segunda-feira, 31 de março de 2008

Soltura de peixes no rio Mogi

Na tarde de quinta-feira p.p., dia 27, ao fundo do sítio do Edson “Taguá”, localizado no bairro Canelão, na presença de alunos das escolas municipais, do Secretário Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento Roosevelt Rodrigues e sua equipe, e do Prefeito Municipal Darci Cardoso, a CEMIG, fez a soltura de 8 mil peixes no rio Mogi Guaçu (sendo 5 mil curimbas e 3 mil piranjubas).
E ainda, foram soltos 30 piranjubas em tamanha propício para a pesca, todas identificadas pela CEMIG, para que quem pescar se identifique na empresa para receber um prêmio. O intuito é descobrir a pesagem, o tamanho e a localidade do rio em que o peixe foi pescado.Segundo o secretário Roosevelt, a soltura de peixe no rio Mogi é fruto de uma parceria entre a sua Secretaria e a CEMIG.

Show beneficente em prol à APAE

Dos dias 18 a 20 de abril próximos, a APAE-Jacutinga promoverá no Parque de Exposições Benedicto Portugal Rennó, um megaevento cuja renda será revertida à entidade.
Serão três noites de muita festa com os seguintes shows:
Dia 18, sensacional show com a dupla Denis & Denílson;
No dia 19, a festa continua no embalo da Banda Axé Blond;
E no domingo, será a vez da dupla Guto & Nando interpretar belas canções românticas-sertanejas.
O pacote antecipado está sendo vendido a R$ 20,00 nos seguintes pontos: Supermercado bom Jesus, Supermercado Arco Íris, Supermercado Antonelli, supermercado União, Caixa Econômica Federal, O Boticário, Tim Celulares, A Mobilar, Casa da Pimenta e Ele Ela Cosméticos. Participe!

SERTANÓPOLIS: Dias Inesquecíveis!

Marcelo de Paula

De 12 a 16 p.p., os amigos João da Pinta, João Francisco, José Francisco, Geraldo Pieroni e eu, estivemos em Sertanópolis, norte do Paraná. Lá, fomos muito bem recebidos e hospedados pelo casal Mário Rafaeli e Dona Maria Almeida Rafaeli (irmã do João da Pinta) e, respectiva família, ou seja, pelos filhos Tadeu e Fátima. E ainda contamos com a presença amiga da filha Maria José e seu esposo Antônio, que residem em Londrina, e foram para Sertanópolis passar um dia conosco.
Por mais que tentasse, seria difícil descrever, os dias felizes que passamos por lá, desde as pescarias no rio Tibagi, a deliciosa comida, a acomodação, o tratamento respeitoso e, principalmente, o calor humano da família Rafaeli. Em Sertanópolis, revimos grandes amigos (foi a segunda vez que estive lá) e fizemos tantas outras amizades, que ficarão guardadas nos corações da comitiva jacutinguense.
Não me atrevo a enumerar as pessoas amigas de lá para não cair no risco de esquecer de mencionar alguém.
É válido ressaltar que o Sr. Mário e a Dona “Mariinha” são nossos conterrâneos e residem em Sertanópolis há 56 anos e são muito respeitados e influentes naquela rica e promissora cidade, onde se cultiva, atualmente, muita soja e milho, além de ser banhada pelo grande rio Tibagi, que faz entroncamento com o rio Paranapanema.
Em Sertanópolis, vivemos dias inesquecíveis. Agradecemos a acolhida dos amigos Mário Rafaeli e “Mariinha” e rogamos a Deus que abençoe sempre aquele lar, que foi construído com muito amor, que é repartido com todos os que lá chegam.

SEMANA SANTA EM JACUTINGA

De 16 a 23 p.p., a Comunidade católica de Jacutinga vivenciou mais uma SEMANA SANTA, ocasião em que demonstrou muita fé e participação nas celebrações programadas pela Paróquia de Santo Antônio.
Os paroquianos se fizeram presentes em várias celebrações e fizeram das mesmas um ápice da fé e religiosidade, como presenciamos nas celebrações e caminhadas pelas ruas da cidade, missas, procissões, confissões e outros acontecimentos.Entendemos que os momentos fortes de expressão de fé foram às realizações da Missa de Lava-pés (realizada na quinta-feira, 20), Encenação da Paixão de Jesus pelo Grupo JUJA, realizada na noite de sexta-feira, dia 21, seguida pela Procissão do Enterro, que percorreu várias ruas da cidade e contou com a participação de milhares de pessoas.

REJ PARTICIPA DO PRÊMIO “PERSONALIDADE DE VENDAS”

O Presidente da VALE, Roger Agnelli, recebeu na última terça-feira, dia 25, em São Paulo, SP, o prêmio "PERSONALIDADE DE VENDAS", criado em 1962, concedido pela ADVB - (ASSOCIAÇÃO DOS DIRIGENTES DE VENDAS E MARKETING DO BRASIL).
O evento aconteceu no Clube Monte Líbano, onde foi servido coquetel e almoço aos convidados.
No mesmo evento, outros empresários foram agraciados. São eles: Mário Antônio Pacheco Fernandes, Antônio Carlos Romanoski (Sundow Motos), Ivan Zurita (Nestlè), Samuel klein (Casas Bahia), Abílio Diniz (Grupo Pão de Açucar), entre outros. A VALE, hoje, é considerada a empresa aberta mais lucrativa do país. Foi privatizada em 7 de maio de 1997 e suas ações is lucrativa moço a começa na eduç NA CASA DA CRIANÇAsão negociadas na Bolsa de Valores em São Paulo e Nova York, Estados Unidos. A VALE projeta empregar 62 mil novos funcionários até o ano de 2012. a
A Rádio Estância de Jacutinga foi convidada a participar do evento e se fez presente com o repórter Paulo César Crivelaro e assessor de comunicação Marcelo Maranhão, que frisou a participação da emissora em eventos de importância nacional e internacional, tem dois objetivos: informar os nossos munícipes e ouvintes da emissora e, ao mesmo tempo, divulgar a nossa estância hidromineral.

Piloto jacutinguense vai disputar o Dirt Action de Motocross

Neste final de semana, o piloto jacutinguense Clayton Grassi, 25, iniciará sua participação do Campeonato Amador de Dirt Action de Motocross, mais importante e conceituada competição do país.
A primeira etapa será realizada no domingo, dia 30, na cidade paulista de Atibaia.
Nossa reportagem foi conferir junto ao Clayton como estão os preparativos para seu retorno em competições oficiais, uma vez que há mais de um ano e meio não participa de provas nessa modalidade.
“Há mais de um ano e meio não participo de campeonatos oficiais. Mas, tenho participado de algumas competições isoladas. Acontece que a paixão por esse esporte fez com que voltasse às competições oficiais. Essa competição é uma das mais importantes do país no motocross, inclusive, é promovida e organizada pela revista Dirt Action. Estou treinando forte para a competição e vou me empenhar ao máximo para brigar pelo título da categoria intermediária de 250 cilindradas”, falou Clayton Grassi.
Clayton é irmão do campeão nacional de Cross Contry de 2006, Gledson, que, atualmente, recupera-se de uma lesão no joelho.
Como vemos, os irmãos Grassi são apaixonados por motos e, melhor ainda, sempre fazem bonito nas competições de que participam, elevando o nome de Jacutinga.
Boa sorte, Clayton!

Páscoa na Creche “Maria José Legatti Rodrigues”

Na quinta-feira, dia 20 de março p.p., na Creche Municipal Maria José Legatti Rodrigues, que atende 50 crianças de 4 meses a 3,5 anos de idade, aconteceu a comemoração da Páscoa, ocasião em que as crianças receberam ovos de chocolate e fizeram uma verdadeira festa.
A festinha foi organizada pela coordenadora Larissa Grisolia Stecca.

