de acordo com o fubá”?
Ainda sobre o respectivo editorial, concordamos em gênero, número e grau no que tange a citação que atualmente Jacutinga está repleta de “perseguições”. Os processos impetrados pelo sr. prefeito Darci de Moraes Cardoso contra jornais, jornalistas, emissora de rádio, radialista, sindicalista...comprovam realmente que estamos vivendo dias de muita truculência, abuso de poder e vingança. Sindicâncias absurdas foram instauradas com o objetivo de prejudicar funcionários públicos e suas famílias. Isso é democracia? É essa a postura que se espera de um chefe de governo?
Concluindo, lamentamos o fato de “A Gazeta de Jacutinga”, um dos conceituados jornais de nossa cidade não ter respeitado o direito ao “contraditório” que sempre deve nortear a prática do bom jornalismo. Em momento algum, fomos procurados pela reportagem desse semanário para que pudéssemos dar nossa versão sobre as acusações proferidas pelo sr. prefeito. No jornalismo, é preciso “sempre ouvir os dois lados da notícia”. A informação é um direito de todos. Já a desinformação é um instrumento usado por outros, que ao invés de assumirem suas responsabilidades, preferem transferirem os ônus gerados por sua incompetência.
Nós despedimos dos caros leitores e nos colocamos a inteira disposição de nossa população para outros esclarecimentos que se fizerem necessário.

Vereador Agnaldo Roberto de Lima
Vereador Homero Luis Nardini
Vereador João Batista Lupinacci
Vereador Jorge da Silva
Vereador Ricardo Henrique Panizolo

EDITORIAL

A Sensatez nos Meios de Comunicação

Destacamos a sensatez de A Gazeta de Jacutinga como um meio de comunicação idôneo e respeitado pela população jacutinguense. Na condição de jornal é pautado pela seriedade, concede o direito de resposta àqueles que se sentirem ofendidos por alguma matéria veiculada; Uma vez que assinada, passa a ser de responsabilidade de quem assinou. Ainda há quem discorde do Editorial, que é o espaço onde o jornal manifesta, com autonomia, sua opinião acerca de assuntos diversos.
Entendemos que somente através da releitura, reflexão e ponderação é que o leitor será capaz de esclarecer as suas dúvidas pertinentes aos problemas que permeiam desde a nossa cidade ao mundo globalizado.
Oxalá, os grupos políticos, sejam de situação ou oposição, possam e queiram se manifestar de forma clara, verdadeira e respeitosa sobre os assuntos que afligem o povo trabalhador e promissor de nossa querida Jacutinga, principalmente, em se tratando de A Gazeta que é um jornal que não está vinculado a grupo político e nesses 80 anos vem, cumprindo à risca sua finalidade, ou seja, levar informação e formação com credibilidade a nossos leitores.

Gazeta é apontada pela ONEP, como veículo de alto padrão de Excelência de Qualidade

Nesta semana, fomos comunicados pela ONEP - Organização Nacional de Eventos & Pesquisas que a Gazeta de Jacutinga foi eleita com um índice de indicação satisfatório para receber o prêmio de destaque ”Top Qualidade Brasil/2007”.
O ato solene de entrega da premiação, será no dia 13 próximo, às 21 horas, no Caesar Business Hotel, em Belo Horizonte, com a apresentação do jornalista e comentarista esportivo Fernando Vanucci. O evento contará com importantes personalidades, dirigentes de entidades empresariais e governamentais do Estado.
Visite o site e veja a veracidade da premiação e a seriedade com que os trabalhos são desenvolvidos na realização da pesquisa empresarial e de opinião pública. www.cianacionaldeeventos.com.br Link “votação”



Resultado da Revisão Eleitoral
Ainda não é oficial, mas em contato com o Cartório Eleitoral de Jacutinga, o número de pessoas que fizeram a revisão do título eleitoral em nosso município é de aproximadamente 13.500.
Na próxima edição, traremos melhores detalhes sobre esse procedimento da Justiça Eleitoral que movimentou nossa cidade pelo período de 30 dias.

