segunda-feira, 3 de março de 2008

SAPUCAÍ EM FOCO

Na manhã de terça-feira passada, dia 26 de fevereiro, nossa reportagem visitou os bairros Sapucaí Velho e Sapucaí Novo, com a finalidade de fazer um giro de notícias e apontar algumas necessidades nos referidos bairros.
Porém, antes de apontar algumas necessidades apontadas por alguns moradores, é importante salientar que o Sapucaí tem para com a história do nosso município, pois ali foram travadas as trincheiras na Revolução de 32 (quando serviu de base dos combatentes), além de no passado ser parada de trem (sede de antiga estação) e, ainda, estar localizado na divisa dos Estados de Minas Gerais e São Paulo, entre outras coisas.
Notamos que no bairro não existem lixeiras comunitárias e placas de sinalização, principalmente, em frente à Escola Municipal Dr. Milton Campos. Ali, entendemos ser necessária a colocação de taxão (redutor de velocidade).
A Praça da Igreja do Sapucaí Velho necessita, urgentemente, de urbanização e a Igreja deve receber no mínimo, uma pintura externa.
Quanto à antiga Estação Ferroviária, esta se encontra abandonada e deteriorada pelo tempo. É uma pane que um patrimônio histórico como aquele esteja se perdendo por falta de cuidados.
Lá, encontramos também os funcionários da Secretaria de Obras da Prefeitura iniciando o trabalho de terraplenagem, onde segundo informações, será construído uma quadra poliesportiva e um parquinho infantil para a população desfrutar. Nossa intenção não é criticar ou jogar confete nesse ou naquele governo, mas sim, apontar algumas melhorias que podem ser feitas em prol dos moradores dos bairros Sapucaí Novo e Sapucaí Velho.

Pesquisadora do Unipinhal irá participar de Fórum na Suiça

A professora foi escolhida dentre 5 pesquisadores do País!

A Eng. Agr. MSc Maria Helena Calafiori, Professora e Pesquisadora da UniPinhal, da cidade de Espírito Santo do Pinhal/SP, juntamente com 4 outros Cientistas do Brasil irá participar do "First Global Forum of the Vigor Efect of Cruiser", apresentando trabalhos científicos e pesquisas de ponta realizadas pelos Professores da UniPinhal.
O Curso de Engenharia Agronômica "Manoel Carlos Gonçalves" da UniPinhal é credenciado ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para realizar trabalhos de praticabilidade agronômica e desenvolver projetos de pesquisas.
Em função disso, muitas empresas requisitam pesquisas em sua áreas. Em 2005, a empresa Syngenta reuniu vários pesquisadores brasileiros , cada um em sua linha de conhecimento, para estudar o produto "Cruiser" usado em tratamento de sementes de soja e conhecendo sua atuação sobre o metabolismo, desenvolvimento e nutrientes da planta.
A disciplina de Entomologia, do Curso de Engenharia Agronômica da UniPinhal , ministrada pela Eng. Agr. MSc Maria Helena Calafiori foi convidada a participar e apresentar os estudos e resultados dessa pesquisa.
O trabalho contou com a participação de dois alunos na época, Fabrício B. Fernandes e José Roberto Bueno Netto e dos professores Eng. Agr. MSc Reymar Coutinho de Andrade, Tecnologia de Aplicação e Eng. Agr. Dra. Nilva Teresinha Teixeira, Nutrição de Plantas. Posteriormente, esse trabalho foi apresentado no Congresso Brasileiro de Entomologia em Recife e que evoluíram com resultados auspiciosos para agricultura da soja que, em março de 2008, será realizado em "Luzern" na Suiça, cujo Fórum contará com a participação de pesquisadores escolhidos de diversos Países do Primeiro Mundo.
Mais uma vez, a UniPinhal vem provar ser uma das melhores Universidades do País, principalmente na Área de Engenharia Agronômica, pois além de seus 41 anos de Experiência em Educação de Nível Superior, temos em nossa cidade ambiente propício para estudos de alto nível científico.
Esses trabalhos de pesquisa que contaram com Professores e Cientistas da UniPinhal alcançaram significativo êxito diante de seu conteúdo, originalidade e que, devidamente analisados, foram escolhidos pela comissão governamental.
O sucesso obtido pela comissão de Cientistas da UniPinhal em grande parte se deve aos Pesquisadores, material de trabalho e Laboratório da UniPinhal e, em especial o direcionamento empreendido pela professora Maria Helena Calafiori.

Novo Ginásio Municipal levará o nome de “Ulisses Raphaelli”

O Ginásio Poliesportivo construído recentemente ao lado da Escola Municipal Professora Wilma Pieroni (localizada na região dos bairros Jardim Déa e Jardim Alvorada) deverá ser inaugurado neste mês de março e levará o nome do saudoso jacutinguense Ulisses José Raphaelli, falecido em 2 de outubro de 2006, aos 69 anos. Ulisses exerceu a função de Delegado de Polícia local (era formado em Direito); fundou e presidiu por anos o antigo PFL e foi diretor de esportes no município, uma vez que teve grande passagem pela saudosa ADJ.

