sexta-feira, 9 de novembro de 2007

EDITORIAIS

Um brinde a Cultura!

De 14 a 18 de novembro, será realizada em nossa cidade a sexta edição da Semana Cultural, evento que tem como finalidade manter viva a história cultural de nossa estância hidromineral, em seus diversos aspectos. Trata-se de um momento ímpar para contemplarmos e admirarmos os diversos trabalhos culturais desenvolvidos por nossa gente.
O tema desse ano é “Expoentes e Personalidades de nossa História”, que vai resgatar um pouco da história de grandes personalidades de nossa terra, como Monsenhor Vieira, Francisco Fusco (fundador desta Gazeta), Major Oswaldo e tantos outros que deixaram suas marcas enraizadas no desenvolvimento e progresso de nossa cidade.
O interessante da Semana Cultural é que ela envolve alunos escolas municipais, estaduais e particulares de Jacutinga, vários artistas locais (músicos, pintores, atores teatrais, etc) e o público que vibra com cada apresentação.
Evento dessa natureza e qualidade cultural não podem acabar. Infelizmente de 2000 a 2004, o evento não realizado. Mas para a alegria dos amantes da cultura local foi retomado em 2005 e conta com os exaustivos esforços da Associação Cultural de Jacutinga, que não tem deixado a peteca cair.
Com certeza, teremos cinco dias de muita cultura com a realização da VI Semana Cultural. Portanto, nada melhor que um brinde a Cultura!

80 anos de nossa história!
Em razão da realização da VI Semana Cultural, nossa redação foi muito visitada nos últimos dias por professoras e alunos em busca de informações sobre personalidades de nossa terra. Como mantemos em arquivo os 80 anos deste semanário, foi-nos possível colaborara com todos.
Daí a importância de se fazer um trabalho de sério, proporcionando aos nossos munícipes informações precisas para a formação dos mesmos.
Como é sabido por todos, nossa cidade conta com 106 e 80 desses foram registramos pela nossa A Gazeta de Jacutinga, ou melhor, caminhamos para os 81 anos.
Portanto, só nos resta agradecer a confiança que muitos jacutinguenses depositam em nossa trabalho.

Memorial Monsenhor Vieira
Como noticiamos na pág. 03, desta edição, na noite da próxima quinta-feira, dia 15, feriado nacional, será inaugurado um memorial em homenagem ao querido e inesquecível Monsenhor Vieira, que muito fez por nossa terra. Desde já parabenizamos os idealizadores e realizadores de tal projeto. Com certeza, o dia 15, vai ser inesquecível para nossa gente. Na próxima edição traremos melhores detalhes e faremos mais um resgate da vida de Monsenhor Vieira.

OPINIÃO

CADEIA PÚBLICA DE ALBERTINA- O GRANDE ESTORVO

Muitas vezes confunde-se Albertina com cadeia pública!
_ Cuidado para não fazer nada de errado senão você acaba parando em Albertina!
_ Ah, você não quer pagar pensão, então vai passar uma temporada em Albertina!
Quantas e quantas vezes não ouvimos tais dizeres?
E as chacotas de alguns que pensam que se livraram deste grande estorvo, mandando-o para bem longe, esquecendo que este mesmo estorvo fica apenas a 13 km de distância?
É, realmente a Cadeia Pública de Albertina é um grande estorvo, ainda mais para o povo albertinense, que todos os dias tem de conviver com este “barril de pólvora” que a qualquer momento pode estourar, e estoura!
Para aqueles que não conhecem, a Cadeia Pública, não de Albertina, mas da comarca de Jacutinga, fica a menos de 50 metros de uma escola de ensino fundamental e médio, onde estudam quase 800 alunos, e que todos os dias são alvos diretos desse grande estorvo.
Ora, o sonho de cada albertinense é que um dia a cadeia pública, vá para bem longe, mas para bem longe mesmo. No entanto, as coisas não funcionam assim.
Destarte, como muito bem asseverado pelo Editorial do último dia 02, a responsabilidade por este grande estorvo, acaba sendo de todos.
Louvável é o papel do Destacamento da Polícia Militar de Albertina, que além de exercer suas obrigações institucionais, tem ainda que vigiar e transportar detentos para Jacutinga. Elogiável é o papel do CONSEP de Albertina, que com a ajuda do Poder Judiciário, angaria recursos para investimentos na manutenção da cadeia.
Reprovável, porém, é o pensamento daqueles que acham que nada tem com o grande estorvo, e ficam imaginando que 13 km é uma distância segura!!!
Este nosso modesto ponto de vista.

João Paulo de Oliveira- Albertina/MG

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

RAPIDINHAS DA GAZETA

Juanito Rodrigues

A LUTA DO NOSSO CORINGÃO PRA NÃO CAIR
(contagem regressiva)
Faltam 3 partidas ou 270 minutos de bola rolando para o meu Coringão cair e fazer a alegria de todas as torcidas. A corintianada não suporta mais tanta corneteação. Vamos torcer até o último minuto na esperança que São Felipe ou São Finazzi, nos livre da Segundona e que sejam feitas as vontades da Globo.
Agora, se for rebaixado faremos o mesmo trajeto do palmeiras e bateremos recordes de audiência aos sábados à tarde e ao final de 2008, estaremos comemorando o título da Segunda Divisão, rumo ao Título de Campeão Brasileiro de 2009. Tererê...

BRASILEIRÃO
36ª rodada
SÁBADO
18h10: Botafogo x Paraná, Náutico x América, Internacional x Cruzeiro
DOMINGO
16h: Figueirense x Vasco, Goiás x Corinthians; 17h: Atlético PR x Sport; 18h10: São Paulo x Grêmio, Atlético x Juventude, Flamengo x Santos.
Quarta-feira – 21h45: Palmeiras x Fluminense

37ª rodada
16h: Corinthians x Vasco, Paraná x Santos, América x Grêmio, Fluminense x Juventude, Sport x Cruzeiro, Atlético x Goiás, São Paulo x Botafogo, Figueirense x Náutico, Internacional x Palmeiras, Flamengo x Atlético PR.
_________________
SÉRIE B
36ª rodada
Dia 6: CRB 2 x 0 Criciúma e Marília 4x2 Santo André.
Sexta-feira – 20h30: Santa Cruz x Ponte Preta e Portuguesa x Barueri.
Sábado – 16h: Avaí x Coritiba, Gama x Ipatinga, Paulista x Vitória; 17h10: Ceará x Brasiliense, Remo x Fortaleza, São Caetano x Ituano.
Terça-feira – 37ª rodada – 19h30, 20h30 e 21h30.
Criciúma x Paulista, Ipatinga x Marília, Brasiliense x santa Cruz, Ituano x Remo, Coritiba x Portuguesa, Ponte Preta x Avaí, Barueri x Ceará, Santo André x Gama, Fortaleza x São Caetano, Vitória x CRB.

