segunda-feira, 26 de novembro de 2007

EDITORIAIS

MESMICE IRRITANTE

Há tempo, no Congresso Nacional, discute-se a Cassação de Renan Calheiros e a prorrogação do Imposto do Cheque (CPMF), com isso, outros projetos que poderiam melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, como: Reforma Tributária, Segurança Pública, Educação e Saúde ficam “emperreados”. Sem falar no troca-troca de interesses pessoais que envolvem os políticos de Brasília.
Em nossa cidade a coisa não é diferente. Estamos próximo da recessão legislativa (faltam duas sessões ordinárias) e dois assuntos continuam sem definição: O Fundeb e a entrega das 50 Casas Populares.
É incrível como nunca se chega a uma solução! O repasse do Fundeb às professoras que têm direito, foi votado em primeiro turno, na última sessão ordinária (dia 13/11). E retirado em segundo turno, na reunião extraordinária, realizada na segunda-feira, dia 20. O projeto foi retirado pela bancada da maioria, para melhor estudo. Existe a possibilidade do projeto voltar na reunião da próxima terça-feira, dia 27.
E as Casas Populares? O projeto tramita nas comissões, sem expectativa de ser aprovado ainda neste ano. Com isso, famílias que aguardam, com ansiedade, os seus “lares próprios” para morar vão ter de continuar pagando aluguel.
Como vemos a coisa não anda. Tal qual a Capital Federal, nossa cidade continua numa mesmice irritante!

NA REDE

No decorrer dos seus quase 81 anos de circulação ininterrupta, esta Gazeta vem cumprindo o seu papel de levar informação com credibilidade e imparcialidade à nossa gente, embora, saibamos que optar pela imparcialidade, já é tomar partido.
Há tempo nossa Gazeta necessitava de um Blog na Internet, para divulgar nossa cidade e levar informação da mesma a várias pessoas que utilizam esse meio de comunicação pelo mundo afora. Vale destacar que além de assinantes do jornal impresso em Jacutinga, temos vários assinantes por diversas partes do Brasil. São filhos dessa terra que, embora longe, gostam de acompanhar o que se passa por aqui. Além de outros que adotaram a nossa Gazeta para leitura.
Informamos aos leitores de jornais eletrônicos que A Gazeta de Jacutinga está com seu Blog na rede. Acesse: gazetajacutinga.blogspot.com, faça sua leitura, deixe seu recado e entre em contato conosco.

O Zé Ulisses foi para a Estrada Real

Marcelo de Paula

Na terça-feira passada, dia 20, meu coração, assim como o de muita gente, bateu triste, com o falecimento do amigo José Ulisses Nicioli.
Em outras oportunidades já escrevi sobre ele e nossa amizade.
Amante da comunicação, criou, ao lado do Carlinhos Sapucaí, há 11 anos o programa “No Braço da Viola”; apresentou o programa “Grandes Orquestras”; comigo, criou o programa “La Bella Itália”. Todos pela Rádio Estância. Foi um dos incentivadores e o presidente da Festa Italiana 2006 e vice-presidente em 2007.
Incentivou e organizou as tradicionais rodas de violeiros. Amava música e caminhada. Gostava de viajar, de estar com os amigos.
Ocupou cargos, como voluntário, na APAE e no Clube da Melhor
Idade. Não negava ajuda a ninguém. Serviu, sem se preocupar em ser servido.
Viveu 40 anos felizes com a Anelize, esposa e amiga em todos os momentos da vida. Era pai da Nara e avô de Davi.
Católico praticante, amava visitar Aparecida do Norte, onde não deixava de ir à casa da “Mãe Aparecida”.
Fomos amigos, irmãos e parceiros. Acompanhei sua luta contra a doença nos últimos 6 meses. E posso dizer que nunca esmoreceu na fé. Lutou até o fim!
Para nós, que acreditamos na Vida Eterna e, que, Deus nos acolhe na sua infinita bondade, fica a certeza de que a morte é uma "passagem" para a vida. Porém, somos egoístas e queremos ter sempre conosco as pessoas de quem gostamos. Mas, pessoas como o Zé Ulisses não serão esquecidas, pois ocupam lugares especiais em nossos corações.
Zé Ulisses, você soube viver a fé, portanto, Deus o chamou para junto Dele. Saiba que essas lágrimas de saudade representam a imensa falta que você está fazendo em nosso meio.
Mas fica a certeza de que o homem passa, porém sua obra, sua caridade e coisas boas permanecerão para sempre!
Somente um sentimento resume este momento: Saudade, Saudade, Saudade!
O Zé Ulisses, hoje, caminha na verdadeira estrada real, que fica na morada eterna.

