segunda-feira, 17 de março de 2008

TREVO 8 DE MARÇO

No sábado passado, dia 8, o trevo principal sentido Jacutinga/Itapira (proximidades da Kital), recebeu o nome de “Trevo 8 de Março”, fazendo alusão ao dia Internacional da Mulher.
Na oportunidade, houve a inauguração de placa inaugural, por parte do Executivo, com a presença de alguns vereadores e populares. A sugestão, que partiu da vereadora petista Vera Lúcia Perugini Cruz, de imediato, foi acatada pelo Poder Executivo local.

Presidente da Feam critica burocracia do licenciamento ambiental

"É um contrasenso aplicar licenciamento ambiental para posto de gasolina e cemitérios. Deve ser utilizado para grandes projetos e não para pequenos agricultores e pequenas indústrias". Estas palavras, do presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira, provocaram aplausos dos participantes do Ciclo de Debates Licenciamento Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, na primeira palestra da manhã desta segunda-feira (10/3/08), no Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Ele criticou a exigência de licenciamento para todos os empreendimentos e não apenas para aqueles com significativos impacto ambiental e degradação, como determina o artigo 225 da Constituição da República. Junqueira explicou que o governo federal não regulamentou o que é empreendimento de significativa degradação e, consequentemente, todos os casos foram generalizados na exigência desta autorização.Para o presidente da Feam, o licenciamento é apenas um ponto de partida e não é garantia de qualidade ambiental: "Estamos cometendo um equívoco porque achamos que o licenciamento ambiental é fundamental". Criticou ainda o excesso de burocratização do licenciamento, que fez perder as origens dos estudos ambientais, e defendeu outros instrumentos de gestão. "O grande problema do licenciamento ambiental é que ele está sendo vítima dos órgãos, da sociedade e dos empreendedores porque é tomado como único instrumento de gestão", ressaltou José Cláudio Junqueira. Ele defendeu outras formas de gestão como zoneamento ecológico e econômico, avaliação ambiental estratégica, cadastro de atividade poluidora e instrumentos econômicos. Sobre este último aspecto, Junqueira afirmou que a adoção de instrumentos econômicos está sendo praticada internacionalmente como complemento ao licenciamento ambiental. "Precisamos introduzir incentivos ao setor produtivo que mostrem a importância da preservação ambiental", disse.O sistema trifásico de licenciamento - licenças prévia, de instalação e de operação - também foi questionado pelo presidente da Feam. Segundo ele, o Brasil é o único país no mundo que adota estas três fases. Criticou ainda pontos da Resolução 1/86, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que disciplina o assunto, como a determinação do licenciamento ambiental contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização de um projeto. "Isto é impossível de cumprir. É um equívoco", afirmou. Apresentou um aspecto importante da resolução, ao estabelecer que cada estudo ambiental deve apresentar os ônus e os benefícios sociais do projeto.Como propostas para a situação atual, o presidente da Feam sugeriu que sejam desenvolvidos outros instrumentos autorizativos como cadastro, registro e alvarás. "Por que não agregar a avaliação ambiental aos alvarás?", perguntou Junqueira. Ele defendeu ainda a dispensa da licença prévia onde existam zoneamento e incentivos fiscais para o setor.

Município compra retroescavadeira e canos para captação e canalização de água

Na semana passada, a Prefeitura recebeu uma máquina retroescavadeira para utilização da Secretaria Municipal de Obras, que a disponibilizará a serviço da população.
E na segunda-feira passada, dia 10, o Município recebeu 3.500 metros de cano que serão utilizados na canalização da água, que será captada no novo reservatório de água, que vem sendo construído no bairro Bocaiúva, zona rural, nos sítios do Sebastião Stecca e Vera Fulgati Resende. O encanamento vai seguir da nova captação até a adutora existente no Capeja e, dali a água da serra será bombeada e conduzida ata a estação de tratamento, recém reformada no bairro Bela Vista.
Na mesma segunda-feira, o Executivo local organizou e realizou uma carreata pelas ruas da cidade com as novas aquisições, ambas comparadas com recurso do município.

MG 290: Novos “velhos” buracos

Quem trafegar pela MG 290 – sentido Jacutinga/Pouso alegre perceber que a rodovia, mais uma vez, está cheia de buracos em diversos trechos.
Algumas curvas perigosas, “ninhos de acidentes”, como a do “S” nas proximidades do Posto Canelão e que dá acesso à entrada do bairro Caneleiras estão preocupantes, devido às crateras existentes.
A alguns quilômetros da entrada principal da cidade de Ouro Fino, também constamos outros buracos, que além de perigosos, são vergonhosos.
Motorista, muita atenção ao trafegar pela MG 290!

CONCESSÃO DE DESCONTO NO I.T.C.D. E REDUÇÃO DE ATÉ 100% DE MULTAS E JUROS

Educação Fiscal: vamos transformar esse sonho em realidade.