LEILÃO DE GADO DOS PRODUTORES RURAIS DE JACUTINGA E REGIÃO

Organizado pelos vicentinos do Asilo São Vicente de Paulo de Jacutinga, foi realizado no domingo p.p., dia 24 de fevereiro, no barracão de festas da entidade, o Leilão de Gado dos Produtores Rurais de Jacutinga e região, que contou com bom público apesar das chuvas do final de semana.
Segundo informações, houve uma boa movimentação de negócios, sendo que a renda destinada á entidade foram provenientes das comissões nos negócios efetuados (3% Produtor + 3% Comprador) e exploração do bar durante a realização do evento.

EDITORIAL

A IMPARCIALIDADE QUE INCOMODA
Ao longo de seus 81 anos de circulação, este semanário sempre se privou pela imparcialidade, o que fez com que este veículo de comunicação ganhasse respeito e credibilidade. Acontece que, optar pela imparcialidade é tomar partido.
Por essas páginas foram e serão levantados muitos questionamentos e debates cujo objetivo é primar pelos desenvolvimentos sócio-econômico, cultural e democrático de nossa estância hidromineral.
Em A Gazeta de Jacutinga grandes nomes deixaram suas marcas, como os inesquecíveis Monsenhor Vieira e Dr. João Alves, entre dezenas de pessoas que souberam usar a escrita a serviço de uma sociedade mais justa e solidária.
Ao longo do tempo esta Gazeta foi compreendida e apoiada por muitos, como também incompreendida, perseguida e achincalhada por alguns.
Mas uma coisa sempre ficou clara: Nunca fez da mentira sua razão de circulação ou aliou-se a grupos que buscam interesses próprios. Pelo contrário, sempre zelou pela boa informação e pela moral, ou seja, não sobrevive de sensacionalismo nem demagogia. Além de ser um jornal de cunho social, tem como finalidade contribuir com a manutenção da Associação Jacutinguense de Proteção à Criança (Casa da Criança), sua proprietária.
O nosso objetivo de expor esses dados é único: agradecer aos nossos assinantes, leitores e anunciantes que ao longo desses 81 anos estão conosco; e ao mesmo tempo deixar claro àqueles que não compreendem o trabalho jornalístico desse semanário que se ser imparcial é tomar partido, afirmamos então que vamos continuar nos pautando pela IMPARCIALIDADE, que se diferencia de omissão e comprometimento com grupos que buscam poderes e interesses próprios.
Afinal de contas, esta Gazeta é um patrimônio do povo jacutinguense e é a ele que este veículo deve servir.


Obrigado, Tânia!
Esta Gazeta, através de seu Conselho Editorial, externa os mais sinceros agradecimentos à professora Tânia Maria Raphaelli Santini por ter contribuído com a criação deste Conselho em 2001, atendendo ao convite do Pe. Vanildo de Paiva e, ainda por ter contribuído, ativamente, com a evolução deste semanário.A professora Tânia, no sábado passado (23-2), comunicou seu desligamento desse Conselho, por motivos particulares. Porém sua honestidade, retidão e autenticidade, características inerentes de sua pessoa, vão permanecer sempre entre nós. Nunca gostou de holofote e, com certeza, no momento em que ler esta nota vai ficar “brava”, mas não podíamos deixar de externar nossa gratidão a essa pessoa que semeia bons exemplos em nossa sociedade e deixou sua marca profunda na história deste semanário. OBRIGADO, TÂNIA!

Dia Internacional da Mulher será festejado no Lago Municipal

Na próxima segunda-feira, terá início as atividades em decorrência da comemoração do Dia Internacional da Mulher (8 de Março), com a Campanha de Coleta de Papanicolau das mulheres entre 25 a 59 anos de idade nas unidades de saúde: PSF Vila Nazaré, PSF Vila Esperança, PSF Coronel Rennó e Centro Clínico (próximo ao asilo). Procure a unidade mais próxima de sua casa e informe-se dos horários.
Já no dia 8 de Março (sábado), o encontro será no Lago Municipal e contará com a seguinte programação:
9h: Abertura do evento com a caminhada da mulher. Vá com roupa confortável para o exercício físico. Início das atividades do dia.
• Corte de cabelo
• Massagem corporal
• Limpeza facial
• Oficina de maquiagem
• Verificação de pressão arterial
• Verificação de glicemia
• Pesagem (veja como está o seu IMC)
• Sondagem periodontal (exame de gengiva) e instrução de higiene oral
• Exposição de temas relacionados a sua saúde ,beleza e meio ambiente
• E muito mais para você...
E fique atenta para os horários das seguintes atividades:
10h: Aula de DANÇA CONTEMPORÂNEA
11h: Bingo da mulher (a cartela é gratuita)
14h: Bingo da mulher (a cartela é gratuita)
15h: Ginástica e alongamento
16h: Encerramento das atividades com aula de AXÈ e STREET DANCE
Todas as mulheres de Jacutinga estão convidadas a comparecer e participar desse evento.
Realização; Secretaria Municipal de Saúde - Apoio: Secretaria Municipal da Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente /SICOTEL e Prefeitura Municipal de Jacutinga