Segurança Pública é discutida por setores da Sociedade

Na noite de segunda-feira, dia 19, no salão de festas do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, foi realizada uma reunião cujo tema foi discutido foi a Segurança Pública em nossa cidade.
A reunião foi programada pela presidente da Associação de Moradores do Coronel Rennó e Vila Mangueira, Sra. Vera Fulgatti Rezende, e contou com a participação de autoridades locais e representantes de associações e órgãos municipais, dentre os quais destacamos: Tenente PM Carlos Paiva, comandante da Polícia Militar de Jacutinga; Dr. Artur Augusto Ribeiro da Silva, Delegado da Polícia Civil; Vereadores Vera Lúcia Perugini Cruz e Luiz Carlos Crivelaro; Léo Fernandes, Chefe de Gabinete do Prefeito; Newton José de Carvalho, tesoureiro do CONSEG, Marcos Tadeu Nicioli, presidente de honra do CONSEG, Carlos Rennó Vianna, presidente do CONSER e Sindicato Rural, Padre Sebastião Camilo de Almeida, Pároco de Jacutinga, entre outros.
A reunião foi um momento oportuno para que cada setor da sociedade expusesse suas opiniões e situações ante a segurança pública local.
“Achei a reunião proveitosa, pois contou com a participação das polícias locais, demais autoridades, presidentes de associações de bairros e munícipes; todos preocupados com a segurança pública de nosso município. O Delegado expôs as dificuldades quanto à falta de investigadores e escrivães de polícia. O Tenente citou a vinda de três novos policiais para cá e falou do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Polícia Militar. Em relação ao CONSEG, haverá eleição para eleger uma nova diretoria. Agora, é de suma importância que a população esteja a par de como anda a nossa segurança pública de nossa cidade, para isso, reuniões como estas devem ser realizadas mais vezes”, falou Niuzinho, tesoureiro do CONSEG.
Na visão do Tenente PM Carlos Paiva a reunião foi proveitosa. “A reunião foi proveitosa porque a população está se conscientizando da importância dessa participação comunitário no processo da segurança pública”, falou o Tenente Paiva.
Segundo Léo Fernandes, a reunião foi importante a o Executivo vem fazendo a sua parte. “Achei muito importante e progressiva essa reunião, pois discutiu-se a questão da segurança pública no município. A Prefeitura tem feito a sua parte, embora seja responsabilidade do Estado. No ano que vem, será criada a Guarda Municipal de Jacutinga, inclusive, já consta no orçamento. O município poderia ajudar mais se a Câmara colaborasse em não aumentar o repasse destinado ao Legislativo de R$ 1.200.000,00 para R$ 1.400.000,00; e, em contrapartida, ter deixado 1% de remanejamento para o Executivo em 2007 e, já deixar claro que vai abaixar para 0,5% em 2008”, destacou o Chefe de Gabinete.

PARÓQUIA EM FOCO

VOCAÇÃO E MISSÃO DOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS

Quem são os Cristãos leigos e Leigas?
Diferente do que pensávamos no passado ou como usamos o termo para referir a algo que desconhecemos, leigos, são homens e mulheres que não somente pertencem à Igreja mas são Igreja, espelham em Cristo sua vida vivendo os efeitos do batismo, buscando viver sua essência: "só descobrindo a misteriosa riqueza que Deus dá ao cristão no santo Batismo é possível delinear a ‘figura’ do cristão leigo". O documento Christi Fideles Laici refere-se a toda força do batismo, com suas conseqüências: passar a ser filhos no Filho, formar um só corpo com Cristo e ser Templos vivos e santos do Espírito.
Os cristãos leigos e leigas participam de diferentes modos das virtudes de Cristo, não devendo portanto querer imitar a vida dos religiosos. "Que escutem o chamamento de Cristo para trabalharem na Sua vinha". A parábola descrita em Mateus 20, a dos trabalhadores na vinha, fala da voz de Deus que ressoa na alma de cada um e nos acontecimentos, e em todos - pede uma resposta generosa. Pede a coragem de encarar este nosso mundo, em certo sentido, muito dificil e ajudá-lo em sua transformação, cabendo a cada um, saber o que Deus lhe pede pessoalmente. Dessa forma fica respondida a pergunta sobre o local onde o leigo deve ser sal da terra e luz do mundo: no lugar que ocupa no mundo, ou seja, na sua casa, na escola, no baile, na festa, no trabalho, no lazer, etc.
Como no Evangelho somos convocados a assumir como trabalhadores da vinha, mas ser também a própria vinha. Aos poucos cada um , cada uma vai se identificando e se preparando pra melhor exercer seu ministério como Leigo no meio do mundo através da escuta pronta e dócil da Palavra de Deus. Um cristão está no mundo, em seu lugar próprio. Aí deve aprender a conviver com todos, a sofrer as dores de todos, a ajudar a solucionar os problemas que afetam seus semelhantes.
Um cristão, como aliás toda pessoa, é chamado a manter a coerência entre aquilo em que acredita e sua vida. Não é possível separar nem em sua cabeça, nem em sua atuação as idéias da vida. O contrário seria vida dupla, hipocrisia, incoerência.
“ Ouvi contar, há tempos, uma história que se não é verdadeira, bem que poderia ser. Certo político, conhecido como católico, votou a favor de determinado tema contrariamente à doutrina da Igreja. Ao ser criticado por um bispo, protestou dizendo que votara como político e não como católico. O bispo lhe respondeu: "Pode ficar tranqüilo, eu não o critiquei como político e sim como católico!".
Não se pode distinguir onde acaba o político e onde começa o católico, e isso vale para todas as ocupações e para todas as ocasiões. A fé e as convicções não são peças de vestuário, acessórios, que se possam utilizar ou não.
Que nós, como cristãos católicos, cristãs católicas, paroquianos de Santo Antônio, vivamos em todos os momentos do dia, em todas as horas, em todas as situações, a nossa vocação. Que cada vez mais trilhemos os caminhos da santidade nos espelhando no Mestre que também foi Leigo, Jesus Cristo, nosso “ Caminho, Verdade e Vida

