segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

AUTO-AJUDA

LEVIANDADE REPREENDIDA

Não sabemos onde a ferida do outro está, por isso, muitas vezes, o machucamos. O cuidado com a dor do outro é uma qualidade a ser desenvolvida, como mostra a seguinte estória.
Léo era um sujeito grandão, um tanto atrapalhado, que vestia sempre roupas remendadas e muito pequenas para o seu tamanho. Diversos colegas divertiam-se muito pregando-lhe peças.
Um dia um colega notou um pequeno rasgão na manga de sua camisa e deu-lhe um puxão, aumentando o rasgado. Outro colega da fábrica deu sua contribuição, e outro, e logo havia um pedaço da manga rasgada, pendurado. Léo continuou o seu trabalho e, ao passar muito perto de uma correia em movimento, ficou com o pedaço rasgado preso na correia, tendo o braço puxado para dentro da máquina. Alarmes soaram, interruptores foram acionados, e um acidente mais sério foi evitado.
O chefe do setor, entretanto, ciente do que tinha acontecido, chamou o seu pessoal e contou a seguinte estória.
Quando era mais jovem, trabalhei em uma pequena fábrica. Foi lá que fiquei conhecendo Miguel.
Miguel era um sujeito grande, brincalhão, que gostava de fazer brincadeira com os outros, pregar pequenas peças. Ele era o líder da turma.
Havia também o Pedro, um seguidor, que sempre participava das brincadeiras do Miguel.
E havia também o Jaques. Ele era um pouco mais velho que o resto do grupo, quieto, inofensivo, à parte. Ele sempre comia o seu lanche sozinho, num canto. Por três anos seguidos, ele vestia sempre a mesma roupa remendada. Ele nunca participava dos jogos que jogávamos no horário do almoço, parecia indiferente, e sempre sentava sozinho debaixo de uma árvore.
Jaques era o alvo natural das brincadeiras e piadas do grupo. Ora encontrava um sapo na marmita, ora um rato morto em seu chapéu. E ele sempre aceitava isso com bom humor.
Num fim-de-semana de outono, Miguel resolveu ir caçar. Pedro foi com ele, é claro. E eles prometeram para todos que, se caçassem alguma coisa, iriam trazer um pedaço para cada um de nós. Assim, nós ficamos todos muito animados e ansiosos quando soubemos que tinham retornado e que Miguel havia caçado um Antílope grande e gordo. Ficamos sabendo mais que isso, pois Pedro nunca conseguia guardar um segredo apenas para si mesmo, e deixou transpirar que tinham preparado uma boa peça para aplicar no Jaques.
Miguel tinha dividido o antílope em pedaços e feito um pacote com uma boa porção para cada um de nós. E, para uma boa gargalhada, a peça era que ele havia separado as orelhas, o rabo e os cascos num pacote -- ia ser muito engraçado quando Jaques desembrulhasse aquele presente.
Miguel distribuiu os pacotes no horário do almoço. Cada um de nós ia abrindo o seu pacote, que continha uma bela porção de carne de antílope, e dizia obrigado. O maior pacote de todos ele deixou por último. Era para o Jaques. Pedro estava quase explodindo de vontade de rir, e Miguel exibia um ar de satisfação.
Como sempre, Jaques estava sentado sozinho, no lado mais afastado da grande mesa. Miguel empurrou o pacote para perto dele, e todos ficamos na expectativa. Jaques não era o tipo de muitas palavras. Ele falava tão pouco que você nem percebia quando ele estava por perto. Em três anos ele provavelmente não tinha dito nem cem palavras. Por isso, o que aconteceu a seguir nos pegou de surpresa.
Ele pegou o pacote firme nas mãos e levantou devagar, com um grande sorriso no rosto. Foi então que notamos que seus olhos estavam brilhando. Por alguns momentos, o seu pomo de Adão se moveu para cima e para baixo, até ele conseguir controlar sua emoção.
"Eu sabia que você não ia se esquecer de mim", disse com a voz embargada, "Eu sabia, você é grandão e gosta de fazer brincadeiras, mas sempre soube que você tem um bom coração." Ele engoliu em seco novamente, e continuou falando, dessa vez para todos nós. "Eu sei que não tenho sido muito participativo com vocês, mas nunca foi por má intenção. Sabem, eu tenho nove filhos em casa, e uma esposa inválida, presa na cama já fazem quatro anos. E sei que ela nunca mais vai melhorar. Às vezes, quando ela passa mal, eu tenho que ficar a noite inteira acordado, cuidando dela. E a maior parte do meu salário tem sido para os médicos e os remédios. As crianças fazem o que podem para ajudar, mas tem sido difícil colocar comida para todos na mesa.
Vocês talvez achem esquisito que eu vá comer o meu almoço sozinho, num canto...Bem, eu acho que tenho ficado um pouco envergonhado, porque na maioria das vezes eu não tenho nada para pôr no meu sanduíche. Ou, como hoje, havia talvez apenas uma batata na minha marmita. Mas eu quero que saiba que essa carne representa, realmente, muito para mim. Provavelmente muito mais do que para qualquer um de vocês, por que hoje à noite os meus filhos....", ele limpou as lágrimas dos olhos com as costas das mãos "hoje à noite os meus filhos vão ter, realmente..." e ele começou a abrir o pacote...
Nós tínhamos estado prestando tanta atenção no Jaques, enquanto ele falava, que nem tínhamos notado a reação do Miguel e do Pedro. Mas agora, todos percebemos quando os dois saltaram e tentaram pegar o pacote das mãos do Jaques. Mas, tarde demais. Jaques já tinha aberto e pacote e estava, agora, examinando cada casco, cada orelha, levantando o rabo do antílope.
Deveria ter sido tão engraçado, mas ninguém riu. Ninguém mesmo. E a pior parte foi quando Jaques, tentando sorrir, disse: "Obrigado."
Em silêncio, um a um, cada um dos colegas, pegou o seu pacote e colocou na frente do Jaques, pois eles haviam, de repente, compreendido quão pouco o presente significava para eles... até aquele momento...
Esse foi o ponto onde o chefe de seção parou sua estória e se afastou. Ele não precisou dizer mais nada, e foi gratificante notar que cada colega, naquele dia, enquanto almoçava, compartilhou parte da sua comida com o Léo, e um deles chegou mesmo a tirar a sua camisa e dá-la de presente para ele.
CARLOS TURATO - PSICOLOGO

Raio X com o Presidente da Câmara

Na tarde de terça-feira passada, dia 22, nossa reportagem conversou com o Vereador Agnaldo Roberto de Lima (DEM), que no dia 2 de janeiro p.p., assumiu a presidência da Casa Legislativa.
O vereador falou de seus primeiros dias frente a presidência do Legislativo e de sua postura em 2008, ano eleitoral.
Gazeta – Vereador Agnaldo, faça um balanço desse mais de 20 dias frente à presidência do Legislativo.
Vereador Agnaldo – Bom, em 2000 disputei a eleição e assumi em 2001. Em 2002, fui vice-presidente do Legislativo. Em 2003 e 2004, fui vereador. Em 2005 e 2006, fui vice-presidente; e, em 2007, fui vereador. E no dia 2 de janeiro, assumiu a presidência da Casa Legislativa. Sou sincero em dizer que estou tomando conhecimento da área administrativa e posso dizer que muita coisa eu não sabia. Todos sabem que a Câmara possui dois carros e enviei os dois para uma oficina, para revisão. Esses carros são para servir a Câmara e prestar auxílio social à população, uma vez que esses carros pertencem ao povo. Aqui na Câmara tem uma agenda para que os vereadores possam agendar o uso dos carros. Demos férias a alguns servidores e estamos, como disse, tomando conhecimento dos procedimentos administrativos da Câmara.