Deputado indica verba para construção de Pronto Socorro em Jacutinga

Em entrevista concedida ao programa “A Tarde é Nossa”, da Rádio Estância na tarde de quarta-feira (27-2), de Brasília-DF, por telefone, o Deputado Federal Miguel Martini (PHS/MG), informou à população em geral de que fez uma indicação no valor de R$ 1 milhão para nossa cidade, cujo objetivo será a construção de um novo Pronto Socorro em Jacutinga.
Ao ser indagado de quando seria iniciada a obra, o parlamentar enfatizou que não teria como afirmar, uma vez que o recurso foi destinado ao governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde, quem é quem cuidaria do convênio com o município.
Martini enfatizou que cumpriu todas as promessas firmadas com a população e, que, a indicação da verba apara a construção do novo Pronto Socorro surgiu por espontaneidade, ou seja, não havia esse compromisso.
O Deputado Miguel Martini foi apoiado na eleição de 2006 pela Coligação local PV-PHS.
É válido ressaltar a construção do novo Pronto Socorro local já rendeu muito “rebuliço” na política local, sendo que uma verba anterior de R$ 1.125,000,00 foi rejeitada pela Câmara e devolvida ao Governo Federal. Vamos acompanhar o resultado desta nova investida na construção de um Pronto Socorro no município, ou seja, está aberta nova discussão sobre o tema.

Deputado Federal Miguel Martini destina recurso à Casa da Criança

Recurso foi utilizado na modernização do Laboratório de Informática

A Associação Jacutinguense de Proteção à Criança foi contemplada em 2007, com uma emenda parlamentar do deputado federal Miguel Martini (PHS/MG), no valor de R$ 20.000,00. A solicitação do recurso, foi feita através de seu Assessor Parlamentar Luciano de Mello Ferreira, que após contato com alguns membros da diretoria da AJPC, sentiu a necessidade de o recurso ser destinado a entidade. O pedido foi reforçado pelo secretário da Habitação e Ação Social, José Alex Orrú (PV).
O recurso foi destinado em dezembro de 2007, através do convênio com a SEDESE, que é a Secretaria de Desenvolvimento social e esportes de Minas Gerais, com o objetivo de adquirir equipamentos e materiais de informática.
A entidade, por sua vez, adquiriu os computadores e mesas próprias para os mesmos e instalou uma nova sala de informática, onde são ministradas aulas de computação aos adolescentes que fazem parte do projeto “Adolescente Feliz”.
Nesta semana, o assessor parlamentar Luciano Ferreira visitou a entidade e conferiu as novas instalações e constatou que os recursos foram aplicados conforme o determinava o convênio.
“Como eu mesmo pude conferir, a entidade mostrou a seriedade e a competência na destinação dos recursos”, ressaltou Luciano.
A direção da Associação Jacutinguense de Proteção à Criança e os participantes do projeto “Adolescente Feliz”, agradecem ao Deputado Federal Miguel Martini pela doação à entidade, doação esta que proporcionou a realização de um sonho.
Vejamos abaixo como foi aplicado recurso: Foram adquiridos 8 Microcomputadores CeleronD-1Gb Mem – Leitor de Cartões com monitor 15” LCD,3 Microcomputadores CeleronD-1Gb Mem drivecom monitor de 15” LCD; 2 Microcomputadores core2 Duo4500-2Gb Mem-drive com monitor de 17” LCD; 2 microcomputadores Duocore com 19”; todos completos com kit multimídia: mouse, teclado, cx de som e gravador de DVD; Impressora Plotter HP Designjet 90 R; e ainda mesas para os respectivos micros.

Delegado comenta a recente fuga na Cadeia Pública e fala de sua promoção a classe especial

Na manhã de quarta-feira (27-2), o Delegado da Polícia Civil de Jacutinga, Dr. Arthur Augusto Ribeiro da Silva, falou à nossa reportagem a respeito da fuga de 8 presos da Cadeia Pública de Albertina, na madrugada de domingo(24-2). Na oportunidade, o Delegado falou de sua promoção, recentemente, para a Classe Especial da polícia Civil de Minas Gerais.
“Realmente fomos surpreendidos na madrugada de domingo, dia 24 de fevereiro, com a fuga de 8 presos da cadeia pública de Albertina, sendo que um foi recapturado e os demais continuam foragidos. Estamos num processo do Governo do Estado que trata da implantação de nova vigilância que será feita por agentes penitenciários em fase de contratação. Acredito que com a chegada desses novos agentes penitenciários, a caráter de urgência, nós vamos sanar 99% do problema de evasão da cadeia pública de Albertina”, comentou Dr. Arthur Ribeiro da Silva.