OS MELHORES DO FUTEBOL
A associação de Estatística do Futebol (AFS) divulgou uma pesquisa relacionando os melhores do futebol. O número 1 do futebol é Pelé, mas os demais são polêmicos. Confira os 10 melhores: 1º) Pelé, 2º) Ronaldo, 3º) Romário, 4º) Figo, 5º) Zidane, 6º) Maradona, 7º) Mathaus, 8º) Gerard Muller, 9º) Beckenbauer, 10º) Cafu. Outros brasileiros: 11º) Roberto Carlos, 14º) Rivaldo, 16º) Zico, 57º) Ronaldinho Gaúcho, 59º) Bebeto, 74º) Djalma Santos.
“Para a AFS somente Pelé supera Ronaldo; e a ausência de Garrincha faz-me rir”, disse o jornalista Roberto Assaf.

COPA RURAL
Devido às chuvas do domingo passado, a final da Copa Rural de Futebol foi adiada para o próximo domingo (11), no mesmo horário e local.
Os jogos: 15h – Lucateli x Labegalini (3º e 4º); 17h – São Luis x Sapucaí (decisão).
Se houver empate, a decisão será nos pênaltis. A taça será em homenagem ao esportista Geraldo Lucateli.

CAMPEONATO DE ALBERTINA
Dia 4: Ótica Jacutinga 2x3 Amendoim (asp) e Ótica Jacutinga 6x1 Amendoim (tit).
Dia 11 – Semifinais
9h: Ótica Jacutinga x Abertão (asp), 11h30: Grêmio x Amendoim (asp)
14h: América (Crisólia) x Abertão (tit), Ótica Jacutinga x Icatú de Pinhal (tit)

Final da 2ª Divisão Paulista
Dia 3: Itapirense 1x1 Oeste Paulista
Dia 10: Oeste Paulista x Itapirense

Semifinais da Copa FPF
(jogos de ida)
Dia 3: Juventude 2x0 Mogi Mirim
Ferroviária 1x1 Linense

Final do BBB – Mão de Vaca
Com 65% dos votos o santista, corneteiro e meio-sãopaulino Mauricinho Lucateli, foi o vencedor dos 128 concorrentes. Ele ultrapassou todas as fases e todos os adversários, vencendo na final o grande favorito Júlio Dedão.
O troféu e a camiseta será entregue a ele em uma reunião final junto com as pessoas que participaram votando e escolhendo os mais munhecas dessa brincadeira. Os brindes estão sendo entregues para as pessoas carentes. Obrigado.

AUTO-AJUDA

COISAS DA VIDA

O luto é um sentimento relacionado a perdas. Normalmente acreditamos que o luto se refere a perda, por morte, de pessoas queridas. Na verdade o luto se refere a qualquer perda, seja de um animal de estimação, seja de coisas, seja de situações a que nos apegamos. Atualmente com o advento dos calmantes, tornou-se comum, quando há uma perda, recorrer-se a estes. Não é uma atitude muito saudável. Temos um preparo natural dentro de nós para enfrentar estas situações, que inclui o auxilio de outras pessoas. Assim, não precisamos quebrar a ordem natural das coisas, o que normalmente impede a elaboração adequada do luto.
SUAVE CONFORTO
A menina debruçada na janela trazia nos olhos grossas lágrimas e o peito oprimido pelo sentimento de dor causado pela morte de seu cão de estimação. Com pesar observava atenta o jardineiro enterrar o corpo do amigo de tantas brincadeiras. A cada pá de terra jogada sobre o animal, sentia como se sua felicidade estivesse sendo soterrada também. O avô que observava a neta, aproximou-se e a envolveu em um abraço e falou-lhe com serenidade: - Triste a cena, não é verdade? A netinha ficou ainda mais triste e as lágrimas rolaram em abundância. No entanto, o avô que desejava confortá-la chamou-lhe a atenção para outra realidade. Tomou-a pela mão e a conduziu para uma janela localizada no lado oposto da ampla sala. Abriu as cortinas e permitiu-lhe que visse o jardim florido a sua frente e perguntou-lhe carinhosamente: - Está vendo aquele pé de rosas amarelas bem ali a frente? - Lembra que você me ajudou a plantá-lo? - Foi em um dia de sol como hoje que nós dois o plantamos. Era apenas um pequeno galho cheio de espinhos e hoje veja como está lindo, carregado de flores perfumadas e botões como promessa de novas rosas.A menina enxugou as lágrimas que ainda teimavam em permanecer em suas faces e abriu um largo sorriso mostrando as abelhas que pousavam sobre as flores e as borboletas que faziam festa entre umas e outras das tantas rosas de variados matizes que enfeitavam o jardim.O avô, satisfeito pôr te- la ajudado a superar o momento de dor falou-lhe com afeto: - Veja, minha filha. A vida nos oferece sempre várias janelas. Quando a paisagem de uma delas nos causa tristeza sem que possamos alterar o quadro, voltamo-nos para outra e certamente nos deparamos com uma paisagem diferente. Tantos são os momentos de nossa existência, tantas as oportunidades de aprendizado que nos visitam no dia-a-dia que não vale a pena sofrer diante de quadros que não podemos alterar. São experiências valiosas da vida, das quais devemos tirar lições oportunas sem nos deixar tragar pelo desespero e revolta que só infelicitam. A nossa visão do mundo é muito limitada. Se hoje você está a observar um quadro desolador, lembre-se de que existem tantas outras janelas, com paisagens repletas de promessas de melhores dias. Não se permita contemplar apenas a janela da dor. Aproveite a lição e siga em frente com ânimo e disposição. Agindo assim, o gosto amargo do sofrimento logo cede lugar ao sabor agradável de viver.
CARLOS TURATO - PSICÓLOGO

1ª Semana Pedagógica de Jacutinga

Nos dias 6, 7 e 8 p.p., foi realizada no Palácio das Artes, a 1ª Semana de Curso de Pedagogia, promovida por professores e alunos da Univérsitas-Núcleo Jacutinga.
O evento promoveu o envolvimento de estudantes e profissionais da área de educação em atividades pedagógicas em nossa cidade e proporcionou o intercâmbio de conhecimentos, experiências e divulgação de trabalhos de profissionais da área em foco.
Com palestras, debates e outras atividades culturais, a 1ª Semana Pedagógica, somou conhecimentos aos que dela participaram.

AGRICULTURA

Secretaria de Agricultura acionada para neutralizar Abelhas


Na segunda-feira p.p., dia 5 do corrente a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente recebeu vários telefonemas de pessoas preocupadas com um enxame de abelhas muito agressivo que estava atacando pessoas e já havia matado um cão de grande porte no quintal de uma residência, nas imediações do Bosque dos Aposentados. Preocupado com a gravidade do problema (a Polícia Militar teve que isolar a área para evitar que as abelhas atacassem os alunos da Escola Municipal Wilma Pieroni, situada nas proximidades), o secretário Roosevelt Rodrigues conseguiu o apoio de dois apicultores, com todo o equipamento de proteção necessário, para neutralizar o enxame, o que só foi possível ao cair da noite, em razão da agressividade das abelhas, que estavam atacando todas as pessoas que passavam pelo local. Felizmente, com empenho do secretário Roosevelt, foi possível evitar o pior, pois, em razão do tamanho do enxame, as conseqüências dos ataques poderiam ter sido bem mais graves.