Projetos?
Pedi ao diretor geral para analisar os projetos existentes na Casa. Como a virada do ano alguns projetos morrem e outros podem ter prosseguimento. Ele vai me informar e vamos ver o que fazer. O projeto do Executivo pode dar entrada na Câmara até a tarde de sexta-feira, daí será lido na sessão de terça-feira seguinte e o presidente determina que vá para as comissões.
Vou pedir às comissões que entrem num acordo e agilizem esses pareceres para que a população não saia perdendo. Portanto, o que estiver no meu alcance, como presidente, vou fazer para que os projetos sejam votados de forma rápida.
Nós, vereadores, o prefeito e todos os cargos políticos, ganhamos para isso; é um dever de cada um fazer.

Qual será a sua postura nas reuniões em plenário?
Acredito que em tudo deve existir a ética. A gente não deve passar para o povo uma má informação. O que eu puder transmitir de bom ao povo, vou fazer. Vou deixar bem claro aos vereadores que os quatro que utilizarem a palavra como orador inscrito, devem pensar no que falar, pois senão a população vai receber com agrado ou ficar revoltada. Na segunda parte, ordem do dia, não vou admitir que sejam discutidos assuntos paralelos, e tão somente o que estiver em discussão. Pois se perde de 10 a 15 minutos com assuntos paralelos, isso não vou aceitar.

Prisão por moeda falsa

Por Cb PM Mauro dos Santos

No sábado, dia 19, às 9h30min, a PM recebeu informações que havia um indivíduo passando notas falsas pela cidade. Através de informações das vítimas P. R. S.; P. R. M. e B. G. M., que receberam notas falsas foi iniciado rastreamento, sendo abordado na Estrada do Bairro São Luiz o veículo Pálio, cor preta, placa CTC – 6568 / São Paulo, conduzido por Manasses Soares da Silva, sendo feita uma busca pessoal e encontrado em seu bolso várias notas com características de serem falsas, sendo também feita uma busca no interior do veículo e localizado sob o consoli vários pacotes com elásticos, contendo notas de R$ 10,00 (dez reais) aparentando serem falsas. Durante a abordagem as vítimas do golpe, estas apresentaram as notas falsas e disseram que venderam produtos ao cidadão infrator.
Diante do exposto, foi dado voz de prisão em flagrante ao autor, sendo feita a apreensão do veículo por estar com a Documentação em atraso e a apreensão de 354 notas em um total de R$ 2.220,00, e vários objetos comprados pelo autor com as notas falsas.
O autor, juntamente com os objetos apreendidos e o veículo conduzido, foram apresentados à Delegacia.
O autor foi autuado e, posteriormente, encaminhado para a Cadeia de Albertina.

Governo dispensa registro para trabalho rural de curta duração

Eliane Avelar Sertorio Octaviani
Advogada do Sindicato Patronal Rural de Pinhal
Antes de encerrar o ano de 2007, o Presidente da República editou Medida Provisória que recebeu o nº 410 e alterou o artigo 14 da Lei do Trabalhador Rural - Lei no 5.889, de 8 de junho de 1973.
Poderá o empregador rural, pessoa física, contratar trabalhadores rurais para trabalhar na lavoura e pecuária, desde que o prazo não ultrapasse a dois meses, no universo de um ano.
O empregador deverá incluir o empregado na GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social - GFIP, o que acarretará na filiação automática do trabalhador junto à Previdência Social, com todos os benefícios decorrentes da filiação.
Fica o empregador desobrigado a anotar a CTPS do empregado, bem como o livro de registro, desde que faça o contrato de safra por escrito.
Como este empregado será considerado segurado junto à Previdência, a contribuição da parte do empregado será de 8%. A MP nada fala da proporção a ser recolhida pelo Empregador, presumindo que continue a ser 2,7%, também sobre o salário-de-contribuição.
Terá esse trabalhador os mesmo direitos trabalhistas que o empregado permanente, inclusive remuneração equivalente, sendo que todas as parcelas deverão ser calculadas dia-a-dia e pagas diretamente a ele mediante recibo. Para alguns doutrinadores, isto quer dizer que as férias e décimo terceiro salário serão pagos proporcionalmente, na mesma oportunidade em que se fizer o pagamento do salário.
Como lhe são conferidos todos os direitos equivalentes ao empregados permanentes, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço continua obrigatório e deverá ser recolhido na proporção de 8%, seguindo a legislação do FGTS.
Embora a reivindicação para a criação dessa nova forma de contratação tenha partido da Contag – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, já é grande a gritaria contrária à nova norma.
De acordo com Manoel dos Santos, presidente da Contag, a medida pode facilitar a formalização dos mais de 60% de trabalhadores rurais não registrados. Em seu entender nenhum safrista que trabalha até dois meses tem carteira assinada, portanto, seria uma forma de legalizar uma grande maioria de trabalhadores sem registro e não abrir mão de direitos trabalhistas desses trabalhadores.
A Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), em nota pública repudiou a Medida Provisória alegando que a dispensa de anotação dos contratos de trabalho rural estimulará ainda mais a informalidade no meio rural, dificultando a fiscalização trabalhista. Outro ponto criticado foi a possibilidade de pagamento imediato ao trabalhador de outros direitos trabalhistas, como férias e 13º salário, pois com isso ter-se-á a diluição desses direitos ou mesmo seu conglobamento no valor que seria, na verdade, apenas para pagamento do salário mensal.
Apesar de ser uma norma que causará grandes debates, entendo que poderá a nova legislação beneficiar um grande número de trabalhadores, facilitando a vida dos Empregadores Rurais, mas isso vai depender de todos os participantes cumprirem a sua parte.
A contratação deve ser feita por escrito e os recolhimentos previdenciários recolhidos religiosamente. A contribuição à previdência social beneficia não só o empregado, mas também ao empregador, que fica desobrigado a sustentar o empregado, quando este não obtém e necessita de benefício previdenciário, por sonegação do empregador que não fez a sua parte.
De início vejo duas dificuldades no novo tipo de contratação. Se o INSS perder as informações que lhe serão prestadas, como poderão esses trabalhadores obterem seus direitos? A segunda é que a CTPS com anotação de contrato de trabalho reflete em outros direitos do empregado, como cidadão, tais como, obter financiamentos, aluguel de casa, prova de estar trabalhando, etc.. O contrato por escrito obrigatório vai substituir essas anotações, desde que o trabalhador guarde as cópias dos contratos.
É claro que se os Produtores passarem a não cumprir com suas obrigações, principalmente realizar a informação na GFIP, com o respectivo recolhimento junto ao INSS, o Poder Judiciário irá execrar a nova legislação, o que já fez com a norma que instituiu o trabalho das cooperativas de mão-de-obra, entendendo que quase todas eram fraudulentas.
Para que se tire da informalidade uma grande massa de trabalhadores todos deverão contribuir para que a nova legislação não seja mais uma daquelas que “é só para inglês ver”.