Promoção para a Classe Especial
“Sinto-me satisfeito com essa promoção, pois trata-se de um reconhecimento, por merecimento, por parte da chefia da Polícia Civil. É um estímulo pois trabalhamos numa comarca difícil, devido a fronteira com o Estado de São Paulo o que ocasiona vários eventos de natureza criminosa. Diríamos que estou mo topo da carreira e alcancei essa promoção para a classe especial. Isto me deixou muito otimista em relação a vinda de novos investigadores, pois está pra ser realizado concurso em Pouso Alegre, que fará com que os investigadores atuem na nossa região. Essa promoção para a classe especial, somada ao curso de chefia policial que já possuo, me credencia a ocupar cargos na estrutura superior da Polícia Civil, tais como delegado regional, diretor de departamento, entre outros cargos. Mas isso não quer dizer que vá ocorrer esse credenciamento, pois continuo aqui em Jacutinga, onde procuraremos cada vez mais prestar um serviço à altura que a população mereça”, falou o Delegado de Jacutinga. Ficha Técnica: Dr. Arthur é formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba, SP, no ano de 1986; ingressou na polícia Civil em 1990. Estava na Classe 2 da polícia Civil há mais de 10 anos.

DATA VENIA

Tempo com o Senhor

Por Clélia Fonseca de Carvalho

Deus espera que O busquemos todos os dias. Isto parece ficar bem claro na oração-modelo que Jesus nos ensinou: “... o pão nosso de cada dia nos dá hoje...”(Mt.6.11). Jesus nos ensinou a nos colocarmos diariamente diante do Pai Celeste e buscar Sua provisão para aquele dia. E quanto ao dia seguinte? Devemos buscar ao Senhor a cada novo dia. Cristo declarou: “Portanto não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6.34).
Mesmo sendo ensinados a depender de Deus para nossa provisão, o que percebemos é que o caminho bíblico proposto é ir a Ele em oração diariamente. E que as respostas divinas vêm em cotas “diárias”, não mais que isto. Há uma relação entre este ensino do Senhor Jesus e o que ocorreu nos dias de Moisés quanto ao maná, o pão do céu, e o relato bíblico em Êxodo 16.4 nos revela o que aconteceu á nação de Israel no deserto.
O plano de Deus para nosso relacionamento com Ele envolve a busca diária. Mas temos uma inclinação para errar justamente aí. É só observar o que ocorreu aos israelitas no deserto: mesmo sendo advertidos para não colher mais do que a porção diária do maná, alguns deles tentaram fazê-lo. Por quê? Por puro comodismo, para não precisar levantar cedo e ter o mesmo trabalho no dia seguinte, uma vez que quando o sol se levantava, o maná derretia.
Nós somos mesmo assim, vivemos procurando atalhos para todas as coisas. A idéia é simplificar tudo o que for possível: fraldas descartáveis, freezer, microondas, embalagem longa vida, telefone celular e uma infinidade de outras coisas que foram inventadas em nome da praticidade. Eu não estou reclamando, pois como a maioria, gosto disto. Mas temos transportado esta idéia para o nosso relacionamento com Deus. Isto ocorre desde o início da humanidade.
Os israelitas acharam que poderiam “driblar” a regra da busca diária. E nós também continuamos presos à mesma forma de pensar, milhares de anos depois. Não há meios de se trabalhar com estoque, no que diz respeito à presença de Deus. Através do profeta Jeremias, o Senhor repreendeu Seu povo por não reconhecê-LO como manancial de águas vivas. “ Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas que não retêm as águas” (Jeremias 2.13).”
Naquele tempo não havia água encanada e o povo dependia dos mananciais e, para não ter que buscar água todos os dias, inventaram as cisternas que armazenavam a água da chuva e eram práticas uma vez que evitavam o trabalho de se ir diariamente atrás de uma fonte. Temos muitos exemplos bíblicos de pessoas indo aos poços buscar água.
A idéia de beber água da fonte é usada por Deus em toda Bíblia e é isto que serve, penso eu, para cultivar em nós uma mentalidade correta de nosso relacionamento com Ele. Eis alguns exemplos:
“Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva.Replicou-lhe Jesus:Todo o que beber desta água tornará a ter sede;mas aquele que beber da água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna”.João 4. 10,13,14.
“ Ora, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a escritura, do seu interior correrão rios de água viva”. –João 7. 37,38.
E você, quanto tempo tem, diariamente, para Deus?