________________________________________________________________


Vacinação Contra Febre Aftosa

Todos os produtores rurais que possuam gado em suas propriedades devem comparecer na Secretaria Municipal de Agricultura, onde esta instalado o Escritório Seccional do IMA, para obter a autorização para aquisição da vacina contra a febre aftosa e agendar a vacinação. É importante salientar que todos os bovinos e bubalinos ( búfalos), a partir de 1 dia de idade devem ser vacinados e a vacinação será realizada até o dia 30 deste mês de novembro. Não haverá prorrogação e os produtores que não vacinarem seu rebanho serão multados, conforme determina a legislação. Não vamos, portanto, deixar para a última hora.

Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

Otávio Salles, Assessor de Meio Ambiente e Divulgação.

Repasse da renda do 4º Encontro de Jeeps, Motos e Gaiolas


Rosalém (APAE) e Aderbal (AJPC) recebem a doação da diretoria do JEEP CLUBE DE JACUTINGA
Na noite de segunda-feira passada, dia 5, o Jeep Clube de Jacutinga, através de um de seus seu membros: José Norberto Carcioffi, prestou contas do resultado do 4º Encontro de Jeeps, Motos e Gaiolas, realizado em nossa cidade nos dias 6 e 7 de outubro do corrente.
Em seguida, o presidente do Jeep Clube, Fernando Pioli, fez a entrega de parte da renda a duas entidades locais: APAE e Casa da Criança, que ajudaram na realização do evento. Foram destinados 80% da sobra líquida do evento as duas entidades, sendo 40% a cada uma. O Clube do Jeep ficou com 20%.
A Casa da Criança, representada pelo tesoureiro Aderbal César Fávaro recebeu um cheque no valor de R$ 7.012,00. A APAE, representada pelo vice-presidente Rosalém Cássio Nicioli recebeu o cheque no valor de R$ 7.012,00. O Jeep Clube de Jacutinga ficou com a importância de R$ 3.506,00. Tanto as duas entidades quanto o Clube do Jeep, ficaram satisfeitos com o resultado do evento.

VI SEMANA CULTURAL começa na próxima quarta-feira, dia 14

Na próxima quarta-feira, dia 14, às 20 horas, no Palácio das Artes, será com apresentação da Banda Municipal e participação do músico Murilo Marcossi, entoando o Hino Nacional, será aberta o maior evento cultural de nossa cidade.
Este ano o tema escolhido foi “Expoentes e Personalidades de nossa História”, desenvolvido em conjunto com as Escolas Municipais, Estaduais e Particulares que farão uma mostra das personalidades, de ontem e hoje, que fizeram a história de Jacutinga. Vários setores da sociedade serão representados como: Cultura, Religião, Política, Esporte, Educação, etc. O desenho selecionado este ano como logomarca da VI Semana Cultural foi do aluno da APAE, Ricardo Emídio Ribeiro.
A Associação Cultural de Jacutinga, este ano, teve novas eleições e a atual presidente é a Sra. Maria Amélia Bortoloto e vice-presidente Risete de Carvalho Carmona.
A abertura contará com um show do músico e compositor jacutinguense Alex Duarte, que recentemente foi selecionado com a música “Nas Asas da Jacutinga” para representar o Brasil no Uruguai no Prêmio Equinoccio da Canção Sul Americana. O músico Antônio José Bortoloto também tocará no show. Após o show, os alunos do Coral da Escola Municipal Alfeu Duarte, sairão pelas ruas da cidade cantando e tocando músicas românticas para resgatar o hábito das serenatas.
Além da exposição das Escolas haverá exposição de artesãos locais, sessão de cinema, teatro, show de violeiros e bar cultural com apresentação de artistas e músicos, todas as noites (inclusive do conjunto MPB Mais, formado pelos músicos Lô Salaro, Celso Ariza, Viottinho e Madruga). A entrada é franca.
Haverá exposição de água, concurso de desenho e frase sobre o Meio Ambiente, cujo prêmio será uma bicicleta, a ser sorteada na noite de domingo, dia 18.
A VI Semana Cultural é uma realização da Associação Cultural de Jacutinga e conta com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Jacutinga, Secretaria de Educação e Cultura, Sartori Fios, Fil Art Malhas, Casa Ideal, Stylo Calçados e Acessórios, Dra. Bianca Aparecida Roberto Nicioli e Água Icoara e patrocínio de Modelan – Tricot.

PANORAMA ESPORTIVO

I COPA DE FUTEBOL DE BASE “JOÃO PITÁGORAS DE CARVALHO”

Começou no sábado, dia 3, a I Copa de Futebol de Base “João Pitágoras de Carvalho”. Os jogos estão sendo realizados no Estádio Municipal Luiz Morais Cardoso. Na primeira partida do dia a equipe Canarinhos de Ouro venceu o Madureira, de Ouro Fino, pelo placar de 3x1, na segunda partida a equipe de Águas de Lindóia foi batida por 2x0 pela equipe do Rio Branco, de Andradas. As 11h a forte equipe da A.A. Montessionense venceu a equipe de Albertina por 8x1 com destaque para o atleta Maicon que fez 3 gols na partida. Encerrando a primeira rodada, a equipe do Pro-Vida de Andradas, venceu o Caco Velho/Pinhal por 3x1.
Neste sábado, dia 10, as equipes voltam aos gramados.
Segunda Rodada
10h: Pró-Vida (Andradas) x Albertina; 11h: Canarinhos de Ouro x Rio Branco de Andradas; 12h: Madureira de Ouro Fino x Águas de Lindóia; 13h: Caco Velho/Pinhal x A.A. Montessionense.

Chave A
Madureira (Ouro Fino)
Canarinhos de Ouro (Jacutinga)
Águas de Lindóia
Rio Branco (Andradas)

Chave B
Albertina
A.A. Montessionense (Monte Sião)
Caco Velho (E.Santo do Pinhal)
Pró-Vida (Andradas)

Canarinhos de Ouro estréia com vitória

A equipe de futebol da Escolinha Canarinhos de Ouro estreou com vitória na primeira rodada da I Copa de Futebol de Base “João Pitágoras de Carvalho”. A equipe jacutinguense enfrentou a equipe do Madureira de Ouro Fino e venceu num jogo equilibrado pelo placar de 3x1. Aos 9” do primeiro tempo o atleta Yuri sofreu pênalti e na cobrança de Lucas Giantini abriu o placar do jogo; aos 16” minutos, num contra ataque rápido, o atlela Yuri Almeida fez 2x0; e aos 22”, o atleta Oscar Mateus fechou o primeiro tempo em 3x0 para a equipe do Canarinhos de Ouro. Já no segundo tempo a equipe do Madureira com algumas modificações voltou melhor para o segundo tempo equilibrando a partida e aos 39” descontou para a equipe de Ouro Fino com um belo gol do atleta Lucas Silva. Neste sábado, a equipe local enfrenta o Rio Branco de Andradas, que também venceu na primeira rodada e está atrás da liderança do grupo A.


