segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

O GIGANTE E O VÍRUS

(Dedicado à Tânia M.R. Santini por ter me atiçado, via fone, como se cão de caça eu fosse.)

A vida humana é cheia de coisas incompreensíveis e contraditórias e a nossa situação dentro do mundo natural, o reino animal ao qual pertencemos, é muito curiosa, nada confortável e um tanto decepcionante. Ao final deste, voltaremos à questão para uma conclusão.
Atualmente o domínio quase absoluto da natureza está nas mãos humanas e para tanto o homem vem lutando, não com unhas e dentes, mas com inteligência e obstinação (homo sapiens) desde os primórdios de sua existência na terra contra seus inimigos visíveis e invisíveis: as adversidades naturais: ameaças constantes à sua vida, pois que o instinto de sobrevivência é um dos mais fortes, ao lado do da procriação: perpetuação da espécie. Manter-se vivo e proteger a prole é o esforço radical de todo animal e razão de sua existência enquanto elemento da natureza. Com tal incessante luta, o homem foi desenvolvendo através dos tempos, a duras penas, o “conhecimento” para dele retirar o quanto necessário para sua defesa, proteção física, alimentação etc. para ter assegurado um mínimo de garantia e com ela a continuidade da vida. Manter-se vivo, a salvo, e ter garantida a geração seguinte é um imperativo da existência e para tanto os animais (inclusive nós) contam com o poderoso “instinto”, dom de Deus.
Desse empenho humano e sobre humano foi se acumulando o conhecimento que deu origem à Ciência e ao homem moderno, e com ele o conhecimento científico se tornou o senhor todo-poderoso, com razão e merecimento, hoje o homem é todo-poderoso. Deveras, esse semideus tem feito maravilhas: vasculhar o mundo submarino, esquadrinhar o espaço cósmico, ir à lua, fabricar satélites, mísseis, usinas atômicas, transplantes de órgãos, remédios eficientes para quase todas as doenças, engenharia de arranha-céus, artes geniais; aviões, navios e automóveis saídos das páginas da ficção. TV de plasma, computador, ultra-som, vacinas, inseminação artificial, mapeamento genético e um número quase infinito de realizações dignas mesmo de um deus terreno.
E dominando as forças e caprichos da natureza por ter à disposição cérebros privilegiados e aparelhos da mais alta sofisticação tecnológica, pode-se hoje manipular a natureza e prever até o imprevisível. Ter animais e vegetais geneticamente modificados, espiar o futuro para manter o necessário controle: prever secas, neve, furacões, inundações, terremotos, aquecimento global, colheitas ou não, epidemias, fome, explosão populacional, guerras etc. Controlar a política, a economia, o mercado etc. Controle > poder > controle > poder...
Com tão grande conhecimento, progresso, ciência, tecnologia, universos que têm ocupado o cérebro humano por tão longo tempo, à maneira de uma escada, achamo-nos, hoje, como conseqüência, no tão buscado patamar da vida moderna que de fato se traduz em conforto e facilidades de todos os tipos. Parece que é mais fácil ser feliz hoje que ontem, pelo menos o esforço é bem menor. Ninguém mais correrá atrás de uma capivara para ter almoço; nem catará gravetos para fazer a janta; a água jorra nas torneiras... Temos o templo-supermercado para nos fartar, basta haver uns trocados no bolso. O shopping e o “maravilhoso mundo das compras”... Todo o necessário para uma boa vida está à disposição: comodidades domésticas e profissionais, conforto para toda área do viver humano, uso e abuso dos bens de consumo, sonhos à venda e a receita para realizá-los, e como não poderia deixar de acontecer, a crônica insatisfação de muitos, porque sempre lhes faltará algo inacessível. Somos seres de desejos...
Com isso tudo, concluímos que o ser humano hoje, tendo os meios, ferramentas e oportunidades necessárias, pode ser considerado um ser poderosíssimo, uma criatura invencível em vários sentidos, para quem, quase todos os inimigos naturais estão sob controle. A despeito de tanta grandeza e poder, continuamos os mesmos do início da jornada: frágeis mortais, o que soa um tanto decepcionante. Eis nosso dilema e destino. Paradoxalmente, sucumbimos ao ataque de inimigos minúsculos, invisíveis a olho nu. O poder de um gigante versus o de outro tão pequeno: um vírus, hóspede de um mosquito.
Uma pessoa pode ser dona de uma fábrica de canhões que de nada valerão para combater o ataque de um vírus letal que a levará à sepultura. O presidente Bush, o homem mais poderoso do planeta, pode ser morto, se vier ao Brasil por esses dias, sem estar vacinado, pelo vírus da febre amarela. E suas forças armadas mais temidas do mundo!... E sua equipe de guardas pessoais especiais!... Tudo inútil!
Um bom exemplo historicamente acontecido é o de Alexandre – o Grande, rei da Macedônia, norte da Grécia, IV séc. antes de Cristo. Alexandre conquistou quase todo o mundo conhecido de sua época. Imagine-se o quanto lutou corpo-a-corpo com inimigos ferozes, quanto risco correu ao lado de milhares de companheiros mortos nas batalhas, mas ele mesmo saiu vivo de todas elas e, por ironia, foi vencido e morto por um inimigo desprezível: o vírus da malária, em uma de suas incursões em território indiano. Morreu na casa dos trinta anos, no vigor físico, cozido por uma febre de quarenta e tantos graus. Eis pois o paradoxo humano: tanto poder e tanta fragilidade num só ser, num só corpo. Esta é a questão curiosa e intrigante da vida humana, aqui retomada, colocada no início deste.