Mais uma vez de forma realista e objetiva, o Governo de Minas, visando agora à regularização dos impostos devidos pelas transmissões “Causa Mortis” cujas Declarações de Bens e Direitos ainda não foram apresentadas conforme prevê o artigo 17 da Lei 14.941/03, publicou, no Diário oficial de Minas Gerais de 21/02/2008, o Decreto 44.730 regulamentando os artigos 3º e 4º da Lei 17.272/07, onde concede desconto para pagamento de crédito tributário relativo ao ITCD e redução de multas e juros. Vejamos quais benefícios o Decreto traz:

Para Fatos geradores (óbitos) ocorridos até 31/12/2003 – Pagamento à vista:
Concede desconto de 20% do valor do imposto bem como redução de 100% na multa e nos juros correspondentes
Nota: o imposto devido deverá ser recolhido até 31/03/2008.

Para Fatos geradores (óbitos) ocorridos até 31/12/2003 – Pagamento à vista:
Concede redução de 100% na multa e nos juros correspondentes
Nota: o imposto devido deverá ser recolhido no período de 01/04/2008 e até 31/05/2008.

Para Fatos geradores (óbitos) ocorridos após 31/12/2003 e até 31/12/2004 - Pagamento à vista:
Concede a redução de 100% das multas e nos juros correspondentes
Nota: o imposto devido deverá ser recolhido até 31/05/2008.

Para Fatos geradores (óbitos) ocorridos até 31/12/2004 - Parcelamento:
Concede desconto de 50% do valor das multas e dos juros correspondentes, podendo ser parcelado em até 12 (doze) vezes.
Nota: O pagamento da 1º parcela deverá ser efetuado até 31/05/2008 e o valor mínimo da parcela é de R$500,00 (Quinhentos Reais)

Para fazer jus aos benefícios, o contribuinte deverá apresentar à Administração Fazendária de sua circunscrição requerimento formal, Termo de Autodenúncia, Declaração de Bens e Direitos e o pagamento do tributo através do DAE ou se for o caso o requerimento de parcelamento.

Lembramos que os prazos encerram nas datas estipuladas para os recolhimentos dos tributos, portanto, procure com antecedência a Administração Fazendária de sua circunscrição ou entre no sitio www.fazenda.mg.gov.br para obter maiores esclarecimentos.

Luiz Francisco Canela Mauro José Del Ducca
AF/3º Nível/Jacutinga – SRF/Varginha

Implantação do Gasoduto Paulínia a Jacutinga

Compreenda a relação Gasoduto, Meio Ambiente e nossa cidade

Na semana passada, esteve em Jacutinga, uma comissão de Técnicos e Diretores da área ambiental da PETROBRÁS e IBAMA. O intuito desta visita foi, inicialmente, vistoriar por onde o gasoduto irá passar, verificando as condições ambientais para sua implantação.
A obra de implantação do gasoduto é de interesse estratégico ao país e, principalmente, do Estado de Minas Gerais.
Diante deste contexto Jacutinga passa a ocupar uma posição de grande relevância energética em Minas Gerais. Em nosso município será implantado um entreposto de distribuição de gás. De Paulínia até Jacutinga, o gasoduto será de responsabilidade da Petrobrás, seguindo adiante a coordenação e responsabilidade passará a ser da GASMIG, a concessionária de gás de Minas Gerais. A partir da base implantada em Jacutinga, sairão várias ramificações por onde distribuirá o gás para todo Estado; por isso, nota-se a importância que Jacutinga terá na questão energética do Estado.
O gasoduto tem previsão de início das obras em nosso município em julho deste ano e término em janeiro de 2009. E será executado obedecendo a critérios rigorosos de avaliações; as técnicas de construção e materiais utilizados obedecem a critérios rígidos de segurança e qualidade. Também nesta linha de seriedade, estão sendo efetuados os estudos de impacto ambiental gerado em função da implantação e operação do sistema.
As audiências públicas, que ocorreram nos municípios por onde vai passar o gasoduto faz parte deste contexto, assim como as várias visitas de técnicos da PETROBRÁS e do IBAMA analisando os possíveis impactos ambientais e definindo formas de redução dos impactos gerados. Dentro desta linha os profissionais efetuam reuniões com o poder executivo do município, juntamente com representante da área técnica de Jacutinga, discutindo em conjunto medidas mitigadoras e medidas compensatórias em relação ao Meio Ambiente.
No trajeto do gasoduto, várias propriedades rurais serão cortadas, dentro da política da PETROBRÁS; a maioria dos proprietários já foi indenizada. Apesar do trecho passar a ser de domínio da PETROBRÁS, os proprietários não perderão o direito de uso da terra, na faixa de trinta metros; alguns critérios para uso do solo serão respeitados, por exemplo, não plantar café, eucaliptos, árvores etc., estas atividades podem afetar a tubulação de gás, assim como dificultar o acesso ao mesmo, mas a faixa de segurança pode ser utilizada como pastagem, para plantio de hortaliças, de cana desde que não haja queimadas, enfim, são muitas possibilidades de uso do solo na faixa de segurança do gasoduto.
O gasoduto será dotado de sistemas de segurança de última geração com sistema de controle de trecho via satélite e muito mais sistemas de segurança e manutenção, desta forma caracterizando em um sistema de grande segurança e eficiência.