ESCOLHIDA A MISS JACUTINGA 2008

Na tarde de quarta-feira, através da seleção feita pela coordenadora de eventos Maricris, foi escolhida a nova Miss Jacutinga, que representará nossa cidade no Concurso Miss Minas Gerais 2008, a ser realizado no final de janeiro do próximo ano.
A escolha da Miss Jacutinga 2008 foi feita pela coordenadora Maricris por não ter tempo hábil para preparar o concurso local, uma vez que o Miss MG 2008 será realizado no final de janeiro do ano que vem. “Além da beleza, a Érica é a mais preparada das 17 candidatas que fizeram suas inscrições. Agora, temos que prepará-la para a primeira etapa do Miss MG, com aulas de passarela, postura e elegância. E ainda aprimorar a fala em público. Agradeço ao prefeito pela confiança em mim para indicar a candidata Érica, ao pessoal da Sicotel que está sempre apoiando e pedir para que a cidade passe a torcer pela Érica, como torceram pela Luciana Pinheiro, que hoje reside em Divinópolis e vai representar o Brasil no TOP MODEL OF THE WORD na China, no início de 2008”.
Maricris
Vejamos abaixo, o perfil da nova Miss Jacutinga.
Nome: Érica Aparecida da Silva – Idade: 19 anos
Natural de Boa Esperança – reside há 2 anos em Jacutinga.
Estudante do 1º Ano de Farmácia
Altura: 1,74 m – Peso: 56 kg
Hobby: Viajar.
Sonho: Ser a Miss MG e conhecer a Itália.
Cantor: Asa de Águia (Axé)
Signo: Peixes
Língua: Cursa Inglês
Esporte: Vôlei
Livro: O Monge e o Executivo

JACUTINGA É CANDIDATA A SEDE DO JEMG 2008

Coordenadora de Esportes anuncia projetos para o próximo ano

A nossa cidade é candidata a sede dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG - edição 2008 na fase microrregional.
Na semana passada, a coordenadora da Secretaria de Esportes, Rose Ramos, esteve em Belo Horizonte representando o Município no Congresso Técnico de Avaliação do JEMG-2008, realizado no auditório da Faculdade Estácio de Sá.
Na oportunidade, a coordenadora apresentou a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, o projeto que coloca Jacutinga em concorrência com algumas outras cidades.
Na terça-feira (4), entramos em contato com a coordenadora Rose Ramos e a mesma nos informou sobre sua viajem até a capital mineira.

Gazeta - Rose, fale-nos sobre esse desafio de sediar jogos do JEMG 2008.
Rose – Em 2006, quando a convite do prefeito Darci Cardoso e do então secretário Adriano Fernandes de Andrade, assumi a coordenadoria da Secretaria de Esportes, apresentei um planejamento à Secretaria na qual tínhamos muitos desafios, entre eles sediar um grande evento esportivo. O primeiro passo foi resgatar o JEJA - Jogos Escolares de Jacutinga, que tinha sido realizado sua última edição em 1996, na gestão do Prefeito Noé Francisco Rodrigues.

Como surgiu a idéia de sediar os JEMG 2008?
Realizamos uma parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, convidamos todas as escolas municipais, estaduais e particulares e no ano de 2007, realizamos a fase municipal. Foi um sucesso. Os alunos treinaram no Ginásio de Esportes Alderige Grossi com os professores da Secretaria de Esportes, e fomos participar da Fase Microrregional em Pouso Alegre, onde conseguimos um feito inédito o de campeão do Voleibol Feminino módulo II, vice-campeão no Basquete Masculino, terceiro lugar no Futsal Masculino e Voleibol Feminino Módulo I com os alunos da E.E. Júlio Brandão e fomos até a fase regional, isso nos incentivou a pensar em sediar o evento.