Maria Emília Taveira


COMUNICADOS

ENCONTRO DE NOIVOS DIAS 24 E 25 DE NOVEMBRO DE 2007
Inscrições já estão abertas na Malharia Tricobella com José Norberto e ou Claubene


Nosso agradecimento pela fidelidade e compromisso com Dízimo ao sr. Mário Honorato que foi o contemplado com o brinde da Pastoral do Dízimo do mês de Novembro

+++++++++++++++++++++++++++++++++
Recitação do Santo Terço , pela Rádio Estância Jacutinga, a partir das 22 horas
+++++++++++++++++++++++++++++++
A missa do próximo sábado dia 1º de dezembro será às 19h
+++++++++++++++++++++++++++++++
AGENDA DA SEMANA
Sábado dia 24 de novembro
17h – Missa na Comunidade Santa Clara em Albertina
Início do Encontro de Noivos, no Santuário
19h30 – Missa na Igreja Matriz
19h30 – Missa na Comunidade Senhor Bom Jesus em Albertina

Domingo dia 25 de novembro
8h – Missa com continuação do Encontro de Noivos na Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Santuário
10h – Missa com crianças na Igreja Matriz
18h – Missa na comunidade São Judas Tadeu
19h30 – Missa com Encerramento da Semana Missionária na Igreja Matriz

Terça-feira dia 27 de novembro
19h30 – Missa na Comunidde São Sebastião em São Sebstião dos Robertos
19h30 – Missa na Comunidade Mãe Rainha, NA Residência de Catarina e Benedito Maximiniano, á rua Juscelino Kubischek, 27, no Monsenhor Dutra

Quarta-feira dia 28 de novembro
11h15 - Missa na Igreja Matriz
19h30 – Missa na Comunidade Vila Esperança na residência de Patrícia e Marcos, á rua Antonio Almeida, 120
19h30 – Reunião da Pastoral Familiar no Santuário

Quinta-feira dia 29 de Novembro
14h – Missa na Capela do Asilo
19h30 – Missa na Comunidade César Matile

Sexta-feira dia 30 de Novembro
19h30 – Reunião com todos os Zeladores da Mãe Rainha na Igreja Matriz

Sábado dia 01 de novembro
17h – Missa na Comunidade Espírito Santo em Albertina
19h – Missa na Igreja Matriz
19h30 – Missa na Comunidade Senhor Bom Jesus em Albertina

PANORAMA ESPORTIVO

COPA JOÃO PITÁGORAS DE CARVALHO “TATAU”

A Copa João Pitágoras de Carvalho, terá sua terceira e última rodada da primeira fase neste sábado, dia 24, às 9 horas, quando a equipe do Pro-Vida (Andradas) enfrentará a equipe da A.A. Montessionense, que precisa vencer se quiser continuar na competição. Às 10 horas, a equipe do Canarinhos de Ouro, já classificada, enfrenta a equipe de Águas de Lindóia/SP. Às 11 horas, a equipe do Caco Velho (Pinhal) precisa vencer de goleada a equipe de Albertina para classificar em segundo no grupo B. Na última partida do dia, às 12 horas, a equipe do Rio Branco (Andradas) enfrenta e equipe do Madureira (Ouro Fino) ambos com chances de classificação.


CANARINHOS DE OURO vence e é finalista

A Escolinha de Futebol Canarinhos de Ouro venceu no sábado (17) a equipe de Lindóia/SP, na cidade de Socorro-SP, pelo placar de 4x0, com gols de Oscar (2), Yuri (1) e Guilherme (1), classificando-se para a final que será disputada neste domingo (25), em Socorro/SP. A equipe jacutinguense, com ótima campanha, enfrentará a forte equipe União de Socorro. Os jacutinguenses estão treinando forte para a disputa final.


Campeonato Municipal de Veteranos

Começou no sábado passado, dia 17, o Campeonato Municipal de Futebol de Veteranos.
Na primeira partida, a equipe do Lucateli empatou com a equipe da Chácara Tranqüilidade por 2x2.
Na segunda partida a equipe da Radical Modas também empatou com a equipe da Versátil Calçados, mas pelo placar de 1x1.
A segunda rodada, realizada na quarta-feira (21), assinalou os seguintes placares: Ótica Jacutinga 6x0 Arsenal; e Sapucaí 1x2 Juventude.

ABELHAS NOVAMENTE

A Secretaria de Agricultura voltou a ser acionada para neutralizar um enxame de abelhas, desta vez no centro da cidade, numa residência da rua Américo Prado. Como se tratava de um enxame à procura de um local para instalar-se, foi bem mais fácil para o secretário Roosevelt, com o apoio do apicultor Sebastião Bertazzolli, convencer as abelhas a transferirem-se para local mais adequado, deixando de oferecer perigo à população.

Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

José Ulisses Nicioli

Na última terça-feira, dia 20 do corrente, ao chegar à Rádio Estância para retomar a apresentação do programa MOMENTO ECOLÓGICO, fui informado do falecimento do caro amigo JOSÉ ULISSES NICIOLI, grande colaborador da emissora, onde, ao longo dos anos, teve vários programas de sucesso (GRANDES ORQUESTRAS, ÁLBUM de RECORDAÇÕES, o tão ouvido NO BRAÇO da VIOLA, no ar até hoje, apresentado conjuntamente por ele e Carlinhos Sapucaí...), todos muito prestigiados pelos ouvintes. Embora o José Ulisses já estivesse enfermo há bastante tempo, todos nós, seus amigos e companheiros de microfone, ficamos tristemente surpresos com sua partida. Afinal, era uma pessoa muito especial. Altruísta, generoso, sempre procurando fazer o bem a seu semelhante. Certa vez, viu um menino ter o rosto dilacerado por um cachorro. Embora se tratasse de um desconhecido, colocou-o no seu carro, levando-o até a Santa Casa e custeando todo o tratamento do garoto, inclusive as cirurgias plásticas para que seu rosto não ficasse deformado. Por tudo o que representou para nós, seus amigos, para a Rádio Estância, e para Jacutinga, foi grande o comparecimento da população ao seu sepultamento, o que certamente confortou sua esposa Anelise, sua filha Nara e demais familiares. Em nome de todos os jacutinguenses que tiveram o privilégio de conhecer o já saudoso JOSÉ ULISSES NICIOLI, as mais respeitosas condolências à Anelise e à Nara.
Otávio Salles, Assessor de Meio Ambiente e Divulgação

MESA REDONDA SOBRE O TEMA “MORTE”

De iniciativa da Paróquia Santo Antônio de Jacutinga, foi promovida na noite de segunda-feira, dia 19, no Salão Paroquial da Matriz, uma Mesa Redonda para discutir o tema “Morte”, que contou com o cirurgião geral e geriatra, Dr. Fernando Luiz da Silva, que enfocou a Morte na visão Médica; da psicóloga, Dra. Rosina Petroni Camilo, que enfocou a Morte na visão Psicológica; da Sra. Maria Valéria Grassi Moredo, que enfocou a experiência da Morte na família; e do Pe. Ivan Paulo Moreira, que falou sobre a Morte na doutrina cristã. O moderador da mesa redonda foi o estudante de jornalismo Andrey Cássio Nicioli.
Após cada debatedor expor sua opinião sobre o tema, houve interação entre os mesmos e o público participante (mais de cem pessoas). Ocasião em que, foram feitas e respondidas perguntas.
Segundo Pe. Ivan Paulo, idealizador do encontro, este surpreendeu às expectativas.
“O tema Morte, por si só, causa temor, medo e angústia. Trata-se de um tema do estudo da disciplina de Escatologia do Curso Escola Bíblica Teológica, realizado há cerca de quatro anos em nossa Paróquia. E isso fez com que realizássemos esta Mesa Redonda, que pôde tirar dúvidas e mostrar que a morte faz parte da nossa natureza humana e que, saibamos conviver ela. E acima de tudo, viver cada momento de nossa vida como um grande milagre e, ao mesmo tempo, estar preparados para ela, morte. No campo cristão, devemos ter fé de que a nossa esperança para a Ressurreição em Cristo, nos trará felicidade a plenitude da vida”, falou Padre Ivan Paulo.

RAPIDINHAS DA GAZETA

Por Juanito Rodrigues

CAMPEONATO BRASILEIRO
PENÚLTIMA RODADA
Sábado
18h10: Fluminense x Juventude, América x Grêmio

Domingo
16h: São Paulo x Botafogo, Internacional x Palmeiras
18h10: Paraná x Santos, Sport x Cruzeiro, Flamengo x Atlético PR

Quarta-feira
21h45: Corinthians x Vasco e Figueirense x Náutico

Dia 02/12 - domingo
(última rodada)
16h: Palmeiras x Atlético, Atlético PR x São Paulo, Goiás x Internacional, Botafogo x Figueirense, Náutico x Flamengo, Cruzeiro x América, Santos x Fluminense, Grêmio x Corinthians, Juventude x Sport, Vasco x Paraná.

CLASSIFICAÇÃO GERAL
1- São Paulo 76; 2- Santos 59; 3- Flamengo 58; 4- Palmeiras 58; 5- Cruzeiro 57; 6- Fluminense 55; 7- Grêmio 54; 8- Botafogo 53; 9-Internacional 51; 10- Atlético PR 51; 11- Atlético MG 49; 12-
Figueirense 49; 13- Vasco 48; 14- Sport 48; 15- Náutico 46; 16- Corinthians 43; 17- Goiás 42; 18- Paraná 41; 19- Juventude 38; 20- América 17.

ÚLTIMA RODADA DA SÉRIE B
Sábado:
16h: CRB x Barueri, Ceará x Santo André, Avaí x Náutico, Gama x Vitória, Remo x Ponte Preta, Santa Cruz x Coritiba, Portuguesa x Criciúma, Marília x Fortaleza, São Caetano x Brasiliense e Paulista x Ipatinga.
______
SÉRIE C – 10ª RODADA
CRAC 1x0 Atlético GO, Barras 0x2 Bahia, Vila Nova 2x0 Bragantino, ABC 1x0 Nacional.