Mundo da Música

Elis Regina nasceu na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, onde começou a carreira como cantora aos onze anos de idade em um programa de rádio para crianças chamado O Clube do Guri, na Rádio Farroupilha, apresentado por Ari Rego. Sobre o começo da carreira de Elis e a disputa entre quem de fato a lançou, o produtor Walter Silva disse à Folha de S. Paulo [1]: "Poucas pessoas sabem quem realmente descobriu Elis. Foi um vendedor da gravadora Continental chamado Wilson Rodrigues Poso, que a ouviu cantando menina, aos quinze anos, em Porto Alegre. Ele sugeriu à Continental que a contratasse, e em 1962 saiu o disco dela. Levei Elis ao meu programa, fui o primeiro a tocar seu disco no rádio. Naquele dia eu disse: Menina, você vai ser a maior cantora do Brasil. Está gravado.”
Durante os anos 70, aprimorou constantemente a técnica e domínio vocal, registrando em discos de grande qualidade técnica parte do melhor da sua geração de músicos.
Patrocinado pela Philips na mostra Phono 73, com vários outros artistas, deparou-se com uma platéia fria e indiferente, distância quebrada com a calorosa apresentação de Caetano Veloso: Respeitem a maior cantora desta terra. Em julho lançou Elis.
Em 1975, com o espetáculo Falso Brilhante, que mais tarde originou um disco homônimo, atinge enorme sucesso, ficando mais de um ano em cartaz e realizando quase 300 apresentações. Um dos mais bem sucedidos espetáculos na história da MPB, tornou-se um marco definitivo da carreira. Ainda teve grande êxito com o espetáculo Transversal do Tempo, em 1978, de um clima extremamente político e tenso; o Essa Mulher em 1979, direção de Oswaldo Mendes, que estreou no Anhembi em São Paulo e excursionou pelo Brasil no lançamento do disco homônimo; o Saudades do Brasil, em 1980, sucesso de crítica e público pela originalidade, tanto nas canções quanto nos números com dançarinos amadores, direção de Ademar Guerra e coreografia de Márika Gidali (Ballet Stagium); e finalmente o último espetáculo, Trem Azul, em 1981, direção de Fernando Faro.
Desde a década de 1960, quando surgiram os especiais do Festival de Música Popular Brasileira (TV Record), até o final da década de 1980, a televisão brasileira foi marcada pelo sucesso dos espetáculos transmitidos; apresentando os novos talentos, registravam índices recordes de audiência. Elis Regina participou do especial Mulher 80 (Rede Globo), um desses momentos marcantes da televisão; o programa exibiu uma série de entrevistas e musicais cujo tema era a mulher e a discussão do papel feminino na sociedade de então, abordando esta temática no contexto da música nacional e da inegável preponderância das vozes femininas, com Maria Bethânia, Fafá de Belém, Zezé Motta, Marina Lima, Simone Bittencourt de Oliveira, Rita Lee, Joanna, Elis Regina, Gal Costa e as participações especiais das atrizes Regina Duarte e Narjara Turetta, que protagonizaram o seriado Malu Mulher.
Foi Elis quem também lançou boa parte dos compositores até então desconhecidos, como Milton Nascimento, Renato Teixeira, Gilberto Gil, João Bosco e Aldir Blanc, Sueli Costa, entre outros. Seu grande admirador, Milton Nascimento, a elegeu musa inspiradora e a ela dedicou inúmeras composições.
Dentre os inúmeros sucessos consagrados, estão: Arrastão, Casa no campo, Fascinação, Maria Maria, O Bêbado e a Equilibrista, Águas de março, Retrato em preto e branco, Alô Alô marciano, Me deixas Louca, Aviso aos navegantes, Folhas secas, Tiro ao Álvaro, Como nossos pais, Gracias a la vida, dentre muitos outros.
Desde que foi descoberta trilhou uma carreira de grande sucesso, tendo a seus pés crítica e público, unindo técnica e perfeccionismo, à emoção e energia, típicas das apresentações.
Se estivesse viva, no último dia 17 de março Elis estaria completando 63 anos. Ela faleceu no dia 19 de janeiro de 1982.Fritz

MEDIDA PROVISÓRIA ALTERA A LEI DO TRABALHO RURAL

A nova legislação é um antigo pleito dos produtores rurais e contribui para reduzir a informalidade no campo, uma vez que possibilita a prestação de serviço sem burocracia e garante os direitos trabalhistas e previdenciários.
Com a edição da Medida Provisória n. 410, de 28/12/2007, que acrescentou o artigo 14-A à Lei n. 5.889/73 ( Lei do Trabalho Rural), criando o contrato de trabalhador rural por pequeno prazo, o produtor rural pode contratar diretamente mão-de-obra rural por até dois meses, dentro de um ano, para o exercício de atividades de natureza temporária.
Além da dispensa de registro em carteira de trabalho, também é dispensada a inclusão do nome do trabalhador temporário no livro ou ficha de registro de empregados.
Entretanto, um contrato de trabalho escrito deverá ser assinado entre o produtor rural e o empregado temporário. O documento servirá de comprovação da situação do trabalhador nos órgãos de fiscalização trabalhista.
Recomendamos que o contrato mencione, além dos principais termos em que é celebrado, que é pactuado com base na MP n.410 e, por cautela, deve ter a assinatura de duas testemunhas e o reconhecimento de firma. Ademais, é importante que o produtor rural mantenha na sede da fazenda ou sítio um via do documento.
O contrato de trabalhador rural por pequeno prazo que superar dois meses dentro do período de um ano fica convertido em contrato de trabalho por prazo indeterminado.
A filiação e a inscrição deste trabalhador na Previdência Social decorre, automaticamente, da sua inclusão, pelo empregador, na Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social – GFIP.
A contribuição do segurado trabalhador rural será de 8% sobre o respectivo salário-de-contribuição, definido no inciso I do art.28 da Lei n. 8.212, de 24 de julho de 1991.
São assegurados ao trabalhador rural contratado por pequeno prazo, além de remuneração equivalente à do trabalhador rural permanente, os demais direitos de natureza trabalhista. Assim, a remuneração acordada deve destacar os valores correspondentes às férias + 1/3, décimo terceiro salário proporcional, bem como horas extras e horas in itinere, caso existam.
Todas as parcelas devidas ao trabalhador serão calculadas e pagas diretamente a ele mediante recibo.
Maiores informações poderão ser obtidas no Departamento Jurídico do Sindicato Rural de Jacutinga e Albertina, que presta consultas gratuitas aos seus associados.

VICENTE CHOHFI VILELA – OAB-MG 101054

LEVITAT Fisioterapia Dermato-funcional e Postural

Desde o dia 8 de março p.p., Jacutinga passou a contar com o que há de mais moderno na área de fisioterapia, referimo-nos LEVITAT Fisioterapia Dermato-funcional e Postural, que tem como proprietária e fisioterapeuta responsável a jacutinguense Dayhana Nicoleti, formada na UNITRI - Uberlândia, MG.
A clínica oferece vários tratamentos, desde relaxamento a pré e pós-operatório. Dentre os quais se destacam: Massagem relaxante, Eletroestimulação Russa, Tratamento Postural, Drenagem Linfática Manual Especializada, Bandagem, Endermoterapia, Tratamento para estrias e Ultra-Som, dentre outros.
“A Levitat é um espaço inspirado e inteiramente dedicado ao bem-estar, cultivando o relaxamento, rejuvenescimento; além de cultivar a beleza e a saúde física e mental com a utilização de aparelhagem moderna”, resume o folder da clínica.
A LEVITAT está localizada na rua Corinto Guidi, 325, centro – telefone (350 3443-6627. O atendimento é de segunda a sexta, das 8 às 20 horas; e aosd sábados, das 8 ás 16 horas.