O Município ter estrutura para receber esse evento?
Quando surgiu a idéia o prefeito Darci Cardoso pediu a Secretaria de Obras um levantamento das estruturas e foi informado que apenas o Ginásio de Esportes Alderige Grossi estava em condições de uso. Mas fomos informados de que algumas obras estão em andamento, tais como: cobertura das quadras das Escolas Municipais Wilma Pieroni e Professor Alfeu Duarte, reforma da quadra do Tatersal da Escola Helena Sebusiani e reforma do piso do Ginásio de Esportes “Alderige Grossi”. Segundo a Secretaria de Obras, até o final de janeiro de 2008 tudo estará pronto, opcasião, que receberemos a vistoria realizada do IBEDEC, órgão responsável pela realização do evento.

E a I Conferência Municipal de Esportes quando será realizada?
A Conferência Municipal de Esportes será realizada no início de 2008, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Em sua primeira edição, terá por objetivo indicar diretrizes para a construção do Sistema Municipal de Esporte e Lazer, em consonância com a Política Municipal e Estadual de Esportes, bem como avaliar as propostas oriundas dos diversos segmentos esportivos do nosso município.

E os Projetos para 2008?
Em 2008 teremos a participação do voleibol masculino (infantil) e feminino (pré-mirim e mirim) no Campeonato da APV (Associação Pró-Voleibol), maior campeonato amador da América Latina. Daremos continuidade ao Projeto Social “Minas Olímpico” em parceira com a Sedese (Belo Horizonte). O JEJA - Jogos Escolares de Jacutinga, terá duas fases a primeira entre alunos/Atletas de 7 a 12 anos e a segunda fase com atletas/alunos de 13 a 17 anos, que serão os representantes do município no JEMG/2008. Implantaremos o Projeto “Basquete na Escola”, já iniciamos o Projeto “Esporte e Cidadania”, que todas as quartas-feiras os alunos das escolas participam de jogos no Estádio Municipal Luiz Morais Cardoso e teremos mais 23 eventos programados no Calendário Esportivo da Secretaria.
Tenhamos a certeza de que a prática esportiva sadia tem papel de destaque quando o assunto gira em torno de ações que tentam diminuir os altos índices de violência e consumo indiscriminado de drogas entre a população jovem. Fator este que tem gerado importantes e preocupantes índices de violência. Os jovens Jacutinguenses que tiverem a oportunidade de participar da prática esportiva, conquistando títulos importantes ou não, estarão construindo uma cidade mais saudável e com esperança de um futuro melhor. Feliz 2008 a todos os esportistas jacutinguenses.

JANTAR BENEFICENTE À CASA DA CRIANÇA: SUCESSO TOTAL!

Na noite de sexta-feira passada, dia 30/11, no Clube de Campo Leão da Fronteira, foi realizado o III Jantar Beneficente à Casa da Criança, que contou com a presença das amigas da entidade.
O objetivo do evento foi à conscientização da importância da Casa da Criança para nossa cidade, que há quase 60 anos, vem cumprindo o seu papel de formação das crianças/adolescentes jacutinguenses. A entidade acolhe, diariamente, cerca de 250 crianças/adolescentes que recebem muito carinho, amor e dedicação, além de prepará-las no intuito de que sejam futuros cidadãos conscientes que possam enfrentar as adversidades da vida e vencer com dignidade.
As cerca de 500 mulheres que estiveram no Clube Leão, puderam conferir o belo trabalho que é realizado na Casa da Criança, ver a criatividade e o talento das crianças da entidade, viver um momento único de muito entretenimento e diversão.
Em conversa com várias participantes do evento, estas se mostraram muito felizes com a realização do III Jantar em prol à Casa da Criança. Muitas disseram que é uma pena ser realizado somente uma vez no ano.
Tanto a direção da Casa da Criança quanto a direção da Associação Jacutinguense de Proteção à Criança, agradecem a todas as pessoas que colaboraram e se fizeram presentes no III Jantar Beneficente à Casa da Criança. A todos, o nosso muito obrigado!