Por Antônio Volponi 14.01.08

PARÓQUIA EM FOCO

Jovem e Igreja: uma relação de amor e diálogo

Andrey Nicioli

Quem participou da missa no último domingo à noite na Matriz, percebeu como a celebração fica mais alegre e cheia de vida quando há jovens na Igreja. Neste dia, cerca de 40 jovens encerravam o acampamento organizado pelo Grupo de Jovens JUJA. Durante toda a celebração, além do sorriso e da alegria daqueles adolescentes, foi possível perceber a satisfação da comunidade e, principalmente, dos pais e familiares.
Mas ao mesmo tempo que vejo com bons olhos essa participação, algo também me intriga: Por que o jovem participa tão pouco da Igreja? É fácil perceber que, não somente em Jacutinga, mas na Igreja do Brasil e do mundo, os jovens estão deixando os bancos das igrejas vazias. Mas por que isso vem acontecendo?
Não cabe a mim ou a ninguém eleger ou apontar um culpado. A missão de todo cristão é lutar para que a Palavra de Deus continue sendo anunciada, e para isso os jovens são peças fundamentais, pois eles são o futuro da Igreja. Apesar de não julgar, nós podemos elencar três possíveis causas.
A primeira é falta de exemplo dos próprios pais e familiares. É obrigação do pai, da mãe, do avô ou da avó, de qualquer pessoa, estimular o jovem a participar da Igreja, e o maior estímulo é justamente o exemplo. Os jovens têm as pessoas mais “velhas” como professores e mestres. São pessoas em quem se deve espelhar. O exemplo, no caso, pode vir valer mais do que mil palavras e insistências. Como sua família vive o Evangelho dentro de casa? Todos participam da Igreja? Você dá testemunho do amor de Deus para algum jovem?
Em segundo lugar, podemos falar que a Igreja ainda não sabe falar a linguagem do jovem. Muitos ainda são os tabus. O diálogo deve ser de jovem pra jovem. Não adianta, por exemplo, a Igreja falar que festas são coisas do diabo, se o jovem adora uma festa. O que deve ser ressaltado é como ser cristão nesses meios. Claro que e isso é só um exemplo.
Por fim, e acredito que o mais importante, é o jovem querer e se entusiasmar com o que é de Deus. Não adianta forçar, oferecer uma linguagem jovem ou algo atraente, se o próprio adolescente não quiser fazer a experiência do Pai Criador. Deve haver uma abertura da própria pessoa para que o amor de Deus se faça uma constante no dia-a-dia.
Uma coisa eu tenho certeza: os jovens estão na “mira” dos bispos. Os motivos são fáceis de compreender. De um lado, os jovens motivam a solicitude pastoral dos bispos, que se preocupam com a situação vivida hoje pelos jovens, sobre os quais incidem com força as muitas contradições dum tempo de profundas mudanças que estamos vivendo. De outro lado, os bispos se preocupam com os jovens, como já disse, neles está o futuro da própria Igreja.
Que Deus abençoe a juventude!


AGENDA DA SEMANA
Sábado, dia 19
19h30 – Missa na Igreja Matriz
19h30 – 3º dia do Tríduo em louvor a São Sebastião, em São Sebastião dos Robertos.
Regiões convidadas: 04,08 e 10

Domingo, dia 20
8h – Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Santuário
10h – Missa com crianças na Igreja Matriz
15h – Procissão e Missa da Festa de São Sebastião, com participação da Região 02 e 06, em São Sebastião dos Robertos
18h – Missa na comunidade São Judas Tadeu
19h30 – Missa na Igreja Matriz

Segunda-feira, dia 21
19h30 – Missa da Festa de São Sebastião na comunidade São Sebastião do Adolfo
19h30 – Reunião com os Coordenadores de todas as equipes de Canto, na Igreja Matriz

Quarta-feira, dia 23
11h15 - Missa na Igreja Matriz

Quinta-feira, dia 24
14h – Missa na Capela do Asilo
19h30 – Reunião da Pastoral Familiar, no Santuário

Sexta-feira, dia 25
19h30 – Reunião com todos (as) os(as) Zeladores e Zeladoras da Mãe Rainha, na Igreja Matriz –
20h – Missa de Inauguração da Gruta de Nossa Senhora Aparecida no Sapucaí Novo

Sábado, dia 26
19h30 – Missa na Igreja Matriz

COMUNICADOS

- Comunicamos a todos que as missas na Comunidade Nossa Senhora Aparecida serão no 1º, 3º e 5º domingo do Mês e as missas na Comunidade São Francisco serão no 2º e 4º domingo do Mês, às 8h da manhã .

- A Escola Bíblico-Teológica será reestruturada e acontecerá às quartas-feiras, com um módulo por mês, sendo estes ministrados pelos padres do Setor Mogi e outros. As inscrições estão abertas na secretaria Paroquial no horário de expediente que já está funcionando das 8 às 17h.


PROGRAMAÇÃO DE MISSAS NAS COMUNIDADES RURAIS E URBANAS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2008

COMUNIDADES
FEVEREIRO
REGIÃO 01

ALBERTINA
TODO SÁBADO ÀS 19H30
SANTA CLARA
SÁBADO DIA 23
ESPÍRITO SANTO
SÁBADO DIA 02
ABERTÃO CIMA
SÁBADO DIA 09
REGIÃO 02

SÃO JUDAS
TODO DOMINGO ÀS 18H
MONS. DUTRA
TERÇA-FEIRA DIA 19
SANTA ROSA
TERÇA-FEIRA DIA 26
STECCA
QUARTA-FEIRA DIA 20
REGIÃO 03

SANTA CRUZ
SEXTA-FEIRA DIA 15
VIEIRA
SEXTA-FEIRA DIA 22
BOM CONSELHO
SÁBADO DIA 02 E 16
REGIÃO 04

SÃO FRANCISCO
DOMINGO DIA 10 E 16
FAZ. ADOLFO
TERÇA-FEIRA DIA 19
STA. TEREZINHA
QUINTA-FEIRA DIA 07
SANTUÁRIO
DOMINGO DIA 03 E 17
REGIÃO 05

GUADALUPE
DOMINGO DIA 17
SÃO BENEDITO
DOMINGO DIA 10
VILA NAZARÉ
DOMINGO DIA 24
CÉSAR MATILE
QUARTA-FEIRA DIA 27
LABEGALINI
QUARTA-FEIRA DIA 20
REGIÃO 07

BOM CAFÉ
QUINTA-FEIRA DIA 14
SAPUCAÍ NOVO
SEXTA-FEIRA DIA 15
SAPUCAÍ VELHO
DOMINGO DIA 03
REGIÃO 08

SERRA MORENA
SEXTA- DIA 01
FUBÁ
QUINTA-FEIRA DIA 21
APARECIDINHA
SEXTA-FEIRA DIA 22
REGIÃO 09

MACHADO BAIXO
QUARTA-FEIRA DIA 27
MACHADO CIMA
TERÇA-FEIRA DIA 12
SÃO LUIZ
SÁBADO DIA 9 E 23
REGIÃO 10

RIBEIRO
TERÇA-FEIRA DIA 26
CROCHIQUIA
SEXTA-FEIRA DIA 01
REGIÃO 11

S. S. ROBERTOS
QUINTA-FEIRA DIA 07 E DOMINGO DIA 24
MISSA NA MATRIZ
TODO SÁBADO ÀS 19H30
TODO DOMINGO ÁS 10H E AS 19H30
*********
QUARTA-FEIRA DIA 13 – 19H30 – MISSA EM LOUVOR A SANTO ANTÔNIO, AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 137 ANOS DA PARÓQUIA E AULA INAUGURAL DA ESCOLA BÍBLICO-TEOLÓGICA
– REGIÃO RESPONSÁVEL = 09
*********
DIA 18 – MISSA EM LOUVOR A MÃE RAINHA COM PRESENÇA DAS CAPELINHAS –
REGIÃO RESPONSÁVEL – 05
**********