Jeep Clube de Jacutinga tem nova diretoria

Em eleição realizada na noite de segunda-feira passada, dia 24, na Chácara Fortaleza, foi eleita, por aclamação, a nova diretoria do Jeep Clube de Jacutinga 2008/2009, que ficou composta pelos seguintes membros: Elinaldo Moreira Magalhães (presidente), Oscar Pereira da Silva (vice-presidente), Antônio Rogério Sartori (1º secretário), Hildo Farhat Legatti (2º secretário), Nelson Labigalini (1º tesoureiro), Márcio Joel Vasconcelos (2º tesoureiro); e suplentes: Carlos Rennó Vianna e Giuseppe Labegalini.
Ficou definido que o 5º Encontro de Jeeps, Gaiolas e Motos de Jacutinga será realizado nos dias 18 e 19 de outubro de 2008, evento que tem grande parte de sua renda revertida a entidades de nossa cidade. Além disso, o evento, promove a integração social de nossa gente com a realização do tradicional almoço com o “porco no bafo” (preparado pela Loja Maçônica). É valido ressaltar que o evento vem rendendo excelentes resultados e colocou Jacutinga no calendário de esportes radicais da região.

Inauguração da Ampliação da ETA do Município

Na manhã do dia 15 de março do corrente, foi inaugurada pela Administração Municipal, ampliação do sistema de Abastecimento de Água do Município no prédio da ETA – Estação de Tratamento de Água de Jacutinga.
A solenidade contou com a presença do Prefeito Municipal Darci de Morais Cardoso (PMDB), do Vice-Prefeito Enivaldo Fernandes de Andrade (PSDB), Vereadores as situação, Secretários Municipais, do Deputado Estadual Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), da primeira-dama do Município Sra. Wilma Legatti Cardoso, lideranças políticas e população em geral. O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro da Prefeitura Hiram de Souza Dias e executado sob a orientação do Secretário Municipal de Obras, engenheiro Murilo Matile, com total respaldo do Executivo.

Há mais de um ano Dona Olinda está desaparecida

No dia 16 de março de 2007, ecoou pelos quatro cantos da cidade, a notícia do desaparecimento da nossa conterrânea Dona Olinda Maria Consentini, que na época contava com 74 anos de idade.
Ela foi vista pela última vez na estrada rural do “Ranchão”, nas proximidades da Fazenda 7 de Abril. Várias buscas policiais foram feitas, sem sucesso, por toda Jacutinga e região, e lá se foi um ano do triste episódio.Foi entregue um baixo-assinado com cerca de 6 assinaturas a todas as autoridades locais solicitando uma busca e investigação minuciosa do desaparecimento de Dona Olinda, mas até a presente data nada de novo foi apresentado à sociedade jacutinguense.

GENTE EXPRESSIVA

Em Gente Expressiva desta semana, trazemos o casal Galdino de Carvalho e Ines Colepicollo de Carvalho, que neste sábado, neste d´sbado, dia 29, comemoram 60 anos de vida matrimonial e, ela, ainda comemora 80 anos de vida.
Vamos relembrar um pouco da vida deste casal que é um exemplo em nossa sociedade e construtores de uma grande família.
O senhor Galdino, 84, é filho dos saudosos Gervásio de Carvalho e Maria Moura de Carvalho; e a senhora Ines é filha dos saudosos Silvério Colepícolo (nascido na Itália) e Cândida Vilas Boas Colepícolo.

Gazeta – Conte-nos um pouco da história de vocês.
Sr. Galdino – Ainda criança, já vendia leite na rua. Eu era jovem e já ajudava meu pai na roça nos mais diversos serviços, desde plantar café, trabalhar na colheita de café, carrear carro de boi, puxar madeira em carro de boi, enfim, fazer de tudo na roça. Eu tinha 16 anos quando meu pai faleceu. Com 18 anos, fui servir o exercito, na cidade do Rio de Janeiro; nessa época, eu já namorava a Ines.
Dona Ines – Desde criança/adolescente eu já fazia os serviços de casa.

Gazeta – E o casamento?
Dona Ines – Começamos a namorar e, após dois anos, nos casamos no dia 29 de março de 1.948. assim que casei comecei a costurar e o Galdino trabalhava com plantação de café, carreava o carro de boi, ajudava na confecção de fumo, sempre teve uma vida de muita luta na área rural. Vieram os 6 filhos: a Magali, o Levi, a Marli, o Eli, o Ari e o Rui. Além de costurar em a casa eu ainda cuidava dos filhos. Sempre fomos firmes na fé e criamos os filhos com muito amor e respeito. A família cresceu e, hoje, temos os 6 filhos, 20 netos e 9 bisnetos. A nossa vida não foi fácil, mas vencemos com muita luta e fé.
Sr. Galdino - Sempre passamos coisas boas aos nossos filhos. Trabalhamos muito para criá-los e sempre tivemos muito amor para com todos.

Gazeta – A família Carvalho sempre foi festeira e alegre. Comente.
Dona Ines – O lado festivo vem da minha família. Os Colepicolos eram festivos, gostavam de música, de alegria, de estarem todos juntos. Isso vem do lado italiano. A família do Galdino sempre foi mais reservada, tranqüila. A nossa alegria é quando conseguimos reunir os filhos, netos e bisnetos. É uma festa só!

Gazeta - Como definem esses 60 anos de vida matrimonial?
Dona Ines – Confesso que nem vi passar e nunca imaginava que atingiríamos esse tempo todo. São 60 anos de muita alegria, só temos que louvar a deus por isso. É claro que tivemos que tivemos tristezas e perdas, como o falecimento do Antônio Carlos. Mas, com muita fé e perseverança, sempre superamos as dificuldades. Durante todo esse tempo nunca brigamos e sempre vivemos um para o outro e para os filhos, netos e bisnetos. Posso afirmar que somos muito felizes e agradecemos a deus pelo dom de nossas vidas e de nossos familiares.
Sr. Galdino – Também confesso que nem vi o tempo passar. Só tenho que agradecer a deus pela família que ele me deu.

Mensagem
“Na vida enfrentamos dificuldades, mas quando existe amor e respeito, tudo se vence. Este mesmo amor e respeito sempre estiveram presentes em nossos dias, por isso, louvamos a deus por esses 60 anos de casados”. Galdino e Ines.

ESCOLA DE MÚSICA OFERECE CURSOS GRATUITOS NESTE FINAL DE SEMANA

Secretaria de Educação e Cultura

A Secretaria de Educação e Cultura com o apoio da OCIFABAN (Organização Paulista de Fanfarras e Bandas) realizará o Workshop de Baliza, Corpo Coreográfico-Mor e Percussão que será aberto a todos os interessados deste Município e Municípios vizinhos, que se dará conforme segue abaixo cronograma abaixo:

· Data: 29 e 30 de Março de 2008
· Horário: das 9:00h às 12:00h e das 13:30 às 18:00h
· Local: Escola de Música Prof. Judith Gobbo
Rua Alcides José Pieroni – Centro – Jacutinga (MG)
· Público Alvo: estudantes de música, Professores de Educação Física, integrantes de Fanfarras e de Bandas Marciais
É importante ressaltar que a oferta deste encontro propiciará intercâmbio entre músicos, capacitação técnica e formação dos alunos inscritos contribuindo para o aprimoramento de nossa Banda e Fanfarra Municipal.
Escola de Música Prof. Judith Gobbo