RAPIDINHAS DA GAZETA

CAMPEONATO DE FUTEBOL VETERANOS
RESULTADOS DA SEMANA
Dia 1º de dezembro: Lucateli 2x2 Ótica Jac/Vila Esperança, Juventude 1x2 Versátil Calçados
Dia 6/12: Chac. Tranqüilidade 2x1 Arsenal, Versátil Calçados 1x1 Sapucaí

SEMIFINAIS DIA 8/12
15h - Ótica Jac/Vila Esp. x Versátil Calçados
17h - Radical Modas x Chácara Tranqüilidade

Resumo do Campeonato Brasileiro 2007
Libertadores: São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense e Cruzeiro.
Copa Sul-Americana: Grêmio, Palmeiras, Atlético, Botafogo, Vasco, Internacional e Atlético PR.
Rebaixados: Corinthians, Juventude, Paraná e América.
Artilheiro: Josiel do Paraná com 20 gols
Total de gols: 1.047
Melhor público: 82.044 – Flamengo 2x0 Atlético PR
Melhor renda: 1.085.690 – Flamengo 1x0 Santos
Cartões vermelhos: 141 / Cartões amarelos: 1973.

CAMPEONATO BRASILEIRO em 2008
Série A: São Paulo, Santos, Fluminense, Flamengo, Atlético PR, Grêmio, Atlético MG, Náutico, Figueirense, Cruzeiro, Palmeiras, Internacional, Juventude, Sport, Vasco, Botafogo, Portuguesa, Ipatinga, Curitiba e Vitória.
Serie B: Corinthians, ABC, Bragantino, Bahia, América, Vila Nova GO, Juventude, Paraná, Criciúma, Avaí, Santo André, Brasiliense, Gama, Ceará, Fortaleza, Barueri, Ponte Preta, CRD, Marilia e São Caetano.

LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO (CONTAGEM REGRESSIVA)
Já fazem 7 dias que o Coringão, ruim que dói, foi rebaixado. Serão 52 semanas escutando as bicações dos adversários, recebi apenas uns 54 telefonemas de amigos cornetieiros que, certamente estarão com os olhos vidrados na TV, todos os sábados de 2008, acompanhando a volta do Coringão para a Série A e a caída de São Caetano para a Série C. Faltam 358 dias para a redenção. Tererê...

CANTINHO DOS AMIGOS
Continua aborrecido com a perca de mais uma amigo: Jose Francisco B. Siqueira, nos deixou essa semana e com isto meu carinho e meu respeito com toda a sua família. Dona Landa, Sr. João, filhos e filhas, genros e noras, netos e netas e todos que assim como eu aprendemos a gostar da Família Baião Siqueira. Meu carinho...

Rapidinhas da Semana
Nome: Jose Aparecido de Godoi (Zé Bétio sorveteiro)
1º) Profissão?
R: vendedor de sorvetes, doces e verduras, o que for preciso.

2º) Família?
R: Esposa - Marly. Filhos: Jose Ricardo, Marina, Thais, Laissa e Mayne.

3º) Outra profissão?
R: Já fui padeiro, guarda noturno e sorveteiro.

4º) Time e seu prato preferido?
R: Palmeiras - Arroz com feijão e um bifão (virado de abobrinha)

5º) Um amigo e um cantor?
R: Juanito - Teodoro e Sampaio.

6º) Quando e porque ganhou o apelido de Zé Betio.
R: Quando era mais moço eu era muito barulhento na hora de entregar pães na rua. Acho que tinha uns 15 anos quando ganhei esse apelido. Agora acho que existe mais uns dois na cidade. Sou fã do radialista “Zé Bétio”.

7º) O que gostaria de pedir em melhoria para o seu município?
R: Mais escolas para as crianças e melhores condições de saúde para o povo.

8º) Quem é você?
R: Sou o Zé Bétio, trabalhador, honesto e moro no Parque das Nações.