Miss Jacutinga participa de pré-seleção para o Miss MG 2009

A Miss Jacutinga, Érica Aparecida da Silva, 19, está em Divinópolis,MG, representando nossa cidade para a pré-seleção do disputado Miss Minas Gerais 2009.
O evento acontece neste sábado, dia 26. Entre todas as candidatas, 30 serão selecionadas para a grande final em Setembro.
Desejamos à candidata Érica muita sorte e sucesso!!!

RAPIDINHAS DA GAZETA

ESPORTES NA GAZETA

por JUANITO RODRIGUES

PAULISTÃO 2008
4ª RODADA

SÁBADO
16H- RIO BRANCO X GUARATINGUETÁ
18H10- PONTE PRETA X SÃO CAETANO
20H30- PALMEIRAS X MIRASSOL
DOMINGO
11H- PAULISTA X MARÍLIA
RIO CLARO X PORTUGUESA
16H- SÃO PAULO X CORINTHIANS
18H10- SERTÃOZINHO X JUVENTUS
GUARANI X BARUERI
SANTOS X BRAGANTINO
NOROESTE X ITUANO
5ª RORADA
DIA 29- 20H30: MIRASSOL X RIO PRETO
DIA 30- 16H: JUVENTUS X PORTUGUESA
19H30: PALMEIRAS X ITUANO
SÃO PAULO X SÃO CAETANO
BRAGANTINO X PONTE PRETA
GUARANI X MARÍLIA
21H45: SÃO PAULO X RIO CLARO
SERTÃOZINHO X CORINTHIANS
DIA 31- 19H30: GUARATINGUETÁ X PAULISTA
20H30: SANTOS X BARUERI

SÉRIE A 2
SÁBADO
16H: SANTO ANDRÉ X MONTE AZUL
2ª FEIRA
20H30: OESTE X MOGI MIRIM

SÉRIE A 3
DOMINGO
10H: ITAPIRENSE X LINENSE

FUTEBOL MINEIRO – 1ª RODADA
A bola rola nos gramados de Minas Gerais a partir deste final de semana. Serão 12 equipes lutando pelo título e mais uma vez Cruzeiro e Atlético são favoritos, seguidos pelo Ipatinga, que faz parte da primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2008.
Dia 27- 10H: RIO BRANCO X IPATINGA
16H: CRUZEIRO X UBERABA
DIA 28-10H: DEMOCRATA X ATLÉTICO
16H: VILA NOVA X ITUIUTABA
16H: GUARANI X SOCIAL
19H30: DEMOCRATA X TUPI

CAMPEONARO CARIOCA
SÁBADO
16H: AMÉRICA X VOLTA REDONDA
CARDOSO MOREIRA X BOAVISTA
18H10: VASCO X MESQUITA
20H30: FLUMINENSE X MACAÉ
DOMINGO
16H: BOTAFOGO X AMERICANO
CABOFRIENSE X FRIBURGUENSE
RESENDE X MADUREIRA
18H10: FLAMENGO X DUQUE DE CAXIAS

LOCAL
PANELA É CAMPEÃ EM PINHAL
A equipe da Panela já campeã nas categorias Adulto e Sênior de Futebol Society, em Pinhal. A competição contou com várias equipes de várias cidades da região. No adulto, a equipe sofreu apenas uma derrota e na categoria sênior, a equipe foi campeã invicta. O artilheiro Daurinho, juntamente com os seus companheiros, doaram o lindo troféu conquistado em Pinhal, ao esportista João Batista Scapin (João da Ótica), a entrega foi feita a semana no programa “Estância nos Esportes”, e o João ficou muito feliz e emocionado.

PANELA, DAURINHO E TADEUZINHO
A equipe da Panela já é campeã em conquistar troféus em Jacutinga e região. A disputa agora é pela liderança individual entre: Daurinho (palmeirense e tadeuzinho (corintiano). O Palmeiras já possui o título da segundona; O Coringão, com certeza, irá conquistar este ano. Resta saber quem possui mais troféus na galeria particular. O Tadeuzinho diz que tem 25; o Daurinho diz que tem uns 30. Essa disputa ainda promete muitas emoções. Tererê...

Pergunta
Qual será o resultado da partida São Paulo x Corinthians, neste domingo (27)?
Nadir Silveira: São Paulo, 2x0; Carlos Eduardo: São Paulo, 3x1; Michele Marques: Corinthians, 1x0; Ivonte Rodrigues: empate, 2x2; Antônio Augusto, Corinthians, 2x1; Patrícia dos santos: empate, 1x1; Marcos Roberto: São Paulo, 3x2; André Luís: São Paulo, 2x0.

EMPRESAS E IMPOSTOS

Colaboração:
ESCRITÓRIO CONTÁBIL JACUTINGA
JOSE ADALBERTO CAPARELLI CRC.MG 106.153
ANTONIO CESAR CAPARELLI CRC.MG. 40617

A contribuição sindical patronal que deve ser paga pelo empresário até o ultimo dia do Mês de Janeiro de cada ano , ou por ocasião da constituição da empresa , a favor do sindicato que representa sua categoria , é obrigatória para todas as empresas, de acordo com uma tabela que é baseada no capital da empresa , sendo a contribuição mínima no valor de R$ 118,36.
Os profissionais autônomos também estão obrigados a contribuir com a importância de R$ 59,18
No que tange a obrigatoriedade do recolhimento desta contribuição pelas empresas optantes pelo SIMPLES NACIONAL, cabe salientar de que a Receita Federal, através da Instrução Normativa SRF n. 355/2003 , artigo 5º, parágrafo 7º e instrução Normativa SRF n. 608/2006, artigo 5º paragrafo 8º dispõe que as empresas inscritas no SIMPLES estão dispensadas das contribuições instituídas pela União, dentre outras, expressamente a Contribuição Sindical Patronal.
Apesar de existir a dispensa expressa, ainda continua sendo questionável tal assunto, tendo em vista que após a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 8º está disposto que à união é vedado intervir em questões sindicais alegando desta forma os Sindicatos de que não é competência da Receita Federal dispor a respeito da contribuição sindica patronal.
A lei complementar n. 123/2006 que instituiu o simples, também não fixou expressamente que as empresas optantes pelo SIMPLES estariam dispensadas de efetuar tal recolhimento, uma vez que o artigo 13º parágrafo 3º da referida lei, dispõe claramente a respeito da contribuição destinada à terceiros/outras entidades, persistindo a dúvida sobre o assunto em tela.
Desta Forma, diante do exposto, tendo em vista que persiste a discussão a respeito do assunto, cabe salientar que a empresa pode vir a sofrer cobrança por parte dos sindicatos, cabendo aos empregadores adotarem o procedimento que entender cabível.