PROCLAMAS

COM FAVOR DE DEUS, SEGUNDO O CÂNON 1067, QUEREM CASAR-SE:

DANIEL FERRADOZA E TATIANE CAVACINI
Ele, solteiro, filho de Daniel Ferradoza e de Célia Maria de Melo Ferradoza
Ela, solteira, filha de Marcos Cavacini e de Cleuza Lopes Pereira Cavacini

QUEM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO ESTÁ OBRIGADO, CONFORME O CÂNON 1069 DO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO, A DENUNCIÁ-LO À AUTORIDADE ECLESIÁSTICA

UMA NO CRAVO E OUTRA NA FERRADURA

Por Eliane Avelar Sertorio Octaviani
elianesertorio@yahoo.com.br
Pela importância, interesse público e os riscos inseridos na atividade agrícola, historicamente e mundialmente se tem por indispensável a adoção de uma série de incentivos, de forma que os produtores possam cumprir com a obrigação de alimentar a população em quantidade suficiente e com preços adequados ao poder de compra da população.
Em um grande número de países a atividade agrícola é subsidiada pelo Governo, ante sua importância perante toda a sociedade e a conscientização da dificuldade que enfrentam os agricultores, em decorrência de problemas climáticos; para tentar diminuir as dificuldades da produção, temos a concessão do chamado crédito rural, por meio de financiamentos bancários, sejam eles privados ou públicos.
No Brasil falta uma política abrangente e a legislação que, em parte, regula o crédito agrícola – Decreto-lei 167/67 segue uma antiga e conhecida citação – UMA NO CRAVO E OUTRA NA FERRADURA.
Temos no Decreto 167/67 artigo que agasalha os interesses dos agricultores, mas que não é muito divulgado. É o artigo 60 e seus parágrafos:
“Art 60. Aplicam-se à cédula de crédito rural, à nota promissória rural e à duplicata rural, no que forem cabíveis, as normas de direito cambial, inclusive quanto a aval, dispensado porém o protesto para assegurar o direito de regresso contra endossantes e seus avalistas.
§ 1º O endossatário ou o portador de Nota Promissória Rural ou Duplicata Rural não tem direito de regresso contra o primeiro endossante e seus avalistas. (Incluído pela Lei nº 6.754, de 17.12.1979)
§ 2º É nulo o aval dado em Nota Promissória Rural ou Duplicata Rural, salvo quando dado pelas pessoas físicas participantes da empresa emitente ou por outras pessoas jurídicas. (Incluído pela Lei nº 6.754, de 17.12.1979)
§ 3º Também são nulas quaisquer outras garantias, reais ou pessoais, salvo quando prestadas pelas pessoas físicas participantes da empresa emitente, por esta ou por outras pessoas jurídicas. (Incluído pela Lei nº 6.754, de 17.12.1979)”.
Os parágrafos segundo e terceiro do artigo 60, do Decreto 167 são taxativos, considerando nulo o aval prestado por pessoas físicas em notas promissórias rurais ou duplicatas rurais, bem como a nulidade de garantias reais ou pessoais prestadas por pessoas físicas em cédulas de crédito rural, desde que se prestados por pessoas físicas, essas não sejam sócios da empresa que emitiu a cédula rural ou pessoa jurídica.
A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça, recentemente, afirmou que em cédula de crédito rural hipotecária não pode haver outra garantia senão aquelas oferecidas pelo seu emitente, ficando ressalvada a hipótese de a cédula ter sido emitida por empresa, quando se admite a garantia dos seus sócios ou outra pessoa jurídica.
Segundo o relator, ministro Humberto Gomes de Barros, a regra é a nulidade de quaisquer outras garantias reais ou pessoais prestadas na cédula rural hipotecária, além da oferecida pelo emitente, o que acarreta na nulidade da execução, que deverá ser extinta em relação aos Garantidores, com a liberação do bem hipotecado.
De outro lado, o artigo 11, parágrafo único, do Decreto-lei 167/67, estabelece que o credor pode considerar vencidos antecipadamente todos os financiamentos rurais que foram concedidos pela instituição bancária ao agricultor, se este ficar inadimplente em relação a qualquer cédula de crédito rural.

Isso quer dizer que, se o agricultor, por atravessar dificuldade financeira e não conseguir honrar prestações ou mesmo o pagamento por inteiro de financiamentos rurais, que celebrou em uma instituição bancária, o credor pode considerar todos, vejam bem, todos os outros financiamentos (que não estavam vencidos) em vencidos antecipadamente.

Ora, se o agricultor já não tinha o numerário para pagar uma prestação ou um título, ao considerar o vencimento antecipado de todos os outros contratos em que ele estava adimplente, certamente, ocasionará a sua insolvência.

Muitos devem concluir que a referida regra é leonina e não pode ser aplicada; todavia, por estar prevista na legislação, enquanto esta não for alterada, as instituições financeiras podem se socorrer da norma legal e cobrar financiamentos parcelados que, em tese, estavam sendo honrados, assim que houver a inadimplência do agricultor em relação a qualquer outra cédula de crédito rural.

Asfalto Jacutinga/Albertina: prefeitos assinam convênio com o DER/MG

Na tarde de terça-feira passada, no Gabinete do Prefeito de Jacutinga, o prefeito municipal Darci de Morais Cardoso e a prefeita de Albertina, Noemi Simionato Guinesi, assinaram convênio Nº DER 30.128/07 com o Estado de Minas Gerais, através do DER/MG, cujo teor trata do asfaltamento que liga as duas cidades.
O asfaltamento faz parte do programa estadual PROACESSO – Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios.
Segundo Noemi, a previsão é de que os trabalhos de asfaltamento tenham início no mês de abril próximo. Na cláusula segunda do contrato, no item 2.2 está estabelecido que os municípios devem providenciar a aprovação do Legislativo municipal dos termos do presente convênio no prazo máximo de 120 dias, a contar da data de sua publicação no órgão oficial do Estado de Minas Gerais, caso tal providência seja obrigatória por força de Lei Municipal.