EMPRESAS E IMPOSTOS

NOVO SALÁRIO MÍNIMO
O salário mínimo foi reajustado em 9,2% em março de 2008 passando a ser de R$ 415.00, assim nenhum trabalhador poderá receber valor inferior ao novo mínimo que deverá ser pago aos trabalhadores até o quinto dia útil do mês de Abril de 2008. Este reajuste não quer dizer que todos os salários serão reajustados em 9,2%. Todo trabalhador que recebe acima do salário mínimo, terá seu salário reajustado na data base, de acordo com a convenção coletiva dos sindicatos representativo de sua categoria profissional.
Vale lembrar que não é correto contratar trabalhador para ganhar um certo numero de salário mínimo, (EX: estipular que o salário de determinado trabalhador é de 03 salários mínimos) pois esta forma de estipular salários só traz problemas para ambas as partes.
Vale lembrar também que não é legal pagar só o salário mínimo ao trabalhador, é preciso respeitar o piso salarial de cada categoria profissional de acordo com o que for estipulado em convenção coletiva do sindicato representativo.
BENEFICIOS DA PREVIDENCIA SOCIAL:
Os benefícios da previdência social, com valores acima de um salário mínimo, terão reajuste mantido em 5%, apesar de a inflação acumulada dos últimos 11 meses, divulgada na terça-feira (11/03) pelo IBGE, ter sido inferior ao índice definido pelo governo. O reajuste é retroativo a 1º de março e o pagamento será feito no início de abril com o novo valor.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - usado como base para o cálculo do aumento -, acumulado nos últimos 11 meses, foi de 4,97%. Com o reajuste, o valor máximo dos benefícios e das contribuições a serem pagas passa de R$ 2.894,28 para R$ 3.038,99.
Portaria publicada na quarta-feira (12/03), no Diário Oficial da União, confirma o valor anunciado na semana passada pelo Ministro da Previdência Social, Luiz Marinho. A definição antecipada do índice de reajuste dos benefícios previdenciários superiores ao salário mínimo foi tomada pelo Ministério da Previdência Social, em comum acordo com o Ministério da Fazenda e autorizado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para garantir que a nova folha de pagamento de benefícios já fosse rodada pela Dataprev com os valores reajustados.
Também estão estabelecidos na portaria os novos valores dos diversos benefícios pagos pela previdência social como aposentadorias especiais, auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte.
A cota do salário-família passa a ser de R$ 24,23, para o segurado com remuneração mensal inferior a R$ 472,43; e de R$ 17,07 para o segurado com remuneração mensal superior a R$ 472,43 e igual ou inferior a R$ 710,08. Já o auxílio-reclusão será devido aos dependentes do segurado cujo salário-de-contribuição seja igual ou inferior a R$ 710,08.
Contribuição - A portaria também prevê as alíquotas de contribuição ao INSS dos trabalhadores empregados, domésticos e trabalhadores avulsos. Os percentuais são de 8% para aqueles que ganham até R$ 911,70; de 9%, para quem ganha entre R$ 911,70 e R$ 1.519,50; e de 11%, para os que ganham entre R$ 1.519,51 e R$ 3.038,99. O piso das aposentadorias e pensões foi corrigido em primeiro de março, em 9,2%, de acordo com o aumento do salário mínimo, que passou de R$ 380,00 para R$ 415.00.

EDITORIAIS

ECOS DA SEMANA SANTA

Na semana passada, o povo jacutinguense deu uma grande demonstração de fé e religiosidade durante as celebrações da SEMANA SANTA.
Porém, passada essa programação religiosa, retornamos à vida normal, ou seja, aos desafios que nos são impostos no cotidiano.
Não nos esqueçamos de que teremos um calendário muito importante pela frente, a começar pela realização da 31ª FestMalhas (maio/junho), e para tanto, devemos nos preparar bem para receber os turistas/compradores que aqui virão em busca de produtos de ótima qualidade e o acolhimento característico de nosso povo.
Também teremos outras festas em prol de entidades, do peão, entre outras; porém, não podemos nos esquecer de que serão realizadas as eleições municipais para as cadeiras do Executivo e Legislativo, portanto, é de suma importância que nossa população fique “antenada” a todos os fatos e acontecimentos que permeiam nossa cidade, sabendo discernir e filtrar o que é apresentado a nossa gente.
Esperamos que o Cristo, ressuscitado no domingo da Páscoa, tenha encontrado abrigo no coração de cada pessoa, no intuito de que tenhamos um ano político sem discórdias e baixarias.
Lembremo-nos de que PÁSCOA é dizer “Sim” ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.

Números negativos

Em 5 anos de guerra no Iraque, constatou-se que 4 mil soldados americanos perderam suas vidas. Em contrapartida quantos iraquianos não perderam suas vidas nessa guerra sangrenta marcada pela intolerância humana?
O Brasil, porém, que não está em guerra com nenhum outro e, sim, consigo mesmo, apresenta números infinitamente superiores aos da Guerra Estados Unidos e Iraque. Ou seja, nestes 5 anos cerca de 250 mil brasileiros foram mortos por assassinatos e outros tipos de crimes. Alarmante? E ainda não está contabilizado o número de vítimas fatais no trânsito brasileiro, que é o mais violento do mundo.
Lamentável para nós, brasileiros, que é tido como um povo pacífico, ser detentores de um número tão negativo como este apresentado. Será que está faltando amor, tolerância e justiça em nosso país? Pelo que vemos, sim.

Deputado doa cadeiras de rodas e de banho ao Asilo São Vicente

Na tarde de quarta-feira, dia 19 de março, o Asilo são Vicente de Paulo, de Jacutinga, foi agraciado com a doação de 6 cadeiras de roda e 4 cadeiras de banho.
A doação foi feita pelo deputado estadual Dalmo Ribeiro Silva, que atendeu a uma indicação do prefeito municipal.
As cadeiras foram entregues à entidade, na pessoa de seu presidente Ivon César de Salles, pela primeira dama do município Sra. Wilma Legatti Cardoso e pelo representante do Deputado Dalmo em Jacutinga, José Carlos Ozeliero.

Conselhos Administrativo e Fiscal do SICOOB serão eleitos na próxima segunda-feira

Dois jacutinguenses estão na disputa

Na próxima segunda-feira, dia 31 de março, acontecerá eleições para o Conselho de Administração e Conselho fiscal do SICOOB CREDIVASS (Cooperativa de Crédito do Vale do Sapucaí Ltda), cuja sede está localizada na cidade de São Gonçalo do Sapucaí e conta com mais 8 agências bancárias (filiais) espalhadas no Sul de Minas, inclusive em Jacutinga e Ouro Fino.
Acontece que, pela primeira vez na história, dois jacutinguenses estão compondo uma das chapas que estão disputa, referimo-nos ao engenheiro e produtor rural Antônio Carlos Bacci (diretor do departamento de Combustíveis e lubrificantes da COAPEJA) e ao advogado e produtor rural dr. Geraldo Silvio Pieroni (diretor financeiro da COAPEJA). Os dois integram a chapa encabeçada por Eduardo Almeida de Medeiros e José Guilherme Stegmann de Azevedo.
O Sicoob Credivass é filiado a Crediminas, com sede em belo Horizonte, MG, que é ligada ao Bancoob, com sede em Brasília, DF. Trata-se de um sistema financeiro cooperativo.
Há de se ressaltar que a Cooperativa agro-Pecuária de Jacutinga foi a grande impulsionou e não mediu esforços para que a agencia do Sicoob fosse instalada em nossa cidade, uma vez que vem servindo muito bem os produtores rurais e correntistas empresariais e autônomos. Ou seja, o Sicoob que antes atendia somente os produtores rurais passou ser um banco de múltiplo uso, aberto á população.
“Há 12 anos o Sicoob Credivass estava sendo dirigido pelo mesmo presidente. A agência de Jacutinga desponta como uma das melhores do sistema, portanto, a diretoria da Coapeja entendeu que Jacutinga deveria ter uma representatividade nas ações conjuntas do banco e indicou a mim e ao dr. Geraldo Pieroni para compor uma chapa. Entramos em contato com a chapa da situação e a oposicionista e expusemos essa vontade de participar. Fomos aceitos pela chapa oposicionista e, pela primeira vez na história, dois jacutinguenses participam de um pleito democrático na escolha da direção de um sistema financeiro de crédito. Estamos representando os produtores e correntistas de Jacutinga e Ouro fino, uma vez que a Cooperativa de ouro fino foi incorporada a de Jacutinga. Não estamos buscando benefícios pessoais e sim, coletivos para Jacutinga, Ouro Fino e região”, falou Antônio Carlos Bacci.
O produtor rural Geraldo Pieroni conclama a todos os associados para participar da eleição. “Ressaltamos que o nosso objetivo é angariar recursos para investimentos na área rural e demis setores de nossa cidade, portanto, conclamamos o apoio dos correntistas do Siccob Jacutinga para que compareçam na próxima segunda-feira, dia 31, às 15 horas, na sede da Cooperativa de Jacutinga para seguirmos, juntos, para São Gonçalo do Sapucaí, onde será realizada e eleição. Haverá ônibus gratuito”.