Eleição do Conselho Tutelar será neste sábado

Neste sábado, dia 26, na Escola Municipal Prof. Alfeu Duarte, acontecerá a eleição para a escolha (por voto) dos Conselheiros Tutelares de Jacutinga.
Tanto o processo pré-eleitoral quanto a eleição são de responsabilidade do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tem como presidente a professora Edna Maria Caparelli.
Terão direito a voto todos os eleitores de Jacutinga, portanto, é obrigatória a apresentação do título eleitoral. A eleição será realizada das 8 às 14 horas.
Vejamos abaixo a lista dos candidatos que passaram pelo teste de avaliação de conhecimentos sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) alcançando mais de 60% do valor da avaliação.
Nome e número do candidato.
Risete de Carvalho Nº 01;
Maria Aparecida Maximiniano Nº 02
Marilda Correia Leite Nº 03
Rita Valéria Venturini da Silva Nº 06
Andréia Tudisco Pieroni Nº 08
Maria José Vicentini Grossi Nº 10
Urias Januário Nº 18
Solange Mariotti Toledo Nº 19
Mariângela Bechara Nº 20
Nilson Romão Nº 21
Silvio Mendonça Bacci Nº 23
Maristela Vasconcelos Nº 25
Fica o convite para que os eleitores jacutinguenses compareçam e exerçam o direito do voto, uma vez que o Conselho Tutelar é de suma importância e tem ampla responsabilidade no que tange ao rumo da nossa sociedade, pois tem como finalidade amparar as nossas criança e adolescentes.

EDITORIAIS

Ano Eleitoral

Em outubro de 2008, os municípios brasileiros vão escolher seus prefeitos e vereadores.
Trata-se de uma oportunidade ímpar para que os eleitores façam uma análise dos prováveis candidatos a ocuparem as cadeiras do Executivo e Legislativo, assim como acompanhar mais de perto a dinâmica das alianças, acordos e manobras de partidos em busca da vitória eleitoral.
É de suma importância, também, que os cidadãos estudem os perfis dos possíveis candidatos e passem a refletir sobre suas condutas em meio à sociedade, uma vez que vivemos numa cidade interiorana. Porém, essa análise deve ser feita com seriedade, clareza e responsabilidade, não de forma leviana e irresponsável.
Lembremo-nos de que a cidade que queremos é reflexo dos nossos votos, ou seja, o voto é coisa séria e, talvez, o único instrumento de o cidadão se impor com respeito e dignidade.
Parece cedo para enfocarmos o assunto, mas não é. Os dias passam e já estaremos escolhendo os governantes de nossa cidade.


CONSELHO TUTELAR

Sempre vamos enfocar de que cada cidadão deve assumir a sua responsabilidade na sociedade em meio à sociedade.
Neste sábado, por exemplo, acontece a eleição dos Conselheiros Tutelares de Jacutinga e é de suma importância que você, pai/mãe, cidadão comum, compareçam na Escola Municipal Professor Alfeu Duarte e exerçam o seu direito de votar. Afinal de contas, não adianta atirar pedra, “tapar o sol com a peneira” ou simplesmente excluir da sociedade, crianças e adolescentes, que necessitam de auxílio social, ou na maioria das vezes, amparo legal, uma vez que existem casos de má conduta de muitos pais que agridem seus filhos, entre outras coisas que enojam o ser humano.
Entendemos que o Conselho Tutelar tem como finalidade amparar crianças, jovens e adolescentes, fazendo valer o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e buscar soluções junto aos poderes constituídos para cada caso em foco.
Não há que se falar em futuro se não cuidarmos como presente, ou melhor, do broto.

Triste realidade
Fonte: Folha On line
Segundo trabalho feito pela Secretaria Geral da Presidência da República com base na Pnad 2006 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE, dos 34 milhões jovens urbanos do país, 7,4 milhões tiveram de um a sete anos de estudo - período insuficiente para concluir o ciclo- e 813,2 mil são analfabetos.
No topo da lista de exclusão estão cinco Estados do Nordeste. O líder é Alagoas, com 46% dos jovens em uma dessas duas situações. Na outra ponta do ranking está São Paulo, com 15% de exclusão.