I ENCONTRO de CAFEICULTORES em OURO FINO

No belo sábado passado, 23 do mês de Momo, reuniram-se na culta e bela Ouro Fino, os afortunados participantes do I ENCONTRO dos CAFEICULTORES de OURO FINO e Região, evento realizado (de acordo com o folder oferecido aos visitantes,com excelente apresentação gráfica, por sinal...) pelas empresas TREISA- Compra e Venda de Café, e AGROJÚNIOR - A Saúde do Campo, com colaboração de Rafael Silva- Eventos, promoção d dezesseis empresas ( incluindo-se aí a nossa querida e tão ouvida Rádio Estância de Jacutinga e a sempre eficiente e atuante EMATER-MG, orgulho de Minas Gerais na área. A iniciativa, patrocinada por sete empresas, foi coroada de expressivo êxito, apesar de o ex-ministro Allyson Paulinelli, convidado especial que abriria o encontro, não ter podido dar o ar da graça. Houve quatro palestras, ministradas por ilustres autoridades no assunto (dr. Hélio Casale, agrônomo, educador e produtor rural; Carlos Eduardo Dionísio dos Santos, da Central do Comércio de Café de Minas Gerais; dr Breno Pereira de Mesquita, presidente da Comissão de Café do Conselho Nacional da Agricultura e João Lúcio Garcia de Menezes, gerente regional da EMATER. Durante os pronunciamentos dos srs. Luís Antonio Furlan e Carlos Eduardo Dionísio dos Santos, houve, por parte do nosso secretário municipal de Agricultura, Roosevelt Rodrigues, inflamados questionamentos referentes ao preço do café. Tão oportunas intervenções agradaram vivamente aos cafeicultores presentes no encontro, cujo êxito, conforme já salientamos, foi patenteado pelo expressivo e seleto público presente. Em resumo, ótima realização!

Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

Otávio Salles
Assessor de Meio Ambiente e Divulgação

Cadeia Pública registra novas fugas

No domingo, dia 24 de fevereiro, por volta das 4h30, 8 (oito) detentos serraram as grades da Cadeia Pública de Albertina e lograram fuga, tomando rumo ignorado.
No dia seguinte, um dos detentos foi capturado e reconduzido à prisão.
No mês passado, um traficante de grande potencial foi preso em Jacutinga e conduzido àquela Cadeia e, em poucos dias, conseguiu fugir pela porta da frente.
No final do ano de 2007 alguns presos fugiram da referida cadeia, através de um túnel; no mesmo ano, outros haviam logrado fuga ao surpreenderem o carcereiro e agredi-lo.
Esta Gazeta, infelizmente, por diversas vezes noticiou as constantes fugas da Cadeia Pública de Albertina, que inclusive foi tema de debate em algumas oportunidades neste semanário.
Lamentavelmente, as sociedades de Jacutinga e Albertina têm que conviver com situações tristes como as fugas da Cadeia pública, que atende aos dois municípios.
Estamos cansados de ver a Polícia Militar prender, a Autoridade Policial ou o Judiciário decretar a prisão e os detentos fugirem. A culpa é de quem? Do Estado que não consegue manter fora de circulação pessoas que causam transtornos e prejuízos à sociedade.

BRASIL URGENTE

Índices
Os chamados índices tentam traduzir, assim como os percentuais, parao mundo matemático os dados do mundo real. Sejam as cotações de ações,sejam os índices inflacionários, ou os de crescimento, todos eles buscamtraduzir em números a realidade existente. O brasileiro médio pouco conhece de índices, mas conhece o mundo real como ninguém. Sabe, por exemplo, que a inflação está baixa, pois não vê opreço das coisas subir, apesar de alguns solavancos em um ou outro produto. Mas o mundo das estatísticas, dos índices, não erra, assim como aspesquisas eleitorais raramente divergem do resultado das urnas.Por mais que a tendência, se verificada, possa provocar mudanças de últimahora. O governo federal, em que pese as denúncias sobre cartõescorporativos, indiciamento de sanguessugas e mensaleiros, vem nadando,melhor seria dizer, surfando, em índices de popularidade e concentrandoações que só fazem crescer estes mesmos índices. Enquanto a oposição bate firme, dentro do que é sua função, naquestão das CPI’s, seja na dos cartões corporativos, seja na das ONG’s, oGoverno Lula anuncia uma reforma tributária e o adiantamento do reajuste do salário mínimo. Uma medida de reestruturação e uma medida de impacto imediato na economia. A reforma tributária, se aprovada como o governo a propõe, resolvemuitos problemas. A começar pela questão da Guerra Fiscal, que é apossibilidade de Estados, através de incentivos do ICMS, brigarem pelainstalação de indústrias. Também a quantidade de impostos seria reduzidanuma clara medida de alivio burocrático.Para agradar à classe média ainda fala em rever a tabela de Imposto deRenda. Adiantar em alguns meses o reajuste do salário mínimo, severificarmos de forma individual, talvez pouco possa significar. Primeiroporque são poucos, pelo menos no Sudeste e Sul, os que recebem somentesalário mínimo. E depois, a diferença seria de trinta reais. Agora vamoscolocar a coisa em termos de Brasil, de toda a economia, qual o volume dedinheiro a mais a ser gasto no comércio? Aumentaria o déficit daPrevidência, bancado pelo governo? O que é isso frente aos aumentos mensais de arrecadação, fruto da melhoria dos controles e da economia em expansão? Uma concessão que Lula fez aos sindicalistas, com reflexos no bolsodos aposentados e comerciantes e suportável dentro da estrutura fiscalexistente. Junte-se a isso o dólar em queda, as Bolsas de Valores brasileirasdestacando-se em volume de negócios e a industria em expansão (caminhões sóse encontram novos com encomenda que podem chegar a 4 meses de espera). Pra melhorar, só falta o cenário internacional se acomodar. Em ano eleitoral, o governo reservou e empenhou tudo que queria edeixou a questão do orçamento ainda não aprovado, nas mãos do Congresso. Ouaprovam, ou ele quer votação no plenário. Índices econômicos bons são como raios a emitir luzes, luzes quedeixarão em Outubro próximo, uns candidatos mais iluminados que outros.Alguém duvida? Ciúmes A política tem mais ciúmes do que o amor. É sério, basta observar osmovimentos políticos de perto para se fazer esta constatação simples. Napolítica paroquial ou na nacional não se deve desprezar o ciúme comoingrediente. Ciúme e vaidade, por vezes substituem a razão e odesprendimento, qualidades indispensáveis do político e administrador.Afinal, somos humanos... Na já famosa tentativa de nosso governador Aécio, de unir PT e PSDB,não está faltando este ingrediente. É lógico que as questões programáticase até as fisiológicas também contam, mas o ciúme também passa a ser umaameaça. O novo amor do governador, o Prefeito de Belo Horizonte, estádeixando em polvorosa seus velhos amores. Quem pode prever o final deste enredo de novela? Dramalhão mexicano no melhor estilo ou novos enredos globais ambientados no Leblon ou em Copacabana? Aguardemos os novos lances, ou melhor, capítulos