TORNEIO DE VOLEIBOL MASCULINO

Começa neste sábado, no Ginásio de Esportes Alderige Grossi, o torneio de Voleibol Masculino que faz parte da programação dos Jogos da Juventude – 2007. O Torneio contará com a participação de 8 equipes divididos em 2 grupos de 4 equipes. Classificam-se os 2 primeiros de cada grupo. No grupo A estão: Jacutinga/Infantil, Espírito Santo do Pinhal, Monte Sião/Adulto e Pouso Alegre.
No grupo B estão: Jacutinga/Adulto, Regatas de Campinas, Monte Sião/Juvenil e Lambari. Os Jogos terão início a partir das 9h, no sábado (dia 10) e às 10h, no domingo. Vale a pena prestigiar!.
Campeonato de Veteranos
Aconteceu na última quarta-feira, dia 7, no Ginásio de Esportes “Alderige Grossi”, a reunião que definiu as equipes que participarão do Campeonato Municipal de Futebol de Veteranos 2007. O campeonato está previsto para começar dia 17 de novembro e os jogos serão realizados no Estádio Municipal Luiz Morais Cardoso. Vamos aguardar.

Memorial “Monsenhor Vieira” será inaugurado na próxima quinta-feira, dia 15


Memorial ficará anexo a Videoteca
No feriado de quinta-feira, dia 15 de novembro (Proclamação da República), data em que o nosso saudoso e inesquecível Monsenhor Vieira completaria 65 anos de vida sacerdotal, após a Missa das 19h30, no largo da Igreja Matriz, será inaugurado o Memorial “Monsenhor Vieira”, construído em anexo a videoteca paroquial.
O Memorial tem por finalidade manter viva a memória do nosso eterno pároco Monsenhor Sebastião Carvalho Vieira, que aqui chegou no início de 1958 e faleceu em janeiro de 2005. O “bom Vieira” foi muito importante para o desenvolvimento social e progressista de nossa estância hidromineral, além de ser o pastor que conduziu os cristãos católicos de Jacutinga.
O Memorial Monsenhor Vieira foi idealizado e concretizado pelos jacutinguenses Antônio “Nêgo” Volponi e Marcelo Fidêncio. Ali, os jacutinguenses e visitantes irão encontrar alguns pertences pessoais e religiosos do Monsenhor Vieira e sua biografia completa. Melhores detalhes na próxima edição.

Justiça eleitoral convoca eleitores para revisar o título


Atendimento agilizado
Cerca de 16.500 eleitores do município de Jacutinga terão que comparecer perante a Justiça Eleitoral para comprovar seu domicílio eleitoral. A revisão eleitoral será realizada em 24 estados brasileiros envolvendo 6.812.962 eleitores de 1128 municípios e Minas lidera com o maior número de municípios investigados. Os trabalhos da revisão em Minas iniciam-se no dia 05 de novembro e terminam no dia 04 de dezembro de 2007.
Para comprovar o seu domicílio eleitoral, os eleitores de JACUTINGA deverão comparecer à sede do cartório da 146ª Zona Eleitoral, localizado na Praça Francisco Rubim, 130, Centro, edifício do Fórum, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira e aos sábados das 8h às 14h. O eleitor deverá levar o seu título, um documento oficial de identidade com foto e um comprovante de endereço recente (emitido ou expedido no período compreendido entre os 12 e os três meses anteriores ao início da revisão), como conta de água, luz ou telefone, nota fiscal, envelope de correspondência ou outro documento considerado válido pelo juiz eleitoral.
O eleitor que não comparecer na revisão terá o seu título automaticamente cancelado.

Jacutinguense toma posse como Procurador do Estado de MG

Dr.André Dechichi Grossi
Em cerimônia realizada em Belo Horizonte, no dia 5 de novembro p.p., tomou posse como Procurador do Estado de Minas Gerais, o jovem e brilhante Dr.André Dechichi Grossi, nosso conterrâneo.
O novo procurador, foi empossado pelo Exmo. Sr. Vice- Governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia, Advogado Geral do Estado, Dr. José Bonifácio Borges de Andrada e pelo Procurador Geral de Justiça de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares, fazendo valer o seu esforço e a coragem com que enfrentou indefinidas horas de estudo, dedicação e determinação sendo aprovado em 3º lugar no número inicial de 4.000 candidatos.
“Dr. André faz jus aos ensinamentos e herança que recebeu de seu querido pai Carlos Roberto Grossi, que sabia como plantar árvores para colher bons frutos”, resume familiares e amigos. Esta Gazeta parabeniza o nosso conterrâneo por essa grandiosa conquista.

IV Jantar em prol da Casa da Criança será no dia 30

Já estão a venda os convites para IV Jantar em prol da Casa da Criança, que será realizado no dia 30 de novembro.
O Clube de Campo Leão da Fronteira, mais uma vez, será palco desse evento exclusivo para mulheres, que terá sua renda revertida à Casa da Criança, que atende diariamente 250 crianças/adolescentes de nossa cidade – entidade modelo em nossa região.
Trata-se de uma noite festiva de cunho filantrópico, associado a um entretenimento - oportunidade das amigas da Casa da Criança se reencontrarem, divertirem e passar um momento agradável, embalados por muita música, sorteio de brindes e refeição.
Os convites são limitados e já podem ser reservados através do telefone (35) 3443-1888, na recepção da Casa da Criança ou na loja Wool Line Confecções.
Não fique fora dessa, reserve seu convite para essa grande festa!

PALAVRA DO ESPECIALISTA

EMPRÉSTIMOS PARA APOSENTADOS

Eliane Avelar Sertorio Octaviani – Professora na UNIPINHAL.