DATA VÊNIA

Eternos Aprendizes

Clélia Fonseca de Carvalho

Já disseram que eu gosto muito de aforismos. Gosto mesmo, pois ainda não encontrei nada que expresse tão bem uma situação ou um estado de coisas como um ditado bem criativo.
“Quanto mais se vive, mais se aprende”. É um ditado bastante popular, mas convenhamos, é também de uma verdade inconteste: Mais vivemos, mais aprendemos e mais temos que aprender...
Somos eternos aprendizes e passamos nossas vidas entre acertos e erros, mas sempre aprendendo.
Para os observadores, os curiosos, a busca pelo “saber fazer” não termina nunca. Já reparou que todas as vezes que achamos que sabemos bem uma determinada coisa, encontramos alguém que a sabe melhor que nós? Sem esse espírito curioso e aventureiro, o ser humano ainda estaria na idade da pedra lascada. O saber vai sendo transmitido, e acrescido, de geração á geração e não adianta o quanto sabemos, temos sempre alguma coisa, ou muitas, para aprender.
Há coisas que aprendemos num determinado momento de nossas vidas que não há dinheiro que pague, e a lembrança de quem as ensinou, ninguém apaga. (aqui começa a hora da saudade, rsrsr).
Na década de 40, quando eu tinha de oito pra nove anos resolvi que queria ser cabeleireira e, como levava jeito, procurei alguém que pudesse me ensinar a gostosa arte de tornar as mulheres mais belas. Descobri uma moça que era conhecida, carinhosamente, por “Neguinha”, filha do Manuel soldado (como ele era conhecido). Então passei a ir á sua casa três vezes por semana para aprender essa arte. Naquele tempo não havia as facilidades de hoje: Não havia bobies, nem spray, nem chapinhas, nem escovas modeladoras, nada. Tudo era feito só com a habilidade, e a arte de fazer os famosos “cachinhos”, enrolando os cabelos apenas com os dedos e o cabo do pente requeriam muita paciência e destreza. “Como professora, Neguinha era perfeccionista e não dava moleza: “Enrole bem as pontas”; “Não ponha muita ramona rs (grampos, minha gente), por cima dos cachos para não ficar marcados”;” Deixe secar bem antes de pentear”, etc.
Aos sete anos e com esse aprendizado, eu atendia várias clientes, em suas casas e até aprontava noivas, penteando e fazendo maquilagem. Uma dessas noivas foi a Durvalina Moliani, uma freguesa muito querida. Ela vinha da roça e me chamava na casa da Dita do Dante, sua tia, para penteá-la e, quando foi para se casar, dei o melhor de mim e ela ficou linda, como todas as noivas...
Dona Judite Gobbo também foi minha freguesa. Todos os sábados ela me pagava um dinheirinho para fazer-lhe os cachinhos, que iria soltar no outro dia, para ir à missa do domingo ( lembrem-se que naquele tempo ainda não havia secador).
Lembro-me, também, com muito carinho, de outra professora, Olívia Grassi e de seus ensinamentos sobre como fazer tricô de quatro agulhas. Nas décadas de 40, 50 e 60 esse tipo de artesanato fazia muito sucesso entre os compradores e, muita gente ganhava a vida fazendo ou apenas revendendo esses trabalhos. Fui uma dessas pessoas beneficiadas porque o que fazia conseguia revender e comprar material escolar, quando estudava no ginásio Santo Antônio. Olívia nunca comprou pelas aulas e foi sempre muito paciente comigo. Onde estiver, Dona Olívia, minhas saudades e gratidão.
E, completando essa hora da saudade, não poderia deixar de falar de minha querida irmã, Lola, e de suas aulas de corte e costura que foram, e continuam sendo, de grande valia para mim porque, com elas sempre me embrenho, sem medo, nos meandros das tesouras, linhas e agulhas.Obrigada, mana!
Como disse, continuo vivendo e aprendendo todos os dias e, a cada momento, um mestre anônimo está me ensinando algo. Que Deus abençoe essas pessoas!

Carnaval começa no próximo sábado

Imigrantes será tomada pelos foliões

No próximo sábado, dia 2, começa a maior festa popular brasileira: O Carnaval!
Em Jacutinga, a festa será realizada na Avenida dos Imigrantes. Será 4 noites de muita folia e 2 matinês para a criançada se divertir.
A alegria geral será comandada pela vibrante Banda Prisma, que interpretará desde as tradicionais marchinhas ao que rola de melhor no axé baiano.
Nas noites de sábado e terça-feira (dia 5), a Escola de Samba “Unidos de Jacutinga”, vai sacudir a avenida, puxada pelo músico jacutinguense Celso Ariza, que compões o samba-enredo “Jacutinga em Aquarela”.
Na noite de segunda haverá desfile da Escola de Samba “Mocidade Alegre” de Espírito santo do Pinhal.
A expectativa é de que o público compareça em grande número e continue fazendo do Carnaval de Jacutinga o melhor da região.

BRASIL RADAR

Lobos e Cordeiros

Não sei se justa ou injustamente, nas lendas, histórias infantis, etc., o lobo é sinônimo do mal e o cordeiro do bem, da inocência. Já se disse até que dentro de cada um de nós convivem os dois, manifesta-se mais aquele que mais alimentamos.
Nossa vida política está repleta de lobos, e nós, contribuintes e pseudo-cidadãos, ficamos com o papel de cordeiros. E quando alguém vai viver no mundo dos lobos, ou se transforma em um deles ou tem muita dificuldade de adaptar-se, fica meio sem “turma”, pode ser devorado pelos lobos. E o “transformar-se em lobo” confirma o que dissemos anteriormente: ambos convivem dentro de nós, alimentamos, damos espaço em nossa vida, àquele que quisermos.
Nossa reflexão inicial nos faz chegar até a recente nomeação do ministro Lobão, que poderia ser apenas mais uma na longa fila dos empossados, mas ficou diferente com a fala do Presidente Lula. Lula fez uma contundente defesa do Ministro empossado, como exemplo de político para o Brasil. Nem que se descubra que Lula foi o idealizador do mensalão, sua biografia ficará pior do que a defesa que o Presidente faz de gente que ele passou a vida inteira criticando.
Somos obrigados a desconfiar, frente a esta palavra, se o Presidente está agindo com o pragmatismo de seus antecessores, que , obrigados a conviver com essa gente, passaram a elogia-los, ou se o Presidente realmente pensa que coronéis com o ex-Presidente Sarney e seu capatazes como o agora Ministro Lobão são “gente boa”.
Se a primeira alternativa pode ter alguma justificativa, a segunda se apresenta como uma grande decepção.
Mais decepcionado ficamos quando constatamos que o Lobão filho, que assume o lugar do pai como suplente sem ter tido um voto sequer (parece monarquia, mas é comum no Senado, o Senador Antônio Carlos Magalhães, que faleceu recentemente, também deixou a vaga para o filho), está perfeitamente adaptado ao ambiente que vai passar a frequentar, afinal o Senado está repleto de lobos.
E ainda tem mais, a mãe do novo Senador e mulher do novo Ministro também tem cargo, é deputada federal. A família se muda para Brasília com todos eleitos.
O povo brasileiro tem fama de ordeiro e trabalhador, pacífico, muito próximo da imagem de cordeiro. Mas cordeiros votam em lobos? Sim dois grupos de cordeiros votam em lobos. Primeiramente os que já se transformaram em lobos internamente, conservando apenas a aparência dos cordeiros, aparência enganadora e facilmente revelada, bastando a observação dos hábitos, o mais fácil dos observáveis é o hábito de comer cordeiros. O outro grupo é o dos cordeiros cegos, que por um motivo ou outro não conseguem ver, apesar de olhos abertos.
Em resumo, meia dúzia de lobos fazendo o que quer com uma população inteira de cordeiros. O que fazer?
Abrir os olhos de quem está cego e aprender a reconhecer os lobos, não pela sua aparência, pela sua propaganda, mas pelos seus hábitos.