Aprovado o plano “Café com Leite”

Recebemos da Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS) os registros de aprovação dos Planos Café-com-Leite “A” e “C”, nome bastante identificado com os produtores rurais, por ser um projeto simples e funcional. Ao ingressar, o beneficiário adquire o direito da maioria dos benefícios de cobertura dos planos já existentes, com um custo bastante acessível.
Através dos estudos atuariais, e para que fosse possível contemplar o rol das coberturas exigido por lei, e havendo necessidade de equilíbrio financeiro, certos cuidados foram tomados:
a) A co-participação fora do regime de internação será um pouco maior que os planos Gold, Silver, Bronze “A” e “C”;
b) Atendimento em rede própria com um hospital primário, um secundário e um terciário, diante da necessidade de cada caso e com acompanhamento de parecer médico;
c) Não contempla atendimento via Unimed, o beneficiário portará somente a carteirinha do S.P.A.- Saúde;
d) As urgências e emergências serão contempladas dentro da área pré-estabelecida para atendimento;
e) O plano será disponibilizado para as associadas que tiverem em sua região um rede credenciada que atenda as necessidades médico- hospitalares mínimas necessárias.
Os contratos com as associadas serão assinados a partir de maio de 2008, logo após a Assembléia Geral Ordinária e treinamentos com as colaboradoras que serão realizados no final do mês de abril. Vale lembrar que esse projeto está há mais de um ano em estudo e que a contemplação vem coroar o esforço de todo o quadro funcional do S.P.A- Saúde.

Hildo Grassi
Superintendente Operacional do S.P.A.- Saúde

Albertina comemora 45 anos de emancipação político-administrativa

Neste sábado, dia 1º de março, a vizinha cidade de Albertina comemora 45 anos de emancipação político-administrativa.
Dentre as comemorações, que serão realizadas no domingo, dia 2, consta a inauguração da Torre de Celular, que segundo a prefeita Noemi Simionato Guinesi é fruto de muito esforço. “A instalação e funcionamento dessa torre em Albertina foi conseguida através de muitos pedidos e muito esforço. Albertina está integrada ao Projeto Minas Comunica da Telemig Celular. Quero parabenizar Albertina e seu povo por esse 45 anos de emancipação político-administrativa”, falou a prefeita Noemi.
Vejamos a programação oficial das festividades do dia 2:
- Parque de diversão e trenzinho à partir das 13 horas, no Lago Municipal;
- Shows de manobras radicais com motos às 14 horas, na Avenida Alexandre Vilela;
- Confraternização com as crianças cantando parabéns ao aniversário da cidade, às 17h30, no Lago Municipal.
- Show com a Banda “Modéstia Parte”, às 18 horas, na Praça José Inácio Diniz;
- Inauguração da Torre de Celular com queima de fogos de artifício. Esta gazeta parabeniza Albertina pelos seus 45 anos de emancipação político-administrativa e deseja que àquela cidade progrida casa vez mais.