Asilo São Vicente coloca site na internet

Nesta semana, fomos informados pela direção do Asilo São Vicente de Paulo de Jacutinga de que a entidade colocou no dia 17 p.p., na internet, um site que tem por objetivo ser mais um canal de comunicação para que as pessoas tenham conhecimento das atividades desenvolvidas naquele local.
Para entrar no site, basta acessar www.asvpjacutinga.org.br

BRASIL RADAR

BRASIL URGENTE
Por Eduardo Bortolotto Filho

Sereno
A imprensa tem comentado que o governo Lula tem agido de forma bastante cautelosa com as novas nomeações de ministros. Deixa-se o escolhido, já sacramentado nas decisões acordadas com os partidos, sem nomear, por algumas semanas. É o que está sendo chamado de período do “sereno”, época em que o candidato terá sua vida escancarada por alguns de seus inimigos ou pela imprensa investigativa. Deixar no sereno, é expressão antiga que significa deixar a pessoa ao relento, sem proteção. Deixá-la defender-se de possíveis ataques para verificar a sua capacidade de fazê-lo, sua capacidade de explicar o patrimônio, explicar atos em governos anteriores, familiares encrencados, etc.
A humilhação é grande, mas os indicados não ligam, antes estão preocupados com as defesas e com os negócios futuros. Tem padrinhos fortes. Alguns conseguem levar as denúncias para um “banho-maria” e são nomeados. Outros não conseguem e aí, vão para o limbo.
Nestas últimas semanas estamos vivendo um exemplo claro desta técnica. O Senador Edson Lobão foi indicado pelo ex-Presidente Sarney para ser ministro das Minas e Energia. Lula está tentando recompor suas bases no Senado, que o derrotou com a CPMF, e aceitou a indicação. Sabe-se que o senador conhece a área por acender algum interruptor, ou por algum eventual choque elétrico. Mas afinal é a indicação do cacique Sarney, e foi sob sua proteção que também governou o Maranhão. (Não é à toa que o Maranhão fica no fim da fila de qualquer indicador social no Brasil, quase igual Alagoas).
Indicação aceita, o indicado revelou a todos que estava se preparando: estava lendo alguma coisa sobre energia. Não houve tempo para muita indignação, pois a sua substituição no Senado chamou mais atenção. Seu suplente é o filho, envolvido em acusações as mais diversas, que vão desde a utilização de laranjas, até outros supostos crimes que vivem freqüentando as tristes páginas de política nos jornais. E o pior, o segundo suplente já sofreu condenação por desvio de recursos públicos. Sem salvação. Seria cômico se não fosse trágico.
Mas pesquisa publicada pelo Datafolha mostra que a questão da honestidade tem sido cada vez mais valorizada. Sua importância passou de 88% para 91% dos entrevistados pelo Instituto de Pesquisa.
A cidade de Rosana, no interior paulista, teve 6 de seus vereadores presos recentemente. A situação é calamitosa, com desvios de recursos que somam 60 milhões e dívidas que rondam 42 milhões. A população está indignada e isso pode significar a virada necessária, nas eleições deste ano.
Quando se começa novamente a falar em apagão, o governo faz esta nomeação. Parece a velha história de “lobo tomando conta de galinheiro”. Só para não perder a piada.

Curtas

1. Atrás de todos os políticos corruptos existe uma amante, afirmam os chineses. Dentre os funcionários corruptos na China, 90% tinham amante.
2. O Citigroup, cujo Banco coordenou a negociação de nossa dívida externa tempos atrás, foi a primeira vítima de grande porte da situação da dívida imobiliária americana. Apresentou prejuízo enorme, coberto por árabes e orientais. Estes agora são donos de um dos maiores símbolos do poderio americano e do capitalismo, por extensão.
3. Fé e eficiência, esse é o resumo que D. Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, hoje espalhada por 17 países e responsável pela redução da mortalidade infantil no Brasil, faz de seu trabalho. Ela o está deixando para trabalhar com outra pastoral, a da terceira idade. Exemplo de mulher, mãe e médica, que com um trabalho importante e sem os holofotes da mídia fez muito pelas crianças brasileiras. Deus lhe pague.

Ano Novo

Ainda dá tempo de fazer deste ano um verdadeiro ANO NOVO.

“Eu te desejo não parar tão cedo, pois toda idade tem prazer e medo.
E com os que erram feio e bastante, que você consiga ser tolerante.

Quando você ficar triste, que seja por um dia e não o ano inteiro.
E que você descubra que rir é bom, mas que rir de tudo é desespero.

Desejo que você tenha a quem amar, e quando estiver bem cansado,
Ainda exista amor pra recomeçar, pra recomeçar...

Eu te desejo muitos amigos, mas que em um você possa confiar.
E que tenha até inimigos, pra você não deixar de duvidar.

Desejo que você ganhe dinheiro, pois é preciso viver também.
E que você diga a ele pelo menos uma vez, quem é mesmo dono de quem.

Desejo que você tenha a quem amar, e quando estiver bem cansado,
Ainda exista amor pra recomeçar, pra recomeçar... “
Frejat

Casas Populares são entregues as famílias contempladas

Na manhã de terça-feira passada, dia 15, foi enviado a nossa redação um convite elaborado e remetido pela COHAB-MG - Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais, mencionando que o Governador de Minas Gerais, Aécio Neves; o Secretário de Desenvolvimento Regional de Política Urbana, Dilzon Luiz de Melo; o Presidente da COHAB-MG, Teodoro Alves Lamounier; e o Prefeito de Jacutinga, Darci de Morais Cardoso, convidam para a solenidade de inauguração do conjunto habitacional Bairro Benedito de Almeida, às 17 horas de sexta-feira, dia 18.
A notícia de inauguração do referido bairro no dia 18 de janeiro pegou a muitos de surpresa, inclusive a este semanário, que acompanhou todo o desenrolar de sua aprovação.
Porém, a alegria das famílias contempladas em receber as chaves de suas casas próprias, e ainda ver seus sonhos realizados, já eram mais que esperadas, não só pelos contemplados, mas por toda população jacutinguense.
Na próxima edição, traremos a solenidade de entrega das tão esperadas casas populares a seus devidos contemplados.

DATA VÊNIA

Verdadeiro ou Falso
Clélia Fonseca de Carvalho
Educação de quem? Para quem?