ELIMINATÓRIAS COPA 2010
Venezuela 5x4 Bolívia
Colômbia 2x1 Peru
Equador x 5x1 Peru
Brasil 2x1 Uruguai
Chile 0x3 Paraguai

_______________________________________
FINAIS DO CAMPEONATO ALBERTINENSE
DE FUTEBOL AMADOR – 2007
Aspirantes
Grêmio Albertinense 1x1 Bairro Albertão (6x7, nos pênaltis)
Titulares
Ótica Jacutinga 4x1 América Crisólia
Um grande público reunindo esportistas de Albertina, Jacutinga, Crisólia e região, acompanhou uma bela final entre as equipes da Ótica Jacutinga x América de Crisólia. O primeiro tempo foi bastante movimentado e a equipe jacutinguense atuou muito bem, principalmente, no ataque e praticamente definiu a partida marcando três belos gols e tomando apenas um. No segundo tempo, o jogo foi bastante no meio campo, mas as duas equipes não conseguiram muitas emoções. O time do João da ótica segurou o resultado e ainda aumentou para 4x1, aos 27, com mais um belo gol do Ricardinho, que foi o artilheiro da partida marcando três belos gols. A equipe do América, que soube valorizar a conquista do adversário, marcou o seu gol através do jogador Paraná, aos 34 minutos, do primeiro tempo.
ÓTICA JACUTINGA: Sander, Diego, Dione, Elton, Pulo, Chorão, Eltinho, Belezão, Ninho, Ratinho, Ratinho, Ricardinho, Elvis, Antônio Luis, Maicon e Gabriel. Técnico: João da Ótica, auxiliado por Clô (palmeirense). Gols: Eltinho 1, Ricardinho 3.
AMÉRICA: Valentim, Robinho, Jairo, Dálcio, Mineiro, Juninho, Chulapa, Paraná, Hermínio, Zé Mário, Eduardo, Lídio, Negão e Eduardo. Gol: Paraná.

A EQUIPE 1.010 TRANSMITIU TUDO AO VIVO COM: ANTÔNIO LUIZ, MAURÍLIO PERUGINI, JUANITO, FLITZ, MARCELO MARANHÃO E SOUZA.

CAMPEONATO DE FUTEBOL VETERANO
CHAVE A: Lucateli, Chácara Tranqüilidade, Arsenal e ótica Jacutinga/Vila Esperança
CHAVE B: Radical Modas, Versátil Calçados, Sapucaí e Juventude

Resultados: Lucateli 2x2 Chác. Tranqüilidade, Radical Modas 1x1 Versátil Calçados, Arsenal 0x6 Ótica Jac/V. Esperança, Sapucaí 1x2 Juventude.
PRÓXIMOS JOGOS
Dia 24/11 – 15h30: Lucateli x Arsenal; 17h30: Sapucaí x Radical Modas.
Dia 28/11 (4ª feira) – 19h: Chác. Tranqüilidade x Ótica Jac/V. Esperança; 20h30: Juventude x radical Modas.
_________________________

Proprietário da Rádio Difusora de Ouro Fino
(Milton Lucca de Paula é homenageado na Assembléia)
A comemoração dos 85 anos de radiodifusão no Brasil aconteceu na noite de 24 de setembro no Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. O principal homenageado foi o presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), Milton Lucca de Paula, que é proprietário e diretor da Rádio Difusora de Ouro Fino.
_____________________________

CANTINHO DOS AMIGOS (PERDE JOSÉ ULISSES NICIOLI)
Perdi um amigo, em companheiro e um ouvinte de todos os dias.
O cantinho dos amigos desta semana vai dedicado ao amigo corinthiano José Ulisses Nicioli, que faleceu nesta semana, deixando seus amigos tristes pela sua ausência. Sentiremos a falta e muita saudade deste homem, companheiro alegre, de coração humano e esportista. Boa gente. Bom corinthiano. Boa pessoa. Adeus... Amigão.

CASA DA CRIANÇA

MULHERES, COLABOREM, PARTICIPEM!
JANTAR BENEFICENTE À CASA DA CRIANÇA

“Todas às vezes que fizestes isso a estes pequeninos, a mim o fizestes”. Mt. 25:40.

Será realizado na próxima sexta-feira, dia 30 de novembro, a partir das 20 horas, no Clube de Campo Leão da Fronteira.
Este evento foi criado com o objetivo de conscientização das mulheres que saem para o trabalho deixando seus filhos com pessoas de sua escolha, enquanto a maior parte das mães que precisam trabalhar fora para ajudar no sustento de seus filhos não têm com quem deixá-los.
A Casa da Criança, há quase 60 anos, vem cumprindo o seu papel de formação das crianças/adolescentes jacutinguenses. Hoje, a Casa da Criança acolhe 250 crianças que são tratadas com muito carinho, amor e dedicação, preparando-as para um futuro de cidadãos conscientes que possam enfrentar as adversidades da vida e vencer com dignidade. E como se diz na canção popular: “Há que se cuidar do broto pra que a vida nos dê flor e fruto”.
Por isso, mulheres, contamos com a presença de todas para uma noite de descontração e entretenimento sim, mas traga no coração muita alegria, pois você está COLABORANDO com a felicidade e o bem estar destas crianças.
A Casa da Criança está de portas abertas para acolhê-la e você poderá comprovar o brilho no olhar e o sorriso no rosto de cada criança.
Os convites estão venda nos seguintes locais: Casa da Criança e Wool Line Confecções. Informações: 3443-1888.