PARÓQUIA EM FOCO

"Diante de ti ponho a vida e ponho a morte, mas tem que saber escolher"...
Rute Carla Lério Grossi
Pastoral da Criança
Estamos vivendo o tempo da Quaresma, tempo da campanha da fraternidade que este ano nos apresenta um tema muito importante para nós, ou seja, a “VIDA”. Quando falamos de vida, falamos de fé, e a Pastoral da Criança luta pela vida dos bebês e das crianças, para que elas cresçam assim como Jesus cresceu em tamanho, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens. Mas para que isso venha acontecer, a Pastoral da Criança vai criando condições de vida digna e plena para todos, um desenvolvimento do projeto de Deus, que quando Ele criou o mundo e suas maravilhas Ele viu que tudo era bom.
Hoje nós procuramos realizar um pouco deste projeto, escolher a vida para aqueles que tem condições mais favoráveis é fácil, mas para aqueles que já perderam sua dignidade e vivem em condições precárias, como sempre deparamos, estes não vêem a vida como dom, como graça, vêem como um castigo, é preciso resgatar a vida e criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de todas as crianças em especial as mais pobres. Para que a vida seja vivida plenamente por todos, nós precisamos estar atentos para sermos agentes transformadores - promotores da vida digna e plena onde uma pessoa seja amada desde a sua concepção até sua velhice. Deus nos deu a liberdade de escolher entre a vida e a morte, qual será nossa missão? Será que temos alguma duvida em escolher? Nós, da Pastoral da Criança, celebramos a vida todos os meses, pois a cada dia vivido é uma graça de Deus concebida a seus filhos.Quando vemos o crescimento, o desenvolvimento e o peso das crianças aumentado a cada mês, isso se torna motivo de festa para nós, para os pais e para a comunidade, são pequenos os gestos mas grande o seu valor. É preciso estar atento para não deixarmos que nenhum destes pequeninos se perca. Deus nos conceda zelar pela vida e lutar por políticas publicas em sua defesa tendo presente neste ano eleitoral, ações que visem garantir o direito à vida em cumprimento do artigo 5º da Constituição Federal. Vida digna e plena para todos!

AGENDA DA SEMANA

Sábado, dia 1º de março
14h – Reunião com todas as Líderes da Pastoral da Criança, na Igreja Matriz
19h30 – Missa na Igreja Matriz
19h30 – Missa na Comunidade Senhor Bom Jesus em Albertina
19h30 – Missa na Comunidade Nossa Senhora do Bom Conselho

Domingo, dia 2
8h – Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida
10h – Missa com Crianças na Igreja Matriz
13h30 – Encontro Paroquial no Santuário
18h – Missa na comunidade São Judas Tadeu
19h30 – Missa na Igreja Matriz
19h30 – Missa na Comunidade Nossa senhora do Bom Conselho

Quarta-feira, dia 5
11h15 - Missa na Igreja Matriz
19h30 – Aula da Escola Bíblico-Teológica, na Igreja Matriz

Quinta-feira, dia 6
14h – Missa com encerramento do Cerco de Jericó, na Capela do Asilo

Sexta-feira, dia 7
15h – Adoração ao Santíssimo até às 19h, na Igreja Matriz
19h - Benção do Santíssimo e Missa , na Igreja Matriz
19h30 – Missa na Comunidade da Serra Morena

Sábado, dia 8
14h – Reunião com todas as Líderes da Pastoral da Criança, na Igreja Matriz
17h – Missa na Comunidade Santo Antônio no Abertão de Cima
19h30 – Missa na Igreja Matriz
19h30 – Missa na Comunidade Senhor Bom Jesus em Albertina
19h30 – Missa na Comunidade São Luís

COMUNICADOS
- Mutirão de Confissões com os padres do Setor, dia 10 de março às 19h, na Igreja Matriz

- Encontro Paroquial sobre a Espiritualidade do Tríduo Pascal, aberto a todos que desejar participar, amanhã, dia 02 de março às 13h30, no Santuário. Participe.

- Retiro dos Monitores, domingo doía 09 de março às 8h – na Chácara Santa Terezinha

- Retiro com Postulantes e introdutores, domingo dia 08 às 13h30 na Igreja São Francisco – Favor levar Bíblia, material de anotação e Lanche

PROCLAMAS

COM FAVOR DE DEUS, SEGUNDO O CÂNON 1067, QUEREM CASAR-SE:

DIOGO SENA FERREIRA E TACIANE APARECIDA FERREIRA
Ele, solteiro, filho de Rivaldo Sena Ferreira e de Sirlene Aparecida Ferreira
Ela, solteira, filha de Irineu Rinco e de Isabel Silviéri Rinco

QUEM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO ESTÁ OBRIGADO, CONFORME O CÂNON 1069 DO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO, A DENUNCIÁ-LO À AUTORIDADE ECLESIÁSTICA

1º Encontro de cafeicultores de Ouro Fino

No sábado passado, dia 23/2, no Yellow Ranch (estrada Ouro Fino/Monte Sião), foi realizado o 1º Encontro de Cafeicultores de Ouro Fino e cidades da região.
O evento, que teve a finalidade de comemorar os 14 anos da Agro Júnior de Ouro fino e o primeiro ano da Treisa Café, contou com a participação de vários cafeicultores, agricultores e autoridades da região.
Durante o evento foram proferidas palestras sobre o setor de café e agricultura, além de apresentação das novidades em motosserra e máquinas manuais agrícolas. O evento também contou com exposição de tratores.
Foi oferecido almoço aos participantes e durante o encontro rolou muita música sertaneja, ao vivo.
Segundo o organizador Júnior Mattos, o 1º encontro de cafei8cultores e expositores de máquinas agrícolas superou as expectativas.