DATA VÊNIA

BBB - Nova Fórmula

Clélia Fonseca de Carvalho

Se você é uma desses milhares de pessoas que sonham em participar e ganhar o próximo BBB fique atento porque um novo perfil de finalista foi delineado no BBB oito, quando o vencedor, a meu ver, foi uma pessoa pouco participativa, limitando-se a ficar horas arrumando os cabelos de “emo” e olhando para o espaço. Se não fosse umas “cutucadas” que a mulherada lhe dava, com certeza iria passar despercebido. Talvez, por isso mesmo, foi chamado de banana pelo Marcelo.
Aliás, os dois finalistas Rafinha e Gysele têm perfil muito parecido: um vivia “só olhando e pensando; a outra,” comendo e dormindo. Usaram táticas bem semelhantes; pouca conversa, pouco entrosamento, pouca ocasião de serem analisados. Haja vista que, quando os mais polêmicos deixaram a casa, o programa “morreu”! Quem acompanhava o BBB, após o horário normal da Globo, pode constatar isso. Os remanescentes ficavam sem trocar uma palavra durante muito tempo. Uma chatice!
É por isso que disse acima que o BBB oito lançou nova fórmula: quanto mais “ em cima do muro”, ou mais misterioso, melhor!
Agora, cá entre nós, essa vitória, apertadíssima do Rafinha, assim em cima da hora está me cheirando a “jeitinho” da produção... O apresentador quase cantou a jogada quando disse que Gysele teria muita chance de ganhar muitos milhões posando como modelo, capa de revistas, etc.
Convenhamos, a diferença de 0,15 % (quinze décimos) não convence mas, “ manda quem pode mais” e, quem sou eu para julgar a Poderosa?
Então, decorem a nova fórmula e ganhem o próximo BBB 9:

-Crie um personagem, um tipo de cabelo exótico, um olhar perdido no espaço, treine uns passinhos de dança e de rebolado, não perca as câmeras de vista, arrume os cabelos o tempo todo e, sobretudo fique mudo, mudinho mesmo, porque quanto menos falar, melhor. Não viram? Boa sorte!

“CIRQUE DU SOLEIL ”

Aproveitando a oportunidade que a trupe do CIRQUE DU SOLEIL está em cartaz no Brasil, em São Paulo, o Depto. de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura fará uma série de exibições em telão dos seus Shows em DVD.
Neste Sábado, 29/03, às 20:30h, será exibido o Show ALEGRIA na Praça Francisco Rubim – Centro.
As exibições, que são gratuitas, prosseguem no dia 05 de Abril com o Show QUIDAM e no dia 12 de Abril com o Show SALTIMBANCOS. Nos dias 04, 11 e 18 de Abril (Sextas-Feiras) os Shows serão exibidos nos Distritos de Sapucaí, São Sebastião dos Roberto e São Luiz.
O CIRQUE DU SOLEIL, criado em 1984 no Canadá pelo artista circense Guy Laliberté, já foi visto por milhões de espectadores e atualmente se apresenta em várias partes do Mundo com os espetáculos ALEGRIA, QUIDAM, SALTIMBANCOS, LA NOUBA, DRALION, entre outros. O CIRQUE DU SOLEIL também cria Espetáculos especialmente projetados para os palcos dos grandes Hotéis-Cassinos da milionária cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos e da famosa Disneyworld, na cidade de Orlando, Flórida.
Neste Circo pós moderno há contorcionismo, malabarismo, palhaços e trapezistas, todos com roupas coloridas, maquiagens e máscaras que são verdadeiras obras de arte. O Grupo tem influências medievais e barrocas. Os shows fazem uso de música ao vivo e a língua falada durante o espetáculo é o "cirquish", um dialeto imaginário criado pela companhia. Mas o melhor de tudo isso é que o CIRQUE DU SOLEIL não utiliza animais em seus Espetáculos, pois, como todos devem saber os animais usados na indústria de entretenimento e diversão vivem em condições precárias e sofrem maus tratos, além de ter que viver fora de seu habitat natural.
O elenco deste grande Circo é composto por artistas de mais de 40 nacionalidades. São os melhores artistas do mundo levando ao público a arte do Circo, do Teatro, da Música e da Dança, tudo sobre um mesmo palco e reunidos numa única história.
Atualmente o CIRQUE DU SOLEIL está no Brasil, em São Paulo, com o Show ALEGRIA até maio de 2008, em seguida a trupe fará uma temporada em Porto Alegre. Os ingressos disponíveis vão de R$ 130,00 a R$ 450,00.
Segundo o Diretor de Cultura Roberto Moreno, responsável pelas exibições, será uma ótima oportunidade para quem não conhece o trabalho do CIRQUE DU SOLEIL, e para quem já conhece com certeza não irá perder a oportunidade de rever estes três Shows espetaculares do Grupo.


Secretaria de Educação e Cultura

Casa da Criança: 60 anos de serviço a vida e a educação!

A Associação Jacutinguense de Proteção à Criança (CASA DA CRIANÇA) foi fundada em 5 de novembro de 1948, e até os dias atuais vem cumprindo a sua missão em dar assistência às crianças e adolescentes de nossa cidade, educando-os e formando-os como cidadãos aptos a integrar a nossa sociedade.
No decorrer de sua história, muitas pessoas, voluntariamente, se puseram, com dedicação e amor, a dirigir sua estrutura e atividades, sempre contando com a bondade e caridade de nossa gente.
A AJPC teve como presidentes: Monsenhor João Batista Maria Rigotti (fundador), Monsenhor Vieira (por 35 anos), Pe. Marco Aurélio Gubiotti, Dr. Arthur Trivellato Filho, Pe. Arquimedes Carvalho de Andrade, Hélio Rodrigues, Dr. Fernando Luiz da Silva e Francisco Ronaldo Magalhães, todos auxiliados por suas respectivas diretorias, ajudaram a construir a história dessa entidade que é modelo para nossa cidade, nosso Estado e nosso País. A diretoria que assumiu no dia 10 de março p.p., a direção da AJPC, quer externar, através das páginas da nossa Gazeta, a gratidão do povo jacutinguense a todos os diretores que se doaram com disponibilidade e amor a essa entidade, e ressaltar algumas obras que foram realizadas pela Diretoria 2004/2007, as quais destacamos abaixo.
Lembre-se de que a base de uma sociedade mais justa e fraterna começa na educação e no carinho prestados às nossas crianças.