Esse é o título do artigo de Gustavo Ioschpe que a revista “Veja”, da semana passada, trouxe e que, a meu ver, veio colocar o dedo na ferida aberta da classe dos profissionais do ensino.
O articulista expõe seu ponto de vista sobre o que chama de nosso aprendizado catastrófico, levando em conta (quem sabe) os vergonhosos resultados obtidos por nossos estudantes, de uns anos para cá, em relação a vários países e ainda completa dizendo que “as questões relativas à escola foram seqüestradas pela agenda da corporação dos funcionários do ensino” colocando assim, na berlinda, as reivindicações da classe quanto ao salário, excesso de alunos na sala de aula, falta de equipamentos multimídia, infra-estrutura, etc.
O autor ainda critica a forma de avaliação e a maneira como vem sendo feita (segundo ele), "há mais de dez anos” e do esquecimento do povo sobre de quem é a nossa educação e pra quem ela é feita.
É um artigo bastante interessante e que, com certeza, suscitará muitas controvérsias da classe dos professores, em todos os níveis. Gostaria que meus colegas de classe se inteirassem do texto da “Veja” e tirassem suas próprias conclusões e respostas para esta pergunta: Até onde as afirmações do Sr. Gustavo Ioschpe são Verdadeiras ou Falsas?

P.S Augusto Ioschpe: gaúcho de 28 anos, graduado em ciência política e administração estratégica em Wharton School, na Universidade da Penisilvânia; Mestre em economia internacional e desenvolvimento econômico pela Universidade de Yale (EUA); Um dos ganhadores do prêmio Jabuti 2005 e , atualmente, prestando consultoria ao MEC em um trabalho organizado pelo Banco Mundial.

Cooperativa Agro-Pecuária de Ouro Fino é incorporada à COAPEJA

Na noite de sexta-feira passada, dia 11, foi realizada em Ouro Fino, uma Assembléia Geral, com associados das Cooperativas de Jacutinga e Ouro Fino, onde aprovou-se, por unanimidade, à proposição de incorporação da Cooperativa Agro-Pecuária de Ouro Fino Ltda à COAPEJA - Cooperativa Agro-Pecuária de Jacutinga Ltda.
Fizeram uso da palavra: Antônio Cascelli (presidente da COAPEJA), Rui Palomo (presidente da Cooperativa de Ouro Fino), e o Secretário Luiz Carlos Consentini (representando o prefeito de Jacutinga).
Na oportunidade o presidente, o Sr. Rui Palomo, presidente da Cooperativa de Ouro Fino, comentou sobre a incorporação: “Essa incorporação é motivo de muita alegria para nós que temos espírito de cooperativismo. A cooperativa de Ouro Fino estava paralisada desde 1986, mas o patrimônio foi preservado até hoje, podendo assim, ser incorporado a Cooperativa de Jacutinga. Meus pais são de Jacutinga, nasci lá e fui criado em Ouro Fino. Meu pai, saudoso José Palomo Robly, foi o primeiro a fundar uma cooperativa de consumo em Jacutinga, então fico muito feliz com essa incorporação”.
Após a assembléia, foi servido um delicioso coquetel aos presentes.
A Gazeta de Jacutinga deseja que essa incorporação obtenha muito êxito, pois entendemos que o cooperativismo é de suma importância para o desenvolvimento de nossa região.

Cultivo de Rosas em Jacutinga

Em meados de 2007, em nossa cidade, na Várzea da Forquilha, foi instalada uma filial de uma empresa de Holambra, SP, cuja atividade é o cultivo de rosas.
A instalação e funcionamento da empresa já foi enfocado por diversas vezes nesta Gazeta, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Acontece que, nesta semana, nossa reportagem foi visitar a produção e cultivo de rosas, ocasião em que, fomos muito bem recebidos pelo encarregado Zezé, que nos acompanhou e forneceu dados sobre os trabalhos realizados no local.
O lugar é um encanto e transmite paz, pois ao fundo do cultivo de rosas avista-se o belo Pico da Forquilha e pelos lados o belo paredão de nossas montanhas e matas.
“Foram plantadas várias qualidades de rosas em 8 hectares (Solitaire, Carola, Tinike, Veja e Miracle). Ainda temos um canteiro com mais de 100 qualidades de roseiras para testes. As rosas são produzidas durante o ano todo. Daqui já saíram várias produções. Contamos com galpão, estufas, irrigação e mais de 20 funcionários diretos com possibilidade de aumento de funcionários”, falou Zezé.

Recarregar a Energia

Por Marcelo de Paula

Vivemos correndo aqui e acolá. Temos que dar conta dos compromissos assumidos e outros que nos são impostos no dia-a-dia. Os dias passam e, de repente, nos deparamos com o cansaço físico, mental. Daí é momento de parar, refletir.
E quando paramos para refletir nos vêm à mente as pessoas que contribuíram para o nosso crescimento espiritual, intelectual no ano que findou. Como também àquelas que tentaram, gratuitamente, matar nossos sonhos, plantaram maldade...
É momento de recarregar a energia, pois desde que o mundo é mundo, existe gente ruim; porém, estas nunca venceram e nunca sobressairão às coisas boas.
O importante é a consciência de que não vivemos num mar de rosas e, que nem sempre o sol brilha, também há dias em que a chuva cai.
Precisamos recarregar a energia para enfrentarmos os perigos e as ciladas que a vida nos impõe no nosso cotidiano. Para isso, é preciso três coisas: Autenticidade, Religiosidade e Tolerância.
Como me disse uma grande amiga “há pessoas que convivem com o ressentimento, e fazem do ódio, rancor, uma planta que precisa ser regada todos os dias, em contrapartida, nós precisamos fazer um serviço diário de perdão”.
Que todos tenham um 2008 de cheio de energia positiva.

Diretoria 2008-2010 da APAE-Jacutinga toma posse

No dia 2 de janeiro p.p., na sede da APAE-Jacutinga, tomou posse a nova diretoria que vai comandar a entidade no biênio 2008-2010.
A diretoria e demais conselhos estão assim compostos: Maria Aparecida da Silva Andadre (presidente), Rosalém Cássio Nicioli (vice-presidente), José Eduardo de Oliveira Pinto (1º secretário), Solange Martins Bertucci (2º secretário), Ely Benedito Dionísio do Prado (1º tesoureiro), Roberto Aparecido da Silva (2º tesoureiro); Genésio Labegalini (diretor de patrimônio); Anelize Pioli Nicioli (diretor social); Conselho Administrativo: Carlos João Turato, Rodrigo de Almeida, José Roberto Molinari, Dirce Vieira Honorato, Pedro Honorato, José Vaz Neto, Jair Pressato, Maria do Carmo Pressato, Luiz Carlos Ferraz do Amaral, Walter Ferrari Bertucci Filho, Mariângela Cavini Montoanello; Conselho Fiscal: Luis Antônio de Andrade, Maria Cristina Labegalini Nicioli, Luis Carlos de Oliveira; Suplentes: Clayton Rafaelli Montoanello, Sabrina Graziela Fonseca Machado e Érika Gomes da Fonseca Rafaelli.