AUTO-AJUDA

VIDA VIAGEM
Seja comparada com trem, avião, ou qualquer coisa que represente o desfilar do tempo da vida, usar a referencia de uma viagem é um dos mais fortes modelos de representação da vida. A progressão de tudo até um destino final, a morte, nos fascina e nos inspira a buscar um melhor meio de apreciar esta jornada. Viver esta viagem como algo prazeroso, ao invés de nos enrodilharmos em neuroses, conflitos, obsessões, medos, etc. é a principal recomendação para um melhor aproveitamento.
ALÉM DO HORIZONTE
O jovem advogado, certo dia, deu-se conta de como as pequenas coisas são importantes na vida, e escreveu o seguinte:
Era criança quando, pela primeira vez, entrei em um avião. A ansiedade de voar era enorme. Eu queria me sentar ao lado da janela de qualquer jeito, acompanhar o vôo desde o primeiro momento e sentir o avião correndo na pista cada vez mais rápido até a decolagem. Ao olhar pela janela via, sem palavras, o avião rompendo as nuvens, chegando ao céu azul. Tudo era novidade e fantasia.
Cresci, me formei, e comecei a trabalhar. No meu trabalho, desde o início, voar era uma necessidade constante. As reuniões em outras cidades e a correria me obrigavam, às vezes, a estar em dois lugares num mesmo dia.
No início pedia sempre poltronas ao lado da janela, e, ainda com olhos de menino, fitava as nuvens, curtia a viagem, e nem me incomodava de esperar um pouco mais para sair do avião, pegar a bagagem, coisa e tal.
O tempo foi passando, a correria aumentando, e já não fazia questão de me sentar à janela, nem mesmo de ver as nuvens, o sol, as cidades abaixo, o mar ou qualquer paisagem que fosse. Perdi o encanto. Pensava somente em chegar e sair, me acomodar rápido e sair rápido. As poltronas do corredor agora eram exigência. Mais fáceis para sair sem ter que esperar ninguém, sempre e sempre preocupado com a hora, com o compromisso, com tudo, menos com a viagem, com a paisagem, comigo mesmo.
Por um desses maravilhosos acasos do destino, estava eu louco para voltar de São Paulo numa tarde chuvosa, precisando chegar em Curitiba o mais rápido possível. O vôo estava lotado e o único lugar disponível era uma janela, na última poltrona. Sem pensar concordei de imediato, peguei meu bilhete e fui para o embarque.
Embarquei no avião, me acomodei na poltrona indicada: a janela. Janela que há muito eu não via, ou melhor, pela qual já não me preocupava em olhar.
E, num rompante, assim que o avião decolou, lembrei-me da primeira vez que voara. Senti novamente e estranhamente aquela ansiedade, aquele frio na barriga. Olhava o avião rompendo as nuvens escuras até que, tendo passado pela chuva, apareceu o céu. Era de um azul tão lindo como jamais tinha visto. E também o sol, que brilhava como se tivesse acabado de nascer. Naquele instante, em que voltei a ser criança, percebi que estava deixando de viver um pouco a cada viagem em que desprezava aquela vista.
Pensei comigo mesmo: será que em relação às outras coisas da minha vida eu também não havia deixado de me sentar à janela, como, por exemplo, olhar pela janela das minhas amizades, do meu casamento, do meu trabalho e convívio pessoal?
Creio que aos poucos, e mesmo sem perceber, deixamos de olhar pela janela da nossa vida. A vida também é uma viagem e se não nos sentarmos à janela, perdemos o que há de melhor: as paisagens, que são nossos amores, alegrias, tristezas, enfim, tudo o que nos mantém vivos. Se viajarmos somente na poltrona do corredor, com pressa de chegar, sabe-se lá aonde, perderemos a oportunidade de apreciar as belezas que a viagem nos oferece. Ademais, pode ser que ao descer do avião da vida já não encontremos ninguém a nossa espera.
Pense nisso!
Se você também está num ritmo acelerado, pedindo sempre poltronas do corredor, para embarcar e desembarcar rápido e ganhar tempo, pare um pouco e reflita sobre aonde você quer chegar. A aeronave da nossa existência voa célere e a duração da viagem não é anunciada pelo comandante. Não sabemos quanto tempo ainda nos resta. Por essa razão, vale a pena sentar próximo da janela para não perder nenhum detalhe. Afinal, a vida, a felicidade e a paz são caminhos e não destinos.

CARLOS TURATO - PSICÓLOGO