Gasoduto, Meio Ambiente e Jacutinga

Dentro da linha ambiental, a reunião ocorrida na semana passada, no Hotel Parque das Primaveras, entre os Técnicos, Diretores do IBAMA, PETROBRAS, Prefeito Darci de Morais Cardoso, Secretário de Meio Ambiente Roosevelt Rodrigues e o Engenheiro do Meio Ambiente, Wagner Bertucci, tratou dos possíveis impactos que a execução da obra do gasoduto poderá produzir, discutiram-se as formas de ações mitigatórias e compensação ambiental, dentro deste pensamento os profissionais da PETROBRÁS e do IBAMA se manifestaram simpáticos à causa oferecendo pleno apoio. Na reunião, o prefeito também manifestou favorável à adoção de medidas que preservem e produzam compensações significativas ao Meio Ambiente de Jacutinga.
É fato que, ao longo de vários anos, o ribeirão Taquarussu vem sofrendo sérias degradações desde sua nascente até seu ponto de deságüe no Rio Mogi Guaçu, durante muitos anos e até hoje o Taquarussu é o principal recurso hídrico que abastece de água potável a população de Jacutinga; devido a isto foi apresentado pelo engenheiro do Meio Ambiente Wagner Bertucci, um pré-estudo de recuperação das margens e, principalmente, das nascentes do Taquarussu. O estudo foi muito bem recebido pelos técnicos da Petrobrás e, principalmente, pelo diretor do IBAMA. Ficou a incumbência do engenheiro Wagner Bertucci de elaborar por completo o projeto ambiental e entregá-lo pessoalmente ao diretor do IBAMA, em Brasília. Ficou decidido, também, que seja elaborado um projeto de recuperação do ribeirão Santo Antônio e de estudos para transformação em Parque Ecológico o Pico da Forquilha.
Com o intuito de oferecer mais formas de compensação ambiental, partiu do diretor do IBAMA, a idéia de fazer compensações ambientais nas propriedades por onde passará o gasoduto, isso dará, inicialmente, com a manifestação favorável dos proprietários rurais, de que seja implantado um projeto ambiental, tendo o apoio dos proprietários. A segunda etapa é a caracterização do local através de elaboração de um projeto ambiental por parte do engenheiro Wagner Bertucci em concordância com os proprietários que permitirem esta compensação ambiental. Em seguida, estes projetos serão protocolados junto ao IBAMA que já se manifestou favorável em aprová-los e a PETROBRÁS que já manifestou o pleno apoio em executá-los. Para os proprietários rurais não terá custos, a elaboração dos estudos e a implantação serão gratuitas; os custos que houverem serão pagos pela PETROBRÁS. Apenas os proprietários por onde vai passar o gasoduto devem manifestar-se favoráveis à implantação das medidas compensatórias. A forma e dimensões das ações ambientais serão discutidas e aprovadas pelos proprietários. Sem anuência dos mesmos, nada será efetuado.
Para dar início a esta ação, os proprietários devem permitir que seja efetuado um estudo do local que os proprietários vão destinar à compensação ambiental, para isso, devem entrar em contato com o Engenheiro Wagner Bertucci na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, ou pelo fone 3443-1223; ou ainda no celular do engenheiro Wagner 9105-2995, e agendar uma visita a propriedade para uma conversa e início da elaboração do projeto ambiental. Isto sem custos para o proprietário e para execução do projeto.
Existe a possibilidade real de fazer algo substancial em benefício ao Meio Ambiente de Jacutinga e região, bastando apenas o engajamento de proprietários rurais que terão suas propriedades cortadas pelo gasoduto; então vamos fazê-lo, pois já estão unidos nesta ação ambiental O IBAMA, a PETROBRÁS e a Prefeitura Municipal de Jacutinga; só falta você, proprietário rural, para fecharmos este penúltimo elo da corrente em favor do meio ambiente.
Na fase de execução da recuperação ambiental do Taquarussu, que nasce no Alto Alegre e a do ribeirão Santo Antônio, será muito importante a participação da população de Jacutinga, que é o último elo da corrente fechando o círculo, pois este é um trabalho cujo resultado positivo só será alcançado com o engajamento e conscientização ambiental da população jacutinguense.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O D S R

Eliane Avelar Sertorio Octaviani
Coordenadora e Professora do Curso de Direito da UNIPINHAL