9º) Uma mensagem?
R: Ouça o Programa do Juanito na Rádio Estância e o Programa do “Zé Bétio”, na Radio Capital, de São Paulo.

Nota.
Quando fiz esta entrevista ele estava com o rosto coberto de suor. Suor com o qual José Aparecido, ganha o seu pão de cada dia percorrendo as ruas da cidade.
“Dedico esta coluna a todos os vendedores de sorvete deste município”. Juanito.

COPA “TATAU” será decidida neste sábado
Da redação

Neste sábado, dia 8, às 10 horas, no Estádio Municipal, acontecerá a decisão da I Copa de Futebol de Base João Pithágoras “Tatau”, que será disputada pela equipes de Canarinhos de Ouro (Jacutinga) e Rio Branco de Andradas.
Nas semifinais o Canarinhos de Ouro venceu o Caco Velho (Pinhal) por 2x1. Já o Rio Branco venceu o Pró-Vida por 4x1.
A partida final vai contar com a presença de familiares do saudoso Tatau. Todos estão convidados a prestigiar esse jogão de bola.

Por Juanito Rodrigues

Oswaldo Gabriotti é homenageado pelo TJMG

Em cerimônia solene realizada no Salão do Júri “Dr. Airton Policarpo”, no Fórum local, na noite de quarta-feira p.p, dia 5, o nosso conterrâneo Sr. Oswaldo Gabriotti foi homenageado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e condecorado com a Medalha de Honra ao Mérito “Desembargador Hélio Costa”.
Gabriotti, por 30 anos, exerceu o cargo de escrivão judicial em nossa Comarca.
A cerimônia foi presidida pelo Juiz de Direito de Jacutinga, Dr. Adriano Leopold Busse e contou com a presença de várias autoridades, familiares e amigos do homenageado.
A homenagem é uma forma de reconhecimento por parte do Tribunal de Justiça e da Comarca de Jacutinga às pessoas que contribuíram para o bem da sociedade. Entrega da medalha é feita de dois em dois anos.

Papai Noel é recebido com alegria na Praça

Na noite de sábado passado, dia 1º de dezembro, na Prça Francisco Rubim, aconteceu em grande estilo, a abertura do 4º NATAL LUZ, campanha promovida pelas ACIJA e Prefeitura.
A chegada do Papai Noel na Praça, levou não só as crianças como os adultos ao delírio de felicidade. Todos aguardavam, com muita ansiedade, o “Bom Velhinho” para fazer seus pedidos e tirar uma foto. Em seguida, foram acesas as luzes de enfeites espalhadas pela Rua Américo Prado, assim como a da Matriz. Os enfeites foram elaborados pelo conterrâneo Benedito Adami.
Quanto ao Papai Noel, ele estará recebendo visitas em sua casinha na praça, de sexta a domingo, das 19 às 22 horas. Todas as crianças estão convidadas a visitá-lo.

Reinauguração de O BOTICÁRIO

Na manhã de quarta-feira, dia 5, foi reinaugurada em nossa cidade, a loja O BOTICÁRIO, que agora está atendendo seus clientes à Rua Américo Prado, 649, centro.
A inauguração, contou com a presença do Pe. Ivan Paulo que deu a benção à nova loja, e de amigos e familiares do casal Juninho e Cinthia, que foram conferir as nova instalação de O Boticário, que aliás, ficou muito bonita e conta com muito bom gosto.
A loja anuncia o lançamento do perfume masculino Zaad. E ainda, que nas compras de R$ 79,00 (à vista), o cliente ganha mini-colônia. Acima de R$ 150,00, pagamento em 5X.
Desejamos muito sucesso aos proprietários e funcionários de O Boticário.

AUTO-AJUDA

TÃO ÓBVIO, TÃO BELO

A criatividade da sabedoria do homem, em geral, está associada a grandes estudos, tratados, teses, doutorados, ciência, filosofia, epistemologia. Quando recebemos pérolas de saber através de situações simples da vida, de forma singela, nos encantamos.