Diretoria e Conselho Fiscal 2008/2009 da ACIJA toma posse

Na noite de sexta-feira passada, dia 11, no Clube de Campo Leão da Fronteira, tomou posse a nova diretoria e conselho fiscal biênio 2008/2009 da ACIJA – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga.
O evento contou com a presença de autoridades de nossa cidade e região, assim como empresários e familiares das pessoas empossadas em seus respectivos cargos.
Antes da posse de diretores e conselheiros, todos os presentes acompanharam a uma palestra ministrada pela Dra. Doris Rushiman cujo tema foi “Turismo Integrado”. O enfoque dado pela palestrante foi de que o turismo não vende somente um serviço e, sim, um sonho. Ressaltou a importância de investimento não somente nas malhas como também na beleza turística que predomina a nossa cidade e demais que integram o Circuito das Malhas.
Após a composição da mesa pelas autoridades e espaço destinado ao conselho fiscal, foi aberta a palavra às autoridades presentes e demais membros da diretoria e conselho fiscal da ACIJA.
O prefeito Darci de Morais Cardoso, em seu discurso, enfocou a parceria entre o Executivo e ACIJA; parabenizou o ex-presidente Miller Moliani de Lima por sua gestão e deu boas-vindas ao presidente Antônio Rogério Sartori.
O senhor Ary Novaes, superintendente da FIEMG Regional Sul, falou sobre a pujança de nossa cidade; enfatizou a luta da FIEMG em prol do setor de vestuário; teceu comentários sobre a realização do evento Minas Trend Previw, que contará com stand’s de malhas; e, por fim, ressaltou o dinamismo, a criatividade e determinação de nosso empresariado, de nossa gente e da ACIJA.
O Vice-presidente Executivo, Dennys Gonzalez Bandeira, agradeceu por fazer parte da direção da ACIJA e parabenizou o ex-presidente Miller por sua gestão.
Miller Moliani de Lima, que comandou a Associação Comercial no biênio 2006/2007, disse, que o tempo em que presidiu a entidade foi de grande aprendizado; agradeceu a todos pela confiança em seu trabalho e desejou muita sorte ao novo presidente. Em seguida, expôs um vídeo cujo teor fala sobre Aprender. “Aprendi muito, muito, muito”, ressaltou Moliani.
O Vice-presidente de Marketing, Nóbile Caramel Júnior “Billy” parabenizou Miller Moliani por sua gestão e desejou muito êxito ao presidente Rogério. Em sua fala, enfatizou, que o empresário jacutinguense precisa participar ativamente das atividades desenvolvidas pela ACIJA, assim como, tornar-se associado para que a cidade possa trilhar cada vez mais rumo ao desenvolvimento.
A Secretária Executiva da ACIJA, Vânia Zanelato Orrú, em nome dos funcionários da entidade, prestou homenagem ao ex-presidente Miller e deu boas-vindas ao presidente Rogério Sartori.
Em seu discurso de posse, Antônio Rogério Sartori, saudou a todo os presentes, prestou homenagem a Sra. Claudete Moliani de Lima, mãe de Miller; enalteceu o trabalho desenvolvido pelo ex-presidente e falou da importância de sua família em suas decisões. Enfatizou suas metas na gestão 2008/2009. “Minha meta como presidente é colaborar e tudo fazer para o engrandecimento não só da ACIJA e seu associados, mas como da indústria, do comércio e da agropecuária de nossa cidade. Lembro que o cargo de presidente da ACIJA, assim como dos demais membros da diretoria e conselho não são remunerados. Oferecemos parte de nosso tempo, gratuitamente, buscando a concretização de um sonho, que é justamente de fortalecer a economia de nossa cidade, em especial, a da indústria e do comércio de malhas, principal fonte de renda de nossa cidade. Todos sabem que se as malharias vão bem, o comércio e a indústria local só têm a ganhar. A união dos empresários é imprescindível para que sejamos fortes”, falou Sartori.
O neo-presidente falou que vai trabalhar firme para que a Fest Malhas 2008 supere as últimas edições que já foram sucessos em todos os sentidos. Disse que vai continuar dando ênfases as campanhas promovidas pela ACIJA e dar seqüência na premiação e reconhecimento dos Melhores do Ano, que teve sua primeira edição em dezembro de 2007. Por fim, que a grande meta de sua gestão vai ser lutar para que aconteçam Rodadas de Negócios em nossa cidade, proporcionando aos compradores que negociem diretamente com os produtores locais de malhas.

DIRETORIA E CONSELHO FISCAL DA ACIJA 2008/2009: Antônio Rogério Sartori (presidente), Juliano Virgini (vice-presidente de convênios e serviços), Eliseo Favaro Júnior (vice-presidente de comércio), Nóbile Caramel Júnior (vice-presidente de marketing), Benedita Tereza Pioli Grassi (vice-presidente treinamento e desenvolvimento), Luiz Marcelo Pioli (vice-presidente de agropecuária); Conselho Fiscal: Miller Moliani de Lima, Milton Ribeiro da Costa e Margareti Matile Cardoso; suplente: Jocilda Caponi Bonaldi.

EDITORIAL

SEGURANÇA PÚBLICA EM FOCO II

No editorial de 17 de novembro de 2007, este semanário enfocou a Segurança Pública em nosso município.
Na página 3, da mesma edição, reportamos a entrega de um abaixo-assinado (com 500 assinaturas) encabeçado pelos jacutinguenses Marcelo de Paula (editor de A Gazeta) e Cristiano Ricardo de Almeida Simionato, presidente da Loja Maçônica de Jacutinga, ao Comandante do 20º BPM (responsável por 35 cidades do sul de Minas), Tenente Coronel Romualdo Aquino, que acolheu muito bem os jacutinguenses e fez um raio X sobre a situação da segurança pública em Jacutinga. Na oportunidade, o Tenente Cel. Aquino, informou-nos que em dezembro de 2007 o Batalhão da PM local passaria a contar com mais dois soldados efetivos.
No final da semana passada, foi enviado ao editor de A Gazeta um ofício do Comandante do 20º Batalhão PM (veja ao lado), demonstrando a atenção dispensada ao povo jacutinguense.
Fomos informados que desde dezembro de 2007, o Batalhão da PM local passou a contar com mais dois policiais (Cabo PM José Donizete de Abreu e Soldado PM João Paulo F. Maia).
Desejamos boas-vindas aos novos PM’s e agradecemos ao Tenente Cel. Aquino pela atenção para com nossa gente.