Pensamentos
A dor
“Como aliviar a dor do que não foi vivido? Se iludindo menos e vivendo mais!
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.
A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.” (autor desconhecido)

O saber
“O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes”

Cora Coralina
A Solidariedade
“Pegue seu sorriso e presenteie a quem nunca teve um.
Descubra uma fonte e banhe quem vive na lama.
Use sua valentia e dê força e ânimo a quem não sabe lutar.
Tenha esperança e viva em sua luz.
Descubra o amor e passe a conhecer o mundo.
Pegue um raio de sol e faça-o brilhar onde reina a escuridão.
Pegue uma lágrima e ponha-a no rosto de quem nunca chorou.
Descubra a vida e ensine-a a quem não sabe entendê-la.
Pegue a sua bondade e dê-a a quem não sabe dar!”
Mahatma Gandhi

Bairro Belo Horizonte é inaugurado e casas populares são entregues às famílias

Na tarde de sexta-feira passada, dia 18, foi inaugurado o Conjunto Habitacional Belo Horizonte e as 50 famílias contempladas, enfim, receberam as chaves de suas residências.
O bairro foi concretizado pela Prefeitura Municipal e a construção das casas foi feita pela COHAB/MG, em convênio estabelecido com o Município.
A cerimônia de inauguração e entrega das casas contou com a presença do Prefeito Municipal Darci de Morais Cardoso, Secretários Municipais, ex-Secretários, lideranças políticas locais, dos Vereadores Vera Perugini, Ronaldo Vasconcelos, Hildo Grassi e Luiz Carlos Crivelaro; e ainda, do Presidente da COHAB/MG, Teodoro Alves Lamounier (representante do Governador Aécio Neves), diretores da COHAB/MG José Antônio Cintra e Eduardo Braz, e do Deputado Estadual Dalmo Ribeiro Silva.
Após o descerramento da placa inaugural, as autoridades presentes dirigiram-se ao palanque, onde fizeram uso da palavra e, em seguida, entregaram as 50 chaves das casas às famílias contempladas.
O advogado Hildo Legatti fez um agradecimento em nome das famílias que tiveram seus nomes lembrados nas ruas do novo bairro.
O vice-prefeito Enivaldo Fernandes de Andrade falou sobre a importância do novo bairro, em especial às famílias que deixarão de pagar aluguel e contar com um lar próprio; enalteceu o empenho da Administração Municipal e a dedicação do Presidente da COHAB e do Deputado Dalmo para concretização das casas populares. Por fim, agradeceu os funcionários da prefeitura que trabalharam na construção do Bairro Belo Horizonte.
Em entrevista a nossa reportagem, o Deputado Estadual Dalmo Ribeiro, definiu a entrega das casas populares como uma missão cumprida. “Missão cumprida e, com certeza, haverá um outro compromisso. Levamos ao presidente da COHAB, Teodoro Lamounier, que Jacutinga precisa de mais casas populares e este é o compromisso da atual administração. Estamos muito felizes, pois essa é uma resposta do nosso Governador Aécio Neves em oferecer à Jacutinga o maior número de residências. Com a entrega desse belo conjunto habitacional estamos mais incentivados para postularmos a construção de um novo conjunto. A casa representa a dignidade do lar e alegria da família, como estamos acompanhando nessa bonita festa da família de Jacutinga”, falou Dalmo.
O presidente da COHAB, Teodoro Lamounier, em seu discurso, falou sobre a importância de as famílias terem uma casa para morar. Ressaltou que a entrega das casas populares em Jacutinga faz parte do Programa Estadual Lares Geraes. “A casa não é apenas um abrigo contra as intempéries, é condição inicial para que cada família crie seus filhos com dignidade e respeito. Essas casas podem ser ampliadas de acordo com a possibilidade de cada um. É válido ressaltar que o governo constrói as casa e as entregam com as chaves e vocês, pessoas contempladas, constroem os lares”, falou Lamounier.
O prefeito municipal, Darci Cardoso, resumiu a entrega das casas como um sonho realizado. Após a cerimônia, o prefeito falou a nossa reportagem. “Foi uma proposta de campanha. Realizamos um sonho dessas famílias e um sonho meu. Todos sabem que tivemos muito trabalho, por parte da Câmara Municipal, para aprovação e entrega dessas casas, mas posso dizer que teve um gosto melhor. Esse bairro vai se transformar numa só família. Estamos muito satisfeitos com a realização desse sonho. Sorteamos cem pessoas, dentro da maior normalidade, e a COHAB selecionou as 50 famílias. A nossa preocupação é emprego e moradia, no entanto, estamos trazendo empresas para cidade e estamos preocupados com a moradia do nosso povo”, falou Darci Cardoso.
Após a entrega das chaves das casas (feitas pelo presidente da COHAB, prefeito, vice-prefeito, deputado Dalmo, secretários e por Luciano Ferreira, assessor do Deputado Federal Miguel Martini), foi servido um delicioso churrasco e refrigerante, ofertados por empresários locais.

Bairro Belo Horizonte é inaugurado e casas populares são entregues às famílias

Na tarde de sexta-feira passada, dia 18, foi inaugurado o Conjunto Habitacional Belo Horizonte e as 50 famílias contempladas, enfim, receberam as chaves de suas residências.
O bairro foi concretizado pela Prefeitura Municipal e a construção das casas foi feita pela COHAB/MG, em convênio estabelecido com o Município.
A cerimônia de inauguração e entrega das casas contou com a presença do Prefeito Municipal Darci de Morais Cardoso, Secretários Municipais, ex-Secretários, lideranças políticas locais, dos Vereadores Vera Perugini, Ronaldo Vasconcelos, Hildo Grassi e Luiz Carlos Crivelaro; e ainda, do Presidente da COHAB/MG, Teodoro Alves Lamounier (representante do Governador Aécio Neves), diretores da COHAB/MG José Antônio Cintra e Eduardo Braz, e do Deputado Estadual Dalmo Ribeiro Silva.
Após o descerramento da placa inaugural, as autoridades presentes dirigiram-se ao palanque, onde fizeram uso da palavra e, em seguida, entregaram as 50 chaves das casas às famílias contempladas.
O advogado Hildo Legatti fez um agradecimento em nome das famílias que tiveram seus nomes lembrados nas ruas do novo bairro.
O vice-prefeito Enivaldo Fernandes de Andrade falou sobre a importância do novo bairro, em especial às famílias que deixarão de pagar aluguel e contar com um lar próprio; enalteceu o empenho da Administração Municipal e a dedicação do Presidente da COHAB e do Deputado Dalmo para concretização das casas populares. Por fim, agradeceu os funcionários da prefeitura que trabalharam na construção do Bairro Belo Horizonte.
Em entrevista a nossa reportagem, o Deputado Estadual Dalmo Ribeiro, definiu a entrega das casas populares como uma missão cumprida. “Missão cumprida e, com certeza, haverá um outro compromisso. Levamos ao presidente da COHAB, Teodoro Lamounier, que Jacutinga precisa de mais casas populares e este é o compromisso da atual administração. Estamos muito felizes, pois essa é uma resposta do nosso Governador Aécio Neves em oferecer à Jacutinga o maior número de residências. Com a entrega desse belo conjunto habitacional estamos mais incentivados para postularmos a construção de um novo conjunto. A casa representa a dignidade do lar e alegria da família, como estamos acompanhando nessa bonita festa da família de Jacutinga”, falou Dalmo.
O presidente da COHAB, Teodoro Lamounier, em seu discurso, falou sobre a importância de as famílias terem uma casa para morar. Ressaltou que a entrega das casas populares em Jacutinga faz parte do Programa Estadual Lares Geraes. “A casa não é apenas um abrigo contra as intempéries, é condição inicial para que cada família crie seus filhos com dignidade e respeito. Essas casas podem ser ampliadas de acordo com a possibilidade de cada um. É válido ressaltar que o governo constrói as casa e as entregam com as chaves e vocês, pessoas contempladas, constroem os lares”, falou Lamounier.
O prefeito municipal, Darci Cardoso, resumiu a entrega das casas como um sonho realizado. Após a cerimônia, o prefeito falou a nossa reportagem. “Foi uma proposta de campanha. Realizamos um sonho dessas famílias e um sonho meu. Todos sabem que tivemos muito trabalho, por parte da Câmara Municipal, para aprovação e entrega dessas casas, mas posso dizer que teve um gosto melhor. Esse bairro vai se transformar numa só família. Estamos muito satisfeitos com a realização desse sonho. Sorteamos cem pessoas, dentro da maior normalidade, e a COHAB selecionou as 50 famílias. A nossa preocupação é emprego e moradia, no entanto, estamos trazendo empresas para cidade e estamos preocupados com a moradia do nosso povo”, falou Darci Cardoso.
Após a entrega das chaves das casas (feitas pelo presidente da COHAB, prefeito, vice-prefeito, deputado Dalmo, secretários e por Luciano Ferreira, assessor do Deputado Federal Miguel Martini), foi servido um delicioso churrasco e refrigerante, ofertados por empresários locais.