AJUDE-NOS A DAR CONTINUIDADE AOS TRABALHOS REALIZADOS NA CASA DA CRIANÇA. FAÇA SUA DOAÇÃO ATRAVÉS DA CONTA DE LUZ. LIGUE 3443-1888.

BRASIL URGENTE

Eduardo Bortolotto Filho
Brasil Potência?
Esta semana Lula lançou um desafio a seus opositores: “Farei meusucessor”. O que o Presidente disse do palanque pode ser entendido como um recado de que no mundo ainda continua valendo uma velha regra: se aeconomia vai bem, o governo tem prestígio, se vai mal, vamos parar e pensar nas outras questões. Questões políticas, morais e éticas perdem força quando se tem maisdinheiro no bolso, traduzindo-se para o português claro. Para o cidadãocomum, que vê a sociedade através de uma limitada configuração de valores, que cresceu em um ambiente em que “ter” é o que dá resultado, “ser” nãovale nada, e mais, gente que amanhecia sem saber se conseguiria comer até o final do dia, perspectivas melhores para a satisfação de suas necessidadesbásicas já lhe bastam. Assim sabendo, o governo confia na economia para lhe “segurar aspontas”. E ela não está decepcionando. Hugo Chavez, polêmico presidentevenezuelano disse que seremos uma potência econômica maior do que osEstados Unidos.De fato, o Brasil mostra números gigantes em termos dedesempenho econômico. Somos o terceiro maior país do mundo no consumo decelulares e cosméticos, o quinto em computadores e o oitavo em veículos. Só nos últimos cinco anos o consumo de alimentos industrializados cresceu 97%.Nas últimas três décadas não se via tamanha combinação de aumento doconsumo, da renda, dos investimentos, combinadas comestabilidade econômica.Sumiram até os críticos da contenção na queda dosjuros pelo Banco Central. Estão agora, muitos deles, dando razão ao BC. Curiosamente, todas as bandeiras de Lula foram por “água abaixo”, exceção feita à redução da desigualdade através da melhoria do desempenho da economia com reformas levemente estruturantes, e reforço da rede deproteção social aos miseráveis através do sistema de “bolsa família”. Asrelações políticas fedem tanto ou mais do que no passado, a estrutura depoder mudou de time, mas funciona da mesma forma. As relações entre ospoderes, se nunca foram harmônicas, o são ainda menos. Aos críticos deseus costumes políticos, viciados como os que criticavam no passado, ogoverno rebate com o tradicional: estou fazendo o que todo mundo faz. Chegamos neste ponto à crise que se abateu em Brasília esta semana,na questão dos gastos secretos, antes através de contas denominadas “B”,hoje através dos chamados “Cartões corporativos”. Tentativa de chantagear o ex-Presidente Fernando Henrique e seus seguidores, opositores do governo, foi revelada de forma bombástica pela revista Veja. Deixemos de lado a mávontade da revista, tradicional porta voz das elites do país, mas qual foia resposta do governo? Vamos apurar quem vazou as informações. Ora, asinformações só podem ter saído de quem tem acesso a elas, e esse alguémestá sentado em um gabinete do lado do gabinete presidencial. O que fez o governo?. Exatamente o que fizeram seus antecessores:barrou, com a força de sua maioria no Congresso, as investigações. Osgastos “secretos” continuarão o sendo, até que algum dia alguém, numa crise econômica, resolva mexer com isso. É certo que muita coisa pode acontecer, mas Lula confia fielmente noseu grande trunfo: a política econômica. Que não é sua, mas que ele assumiu e adaptou em muito pouco. Não será muito instrutivo ver um Presidente fazerseu sucessor em cima de um sucesso que era bandeira de seus opositores? Emais, tornar realidade o sonho dos ditadores militares que lhe colocaram naprisão? Isso é o Brasil. Campanha “On Line” O Tribunal Superior Eleitoral estabeleceu regras com relação àpropaganda eleitoral feita via Internet. Candidatos poderão utilizar-sesomente de páginas especiais para fazer propaganda, iniciando-se suapublicação em 6 de Julho e finalizando-se em 3 de Outubro. As penalidadesimpostas aos desvios são as mesmas que se aplicam a outros meios decomunicação. Mas como ficam as comunidades do “Orkut” por exemplo? O TSE não sabe dizer, nem existe resolução específica para o caso, devendo o mesmo, se apresentada alguma denúncia, ser julgado segundo a legislação em vigor e sua analogia. Considerando-se a malandragem que campeia em nosso mundo político certamente não faltarão denúncias a serem apuradas. Nos Estados Unidos o site You Tube e a internet como um todo, passoua ser importante peça no marketing político. Divulgação de apoios deartistas e cantores, filmes publicitários e até espaços em anúncios dosfamosos “sites” de busca são novas estratégias publicitárias. A arrecadaçãode fundos para as campanhas também tem funcionado através da internet. Mas o mais importante na campanha americana é a criação decomunidades de apoio aos candidatos, com amplo potencial de mobilização e de influência nos rumos da campanha. Considerando-se que o eleitor jovem, o grande usuário da Internet, jáfará grande presença na campanha eleitoral deste ano no Brasil, é certo queos candidatos darão toda a atenção a este instrumento de marketing.

BANIN vence prova em Santo Antônio do Jardim, SP

No dia 23 de março p.p., o nosso conterrâneo Cláudio Banin foi o grande vencedor na classificação geral da 4ª Prova Pedestre de Santo Antônio do Jardim, SP, que comemorou os 127 anos daquela cidade.
A prova que teve o percurso de 9 quilômetros, contou com a participação de outros atletas jacutinguenses que também foram destaques na competição. São eles: Adriano da Silva (4º lugar na classificação geral) e Francisco Emanuel de Souza Alves (5º lugar na classificação geral).
O experiente Otávio Rodrigues Ribeiro “Baiano” foi o terceiro colocado na categoria veterano.
Os jacutinguenses se preparam para duas provas a serem realizadas em abril. A primeira será a 2ª Corrida Rústica de Espírito Santo do Pinhal, SP, no dia 4; A segunda competição será a 17ª Corrida Rústica de Jacutinga, que acontecerá no dia 17.

PARÓQUIA EM FOCO

Paróquia em Foco

FELIZ PÁSCOA! FELIZ VIDA!