É com grande satisfação que divulgo decisão recente publicada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região sobre financiamentos efetuados por aposentados.
O motivo dessa satisfação é que os empréstimos que têm sido dados a aposentados e pensionistas, que em algumas situações favorecem esses aposentados, em outras, transformam-se em verdadeiro inferno.
A facilidade para conseguir o empréstimo chega a ser aviltante, visto que até por telefone se concede o financiamento. O difícil depois é pagar.
Muitos aposentados fazem os empréstimos premidos por situações de momento. Vontade de adquirir uma nova televisão, por conta da velha que não pega direito; outras vezes por influência de familiares que solicitam que o aposentado obtenha dinheiro de forma rápida e com custo diminuto.
A mídia tem se encarregado de propagar que as fraudes nesses tipos de empréstimos têm sido corriqueiras, sejam praticadas por estelionatários, sejam praticadas por familiares com má-fé, tanto que recentemente, houve o impedimento, temporariamente, de concessão de empréstimos para servidores federais.
Todos sabemos que as aposentadorias, em sua grande maioria, tem valor idêntico ao do salário mínimo nacional, ou seja R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais). Pela norma que criou os empréstimos, o aposentado pode ter até 30% do comprometimento de seu benefício com o financiamento, quantia maior, é ilegal. Essa limitação diz respeito ao valor máximo da prestação mensal de amortização, que não poderá ser superior a 30% do valor do benefício, o que significa que se o benefício mensal corresponde a R$ 380,00, a prestação mensal nunca poderá ser superior a R$ 114,00.
Ocorre que, muitas vezes os aposentados são levados a fazer os empréstimos, sem se ater que depois, ao sofrerem os descontos feitos no benefício, não conseguem suprir o orçamento mensal, sendo tolhidos de outras despesas que seriam mais importantes, tais como remédios, médicos, alimentação, etc.
O aposentado precisa saber que a necessidade de contrair o financiamento deve ser criteriosamente analisada, na medida em que os juros dos créditos pessoais costumam ser demasiadamente elevados, havendo que considerar também que, por força da própria lei, serão acrescidos no valor do empréstimo, além dos juros, os custos operacionais da instituição financeira e do INSS.
A decisão proferida pelo Tribunal do Paraná, por meio de liminar, determinou que o Unibanco e o Unicard Banco Múltiplo não podem aplicar taxas de juros superior a 2,90% ao mês sobre os saldos devedores dos cartões de crédito. O embasamento para vedar a aplicação de taxa de juros de 8,0 a 11,0 % que é o comum nos cartões de crédito é a Lei 10.820 de 2003 e a Instrução Normativa de nº 121 de 2005 de lavra do INSS.
A referida decisão somente tem validade para aposentados que firmaram com o Unibanco e Unicard financiamentos por meio de cartão de crédito Sênior; todavia, é um início de posição do Tribunal que poderá ser adotado por outras Casas de Justiça.

Eleita a direção da APAE 2008/2010

Rosalém e Ana Maria

Na segunda-feira, dia 5, em reunião na sede da APAE-Jacutinga, foi eleita a diretoria que irá comandar os trabalhos da entidade no pelo mandato de três anos – 2008/2010.
A diretoria ficou composta pelas seguintes pessoas e cargos: Maria Aparecida Silva Andrade (presidente), Rosalém Cássio Nicioli (vice-presidente), José Eduardo Oliveira Pinto (1º secretário), Solange Martins Bertucci (2º secretário), Ely Benedito Dionísio do Prado (1º tesoureiro), Roberto Aparecido da Silva (2º secretário), Genésio Labegalini (diretor de patrimônio), Anelize Pioli Nicioli (diretora social) e ainda os membros do conselhos fiscal e administrativo.

Dalmo comemora efetivação dos designados da educação

Da Assessoria de Imprensa do Deputado
Em pronunciamento que fez na tribuna da Assembléia na tarde de ontem, 07/11, o Deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) manifestou sua satisfação pela sanção da Lei Complementar nº 100, feita pelo Governador Aécio Neves e que entrou em vigor no último dia 06 e assegura a efetivação de 98 mil servidores designados da educação.
Dalmo Ribeiro destacou que vem acompanhando esta questão desde que assumiu mandato na Assembléia Legislativa, em 99, e lembrou que em 2001 foi relator de uma Comissão Especial dos Servidores Designados, quando teve oportunidade de fazer uma ampla análise da situação dos servidores e, desde então, cobrava uma solução em favor desse quadro.
“Sem dúvida alguma, é uma luta de vários anos, que sempre contou com a nossa dedicação, pois é fundamental reconhecer os valorosos e incansáveis servidores que tanto contribuem especialmente para a Educação de Minas Gerais e que precisam ter direitos assegurados”, ressaltou o deputado Dalmo.
Com a nova lei, os designados passam a ter os mesmos direitos e garantias assegurados aos efetivos do Estado, sendo beneficiados aqueles contratados até 31 de dezembro de 2006 e que estejam em exercício neste ano.
“Quero agradecer ao governador Aécio Neves a sanção da lei complementar e render justa homenagem a todos servidores designados da Educação que, ao longo de anos e anos, prestam relevantes serviços ao Estado e sempre aguardaram por esse momento importante na vida de cada um”, conclui o parlamentar.

Coleta de pilhas e baterias


Da reportagem – Fonte: Colégio Anglo

Ao estudarem o destino do lixo, os alunos do 6º ano do Colégio Educação e Cultura – ANGLO de Jacutinga, juntamente com as professoras Marinele Amâncio de Oliveira, Adicléia de Souza Vilela e Izilda Angélica Comune Canela, tiveram a idéia de fazer uma coleta de pilhas, com o objetivo de conscientizar a população sobre o risco causado ao Meio Ambiente, quando são jogadas diretamente no lixo.
Foram confeccionadas caixas para coleta, que serão colocadas nos locais relacionados abaixo, sendo que a cada 15 dias, as pilhas serão recolhidas pelos alunos, levadas à Rádio Estância que as encaminhará ao seu destino final.
Locais: Supermercado Antonelli, Posto Saúde (Próximo ao Asilo), Supermercado Arco Íris, Quitanda da Elza, Farmácia Phitos, Mania de Moda, Panificadora Jacutinga, Banco do Brasil, Itaú, Casa Lotérica, Caixa Econômica Federal, Colégio Anglo, Biblioteca Municipal, Sorveteria da Fruta, Padaria D’Hoje, Radical Modas, Correio, Papelaria Estância e ABC Kids.

PILHAS E BATERIAS
Quando jogadas diretamente no lixo, as pilhas e baterias contaminam o solo, os cursos e os depósitos subterrâneos de água.
Esta contaminação é tóxica e é provocada por metais pesados, como o cádmio, o chumbo, o zinco, o manganês, o mercúrio, etc... Estes compostos afetam todos os tipos de organismos.
No homem, provocam câncer, debilidade, vômitos, diarréia, mutação genética, dentre outros. As pilhas serão retiradas do local de coleta pelas equipes de alunos a cada 15 dias.
Este projeto de coleta de pilhas teve início em 1989 pela Rádio Estância de Jacutinga, através de seu diretor José Benedicto de Souza. “Fazemos esse trabalho desde 1989, Na última vez que levei para a cidade de Suzano foram mais ou menos 160 kg. Pagamos a empresa Suzaquim, que aproveita a matéria-prima, como o mercúrio, níquel, zinco e outros materiais que são altamente poluentes. As pilhas jogadas no lixo causam a contaminação das nascentes de água, as plantas absorvem esses substancias pelas raízes. Quando chegam ao ser humano causam câncer e outros males. Em alguns países, as pilhas de níquel e cádmio foram substituídas por material menos nocivo à saúde a ao meio ambiente. Ao manusear as pilhas, principalmente as que estão vazando, deve-se lavar as mãos com água e sabão. Em Ouro Fino, a Papelaria Central recolhe as pilhas em parceria com a Prefeitura daquela cidade”, falou Souza.
Esta Gazeta parabeniza aos alunos e professores envolvidos nesse projeto lançado pela Rádio Estância, que muito vem a contribuir com a conscientização de nossa gente, em especial nossas crianças e adolescentes.