Bairro Belo Horizonte é inaugurado e casas populares são entregues às famílias

Na tarde de sexta-feira passada, dia 18, foi inaugurado o Conjunto Habitacional Belo Horizonte e as 50 famílias contempladas, enfim, receberam as chaves de suas residências.
O bairro foi concretizado pela Prefeitura Municipal e a construção das casas foi feita pela COHAB/MG, em convênio estabelecido com o Município.
A cerimônia de inauguração e entrega das casas contou com a presença do Prefeito Municipal Darci de Morais Cardoso, Secretários Municipais, ex-Secretários, lideranças políticas locais, dos Vereadores Vera Perugini, Ronaldo Vasconcelos, Hildo Grassi e Luiz Carlos Crivelaro; e ainda, do Presidente da COHAB/MG, Teodoro Alves Lamounier (representante do Governador Aécio Neves), diretores da COHAB/MG José Antônio Cintra e Eduardo Braz, e do Deputado Estadual Dalmo Ribeiro Silva.
Após o descerramento da placa inaugural, as autoridades presentes dirigiram-se ao palanque, onde fizeram uso da palavra e, em seguida, entregaram as 50 chaves das casas às famílias contempladas.
O advogado Hildo Legatti fez um agradecimento em nome das famílias que tiveram seus nomes lembrados nas ruas do novo bairro.
O vice-prefeito Enivaldo Fernandes de Andrade falou sobre a importância do novo bairro, em especial às famílias que deixarão de pagar aluguel e contar com um lar próprio; enalteceu o empenho da Administração Municipal e a dedicação do Presidente da COHAB e do Deputado Dalmo para concretização das casas populares. Por fim, agradeceu os funcionários da prefeitura que trabalharam na construção do Bairro Belo Horizonte.
Em entrevista a nossa reportagem, o Deputado Estadual Dalmo Ribeiro, definiu a entrega das casas populares como uma missão cumprida. “Missão cumprida e, com certeza, haverá um outro compromisso. Levamos ao presidente da COHAB, Teodoro Lamounier, que Jacutinga precisa de mais casas populares e este é o compromisso da atual administração. Estamos muito felizes, pois essa é uma resposta do nosso Governador Aécio Neves em oferecer à Jacutinga o maior número de residências. Com a entrega desse belo conjunto habitacional estamos mais incentivados para postularmos a construção de um novo conjunto. A casa representa a dignidade do lar e alegria da família, como estamos acompanhando nessa bonita festa da família de Jacutinga”, falou Dalmo.
O presidente da COHAB, Teodoro Lamounier, em seu discurso, falou sobre a importância de as famílias terem uma casa para morar. Ressaltou que a entrega das casas populares em Jacutinga faz parte do Programa Estadual Lares Geraes. “A casa não é apenas um abrigo contra as intempéries, é condição inicial para que cada família crie seus filhos com dignidade e respeito. Essas casas podem ser ampliadas de acordo com a possibilidade de cada um. É válido ressaltar que o governo constrói as casa e as entregam com as chaves e vocês, pessoas contempladas, constroem os lares”, falou Lamounier.
O prefeito municipal, Darci Cardoso, resumiu a entrega das casas como um sonho realizado. Após a cerimônia, o prefeito falou a nossa reportagem. “Foi uma proposta de campanha. Realizamos um sonho dessas famílias e um sonho meu. Todos sabem que tivemos muito trabalho, por parte da Câmara Municipal, para aprovação e entrega dessas casas, mas posso dizer que teve um gosto melhor. Esse bairro vai se transformar numa só família. Estamos muito satisfeitos com a realização desse sonho. Sorteamos cem pessoas, dentro da maior normalidade, e a COHAB selecionou as 50 famílias. A nossa preocupação é emprego e moradia, no entanto, estamos trazendo empresas para cidade e estamos preocupados com a moradia do nosso povo”, falou Darci Cardoso.
Após a entrega das chaves das casas (feitas pelo presidente da COHAB, prefeito, vice-prefeito, deputado Dalmo, secretários e por Luciano Ferreira, assessor do Deputado Federal Miguel Martini), foi servido um delicioso churrasco e refrigerante, ofertados por empresários locais.