Mais uma vez celebramos a Páscoa e celebrar a Páscoa é celebrar a vida nova e com ela a necessidade de uma constante conversão. O cristão precisa sempre estar buscando esta vida nova em Cristo. Assim, quero fazer um paralelo entre o sentido da Páscoa e a Campanha da fraternidade deste ano “Escolhe, pois, a vida (Dt 30,19)”. Existe uma canção de Gonzaguinha que nos diz bem isto:
“E a vida? E a vida o que é diga lá, meu irmão? Ela é a batida de um coração? Ela é uma doce ilusão? Mas e a vida? Ela é maravilha ou é sofrimento? Ela é alegria ou lamento? O que é o que é meu irmão?” (Gonzaguinha)
Nesta Quaresma, a pergunta de Gonzaquinha foi dirigida a Jesus. E a resposta nos veio pela Páscoa: a vida humana é tão importante, que ela mereceu uma ressurreição. Páscoa é VIDA, com letras maiúsculas. Ela nos revela que a vida não se explica por um amontoado químico de células. Há um mistério mais profundo, o único capaz de explicar a sede que o ser humano sente de viver sempre mais.
A vida é primeiramente um presente de Deus, um sopro divino que coloca no âmago de um embrião humano uma alma imortal. É da união da alma com este embrião que surgue o mistério de uma vida verdadeiramente humana. Ela só existe porque foi penetrada pelo divino. A partir desse instante de criação divina, feita com infinito amor e ternura por Deus, a vida humana torna-se imortal. Ela tem um início, mas já não terá fim. Sua meta natural é chegar ao mergulho total na vida divina da Trindade santa e existir por toda a eternidade.
A vida é sempre um bem. Ainda que concebida erradamente, ela jamais será um mal. Por isso, mais do que direito, gerar uma vida nova é um dom, que coloca o casal humano como parceiro de Deus. No rosto de cada criança, espelha-se facilmente o mistério da presença do próprio Deus. E esta vida nova traz dentro de si uma sacralidade e uma dignidade, que nada e ninguém jamais podem se julgar com direito a violar. Sua existência só pode ser condicionada pela fragilidade do seu próprio corpo, nunca por fatores externos, que tentem violentá-la. Seu direito de nascer, de crescer, de envelhecer e até de morrer brota da alma imortal que foi lhe dada por Deus.
Assim como Jesus, cada ser humano vive a sua Páscoa, ou seja, a sua passagem pela história humana. E Jesus nos revela que o dom da vida é tão sagrado, que Ele nos faz celebrar a Páscoa como participação do dom da sua Ressurreição. Afinal, a passagem do Verbo divino pela história humana não foi mais do que uma ato da misericórdia divina para resgatar a vida humana de suas limitações do mal e da morte. Em seu corpo humano, solidário com todos os seres humanos, Ele faz com que o amor vença o ódio e a vida vença a morte.
O canto de Aleluia do sábado pascal é um grito à Vida nova, oferecida como presente a todos nós. Uma vida que não mais se realiza através dos bens, do poder e da fama, que vai conquistando ao longo de sua rápida existência, em geral à custa de vidas alheias. É um vida nova, que busca a paz, a luz, o amor e a verdade. Ela se alimenta de uma esperança que vai além da fronteira de sua existência terrena. Enfim, é uma vida que já não é quantidade, mas qualidade.
“Escolhe, pois, a Vida!” Eis o desafio que nos é lançado pela Campanha da Fraternidade. É o mesmo que dizer: “Escolhe, pois, a Páscoa!” A vida não existe para ficar crucificada, jamais. O dom da vida, porém, não é individualista. Ela só é vida, quando é comunicação com todos e com tudo o que manifesta vida em nosso planeta. A vida é sempre com-vida, convivência, solidariedade. Quem sacrifica a vida alheia, morre também. Quem partilha a vida, cresce no seu viver.
Por isso, quando nos saudamos com o abraço de “Feliz Páscoa!”, estamos desejando de coração “Feliz Vida!” E com toda certeza, podemos cantar com as crianças de Gonzaguinha: “Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a alegria de ser um eterno aprendiz”. Um eterno aprendiz da vida, dom divino que vai durar para sempre.
O bom cristão celebra a Páscoa o ano todo buscando aperfeiçoar sua vida através do compromisso com Deus e com o irmão de caminhada.
Agradeço a todos que colaboraram e participaram conosco nesta semana santa.
FELIZ PÁSCOA, FELIZ VIDA

Pe. Sebastião Camilo de Almeida



AGENDA DA SEMANA

Sábado dia 29 de março
15h – Reunido dos Monitores, na Igreja Matriz
19h – Missa na Igreja Matriz
19h30 – Missa na Comunidade Senhor Bom Jesus em Albertina
19h – Missa na Comunidade São Francisco

Domingo dia 30 de março
8h – Missa com 1ª Eucaristia dos Catequizandos, na Comunidade Santuário
8h – Missa com 1ª Eucaristia dos Catequizandos, na Comunidade Sagrada Família na Vila Nazaré
8h – Início do Retiro dos Ministérios Litúrgicos, na Casa da Criança
10h – Missa com 1ª Eucaristia dos Catequizandos na Igreja Matriz
18h – Missa com 1ª Eucaristia dos Catequizandos, na Comunidade São Judas Tadeu
19h – Missa na Igreja Matriz


Terça-feira dia, 1º de Abril
19h – Missa na Comunidade São José no Stecca
19h – Missa na Residência de Mariléia Grossi, á rua Sebastião de Oliveira, 25, na Vila Esperança
19h – Missa na Comunidade Bom Café

Quarta-feira, dia 2 de Abril
11h15 - Missa em louvor a Santo Antônio na Igreja Matriz
19h30 – Aula da Escola Bíblico-Teológica, na Igreja Matriz
19h – Missa na Comunidade Santa Terezinha
19h – Missa na Comunidade Serra Morena

Quinta-feira, dia 3 de Abril
14h – Missa na Capela do Asilo
19h – Missa na Comunidade Espírito Santo em Albertina
19h30 - Reunião dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística na Igreja Matriz

Sexta-feira, dia 4 de Abril
1ª sexta-feira do Mês
17h – Exposição do Santíssimo e Adoração até às 19h, na Igreja Matriz
19h – benção do Santíssimo e Missa na Igreja Matriz
19h – Missa na Comunidade do Crochiquia

Sábado, dia 5 de Abril
14h – Reunião com a Coordenação da Pastoral da Criança, na Igreja Matriz
15h – Caminhada com o Cruzeiro saindo da Igreja Matriz até o Sitio do Toninho Roque com Missa em seguida
19h – Missa na Igreja Matriz
19h – Missa na Comunidade São Luís
19h30 – Missa da Solenidade de São José Patrono Universal da Igreja, na Comunidade Senhor Bom Jesus em Albertina

COMUNICADOS
Þ Avisamos às comunidades e todo povo que a partir da semana Santa TODAS as Missas, inclusive na Igreja Matriz da noite serão às 19h, com exceção apenas do São Judas que é às 18h.

Þ Encontro com todos os Animadores dos Círculos Bíblicos, terça-feira dia 08 às 19h30, na Igreja Matriz

Þ Reunião do CPP, quinta-feira dia 10 de abril às 19h30, na Igreja Matriz

Þ ROMARIA PAROQUIAL PARA O SANTUÁRIO DA MÃE RAINHA, dia 22 de novembro de 2008. Convidamos as pessoas que estão acostumadas a organizar Romarias e fazer as lotações dos ônibus que junte se a nós e possamos fazer uma bonita manifestação de nossa fé na devoção à nossa querida Mãe Maria. Favor entrar em contato com Alan, coordenador do Movimento Mãe Rainha no telefone- 3443-2122. Convidamos também todo povo em geral que participe conosco desta Romaria.

Þ Lembramos a todos os inscritos na Escola Bíblico Teológica que nesta quarta-feira dia 02 iniciará novo modulo com Introdução às Sagradas Escrituras com Pe. Clemildes. Não faltem.
PROCLAMAS

COM FAVOR DE DEUS, SEGUNDO O CÂNON 1067, QUEREM CASAR-SE:

ALEXANDRE SALVARANI E KEILA BEATRIZ CARVALHO
Ele, solteiro, filho de Eladio Salvarani e de Maria Antonia Osti Salvarani
Ela, solteira, filha de Azor Alves de Carvalho e de Hermínia Maria Sartori Carvalho

MARIO SERGIO CORREA E IVONE DA CONCEIÇÃO GOULART
Ele, solteiro, filho de Joaquim Correa da Silva e de Maria Amélia Ribeiro Silva
Ela, solteira, filha de Jaime Moraes Goulart e de Teresina de Paula Goulart

QUEM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO ESTÁ OBRIGADO, CONFORME O CÂNON 1069 DO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO, A DENUNCIÁ-LO À AUTORIDADE ECLESIÁSTICA

ACIJA promove cursos de formação e motivação

A ACIJA – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga, realizou no mês de março do corrente dois cursos e uma palestra.
O curso de Modelagem foi realizado em parceria com a FIEMG Regional Sul, de 10 a 20 de março, na sede da Acija, e foi ministrado por Cândida Célia.
No dia 24, foi realizado no Hotel Parque das Primaveras, a palestra sobre Tendências de Verão 2008/2009, ministrada pelo palestrante Amaury Marques. O evento foi feito em parceria com a ABIT (Equipe de Tricot).
De 24 a 27 de março, na sede da entidade, foi realizado o curso de Motivação de Equipes, em parceria com o SENAC, ministrado por Luiz Guilherme Wolf Borges.
A Acija comunica que no dia 14 de abril próximo, terá início a campanha de fortalecimento do comércio local. Aguardem!