CRÔNICAS

Depende

Clélia Fonseca de Carvalho


Dizem que quando se começa a sonhar muito com o passado, é que os dias da mocidade já ficaram lonnnnnge...
Quando, sempre que conversamos, usamos expressões como: “No meu tempo...”; “Antigamente era melhor...”, é porque já vivemos bastante e já passamos por muitas experiências.
Mas, alguém também já disse que, experiências, são como alimentos: valiosos se forem para nos nutrir. Guardados no armário para consumo posterior, apodrecem.
Estamos, quase sempre, sob o jugo do depende. “Depende se não chover; Depende se eu puder ir ou não; Depende disto ou daquilo; Depende, etc., etc.
Nossa idade, por exemplo, é muita ou pouca depende de quem pergunta ou de quem nos vê. Em criança, eu achava que minhas tias, que tinham pouco mais de quarenta anos, eram velhas. Minha avó, eu nem conseguia imaginar, em anos, o quanto representava sua idade, e ela não devia ter mais do que setenta... Hoje entendo a expressão do rosto de meus netos mais novos, quando me perguntam minha idade. Devem pensar: “puxa, como a vovó é velha! (rsrsrsrsr).
No entanto, ter 60, 70, 80 ou mais, hoje em dia é muito comum. A medicina está fazendo milagres!
Por isso disse, acima, que tudo depende do ponto de vista de quem nos vê.
. Para as crianças, somos velhíssimos;
. Para os adultos, somos idosos;
. Para os idosos, somos jovens;
. Para os velhíssimos, somos crianças. Paradoxal, não?
Quando crianças, nosso conhecimento sobre a vida, ainda são insuficientes para compreendermos a morte.
O Dia de Finados, por exemplo, era apenas um dia de se levar flores e dar um passeio num lugar diferente, observando e ouvindo as histórias tristes dos que se foram e das saudades dos que ficaram.
Aliás, falando nisso, estou achando o Dia de Finados em nossa terra, um pouco movimentado demais! Acho que o comércio, nas cercanias do Campo Santo, está extrapolando. Que se comercializem flores e velas, tudo bem, está dentro do contexto. Mas, tive até a impressão de que estava (com todo respeito aos mortos) chegando ao recinto de uma festa de peão. Caramba! Sabemos que a situação não está boa, que cada um está apelando como pode para sair da crise, mas estão passando dos limites do bom senso vendendo brinquedos, churrascos, cervejas, refrigerantes, quentinhas, etc. A continuar nesse ritmo, daqui a pouco teremos roupas, jóias, eletrodomésticos, móveis e, não estranhem, até um trio-elétrico, no portão do cemitério com empresários vendendo shows?
Você acha que estou exagerando? Pois é, isso também Depende...

BANIN vence em Itanhaém, SP e garante vaga na elite da São Silvestre


No sábado passado, dia 3, o atleta jacutinguense Cláudio Banin participou, em Itanhaém, litoral paulista, da Meia Maratona - seletiva para o grupo elite para a São Silvestre 2007, ocasião em que sagrou-se campeão na categoria adulto, sendo o sexto na classificação geral.
A competição contou com a presença de 1.000 atletas, que percorreram os 21 km estabelecidos pela organização. Os dez primeiros colocados do geral classificaram-se para o grupo de elite da São Silvestre.
“Foi uma prova muito difícil devido a forte chuva que caiu durante a competição, mas graças a Deus, consegui fazer uma excelente prova. O que demonstra que estou totalmente recuperado do acidente sofrido ano passado; estou até mais rápido que antes de sofrer o acidente”, falou Banin.
Cláudio Banin participará de mais três competições ainda em 2007. São elas: Dia 25/11 – Maratona de Curitiba, 42km; Dia 02/12 – Volta da Pampulha em Belo Horizonte, 18km; Dia 31/12 – São Silvestre, em São Paulo, SP, 15km.O atleta conta com o apoio das seguintes empresas: Fios Ideal/ Ana Gonçalves, Júlia Tricot, Wool Line, Casa Ideal, Malhas Di Bom Gosto, Malhas Tricot Bella, A Mobilar, Bioleve, Escritório União, Restaurante Original, Academia Movimento, Supermercado São Joaquim, Refrigerante Bejota, Incomfio, Padaria Jacutinga, Milano Seguros, Radical Modas, Confecções Dois Corações, Empresas filiadas a Acija e Sicotel.

Alunos da E.M. Michel Farhat no sítio do tio Pulguinha


Em comemoração à Semana da Criança, os alunos da Fase Introdutória da E. M. “Professor Michel Farhat”, sob a direção da professora Wilma Aparecida Serafim, juntamente com a professora Ana Rita Baldasso dos Santos Rebelo e a supervisora pedagógica Rosa Maria Fulanetti Serafim, fizeram um passeio ao Sítio do Pulguinha, em Arthur Nogueira - SP, onde puderam fazer trilha, comer fruta direto do pé, ter contato direto com a natureza, com animais de várias espécies e conheceram sobre a criação e a preservação do jacaré-do-papo-amarelo. Foi uma tarde maravilhosa e inesquecível!...
A professora e os alunos aproveitam a oportunidade para agradecer a todos que contribuíram para a realização deste passeio.
A todos, o nosso muito obrigado!

PARÓQUIA EM FOCO

Ressurreição

Maria Auxiliadora C. Valle

Na semana passada, neste semanário foi enfocado o tema sobre a morte e agora vamos refletir sobre a ressurreição, através do trabalho feito durante o curso de escatologia, ministrado com competência na Escola Bíblica Teológica pelo querido Padre Ivan Paulo Moreira
Tema da Escatologia que muito nos fascina não só pelo mistério que envolve, como também porque diz respeito a uma preparação já e agora.
“Em virtude de sua Paixão, o Senhor passou da morte à vida, pela atuação do Pai, abrindo o caminho anos, que cremos na ressurreição, para também nós passarmos da morte à vida”, comentou Santo Agostinho. Esta atuação do Pai, na ressurreição é para nós fonte de maior esperança, pois um dia Ele também fará o mesmo por nós.
Assim como, na noite da Páscoa, os fiéis acendem as velas, uns dos outros, a partir do sacerdote que acende a primeira vela no Círio Pascal, assim devemos passar-nos um ao outro a esperança teologal que jaz como sepultada no coração do povo cristão. Nunca como em nossos dias, se falou tanto, entre o povo cristão, de escatologia e nunca ela foi tão pouco vivida como em nossos dias. A escatologia, isto é, a abertura para o futuro, mas o futuro derradeiro e eterno, foi isolado da vida, por medo de que gerasse incúria e alienação e transferida aos livros de teologia.
Não há porem só a ressurreição do corpo, também há a ressurreição do coração, e se a ressurreição que mais nos deve interessar por ser a que depende de nós em concreto, desde já, porque a ressurreição dos corpos, depende do agir exclusivo de Deus. São Leão Magno, já no século V dizia: “apareçam ainda hoje os sinais da futura ressurreição e o que se deve efetivar um dia nos corpos, efetue-se já nos corações”.
A ressurreição de Cristo é para o universo espiritual, o mesmo que, conforme as descobertas recentes foi para o universo físico a “grande explosão” inicial do mundo. De fato, tudo o que existe e se move na Igreja: sacramentos, palavras, instituições, houve a própria força da Ressurreição de Cristo. Esta, marca o instante em que a morte se transforma em vida e a história em escatologia. É a nova criação, conforme nos lembra a liturgia da Vigília Pascal, que escolheu como primeira leitura, a narrativa da criação, no Gênesis 1. É o novo “fiat lux”.
Para ilustrar claramente esta nossa reflexão, observamos o ícone ortodoxo abusivo. Ele nos mostra Cristo, que, irradiando energia divina assoma do Hades com gesto resoluto, segurando Adão e Eva pela mão e arrastando-os consigo para fora do inferno, enquanto por trás destes forma-se a fila interminável dos justos do Antigo Testamento que os seguem rumo à luz.
Com aquelas mãos estendidas de Cristo, o ícone afirma silenciosamente que estamos diante do novo êxodo universal. “Deus em pessoa veio libertar o seu povo com mão poderosa e braço estendido”. Este ícone nos convence mais do que livros internos sobre a ressurreição não é demonstrada e sim mostrada.
“A Ressurreição de Cristo é a assinatura de Deus para a salvação da humanidade”