O INÚTIL VIRA ÚTIL

Um dia um homem já de certa idade abordou um ônibus. Enquanto subia, um de seus sapatos escorregou para o lado de fora. A porta se fechou e o ônibus saiu; então ficou impossível recuperá-lo. O homem tranqüilamente retirou seu outro sapato e jogou-o pela janela.
Um rapaz no ônibus, vendo o que aconteceu e não podendo ajudar ao homem, perguntou: - Notei o que o senhor fez. Por que jogou fora seu outro sapato?
O homem prontamente respondeu - De forma que quem os encontrar seja capaz de usá-los. Provavelmente apenas alguém necessitado dará importância a um sapato usado encontrado na rua. E de nada lhe adiantará apenas um pé de sapato.
O homem mostrou ao jovem que não vale a pena agarrar-se a algo simplesmente para possui-lo e nem porque você não deseja que outro o tenha.
Perdemos coisas o tempo todo. A perda pode nos parecer penosa e injusta inicialmente, mas a perda em geral acontece de modo que mudanças, na maioria das vezes positivas, possam ocorrer em nossa vida.
Acumular posses não nos faz melhores e nem faz o mundo melhor. Todos temos que decidir constantemente se algumas coisas devem manter seu curso em nossa vida ou se estariam melhor com outros.

SÓ EXISTE UM PRESENTE, O AMOR
Um garoto pobre, com doze anos de idade, vestido e calçado de forma humilde, entra na loja, escolhe um sabonete comum e pede ao proprietário que o embrulhe para presente. - É para minha mãe - diz, com orgulho.
O dono da loja ficou comovido diante da singeleza daquele presente. Olhou com piedade para o seu freguês e, sentindo uma grande compaixão, teve vontade de ajudá-lo. Pensou que poderia embrulhar, junto com o sabonete comum, algum artigo mais significativo. Entretanto, indeciso, ora olhava para o garoto, ora para os artigos que tinha em sua loja. Devia ou não fazer? O coração dizia sim, a mente dizia não.
O garoto, notando a indecisão do homem, pensou que ele estivesse duvidando de sua capacidade de pagar. Colocou a mão no bolso, retirou as moedinhas que dispunha e as colocou sobre o balcão. O homem ficou ainda mais comovido quando viu as moedas, de valor tão insignificante. Continuava seu conflito mental. Lembrou de sua própria mãe. Fora pobre e, muitas vezes, em sua infância e adolescência, também desejara presentear sua mãe.
Quando conseguiu emprego, ela já havia partido para o mundo espiritual. O garoto, com aquele gesto, estava mexendo na profundeza de seus sentimentos. Do outro lado do balcão, o menino começou a ficar ansioso. Alguma coisa parecia estar errada. Por que o homem não embrulhava logo o sabonete? Impaciente, ele perguntou: - Moço, está faltando alguma coisa? - Não - respondeu o proprietário da loja - é que, de repente, me lembrei de minha mãe, que morreu quando eu ainda era muito jovem. Sempre quis dar um presente para ela mas, desempregado, nunca consegui comprar nada.
Na espontaneidade de seus doze anos, perguntou o menino: - Nem um sabonete?
O homem se calou. Refletiu um pouco e desistiu da idéia de melhorar o presente do garoto. Embrulhou o sabonete com o melhor papel que tinha na loja, colocou uma fita e despachou o freguês, sem responder mais nada.
A sós, pôs-se a pensar. Como é que nunca pensara em dar algo tão pequeno e simples para sua mãe? Sempre entendera que presente tinha que ser alguma coisa significativa, tanto assim que, minutos antes, sentira piedade da singela compra, e pensara em melhorar o presente daquele garoto. Comovido, entendeu que, naquele dia, tinha recebido uma grande lição. Junto com o sabonete do menino, seguia algo mais importante e grandioso, o melhor de todos os presentes: o gesto de amor!