O surgimento do descanso semanal tem suas raízes na religião. Nas escrituras sagradas consta como dia de descanso, o sétimo dia da semana, o sabbath (sábado), para que o homem pudesse louvar o Criador. Por muito tempo o descanso semanal coincidiu com o sábado, sendo alterado pelo Imperador Constantino, por influência da Igreja Católica, que recomendou a guarda do domingo, em homenagem à ressurreição de Jesus Cristo, que ocorreu em um domingo.
O que era costume religioso foi incorporado nos sistemas jurídicos dos países, que passaram a legislar sobre repouso semanal.
No Brasil, a CLT traz normas disciplinando o assunto, bem como temos a Lei 605, de 1.949, que foi regulamentada pelo Decreto 27.048, que dispõe sobre o descanso semanal remunerado e o pagamento dos salários, nos dias feriados civis e religiosos.
A Constituição Federal promulgada em 05 de outubro de 1.988 estabelece no artigo 7º, XV, que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos.
O artigo 67, caput da consolidação é consentâneo com o artigo 7º, XV da Constituição Federal, que estabelece o repouso semanal remunerado preferentemente e não exclusivamente aos domingos. Estabelece, ainda, a CLT que o trabalho aos domingos, seja total ou parcial, será sempre subordinado à permissão prévia da autoridade competente em matéria de trabalho, a título permanente ou provisório. Será concedida permanentemente para as atividades que por sua natureza ou pela conveniência pública devem ser exercidas aos domingos.
Nas atividades onde o trabalho aos domingos e feriados é permitido, com exceção dos elencos teatrais, faz-se necessário a confecção de escala de revezamento, que deve ser mensalmente organizada, de forma a permitir o descanso aos domingos de pelo menos a cada sete semanas para os homens (Portaria MTPS 509/67) e quinzenalmente para as mulheres (art. 386). Para os trabalhadores do comércio, a folga deve coincidir com o domingo a cada 3 semanas (Lei 10.101/00).
A finalidade do repouso semanal remunerado é propiciar o convívio familiar e até mesmo a preservação da saúde, garantido ao empregado o direito de descansar durante um dia da semana, sendo a respectiva folga remunerada.
O direito de descanso em um dia da semana é norma imperativa e não sofre qualquer restrição; todavia, a remuneração das folgas geralmente aos domingos e feriados, está condicionada a freqüência integral do empregado durante a semana, conforme estabelece o artigo 6º da Lei 605/49 – “Não será devida a remuneração quando, sem motivo justificado, o empregado não tiver trabalhado durante toda a semana anterior, cumprindo integralmente o seu horário de trabalho.”
Portanto, as faltas injustificadas, bem como os atrasos e saídas praticadas pelo empregado, acarretam na perda da remuneração dos domingos e feriados ocorridos naquela semana.
De outro lado, deve ser ressaltado que o legislador não fez qualquer restrição em relação à forma de remuneração do empregado, ou seja, quando o empregado é mensalista, já está embutido em seu salário os descansos semanais e os feriados que acontecerem naquele mês; entretanto, quando se trata de trabalho executado por comissão, por hora, por dia ou mesmo por produção, o empregador deverá remunerar esse empregado que estará de folga nos domingos e feriados, mas que possui o direito de obter a remuneração dessas folgas legais.
O DSR será calculado somando-se as comissões percebidas durante a semana e dividindo-se pelo número de dias da respectiva semana. Já para o cálculo mensal deve-se dividir o total das comissões pelo número de dias úteis e multiplicar pelo número de domingos e feriados. O mesmo cálculo deve ser aplicado para os que percebem remuneração por produção.
Se o pagamento do empregado ocorrer por hora, deve ser efetuada a quitação de 8 horas pelo DSR e feriados da semana. Se for por dia, se paga mais um dia para cada dia de repouso que houver.
Se o empregado tiver a remuneração variável, em decorrência de horas extras, noturnas, etc., o empregador deve apurar a média para acrescentar ao valor do DSR
Finalmente, cumpre esclarecer que o valor do DSR deve estar destacado no holerite, sob pena de se entender que não houve o pagamento.
Havendo falta injustificada, o empregado perde a remuneração, mas não perde o descanso; outrossim, se se tratar de empregado mensalistas, o valor do DSR pode ser descontado, pois neste tipo de salário, o empregador já estava remunerando os dias de descanso e feriados daquele mês, que pelo não cumprimento integral da jornada, o empregado deixou de ter direito..