Organizadores.

Ex-Secretário da Habitação e Ação Social faz esclarecimento público

Na segunda-feira passada, dia 12, foi jogado em algumas ruas de nossa cidade um panfleto anônimo, cujo teor acusa o ex-secretário da Habitação e Ação Social Marcos Tadeu Nicioli, proprietário da Padaria D’ Hoje, de emitir nota fiscal ao Município, sem especificações dos referidos gastos, insinuando que os mesmos seriam decorrentes de pessoas ligadas a atual Administração.
O episódio, inclusive, foi tratado no editorial da edição passada com o título “Atitude covarde”, sem entrar especificamente no teor do caso.
Nesta semana, Marcos Tadeu, procurou nossa reportagem para prestar esclarecimento público à nossa população.
“Ante ao panfleto covarde que foi jogado nas ruas de nossa cidade, solicitei junto a Prefeitura Municipal, provas de todos os pagamentos realizados à Padaria D’ Hoje no ano de 2007, como notas fiscais, notas de empenho e extrato de fornecedor, emitidos pelo Grupo SIM, afim de instruir processo criminal contra os caluniadores. A Prefeitura enviou-me os documentos solicitados. Vale destacar, que, no Memorando Interno datado de 14 de novembro de 2007, enviado pelo secretário municipal de Controle Interno, José Vacir Côgo, ao Senhor Prefeito Municipal, este atesta que, concluindo o levantamento feito sobre o aludido panfleto, a conclusão e o parecer, transcritos abaixo. Por fim, já temos pistas de quem seriam os autores deste panfleto covarde e onde foi impresso, inclusive, vamos ingressar na Justiça com uma queixa-crime contra essas pessoas”, falou Marcos Tadeu.

CONCLUSÃO:
Sob as penas da lei e com todo o peso da responsabilidade que o meu cargo requer, afirmo a Vossa Excelência, que a Prefeitura Municipal de Jacutinga nunca pagou, nem se encontra para pagar a nota fiscal no valor de R$ 33.000,00 (trinta e três mil reais), sem número, com data de 10.08.07, para a Padaria D’Hoje.

PARECER:
A cópia da Nota Fiscal que aparece no panfleto não resiste a menor análise para se concluir que foi falsificada, logicamente, com a intenção de denegrir a imagem da Administração de Vossa Excelência, servindo-se do nome do ex-Secretário de Habitação e Ação Social, senhor Marcos Tadeu Nicioli.
É o que tinha a relatar.
José Vacir Côgo - Secretário Municipal de Controle Interno

DATA VÊNIA

No Braço da Viola - Nos Braços de Deus

Jacutinga amanheceu consternada com a notícia do falecimento de um dos seus filhos mais queridos: José Ulisses Nicioli, “Zé Ulisses” como era mais conhecido. A cidade parou para acompanhar seus últimos momentos entre nós.
Numa tocante cerimônia, realizada na Loja Maçônica da qual ele era membro, seus parentes e amigos deram-lhe o derradeiro adeus. O espaço ficou pequeno para tanta gente e as inúmeras coroas de flores enviadas por várias Entidades e Associações atestavam seu grande círculo de amizades e o quanto era querido em sua terra.
A Bíblia nos diz: “na casa de meu Pai há muitas moradas” e, com certeza, José Ulisses, você já está numa delas rodeado de amigos e, quem sabe até, fazendo uma roda de viola, que era uma das coisas que gostava ou então, programando uma nova caminhada na Estrada Real, ou fazendo artesanatos em madeira ou simplesmente sendo o avô querido do Davi.
Você, Zé, soube viver a vida, intensamente, aproveitando tudo de bom que ela tem sem se esquecer dos seus semelhantes e, por isso mesmo granjeou admiração, respeito e carinho de todos. Raramente dizia um “não”. Antes, era sempre o primeiro a dizer: eu faço, eu ajudo, pode contar comigo, etc. Alegre, piadista, companheiro, organizado, amoroso, dedicado, incansável, etc.
O Clube da Melhor Idade perdeu um secretário exemplar. A Associação Lucchese, um membro insubstituível. Os violeiros, um incentivador ferrenho. A Rádio Estância, uma voz amiga a serviço de nossa música de raiz, como dizia. Jacutinga perdeu um grande cidadão e nós, um grande amigo e um ser humano maravilhoso, como há poucos.
Descanse em paz e que Deus o tenha!

Clélia Fonseca de Carvalho

Capotamento na SP 352 – Jacutinga/Itapira

Na tarde de segunda-feira, dia 19, o casal Israel e esposa, que possui chácara na Estância dos Vieiras, uma criança e um cãozinho de estimação estavam num veículo que capotou na rodovia SP. 352 próximo ao KM 184. o condutor do veículo, Israel, sofreu ferimentos leves e os demais nada sofreram. No momento do capotamento a pista estava escorregadia devido às chuvas.