PARÓQUIA EM FOCO

ESCOLHE POIS A VIDA
A CF, desde que foi criada em 1964, tem refletido sobre a VIDA em todas as suas dimensões. Neste tempo Quaresmal a Igreja Católica convida seus fiéis para a conversão e mudança de VIDA em vista da grande festa da Ressurreição, a Páscoa.
Todas as Campanhas têm como proposta assumir a VIDA sob vários aspectos, duas delas colocaram especialmente este assunto como tema: 1974 – Reconstruir a VIDA e 1984 – Fraternidade e Vida. Em outros anos também aparece em destaque a palavra VIDA. Vamos relembrar, entre outras, duas mais próximas de nós, 2004 – Água fonte de VIDA e 2007 - VIDA e missão neste chão.
Em 2008 a Igreja propõe que continuemos com a reflexão sobre a VIDA, tendo como tema: Fraternidade e defesa da VIDA e o lema, Escolhe, pois a VIDA (Dt 30,19). Ela expressa a preocupação com a VIDA humana, desde a concepção até a morte: que se encontra ameaçada desde o seu início por causa do aborto, que já vai se tornando algo normal e defendido por uma parte da sociedade, assim como a eutanásia, que é o homicídio direto e deliberado de um ser humano.
Vivemos entre duas culturas, a cultura da morte e a cultura da VIDA. “Busca-se apenas o próprio êxito e a própria autonomia individualista, as pessoas têm dificuldade de olhar para o outro, de cultivar o afeto e a solidariedade. Por isso, o individualismo também é uma marca do nosso tempo e se aprofunda a cada dia, até mesmo nos meios familiares e eclesias. No contexto das relações afetivas, o individualismo vai minando a capacidade de doação ao outro e compromete as relações familiares, a amizade e a VIDA comunitária. No contexto da VIDA pública, ele reduz a participação político-social, pois relativiza a importância do bem comum como principio ético, além de deixar de lado a preocupação com o sofrimento humano, tornando o coração insensível e incapaz de exercer a caridade”. (Manual da CF 2008 Nº 33, pág 39).
Conscientes que somos, do valor que tem a VIDA humana, imagem e semelhança de Deus, sabemos que ela se encontra ameaçada, daí a necessidade de nos colocarmos abertos(as) as ações do DEUS DA VIDA, que nos convida a conversão e para arregaçarmos as mangas para defendê-la, onde quer que ela esteja ameaçada, construindo juntos, com gestos concretos uma cultura de VIDA para todos.
Irmã Maura Aparecida de Abreu



AGENDA DA SEMANA

Sábado, dia 26 de janeiro
19h30 – Missa na Igreja Matriz

Domingo, dia 27 de janeiro
8h – Missa na Comunidade São Francisco
10h – Missa com crianças na Igreja Matriz
18h – Missa na comunidade São Judas Tadeu
19h30 – Missa na Igreja Matriz

Quarta-feira, dia 29 de janeiro
11h15 - Missa na Igreja Matriz

Quinta-feira, dia 31 de janeiro
14h – Missa na Capela do Asilo

Sexta-feira, dia 1º de fevereiro
15h – Exposição do Santíssimo e adoração
19h – Benção do Santíssimo e Missa na Igreja Matriz

Sábado, dia 2 de fevereiro
19h30 – Missa na Igreja Matriz

COMUNICADOS

- A Escola Bíblico-Teológica será reestruturada e acontecerá às quartas-feiras, com um módulo por mês, sendo estes ministrados pelos padres do Setor Mogi e outros. As inscrições estão abertas na secretaria Paroquial no horário de expediente que já está funcionando das 8 às 17h.

- ENCONTRO DE NOIVOS, 16 e 17 de Fevereiro
Inscrições abertas, falar com Claubene ou José Norberto, na Malharia Tricobella

A Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe está pedindo a doação de 3 vitrais que ainda faltam para a Igreja. Os interessados em colaborar entrar em contato com a secretaria paroquial ou a Coordenação da Comunidade Guadalupe

Encontro Paroquial, domingo dia 10 de fevereiro às 13h30, no Santuário

PROGRAMAÇÃO DE MISSAS NAS COMUNIDADES RURAIS E URBANAS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2008

COMUNIDADES
FEVEREIRO
REGIÃO 01

ALBERTINA
TODO SÁBADO ÀS 19H30
SANTA CLARA
SÁBADO DIA 23
ESPÍRITO SANTO
SÁBADO DIA 02
ABERTÃO CIMA
SÁBADO DIA 09
REGIÃO 02

SÃO JUDAS
TODO DOMINGO ÀS 18H
MONS. DUTRA
TERÇA-FEIRA DIA 19
SANTA ROSA
TERÇA-FEIRA DIA 26
STECCA
QUARTA-FEIRA DIA 20
REGIÃO 03

SANTA CRUZ
SEXTA-FEIRA DIA 15
VIEIRA
SEXTA-FEIRA DIA 22
BOM CONSELHO
SÁBADO DIA 02 E 16
REGIÃO 04

SÃO FRANCISCO
DOMINGO DIA 10 E 16
FAZ. ADOLFO
TERÇA-FEIRA DIA 19
STA. TEREZINHA
QUINTA-FEIRA DIA 07
SANTUÁRIO
DOMINGO DIA 03 E 17
REGIÃO 05

GUADALUPE
DOMINGO DIA 17
SÃO BENEDITO
DOMINGO DIA 10
VILA NAZARÉ
DOMINGO DIA 24
CÉSAR MATILE
QUARTA-FEIRA DIA 27
LABEGALINI
QUARTA-FEIRA DIA 20
REGIÃO 07

BOM CAFÉ
QUINTA-FEIRA DIA 14
SAPUCAÍ NOVO
SEXTA-FEIRA DIA 15
SAPUCAÍ VELHO
DOMINGO DIA 03
REGIÃO 08

SERRA MORENA
SEXTA- DIA 01
FUBÁ
QUINTA-FEIRA DIA 21
APARECIDINHA
SEXTA-FEIRA DIA 22
REGIÃO 09

MACHADO BAIXO
QUARTA-FEIRA DIA 27
MACHADO CIMA
TERÇA-FEIRA DIA 12
SÃO LUIZ
SÁBADO DIA 9 E 23
REGIÃO 10

RIBEIRO
TERÇA-FEIRA DIA 26
CROCHIQUIA
SEXTA-FEIRA DIA 01
REGIÃO 11

S. S. ROBERTOS
QUINTA-FEIRA DIA 07 E DOMINGO DIA 24
MISSA NA MATRIZ
TODO SÁBADO ÀS 19H30
TODO DOMINGO ÁS 10H E AS 19H30
*********
QUARTA-FEIRA DIA 13 – 19H30 – MISSA EM LOUVOR A SANTO ANTÔNIO, AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 137 ANOS DA PARÓQUIA E AULA INAUGURAL DA ESCOLA BÍBLICO-TEOLÓGICA
– REGIÃO RESPONSÁVEL = 09
*********
DIA 18 – MISSA EM LOUVOR A MÃE RAINHA COM PRESENÇA DAS CAPELINHAS –
REGIÃO RESPONSÁVEL – 05
**********


PROCLAMAS

COM FAVOR DE DEUS, SEGUNDO O CÂNON 1067, QUEREM CASAR-SE:

DANIEL FERRADOZA E TATIANE CAVACINI
Ele, solteiro, filho de Daniel Ferradoza e de Célia Maria de Melo Ferradoza
Ela, solteira, filha de Marcos Cavacini e de Cleuza Lopes Pereira Cavacini

PÉRCIO LUCIANO LODI E THAÍS MARIA RAMALHO
Ele, solteiro, filho de Elton Lodi e de Maria de Lourdes Schiavon Lodi
Ela, solteira, filha de Cleide Miguel Ramalho e de Maria Bernadete dos Santos Ramalho

QUEM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO ESTÁ OBRIGADO, CONFORME O CÂNON 1069 DO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO, A DENUNCIÁ-LO À AUTORIDADE ECLESIÁSTICA