DOIS ANOS SEM MONSENHOR VIEIRA

Na próxima segunda-feira, dia 21, relembramos, com muita tristeza, o passamento do inesquecível Monsenhor Vieira.
Poderíamos tecer muitos comentários a seu respeito, mas somente um sentimento fala alto neste momento: SAUDADE, SAUDADE, SAUDADE.

EMPRESAS E IMPOSTOS

Colaboração:
ESCRITÓRIO CONTÁBIL JACUTINGA
JOSÉ ADALBERTO CAPARELLI CRC.MG 106.153
ANTÔNIO CÉSAR CAPARELLI CRC.MG. 40617

Se sua empresa possui débitos com o Estado de Minas Gerais, vem aí uma ótima oportunidade para regularizar sua situação. A Lei nº. 17.247 de 27/12/2007 entre outras providencias, instituiu o PROGRAMA DE PARCELAMENTO ESPECIAL, concedendo descontos de até 90% das multas e de até 70% dos juros para pagamento de débitos relativos ao ICMS vencidos até 31 de outubro de 2007, e abrange todos os débitos do contribuinte inclusive os que estão inscritos em divida ativa e estão sendo cobrados judicialmente.
O Programa de Parcelamento Especial conta com o apoio de diversas entidades de classe, e entre elas está o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Minas Gerais.
O prazo para manifestar seu interesse em aderir ao parcelamento de acordo com essa lei, começou no dia 17 de Janeiro e vai até 29 de fevereiro de 2008.
A negociação dos débitos inscritos em dívida ativa deverão ser feitas com a Advocacia Geral do Estado, responsável pela cobrança da divida, e para que fique garantido os benefícios previsto nesta lei, o contribuinte deverá pagar inicialmente os honorários de 5%, que também poderão ser parcelados.
Veja as condições:
Pagamento a vista . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . redução de 90% das multas e 70% dos juros
Pagamento em 02 parcelas. . . . . . . . . . . . . . . redução de 88% das multas e 68% dos juros
Pagamento em 03 parcelas. . . . . . . . . . . . . . . redução de 86% das multas e 66% dos juros
Pagamento em 04 parcelas . . . . . . . . . . . . . . . redução de 84% das multas e 64% dos juros
Pagamento de 05 até 180 parcelas . . . . . . . . . redução de 50% das multas e 40% dos juros
A primeira parcela ou parcela única deverá ser paga até o dia 31 de março de 2008.
O valor mínimo de cada parcela será de R$ 500,00.
Se o contribuinte optar por um parcelamento acima de 120 vezes, deverá oferecer garantias reais.
O contribuinte que estiver interessado em aderir ao programa, não deixe para a última hora, evitando assim, possíveis transtornos e até a possibilidade de não usufruir dos benefícios desta lei, pois as regras para negociação e obtenção de benefícios desta natureza são sempre trabalhosas.

Erosão em Mata Ciliar será combatida

Uma das poucas áreas de mata nativa ainda existentes em Jacutinga foi recentemente comprometida por preocupante erosão, decorrente de desvio inadequado de águas pluviais de um carreador de café.
A área erodida, que pode ser observada de longe, no Alto Alegre, acima da antiga fazenda do dr. Vieira, foi vistoriada pelo secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Roosevelt Rodrigues, que orientou o proprietário sobre as providências que devem ser tomadas para evitar que a água proveniente de enxurradas continue a comprometer o local.
A Secretaria doará as mudas de espécies nativas para plantio. Também sementes de capim deverão ser utilizadas para acelerar a recuperação da área, grave exemplo dos cuidados que é preciso tomar no direcionamento de águas pluviais em bacias íngremes como o da mata afetada pela erosão.

Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.


Otávio Salles
Assessor de Meio Ambiente e Divulgação

RAPIDINHAS DA GAZETA

Por Juanito Rodrigues

Campeonatos Estaduais
A bola já está rolando nos campeonatos estaduais que prometem muitas emoções em 2008. Paulista, Carioca e Mineiro, são os mais comentados em nossa região.
O Campeonato Paulista promete muita disputa dentro e fora de campo.
São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos, são os favoritos, mas a Portuguesa, corre por fora e já venceu o Santos na primeira rodada.
Wanderley Luxemburgo, Muricy Ramalho, Mano Menezes e Leão, são as estrelas fora de campo. Dentro de campo não existe não existe nenhum fenômeno, talvez, o Adriano, faça a diferença por ter vindo de Europa para o São Paulo, o principal favorito dos que se dizem entendidos de futebol. Quero ver alguém Apontar uma surpresa.

CAMPEONATO PAULISTA

2ª rodada e horário maluco
Sábado - 16h: Barueri x Mirassol; 18h10: Ituano x Portuguesa; 20h30: Paulista x Ponte Preta.
Domingo – 11h: Sertãozinho x Mirassol; 16h: Santos x Palmeiras; São Paulo x Rio Preto; 18h10: São Caetano x Corinthians (Mogi Mirim); Guarani x Bragantino, Noroeste x Guaratinguetá, Marília x Juventus.

3ª rodada – 4ª Feira
17h30: Portuguesa x São Caetano; 19h30: Ponte Preta x Mirassol, Guaratinguetá x Barueri, Marília x Palmeiras, Bragantino x Rio Preto; 21h45: Corinthians x Paulista, Ituano x São Paulo.
5ª Feira – 19h30: Rio Claro x Sertãozinho, Noroeste x Guarani; 20h30: Juventude x Santos.

PAULISTA – A 2
As estrelas do santo André e Mogi Mirim
Sábado – 16h: Sorocaba x Botafogo, Portuguesa x XV de Jaú; 17h: América x União S. João; 19h: Olímpia x Mogi Mirim, Ferroviária x São Bento .
Domingo – 10h30: Catanduvense x Santo André; 16h: Monte Azul x São José; 17h: Internacional x Oeste, Taquaritinga x Barbarense, Comercial x Rio Branco.

Campeonato Carioca
(Principais jogos)
Sábado – 16h: Fluminense x Cardoso Moreira; 18h10: Botafogo x Resende.
Domingo – 16h: Flamengo x Boa Vista; 18h10: Vasco x Madureira.

LOCAL

Segundo o secretário da SICOTEL, André Perugini, durante o mês de janeiro toda a sua equipe estará focada na realização do Carnaval jacutinguense de 2008. Após a pré-temporada da equipe do santo André aqui em Jacutinga, o estádio está sendo preservado e o ginásio de esportes está passando por reformas. Após o Carnaval, será elaborada e divulgada toda a programação esportiva de 2008.