BRASIL URGENTE

Por Eduardo Bortolotto Filho
O Preço do Voto
Com o lema “voto não tem preço, tem consequência”, um grupo deentidades capitaneadas pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) se prepara para uma campanha deconscientização do eleitorado sobre a importância do voto consciente. Avenda do voto, seja a que título for, é condenável.Este movimento já acontece há alguns anos e vem no rastro daaprovação em 1999 da lei 9.840, que proíbe a compra de votos e o uso damáquina administrativa. Desde 2000, 623 políticos tiveram seus mandatoscassados por conta desta lei. As entidades pretendem criar comitês nosmunicípios para facilitar as denúncias e apoiar o serviço de apuração econdenação dos infratores.Mas o melhor que este movimento pode fazer é de esclarecimento doeleitor da importância do seu voto para que seu município possa crescer edesenvolver-se de forma harmoniosa e justa.O rouba mas faz, essa desgraça de nossa vida política, motivo maiorpelo qual nos encontramos no subdesenvolvimento político e econômico, tem que ser varrido do mapa eleitoral. A primeira regra na escolha de quem vai gerir o nosso dinheiro tem que ser a honestidade. A partir daí se começa a verificar o que pensa sobre os problemas, as soluções que pretende tomar, e por aí vai. O primeiro passo, portanto, é conscientizar a população de queo que é de todos também é nosso. Parece óbvio, mas tem muita gente com quem se conversa e fala do político ladrão como se ele roubasse odinheiro dos outros, não dele, seu defensor. Ele é cúmplice no roubo, mesmo que não fique com nada de material para si.Para nós , católicos, vem a especial palavra de Dom Dimas Barbosa,secretário-geral da CNBB : “Política, na definição mais plena, é a arte deviver na pólis (cidade), e nós, católicos, temos uma motivação a mais, alémdaquela que todo cidadão deve ter. É, justamente, porque professamos que a 'fé sem obras é morta', citando São Tiago, que a fé tem que se encarnar em atitudes concretas. A política é uma delas”.Isso tudo só se concretizará a partir do momento em que os eleitoresse conscientizarem e as autoridades cumprirem o seu papel no processo. Valerioduto MineiroFechando uma semana “morna”, onde o que houve de concreto foi oadiamento do caso “Renan Calheiros”, o procurador Geral da República deu otom: denunciou 15 pessoas por participação naquilo que se convencionouchamar de “valerioduto mineiro”.Segundo o Procurador, existem evidências de que dinheiro público foicolocado em benefício da candidatura à reeleição do hoje senador EduardoAzeredo, que acabou perdendo a eleição para Itamar Franco.As evidências que foram encontradas referem-se a patrocínios de empresaspúblicas a eventos que supostamente eram fachada para que o dinheirochegasse à campanha. Foram denunciados, além de Azeredo, o tesoureiro da campanha e o candidato a vice, Clésio Andrade, além do agora ex-ministro (pediu demissão na hora), Walfrido dos Mares Guia, à época vice-governador ecandidato a deputado federal.Ao ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, caberáconduzir as investigações e submeter, como no caso do mensalão, ao plenário do Supremo, a decisão sobre a aceitação da denúncia.Do aspecto jurídico/criminal este é o ponto. Mas e do aspectopolítico? Colocar o senador Azeredo, do PSDB, assim como aliados como o ex-vice-governador Clésio Andrade e o ex-ministro Walfrido, no banco dos réus é um trunfo para o PT. Significa dizer: “estamos no mesmo barco”.Mas será que estamos mesmo, no mesmo barco? O ex-presidente Fernando Henrique não acha. Ele declarou que as denúncias ao esquema sob comando dopublicitário Marcos Valério se dividem em duas espécies: A mineira oradenunciada, que se refere a desvios para pagamento de despesas de campanha política, e a anterior, já acatada, que se refere a pagamento deparlamentares para que votem com o governo. Interessante a tese doex-presidente, mas é o caso de se perguntar: não são ambas, formas deroubo? Não é dinheiro público que foi desviado? Com a palavra a comissão de ética do PSDB.O ex-governador Azeredo deu declaração à imprensa com seu costumeiro jeito humilde: não sabia de nada, tudo foi feito por gente da campanha aque ele não tinha acesso. Tal como Lula o fez. Vamos lembrar ao nosso caro ex-governador os ditados que sempre repetimos: “quem se junta aos porcos, sai enlameado”, “diga-me com quem andas que dirte-ei quem és”, etc. Estamos portanto empatados. Quem fará o desempate?

1º Torneio Sul Mineiro de Pássaros de Jacutinga

Será realizado no dia 9 de dezembro de 2007, a partir das 8 horas, na Escola Estadual Júlio Brandão, terá início o1º Torneio Sul Mineiro de Pássaros Circuito das Malhas Jacutinga.
O torneio contará com duas categorias: Fibra (Picharro, Coleiro e Canário) e Livre (Picharro, Coleiro, Canário, Azulão e Tico-Tico).
Serão distribuídas medalhas no ato da inscrição e 95 troféus nas modalidades. Melhores informações pelos fones: (35) 9102-4200 / 3443-4200 com Marcinho.