DÍZIMO O QUE É...

Dizimo é gratuidade,
é partilha,
é dar sem querer nada em troca,

Dízimo é compromisso,
é fidelidade,
é fazer parte
da vida da comunidade.

Dizimo é retribuição,
é reconhecimento,
é devolver a Deus
Em sinal de agradecimento

Dízimo é envolvimento,
é participação, é gesto concreto do cristão.

Dizimo é fraternidade,
é união,
é ver 0 outro como
irmão

Dízimo é liberdade,
é desapego,
é superar o egoísmo
é um exercício de humildade.
Dizimo é consciência, é superação, nunca deve-ser superstição.

Dízimo é resposta,
é decisão.
é um belo gesto de amor
que brota do coração.

Dizimo é ação de graça,
é oração,
é um sinal do cristão.

Dízimo é ato de fé, de confiança, é maturidade cristã
que não depende só de finanças.

Dízimo é catequese,
é missão
é uma forma concreta
de contribuir com a evangelização.

Dizimo é participação,
é envolvimento, é fruto do engajamento.

Dizimo é testemunho,
é exemplo, é a partilha vivida
dentro e fora do templo.


Dizimo é ação,
é reação,
é um poderoso remédio
contra a ambição.

Dízimo é ser Igreja,
é ser Comunidade,
é dar ao mundo
um exemplo de verdade.

Dízimo é amor ao próximo,
é solidariedade,
é ajudar e acolher
os esquecidos da sociedade.

Dízimo é retidão,
é honestidade,
é um gesto para
ser vivido sem vaidade.

Dízimo é o rumo,
é a direção,
é mostrar ao mundo
que só a partilha
pode mudar a situação.

Extraído da Folhinha Dízimo 2008
Autor: Arthur Jorge, Missionário MEAC

Nossa Paróquia está comemorando neste mês de Novembro doze anos de implantação do Dízimo em nossa comunidade. Graças a você dizimista fiel, estamos conseguindo manter as despesas da Paróquia, distribuindo cestas básicas e outras ajudas a pessoas carentes, através da Pastoral Social e proporcionando o estudo e à formação de novos padres.
Muito obrigado por mais um ano de consciência e partilha através do Dízimo!!!!!

COMUNICADOS

ENCONTRO DE NOIVOS DIAS 24 E 25 DE NOVEMBRO DE 2007
Inscrições já estão abertas na Malharia Tricobella com José Norberto e ou Claubene

Haverá Romaria para o Santuário da Mãe Rainha dia 01 de dezembro. Os interessados falar com Alan ou Rosângela no fone - 3443-2122 ou com as Zeladoras - Passagem R$ 20,00
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
- A videoteca e livraria paroquial está funcionando provisoriamente no Escritório Paroquial e lembramos que já está com as Folhinhas do Sagrado Coração de Jesus, Agendas de 2008 e Calendários de Mesa. Tem também belíssimos cartões e muitos outros artigos. Vá conferir.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Recitação do Santo Terço , pela Rádio Estância Jacutinga, a partir das 22 horas
+++++++++++++++++++++++++++++++
Assembléia Paroquial, próximo domingo, dia 11 às 8h, no Santuário.
Presença obrigatória de todos os Monitores, membros do CPP, do Coordenador e 2 Representantes de cada Pastoral/Movimento; também o Coordenador, o Tesoureiro e 1 Representante de cada Comunidade Rural e Urbana

AGENDA DA SEMANA


Sábado, dia 10
14h00 – Reunião da Coordenação da Catequese na Igreja Matriz
17h00 – Missa na Comunidade Santo Antônio no Abertão de Cima
19h30 – Missa na Igreja Matriz
19h30 – Missa na Comunidade Senhor Bom Jesus em Albertina
19h30 – Missa na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe

Domingo, dia 11
8h – Missa com abertura da Assembléia Paroquial de Pastoral na comunidade Nossa Senhora Aparecida no Santuário
10h – Missa com crianças na Igreja Matriz
19h – Missa na comunidade São Judas Tadeu
19h30 – Missa na Igreja Matriz

Segunda-feira, dia 12
18h – Celebração com crianças na Comunidade Vila Nazaré
19h30 – Aula de Liturgia no Salão paroquial

Terça-feira, dia 13
19h30 – Missa, em louvor a Santo Antônio na Igreja Matriz
19h30 – Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Crochiquia

Quarta-feira, dia 14
11h15 – Missa, na Igreja Matriz
19h30 – Missa na Comunidade São José no Stecca
19h30 – Reunião com todos os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, no Salão paroquial

Quinta-feira, dia 15
14h – Missa na Capela do Asilo
19h30 – Missa em Ação de graças e inauguração do Memorial Mons.Vieira, na Igreja Matriz

Sexta-feira, dia 16
19h30 – Missa na comunidade Nossa Senhora Aparecida no Sapucaí Novo
19h30 – Missa na Comunidade Santa Cruz
19h30 – Missa na Comunidade São Sebastião na fazenda do Adolfo

Sábado, dia 17
19h30 – Missa na Igreja Matriz
19h30 – Missa na Comunidade Senhor Bom Jesus em Albertina