CARLOS TURATO - PSICOLOGO

TV DIGITAL, UMA NOVA CARA PARA TV BRASILEIRA

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na noite de domingo p.p., dia 2, em São Paulo, da cerimônia de início às transmissões da TV Digital no país, nessa primeira etapa somente naquela cidade.
O evento, promovido pela Associação Brasileira de Radiodifusores (ABRA) e Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) realizado na sala São Paulo, Estação Júlio Prestes.
O discurso do Presidente Lula foi transmitido ao vivo, já no novo sistema, por todas emissoras de TV.Segundo o cronograma do governo, a previsão é de que o sistema digital chegue ao Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília ao longo de 2008 e as demais capitais só terão TV Digital em 2009 até 2016 será concluída a transição do sistema analógico para o digital.A partir do início das transmissões em sinal digital, o consumidor não terá de comprar um aparelho de tv novo, de cristal líquido (LCD) ou plasma. Basta a instalação de um adaptador ou caixa de conversão do sinal digital para o analógico (set top box) para melhorar, de imediato, a imagem do seu televisor comum.O diretor geral da Rádio Estância de Jacutinga, Sr. José Beneticto de Souza foi convidado pela Abert e esteve presente no evento, que contou com a presença de empresários de emissoras de TV, políticos, apresentadores televisivos, como: Raul Gil, Sônia Abrão, Regina Volpato, Gilberto Barros, Carlos Alberto da Nóbrega, entre outros.
Marcelo Maranhão representou a equipe de jornalismo da REJ e Elisabete de Souza representou a Gazeta de Jacutinga com fotos do evento.Dia 2 de dezembro início das transmissões da TV digital um marco para televisão brasileira; a Rádio Estância de Jacutinga e Gazeta de Jacutinga mais uma vez presente em mais um grande evento.

DATA VÊNIA

Vamos Virar Esse Jogo, Uai!

Clélia Fonseca de Carvalho

De uns tempos para cá, “ser mineiro” já não está dando muito IBOP favorável ao povo das Gerais.
Atualmente estão acontecendo tantas coisas “desagradáveis”, ou melhor, a mineirada está se esquecendo que, tradicionalmente, é um povo zeloso pelos bons costumes, honesto, de bom caráter, conservador, hospitaleiro, tímido, religioso, etc.
O que será que está havendo? É leite batizado, queijo vencido, quadrilhas de assaltantes de cargas diversas, políticos corruptos, valerioduto mineiro, vereadoras fazendo turismo com dinheiro público e agora até cultivadores de maconha, como no caso da cidade de São Gonçalo do Rio Baixo, região central de nosso Estado.
Você pode dizer que essas mazelas existem em todos os Estados. É verdade, mas até a bem pouco tempo a gente tinha orgulho de ser mineiro porque, antes, as únicas coisas que falavam de nós era nosso jeitão meio caipira de ser, nosso sotaque carregado nos erres e nosso jeito de falar ligeiro simplificando as palavras, etc. Mas isso é o nosso diferencial, nossa marca registrada e não prejudica ninguém, apenas identifica a região em que nascemos.
Sempre fomos vistos como pessoas ingênuas, tímidas, conservadoras, desconfiadas, trabalhadoras, amantes de pão de queijo, do tutu de feijão com torresmo, da leitoa pururuca, dos doces de tacho, da catira, da roda de viola, do fumo de rolo, do fogão-de-lenha, do angu com quiabo, de contar causos e até do ET de Varginha. De um povo que torce pro Galo, mas que também respeita as estrelas da Toca da Raposa. De terra de gente religiosa, inteligente, patriota e que já deu grandes nomes à nossa história de artistas, mártires, poetas, escritores, heróis, ídolos e até de gente que fala: “ ô trem bão, sô”, etc.
Essa onda de más notícias envolvendo a gente mineira já está passando da hora de acabar.
Vamo ataiá essa prosa, pra morde virá esse jogo, Uai!