Escolas estaduais escolhem novo colegiado dia 18

Da Superintendência regional de Ensino

As escolas estaduais de Pouso Alegre e região apresentaram nesta semana os candidatos para compor o colegiado escolar e escolher seus novos diretores. A divulgação dos membros inscritos ocorre até 24 horas antes da eleição, que acontece no dia 18 de março. Os membros do colegiado, titulares e suplentes, são indicados pela comunidade para exercerem mandato de dois anos. Em Minas Gerais 4 mil escolas estaduais participam da eleição do novo colegiado. Em Pouso Alegre e região são 73 escolas estaduais.
O colegiado é uma intuição escolar que garante a gestão democrática e participativa nas escolas estaduais de educação básica. Ele permite participar das questões administrativa, financeira e, principalmente, pedagógica, analisando e definindo a gestão conforme o processo político de cada escola.
Nas eleições votam as pessoas que fazem parte da comunidade escolar: profissionais em exercício na escola, pai ou responsável por aluno regularmente matriculado e frequente no ensino fundamental, alunos do ensino médio e estudantes matriculados em curso regular nos Conservatórios Estaduais de Música. A Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre é responsável por acompanhar todo o processo de constituição dos novos colegiados em 30 cidades da região.

EMPRESAS E IMPOSTOS

DECLARAÇÃO DE RENDAS (X) MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA

A Receita Federal do Brasil, criou um poderoso mecanismo para fiscalizar a declaração do imposto de renda tanto da pessoa física quanto das empresas , pessoa jurídica. Trata-se da DIMOF instituída pela Instrução normativa da RFB n. 811 de 28 de Janeiro de 2008.
Com esta medida, a receita federal pode comparar os valores depositados ou movimentados nas contas bancárias dos contribuintes , com os valores informados na declaração do Imposto de renda destes contribuintes . Esta comparação pode ser feita nas declarações da pessoa física ou da pessoa jurídica , ou em ambas. Exemplo: Se o contribuinte informou na sua declaração que em 2007 teve uma renda bruta de R$ 20.000,00 , porém, sua movimentação financeira foi de R$ 30.000,00 , ao comparar os valores informados pelos bancos, a receita federal vai presumir que o contribuinte esta sonegando uma renda de R$ 10.000,00 . A partir desta divergência, será iniciada uma fiscalização nas declarações deste contribuinte , e se for confirmada essa divergência , a receita federal fará a cobrança dos impostos com as multas e juros devidos.

VEJA OS PRINCIPAIS PONTOS DA IN. RFB N. 811:

Foi instituída a Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira (Dimof), cuja apresentação é obrigatória para os bancos de qualquer espécie, cooperativas de crédito e associações de poupança e empréstimo.As instituições financeiras prestarão, por intermédio da Dimof, informações sobre as seguintes operações financeiras efetuadas pelos usuários de seus serviços em conta de depósitos ou conta de poupança: I - depósitos à vista e a prazo; II - pagamentos efetuados em moeda corrente ou em cheques; III - emissão de ordens de crédito ou documentos assemelhados; IV - resgates à vista ou a prazo. Tais informações compreendem a identificação dos titulares das operações financeiras, pelo número de inscrição no CPF ou no CNPJ, e os montantes globais mensalmente movimentados.As instituições estão obrigadas à apresentação das informações, quando o montante global movimentado, em cada semestre, for superior a: I - R$ 5.000,00 (cinco mil reais), no caso de pessoas físicas; II - R$ 10.000,00 (dez mil reais), no caso de pessoas jurídicas.A Dimof deverá ser apresentada, em meio digital, mediante a utilização de aplicativo a ser disponibilizado na página da Secretaria da Receita Federal do Brasil na Internet: I - até o último dia útil do mês de fevereiro, contendo as informações relativas ao segundo semestre do ano anterior; e II - até o último dia útil do mês de agosto, contendo as informações relativas ao primeiro semestre do ano em curso. Excepcionalmente, em relação ao primeiro semestre de 2008, a Dimof poderá ser apresentada até 15 de dezembro de 2008.

EDITORIAL

MG 290: SINÔNIMO DE PERICULOSIDADE!

Já perdemos a conta de quantas vezes reportamos nesta Gazeta que a rodovia MG 290, além se ser uma estrada perigosa ainda apresenta diversos buracos no seu percurso.
É lamentável, pois somos sabedores de que nessa rodovia muitas vidas foram ceifadas tragicamente pelos dois motivos citados acima.
Agora, o que nos intriga é que, recentemente, a rodovia MG 290 passou por um recapeamento e já apresenta diversos buracos, ou melhor, inúmeras crateras.
Tal situação da rodovia é de desanimar, a todos nós, habitantes do sul de Minas, uma vez que tanto na área de saúde quanto em diversas áreas burocráticas, somos obrigados a viajar para Pouso Alegre. Viagem esta que de agradável, passou a ser uma preocupação.
Será que os políticos que angariaram votos em nossa região não utilizam a MG 290 para visitar parentes, amigos e base de sustentação política?
Dias atrás, este mesmo semanário, publicou a notícia de que a MG 290 deve ser privatizada, isto para suprir a incompetência do Estado que deveria zelar pela boa condição da referida rodovia.
Até quando vamos ficar a mercê do descaso por parte das autoridades estaduais e de uma Mg 290 que é sinônimo de periculosidade?