LEMBRANÇAS DE 1983 – foto

Botafogo (Borda da Mata) 2x1 A.D.J Jacutinguense
Em pé: Guga, Fernando, Benoti, Gersinho, Gersinho Fosenca e Ditinho.
Agachados: Antônio Luiz, Mazolinha, Coquinho, Miranda e Bugre.
Reservas: Ganso, Nenê, Macarrão e Ratinho. Técnico: Gerson Fonseca – Diretor: Ulisses Raphaelli.
Outrso detalhes: Ganso, segundo Gerson, é uma enciclopédia do futebol.

PERGUNTA: QUEM SERÁ O CAMPEÃO PAULISTA DE 2008?
Niu: São Paulo - Isabel Cristina: Palmeiras – Maria Lúcia: Corinthians – Kaká Baldasso: Palmeiras – Chiquinho Rafaeli: São Paulo – Otávio Salles: Santos – Ramiro Pires: São Paulo – Juanito: Corinthians – Manuel Bento Gerônimo: Portuguesa – Márcio Radical Modas: Corinthians – Ganso: Não será o Palmeiras – Fritz: Santos – André Luis: São paulo.

Jeep Clube de Jacutinga no Morro da Bocaina

No domingo passado, dia 13, integrantes do Jeep Club de Jacutinga, saíram em passeio pelas montanhas de nossa região e foi parara lá no “Morro da Bocaina”, localizado na zona rural de Ibitiura, MG. Lá, passaram uma tarde agradável na Fazenda com chalé, que conta com restaurante e produção de vinho, entre outros atrativos.
A idéia de se fazer o passeio surgiu no dia 6 do corrente, na residência do Oscar Pereira “Eletricista”, que desde o ano 2.000, no primeiro domingo após o a passagem de ano, reúne alguns amigos para saborear um delicioso cabrito assado (ofertado pelos criadores Fernando e Marcelo Pioli).
“Esse almoço surgiu como uma brincadeira em 2.000 e virou uma tradição. A gente fica feliz com isso”, resumiu Oscar.

LUCIANA PINHEIRO representa o BRASIL no EGITO

A jacutinguense Luciana Pinheiro está no Egito participando da 15ª edição do concurso TOP MODEL OF THE WORLD, um encontro anual das mais belas modelos do mundo e que se prevê como uma das mais grandiosas realizações do evento.
Luciana está no Egito desde o dia 9 de janeiro p.p, no requintado balneário de Hurghada, se preparando para enfrentar a finalíssima no dia 18 de janeiro.
Mais uma vez, uma candidata de peso estará representando o Brasil para tentar obter o bicampeonato, já que em 2007 a modelo e atual Miss Brasil, Natália Guimarães, foi a vencedora do evento realizado na China.
Para Marichris, a coordenadora que descobriu Luciana no evento Miss Jacutinga e a conduziu até o Miss Minas Gerais, Luciana está se destacando nos ensaios de passarela e entrevistas e possui grandes chances de vencer o concurso.
“Dessa vez é Jacutinga representando o Brasil no Egito”, ressaltou Marichris.
Boa Sorte Luciana!

AUTO-AJUDA

Receita da Dona Cacilda

Dona Cacilda é uma senhora de 92 nos, miúda, e tão elegante, que todo o dia, às 8 da manhã ela já está toda vestida, bem penteada e discretamente maquiada, apesar de sua pouca visão. E hoje ela se mudou para uma casa de repouso: o marido, com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente, e não havia outra solução.
Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a atendente veio dizer que seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andador em direção ao elevador, eu dei uma descrição do seu minúsculo quartinho, inclusive das cortinas de tecido florido que enfeitavam a janela. Ela me interrompeu com o entusiasmo de uma a garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho.
"Ah, eu adoro essas cortinas."
"Dona Cacilda, a senhora ainda não viu seu quarto, espera mais um pouco."
"Isso não tem nada a ver, ela respondeu, felicidade é algo que você decide por princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não depende de como a mobília vai estar arrumada. Vai depender de como eu preparo a minha expectativa. E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão que tomo todo dia quando acordo. Sabe, eu posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem."
"Simples assim?"
"Nem tanto; isso é para quem tem autocontrole e exigiu de mim um certo 'treino' pelos anos a fora, mas é bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em conseqüência, os sentimentos."
Calmamente ela continuou:
"Cada dia é um presente; e, enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou. Então, meu conselho para você é depositar um monte de alegrias e felicidades na sua 'Conta de Lembranças'. E aliás, obrigada por este seu depósito no meu Banco de Lembranças. Como você vê, eu ainda continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica."
Depois me pediu para anotar:
1. Jogue fora todos os números não essenciais para sua sobrevivência. Isso inclui idade, peso e altura. Deixe seu médico se preocupar com eles. Para isso ele é pago.
2. Freqüente, de preferência, seus amigos alegres. Os "baixo-astrais" puxam você para baixo.
3. Continue aprendendo. Aprenda mais sobre computador, artesanato, jardinagem, qualquer coisa. Não deixe seu cérebro desocupado. Uma mente sem uso é a oficina do diabo. E o nome do diabo é Alzheimer.
4. Curta coisa simples.
5. Ria sempre, muito e alto. Ria até perder o fôlego; ria para você mesma no espelho, ao acordar e que o sorriso seja sua última 'atitude' antes de dormir.
6. Lágrimas acontecem. Agüente, sofra e siga em frente. A única pessoa que acompanha você a vida toda é você mesmo. Esteja vivo enquanto você viver e seja uma boa companhia para si mesmo.
7. Esteja sempre rodeado daquilo de que você gosta: pode ser família, animais, lembranças, música, plantas, um hobby, o que for. Seu lar é o seu refúgio, sua mente seu paraíso.
8. Aproveite sua saúde. Se for boa, preserve-a. Se está instável, melhore-a da maneira mais simples: caminhe, sorria, beba água, ore, veja comédias, leia piadas ou histórias de aventuras, romances e comédias.
9. Não faça viagens de remorsos. Viaje para o shopping, para cidade vizinha, para um país estrangeiro, pega carona numa cauda de cometa, imagine os mais diversos objetos formados pelas nuvens no céu, mas evite as viagens ao passado, pois você pode ficar retido na estação errada. Escolha as lembranças que quer ter; não se deixe dominar por elas ou perderá o direito à escolha.
10. Diga a quem você ama que você realmente o ama, e diga isso em todas as oportunidades, através do olhar, do toque, das palavras, das ações diárias e do carinho. Seja feliz com seu próprio sentimento e não exija retribuição; você terá, de graça, o que o outro sentir; nada mais, nada menos.
Autor: Legrand do livro Códigos da Vida
CARLOS TURATO - PSICÓLOGO