SINDICATO RURAL anuncia cursos para 2008

O Sindicato Rural de Jacutinga e Albertina, que oferece treinamento e qualificação profissional aos produtores das duas cidades por meio dos cursos Senar, enviou-nos nesta semana, a programação para o primeiro quadrimestre de 2008. A realização dos cursos é feita em parceria com a Cooperativa Agropecuária de Jacutinga, que disponibiliza o técnico agrícola Luiz Eduardo Assis para organizar os mesmos.
Em dezembro de 2007, será realizado o Curso de Operação e Manutenção de Motosserra;
Mês de Janeiro de 2008 – Curso de Aplicação de Agrotóxicos;
Mês de Fevereiro de 2008 – Curso de Operação e Manutenção de Roçadora;
Mês de Março de 2008 – Curso de Inseminação Artificial em Bovinos
Mês de Abril de 2008 – Curso de Apicultura (produção de própolis).
Os cursos são realizados gratuitamente, porém, com vagas limitadas. Os interessados podem fazer sua inscrição no Sindicato Rural e no departamento de café da Coapeja.
Além dos Cursos Senar, o Sindicato oferece os seguintes serviços a seus associados: - ITR (custo zero); - INCRA (custo zero); - Renovação de Cartão de Produtor (custo zero); - Contrato de Arrendamento, Parceria Agrícola e Outros (custo zero); - Folha de Pagamento com emissão de guia FGTS e INSS (custo de R$ 5,00 por empregado); - Imposto de Renda de Isentos (custo zero); - PRONAF- de Custeio e Investimento (custo zero); O sindicalizado paga mensalmente R$ 10,00.
Informações no Sindicato Rural em Jacutinga pelo telefone 3443-2326, e em Albertina, pelo telefone 3446-1231.

AUTO-AJUDA

MILAGRES DA COMUNICAÇAO
Vivemos a era da tecnologia. Praticamente toda as atividades humanas estão tomadas por este furor modernoso de máquinas e equipamentos. Mas ainda temos o domínio do sutil, da comunicação não verbal, da analogia, do subentendido, do denotativo e do conotativo. Ah! Estas qualidades, por muito tempo farão parte do acervo humano específico. Estas são qualidades divinamente concedidas. Por elas, destruímos, por elas criamos.
Carne de Língua
Uma lenda africana conta a história de um rei cuja esposa vivia triste, definhando. Um dia, ele nota que a mulher de um pobre pescador que morava próximo à corte era o próprio retrato da saúde e da felicidade. Então, ele se dirige ao pescador:
- Como você consegue fazê-la tão feliz?
- É fácil, responde o pescador. Dou a ela carne de língua.
O rei imagina que agora tem a solução. Ele ordena que os melhores açougueiros do reino tragam língua para sua esposa, e passa a servir uma dieta reforçada. Mas suas esperanças são frustradas. Ela piora. O rei fica furioso, vai até o pescador e diz:
- Vamos trocar de esposa . Quero uma mulher mais alegre.
O pescador é obrigado a aceitar a proposta, apesar de fazê-lo com muito pesar. O tempo passa e, pouco a pouco, para a aflição do rei, sua nova esposa cai doente e definha a olhos vistos, enquanto sua ex-esposa, vivendo com o pescador, transpira saúde e alegria. Um dia, no mercado, ela passa pelo rei, que mal a reconhece. Ele fica impressionado:
- Venha comigo !!!
- Jamais, responde ela, e explica:-Todos os dias, quando meu novo marido chega em casa, ele se senta comigo, me conta histórias, ouve as que tenho para contar, canta, me faz rir, me enche de vida. Essa é a carne de língua, alguém que conversa comigo e dedica a atenção a mim. O dia inteiro mal posso esperar que chegue a noite.
Sem atenção, não há gentileza, nem calor humano, nem proximidade, nem relacionamento.
O Poder das Palavras
Um orador fala do poder do pensamento positivo e das palavras.
Um participante levanta a mão e diz:
"Não é porque eu vou dizer felicidade, felicidade, felicidade! que me irei sentir melhor e não é porque eu vou dizer desgraça, desgraça, desgraça! que me irei sentir menos bem: não são mais que palavras. As palavras são isso mesmo, sem poder..."
O orador responde:
"Cale-se, seu idiota, é incapaz de compreender o que quer que seja!"
O participante está paralisado, ele muda de cor e prepara-se para replicar agressivamente: "Você, espécie de..."
O orador levanta a mão: "Peço que me desculpe. Eu não quero magoar. Peço que aceite as minhas sinceras desculpas."
O participante acalma-se.
Os outros participantes murmuram e há agitação na sala.
O orador intervém:
"Têm a resposta à questão que puseram: algumas palavras desencadeiam dentro de voces raiva e cólera. Outras acalmam. Compreendem melhor o poder das palavras”?

Carlos Turato

VEM AÍ O MISS JACUTINGA 2008!

Nesta semana, fomos informados pela Sicotel e pela promotora de eventos Maricris, que estão abertas as inscrições para a seleção da MISS JACUTINGA 2008, que irá representar nossa cidade em janeiro de 2009 no Miss Minas Gerais.
Serão selecionadas jovens de 18 a 25 anos. As inscrições serão feitas de 22 a 27 de novembro na sede da Sicotel.
É válido ressaltar que Luciana Pinheiro, atual Miss Jacutinga, foi selecionada entre as primeiras de Minas Gerais e irá representar nosso país, na China, no próximo ano.