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Nesta edição, trazemos, detalhadamente às paginas 12 e 13, o projeto da Petrobras em instalar, em nossa cidade, a passagem do gasoduto e um entreposto de distribuição de gás.
Sem dúvida alguma, tal projeto vai beneficiar Jacutinga e a colocará em lugar de destaque no cenário mineiro, porém, a outra discussão que foi muito bem enfocada diz respeito à preservação do Meio Ambiente em nosso município.
Pelo que vimos, existe enorme interesse da Petrobras e IBAMA em recuperar e preservar as nascentes do ribeirão Taquarussu, que é de onde vem a água da serra que abastece nossa cidade.
Destacamos aqui o papel de algumas pessoas e associações de Jacutinga que sempre lutaram e se empenharam com afinco pela preservação do ribeirão Taquarussú e ribeirão Santo Antônio, em especial o engenheiro ambiental Wagner Bertucci, que por diversas vezes acompanhou esta Gazeta em reportagens ambientais. Esperamos que essa nova parceria PETROBRAS-IBAMA-MUNICÍPIO possa surtir efeito e, que, possamos colher os frutos em breve; afinal de contas, nossa população será a grande beneficiada.

DIA O8 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O evento no lago em comemoração ao Dia Internacional da Mulher foi para nós um sucesso.Tudo que foi programado transcorreu como esperávamos. Houve muita informação, trabalho e diversão, tanto dos que foram nos prestigiar quanto dos que trabalharam. Na recepção foi oferecido um cafezinho expresso e foram entregues as cartilhas “Eu gosto de ser mulher” e um botão de rosa. Nesta cartilha havia um espaço para anotação do nome da mulher, sua pressão arterial, seu índice de glicemia e índice de massa corporal (IMC) aferidos no local, e um número para sorteio dos diversos brindes arrecadados no comércio de Jacutinga.
Logo na entrada estava o micro-ônibus da saúde bucal onde foram atendidas 10 pessoas, principalmente adolescentes, com sondagem periodontal e orientação/prática sobre escovação.
Nos estandes de informação, foram abordados os temas do meio ambiente, com entrega de rosas e de 100 mudas de arvores frutíferas (araçá, pitanga e cabelinho) , do câncer de mama e de útero com explicações sobre os exames, do câncer de pele com entrega de amostras de filtro solar, das doenças sexualmente transmissíveis, com entrega de 830 preservativos masculinos.
O setor da beleza esteve sempre cheio, com corte de cabelo, massagem facial e corporal, demonstração de maquiagem e limpeza de pele com aproximadamente 430 atendimentos.
Muito divertidos foram os sorteios (75 premios), bingos (4 cestas de produtos diversos) e as aulas de ginástica e dança, tudo ao som do DJ Kleber Rezende.
Durante a semana da mulher foram coletados 98 exames de Papanicolau (exame preventivo) nas unidades de saúde. No dia do evento foram entregues 800 rosas, feitos 150 exames de glicemia, 130 verificações de PA e IMC.
Aos colaboradores deste evento nosso muito obrigado: A Mobilar, Academia Physical Center, Agro Campo, Água Mineral Serra de Minas, Anali Modas, Antonelli Supermercados, Blindart, Casa do Café, Chocolates Arrastão, Chocolates Turato, Confecções Peixe Vivo, Creative Perfumaria, Droga Rede, Drogaria Jacutinga, Drogaria São Francisco, Ele Ela Cosméticos, Farmácia Santa Luzia, Farmácia Santa Rita de Cássia, Gazeta de Jacutinga, Genivalda Decorações, Happy House, Hemolabor, JK Cabelereiros, Kantinho Modas, Kital Camisetas, La Boutique (Revendedora Natura), Laboratório CBA, Laboratório Jacutinga, Laqua di Fiori, Magazine Fernandes, Mania de Moda, Milano Seguros, O Boticário, Ovos de Páscoa Lupinacci, Ovos de Páscoa Mariane, Papelaria Montoni, Papelaria MV, Rádio Estância, Restaurante da Constança, RM Calçados, Salão La Maria, Star Computer, Stilo Calçados, Supermercado Boa Amizade, Supermercado Estrela, Supermercado Mineirão, Supermercado Preço Legal, Supermercado União, Toninho Pedras Decorativas, Tricot Bella, Tropical Flores, Utilar, Versátil Calçados, Wool Line.
Um agradecimento especial pela colaboração e gentileza para o Sandro da lanchonete do Lago Municipal.
Agradecemos o apoio da Prefeitura Municipal de Jacutinga, da Secretaria de Saúde, Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Sicotel e Obras.
Aos profissionais e voluntários André Mello, Claudete, Daiane, Margareth e Patrícia Melo (cabeleireiros), Josiane e Devanir (massagistas), e a todos os funcionários que souberam valorizar o evento e se dedicaram ao trabalho com tanta alegria e cooperação, nosso muitíssimo obrigado e... até o próximo evento!