ACIJA promove cursos de formação e motivação

A ACIJA – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga, realizou no mês de março do corrente dois cursos e uma palestra.
O curso de Modelagem foi realizado em parceria com a FIEMG Regional Sul, de 10 a 20 de março, na sede da Acija, e foi ministrado por Cândida Célia.
No dia 24, foi realizado no Hotel Parque das Primaveras, a palestra sobre Tendências de Verão 2008/2009, ministrada pelo palestrante Amaury Marques. O evento foi feito em parceria com a ABIT (Equipe de Tricot).
De 24 a 27 de março, na sede da entidade, foi realizado o curso de Motivação de Equipes, em parceria com o SENAC, ministrado por Luiz Guilherme Wolf Borges.
A Acija comunica que no dia 14 de abril próximo, terá início a campanha de fortalecimento do comércio local. Aguardem!

ABERTURA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE ENDURO FIM DIAS 12 E 13 DE ABRIL EM BUENO BRANDÃO

O reencontro da tribo do enduro F.I.M. se dará mais uma vez nas montanhas mineiras. Após a sensacional final de 2007 em São Thomé das Letras, o circo do Campeonato Brasileiro sobe novamente a serra para se instalar, desta vez, em Bueno Brandão. Conhecida como “A Cidade das Cachoeiras”, são mais de 30, a pacata cidade mineira está encravada na Serra da Mantiqueira alcançando altitudes acima dos 1700 metros. Além de contar com uma paisagem paradisíaca, terá como mestre de cerimônias ninguém menos que Nielsen Bueno. O piloto que, nesta temporada, defende a IMOCX Racing / Husqvarna, está super animado com a vinda do Campeonato Brasileiro para sua cidade.
A prova deverá seguir o padrão de duas voltas no sábado e três no domingo com quatro especiais por volta sendo, 2 Enduros Test, 1 Cross Test e 1 Extreme Test. O modelo de prova em oito utilizado em São Thomé também será mantido, ou seja, as equipes de apoio não precisam se deslocar pois o CH intermediário fica sendo no mesmo local da largada.
A notícia da realização do evento em Bueno Brandão teve uma recepção calorosa por parte da população e principalmente da administração pública que não está medindo esforços para receber pilotos, imprensa e visitantes. Dr. Jair Asbahr, prefeito da cidade, está se empenhando pessoalmente para que o evento se consolide no município que está em pleno desenvolvimento do seu potencial turístico.
O evento que, além de abrir o Brasileiro também contará pontos para o Mineiro e Sul Mineiro da modalidade, será realizado pela Pró Esporte Brasil com a supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo e Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais.
Visite os sites www.buenobrandao.com.br e www.proesportebrasil.com.br e saiba mais sobre a prova e esse paraíso mineiro.

AUTO-AJUDA

A INDESEJÁVEL LEVEZA DE SER
Com tanto conhecimento acumulado, nos espantamos com a mediocridade que grassa em nosso meio. Há um desprezo pelo verdadeiro saber, que transforma, que restaura, que levanta o mais ignorante. Mas a motivação para o crescimento é o grande ingrediente que quando em falta, impede que haja um florescimento do individuo. Com a apologia do fácil, do simples, do corriqueiro, do consumo rápido, há um cansaço em se perseguir a longo prazo, a descoberta do tesouro pessoal. O aqui agora imediatista e superficial nos transforma em gadinho fácil de ser consumido. Só um grande sonho, que não termina nem com a morte física, que pode ser um antídoto para tanta “consumição” estéril da vida.

ALQUIMIA DO SABER
Houve outrora, na Babilônia, um pobre e modesto alfaiate chamado Enedim, homem inteligente e trabalhador, que não perdia a esperança de vir a ser riquíssimo. Como e onde, no entanto, encontrar um tesouro fabuloso e tornar-se, assim, rico e poderoso? Um dia, parou na porta de sua humilde casa um velho mercador da Fenícia, que vendia uma infinidade de objetos extravagantes. Por curiosidade, Enedim começou a examinar as bugigangas oferecidas, quando descobriu, entre elas, uma espécie de livro de muitas folhas, onde se viam caracteres estranhos e desconhecidos. Era uma preciosidade aquele livro, afirmava o mercador, e custava apenas três dinares.
Era muito dinheiro para o pobre alfaiate, razão pela qual o mercador concordou em vender-lhe o livro por apenas dois dinares.
Logo que ficou sozinho, Enedim tratou de examinar, sem demora, o bem que havia adquirido. E qual não foi sua surpresa quando conseguiu decifrar, na primeira página, a seguinte legenda: "O segredo do tesouro de Bresa." Que tesouro seria esse? Enedim recordava vagamente de já ter ouvido qualquer referência a ele, mas não se lembrava onde, nem quando. Mais adiante decifrou: "O tesouro de Bresa, enterrado pelo gênio do mesmo nome entre as montanhas do Harbatol, foi ali esquecido, e ali se acha ainda, até que algum homem esforçado venha encontrá-lo." Muito interessado, o esforçado tecelão dispôs-se a decifrar todas as páginas daquele livro, para apoderar-se de tão fabuloso tesouro. Mas, as primeiras páginas eram escritas em caracteres de vários povos, o que fez com que Enedim estudasse os hieróglifos egípcios, a língua dos gregos, os dialetos persas e o idioma dos judeus. Em função disso, ao final de três anos Enedim deixava a profissão de alfaiate e passava a ser o intérprete do rei, pois não havia na região ninguém que soubesse tantos idiomas estrangeiros.
Passou a ganhar muito mais e a viver em uma confortável casa.
Continuando a ler o livro, encontrou várias páginas cheias de cálculos, números e figuras. Para entender o que lia, estudou matemática com os calculistas da cidade e, em pouco tempo, tornou-se grande conhecedor das transformações aritméticas. Graças aos novos conhecimentos, calculou, desenhou e construiu uma grande ponte sobre o rio Eufrates, o que fez com que o rei o nomeasse prefeito.
Ainda por força da leitura do livro, Enedim estudou profundamente as leis e princípios religiosos de seu país, sendo nomeado primeiro-ministro daquele reino, em decorrência de seu vasto conhecimento.
Passou a viver em suntuoso palácio e recebia visitas dos príncipes mais ricos e poderosos do mundo.
Graças ao seu trabalho e ao seu conhecimento, o reino progrediu rapidamente, trazendo riquezas e alegria para todo seu povo.
No entanto, ainda não conhecia o segredo de Bresa, apesar de ter lido e relido todas as páginas do livro.
Certa vez, então, teve a oportunidade de questionar um venerando sacerdote a respeito daquele mistério, que sorrindo esclareceu:
- O tesouro de Bresa já está em seu poder, pois graças ao livro você adquiriu grande saber, que lhe proporcionou os invejáveis bens que possui. Afinal, Bresa significa "saber"...
Com estudo e trabalho pode o homem conquistar tesouros inimagináveis. O tesouro de Bresa é o saber, que qualquer homem esforçado pode alcançar, por meio dos bons livros, que possibilitam "tesouros encantados" àqueles que se dedicam aos estudos com amor e tenacidade.
CARLOS TURATO - PSICÓLOGO