ESPAÇO ABERTO: A verdade sobre o bairro vale das primaveras

Autor (a): Patrícia Nunes e 176 moradores que assinaram a favor desta matéria

As informações sobre o Bairro Vale das Primaveras não correspondem a realidade. Nós moradores “mutuários” do Bairro Vale das Primaveras, já há quase sete anos, vimos por meio desta, esclarecer e nos colocar contrários e indignados a várias reclamações feitas por alguns poucos moradores do nosso bairro, não somos coletivos.
Realmente fomos lesados, ao que se refere à Construtora Mohallem Ltda. A Collem, pois não deveríamos ter pago o terreno à parte, pois no contrato habitacional junto à Caixa Econômica Federal, o financiamento está incluso 100% ou seja: Terreno + Casa = Parcelas. Isto é verídico e sabido por todos nós moradores.
De fato, judicialmente, devemos ser ressarcidos dos valores por nós pagos indevidamente beneficiando a Construtora Collem, e claro somos a favor da Causa justa, do que nos pertence, queremos sim receber nosso dinheiro de volta da Construtora Collem.
No que se refere ao loteamento, é de inteira responsabilidade da Collem e do município e por seus membros responsáveis que assinaram aprovando o loteamento.
Sendo já de conhecimento do Ministério Público. Se área Ambiental ou não, a verdade é que o bairro existe. E o que for da competência da Justiça será feito.
E aguardaremos por ela. E quanto a isso, cada vez mais o bairro vem de desenvolvendo de maneira satisfatória.
Ao longo destes sete anos, não é de nosso conhecimento que nenhuma casa sequer, construída pela Collem, fosse invadida pelas águas de enchentes, mesmo as mais próximas do Rio Mogi, e se houve alguma casa com infiltrações no solo, com certeza são casas construídas particularmente, que nada tem haver com as casas populares.
Pode sim, haver realmente a possibilidade de enchentes, mas até hoje somente as ruas se encheram e nenhuma casa, graças a Deus, sofreu nenhum “prejuízo”, mesmo porque, em outras áreas centrais da cidade já sofreram com enchentes, não sendo o bairro Vale das Primaveras o único propenso ao risco.
Outra reclamação levada ao Ministério Público, são os animais silvestres nas ruas e dentro das casas. Dentro das Casas??? Essa não!!!
Existem mesmo cavalos, bois em vários terrenos pastando, isso no Coronel Rennó, Vale das Flores, Vale das Primaveras, Verde Vale, Vila Nazaré...
E isto vai continuar acontecendo, pois não existe uma Lei (vigorosa) municipal, que proíba, multe os donos dos animais.
Sobre as casas, as reclamações também não são coletivas, e sim individuais, por parte de Mutuários (vítimas) que deixaram a desejar, não honrando com os pagamentos mensais “prestáveis” da referida casa.
Existem moradores que nunca pagaram um sequer imposto, IPTU, água... e pouco pagaram as prestações da casa, desde que passaram a residir nela, desde, muito menos o terreno a Collem.
Desde a aquisição dos contratos, é sabido que o não pagamento do “Contrato Habitacional” acarretaria em ação de execução do imóvel, ou seja, todo e qualquer contrato de compra e venda, tem como principal “Clausula”.
Oferecer e Receber
No entanto alguns poucos mutuários (as vítimas) insistem em resistir as normas do Contrato, assinados por próprio punho, por livre e espontânea vontade.
Existe ainda no Bairro Mutuários (vítimas) que há muito tempo (anos) não pagam o financiamento e ainda alugam e recebem os aluguéis.
Enquanto a maioria, muitos trabalham com a família, se apertam, se esforçam para pagar o Sonho da Casa Própria.
Quem precisa de amparos? Quem vêm sofrendo prejuízos? E ainda assim, sempre denegrindo desvalorizando a imagem do nosso bairro depreciando os imóveis que já foram ampliados, reformados, outros e outras ainda já totalmente quitadas com escrituras legalizadas. Prejudicando quem investiu e vem investindo nas casas.
O que nos causa curiosidade é: - Se o loteamento oferece riscos... - As casas são tão ruins... - Possuem “rachaduras”; - Existem animais silvestres e dentre tantas outras “anormalidades”. Então por quê brigar na justiça pelas casas tão cheias de problemas? Ora! Sejamos sensatos.
O que faltam com suas obrigações, são sempre os primeiros a reclamar por direitos (trinta e oito milhões e quatrocentos mil reais).
Ah! Nossa! Querem ser indenizados? R$ 38.400.000,00??? Não é tão simples assim, o processo é apurado demorado, podem levar anos e anos. Aqui é o Brasil. A exemplo disso, todos os dias na televisão aéreo ocorrido em 2006 com a empresa Gol, que matou quase 200 pessoas, já foram indenizadas? NÃO.
O buraco que se abriu na obra do metro em São Paulo, que engoliu caminhões, automóveis, pessoas mortas soterradas. Várias foram indenizadas? NÃO. Então caiam na real.
Vamos esperar de braços cruzados, boca aberta, até que um dia a justiça... NÃO e NÃO.
Aproveitando o ensejo o que na realidade o bairro precisa e que somos muito à favor é mais a atenção da Prefeitura “Melhorias”.
Todos sabem o nosso bairro é tranqüilo e todos os dias várias pessoas de nossa cidade, desde manhã até a noite de bicicleta pelas plainas ruas do nosso bairro.
Pedimos atenção para:
1. Bueiros entupidos, mal cheiro, o que impede a vazão das águas; 2. Bueiros abertos, sem qualquer proteção (na rua Nelson Piolli);
2. Lixeira Coletiva; 3. Limpeza diária da denominada área florestal IBAMA, área inconstrutiva (no fundo está servindo de depósito de lixo e entulhos UMA VERGONHA sujeito a cobras e escorpiões; Como é de competência da Prefeitura, poderíamos tomar as providencias necessárias nessa área. Fazer um aterro adequado evitando enchentes (tipo calçadão) e grades (telas). Deixar a área segura, limpa arborizada, uma pracinha com bancos, já que contamos com a sombra das grandes árvores.
3. Arborização: O bairro poderia estar mais verde, florido, mais bonitos, já que leva o nome “Vale das Primaveras”. Pelas ruas e bairros obras, que fariam muita diferença se fossem realizadas pela Prefeitura, e ficaríamos gratos pela atenção, pois nunca houve qualquer melhora por parte do município, independente de quem, qual mandato, partido político, que aprovou que o bairro existe e esta questão não nos interessa e sim a obrigação da prefeitura. Nossa intenção é de melhorar, em benefício da cidade, bem estar. Por isso contamos com o apoio da Prefeitura, e vereadores que aprovem e colaborem com a “melhoria”. Desde já agradecemos pela atenção.
Vale lembrar que posições e opiniões de cada morador é respeitada. Desde que não seja desdenhosa pela parte que nos toca. Cada um luta pelo que julga ser justo – honesto. Em tudo na vida existem os prós e também os contras.
Particularmente cada um de nós, apenas estamos zelando e pagando pelo nosso lar. Vamos valorizar o que temos em mãos? Muito obrigada.
OBS: Muitos dos moradores não se encontravam em casa, por este motivo não tomaram conhecimento prévio desta matéria. Todo apoio e críticas serão bem vindas. Pois as melhores serão direta e diariamente cobradas.