Emanuelle, Simone e Márcia (organizadoras)
Secretaria Municipal de Saúde

DIA DA MULHER NO LAGO MUNICIPAL

No sábado passado, dia 8, (Dia Internacional da Mulher), centenas de mulheres de nossa cidade foram ao Lago Municipal, onde foi realizado um evento dedicado às mesmas.
Lá, as mulheres receberam diversos tratamentos de beleza, saúde, e higiene, além de muitas instruções em diversas áreas voltadas para o cuidado com o seu corpo; e acima de tudo, muito carinho e atenção.
Também foram realizados vários sorteios de brindes e atividades físicas e de lazer.
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e contou com a presença de profissionais e agentes da rede de saúde municipal.
Várias empresas do município contribuíram, para a realização do evento.
Parabéns à organização e aos agentes/profissionais da rede municipal de saúde.

DER/MG abre concurso para preencher 234 vagas

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais – DER/MG – abre concurso público para preencher 234 vagas, sendo 110 para Fiscal de Transportes e Obras Rodoviários e 124 para Fiscal Assistente de Transportes e Obras Rodoviários. As inscrições podem ser feitas nas agências dos Correios credenciadas de 24 de março a 11 de abril, ou via internet, através do endereço www.nce.ufrj.br/concursos, de 24 de março a 17 de abril.
O cargo de Fiscal de Transportes e Obras Rodoviárias, cujo vencimento é de R$ 1.290,76, se divide nas áreas de conhecimento: Engenharia Civil, onde é exigido nível superior em engenharia civil; Engenharia Florestal, nível superior em Engenharia Florestal ou Engenharia Ambiental; Geologia/Engenharia de Minas, superior em Geologia ou Engenharia de Minas; Geografia, superior em Geografia ou Engenheiro Geógrafo ou Engenheiro Cartógrafo; ou qualquer área de formação que é exigido superior em qualquer área.
O de Fiscal Assistente de Transportes e Obras Rodoviárias, que tem vencimento de R$ 824,00, se divide nas áreas de conhecimento: Laboratório, pré-requisito ensino médio completo; Topografia, ensino médio completo e curso técnico em agrimensura ou topografia ou estradas ou estradas e pontes; Transporte e Trânsito, ensino médio completo. A taxa de inscrição é de R$ 53 para o cargo de Fiscal e R$ 37 para Fiscal Assistente.
O candidato desempregado poderá requerer por meio de formulário a isenção do pagamento da taxa de inscrição no Posto de Atendimento, situado na Escola Estadual Padre Eustáquio, Rua Cesário Alvim, 927, Padre Eustáquio, entre 9h e 17h, nos dias 19 e 20 de março. O edital completo, assim como o quadro de vagas, as agências dos Correios credenciadas e o conteúdo programáticos estão no site www.nce.ufrj.br/concursos. Demais informações através da central de atendimento pelo telefone: (21) 2598-3333 ou 0800-727-3333.

Comunidade N. S. de Guadalupe inicia campanha de blusas

A comunidade Nossa Senhora de Guadalupe iniciou, recentemente, a Campanha de Arrecadação de Blusas para suprir o stand que será montado pela mesma, na FestMalhas deste ano.
A comissão organizadora da Comunidade Guadalupe pede, encarecidamente, que fiéis e pessoas que tem o desejo de ajudar, em especial os malharistas, que colaborem com esta campanha, cujo objetivo é conseguir a verba necessária para conclusão da obra (construção da igreja) que teve início em meados de 2005.
As doações poderão ser entregues às pessoas identificadas com crachá que passarão nas malharias arrecadando e na Igreja Matriz. Ou ainda entrar em contato pelo fone 3443-1109, que a comissão irá retirar a mercadoria na empresa.
Desde já, a comunidade Nossa senhora de Guadalupe agradece as pessoas/malharistas que colaborarem com mais essa campanha.

DATA VENIA

14 de março-Dia Nacional da Poesia

Segundo os historiadores, a poesia nasceu na Grécia, berço da civilização Ocidental, com Homero, através da “Ilíada e da Odisséia”.
A poesia está no dia a dia das pessoas, bastando que sejam sensíveis a tudo que as rodeia, pois todo dia é dia de poesia.
Em todo momento, em qualquer canto do Universo há alguém fazendo poesia, evocando sensações, impressões por meio de ritmos harmônicos.
O homem sempre procurou traduzir, em versos, o sentido da vida, da existência e assim, faz poesia.
O espírito poético está em todos nós e se manifesta de muitas maneiras: frases, sons, gestos, olhar, etc.
A prosa, a música, a dança são formas de poesia e por isso são manifestações tão apreciadas por todos.
Os Poetas são seres especiais, dotados de extrema sensibilidade para ver, sentir e expressar os sentimentos mais profundos dos seres humanos. A Poesia tem alma, a alma das coisas.
Não acredito que uma pessoa não se emocione ao ler ou ouvir uma bela poesia e seu estudo deveria ser obrigatório nas escolas. Quanta coisa boa se aprende através de uma poesia. Sentimentos, comportamentos, valores, etc.
E, como um presente para todos que gostam de poesia, transcrevo um de meus sonetos preferidos, baseado numa passagem bíblica e do grande poeta português Luís Vaz de Camões:

Soneto

Sete anos de pastor Jacob servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela,
Mas não servia ao pai, servia ela,
E a ela só por prêmio pretendia.

Os dias, na esperança de um só dia,
Passava, contentando-se com vê-la;
Porém o pai, usando de cautela,
Em lugar de Raquel lhe dava Lia.

Vendo o triste pastor, que com enganos
Lhe fora assi negada a sua pastora
Como se a não tivesse merecido;

Começa de servir outros sete anos,
Dizendo: mais servira, se não fora
Para tão longo amor tão curta a vida.

P S - Este ano, durante a Semana Cultural, estaremos realizando o 4º Concurso “ Carlos Drummond de Andrade” de Poesia e, para o qual, já estamos elaborando o regulamento que estaremos distribuindo aos interessados em participar do concurso.

Clélia Fonseca de Carvalho

CANÁRIOS-da-TERRA no BAIRRO MONSENHOR DUTRA

Há vários dias recebemos denúncia de que um suposto réu ambiental teria se apossado de uma caixa com filhotes de canário-da-terra que estava no alto de um poste, no bairro Monsenhor Dutra .Chegando, porém, ao suposto local do crime, verificamos ser bem outra a realidade. Os canários, de fato, já estavam numa gaiola, pendurada bem alto, na parede frontal da casa de Antonio Modelo, que nos esclareceu que, na realidade, retirara a caixa com os canarinhos do poste porque havia crianças tentando escalá-lo para apoderar-se dos passarinhos. Acreditamos na versão apresentada e sugerimos que cuidasse dos filhotes até que estes pudessem alimentar-se por si. Assim foi feito. Curioso é que, quando chegamos à residência para acompanhar a soltura, havia outro filhote alimentando-se junto deles, indício de pelo menos mais um casal criando em liberdade nos arredores. E, fato extremamente promissor – a fêmea - a mãe dos bebês-canários, está novamente chocando, na mesma caixa-ninho, instalada na parede da residência do sr. Modelo. O fato é que a gaiola foi aberta (conforme as fotos comprovam...) deixando a liberdade à disposição dos meninões-canários. A estas horas o trio já deve estar desfrutando da rara experiência de voar! Cumprimentamos o sr. Antonio Modelo pr sua generosidade e dedicação e conclamamos outros moradores do Monsenhor Dutra e de outros bairros de Jacutinga a seguirem seu belo exemplo. Isso possibilitará que, dentro de algum tempo, Jacutinga volte a possuir canários-da-terra em liberdade na área urbana do município. Há um bom tempo o grande dr. Fernando Luiz da Silva vem sugerindo que adotemos tão louvável iniciativa (isso já foi feito há anos em sua terra natal...) e o que pudemos documentar e incentivar no bairro Monsenhor Dutra é o primeiro exemplo nesse sentido, podendo e devendo ter continuidade em toda a nossa área urbana.


DIA INTERNACIONAL da MULHER

Secretaria de Agricultura Participou!

Entre as inúmeras belezas e qualidades que Jacutinga possui (a água, o ar ainda puro, a típica tranqüilidade interiorana, a rica diversidade das malhas...) é preciso dar ênfase especial ao encanto, beleza e graça da mulher jacutinguense, incomparável sob diversos aspectos. Pois no último sábado, 8 de março, foi comemorado condignamente entre nós o DIA INTERNACIONAL da MULHER, com vasta, diversificada programação. O evento, com total respaldo do prefeito Darci, que lá esteve com dona Wilma prestigiando a comemoração, foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e contou com integral apoio da Secretaria de Turismo e também da nossa Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que, convidada pelas belas Emanuelle e Simone Luchesi a participar da festividade, prontamente aceitou. O secretário Roosevelt conseguiu obter muitas dúzias de rosas para doar às homenageadas. Também fiz questão de contribuir, colocando 100 mudas de frutíferas brasileiras ( araçá, pitanga e cabeludinha) à disposição da mulher jacutinguense em seu dia. A verdade é que, modéstia à parte, nossa Secretaria montou sugestivo espaço no local ( nas imediações do Lago Municipal), com os funcionários Edna e Giovani ( com a boa vontade e esmero que lhes são peculiares) atendendo às pessoas que passaram pelo estande da Secretaria. Acreditamos que a receptividade foi além da expectativa das organizadoras, proporcionando sábado agradabilíssimo às inúmeras pessoas que prestigiaram o DIA INTERNACIONAL da MULHER em JACUTINGA, dando colorido e movimentação muito especiais ao nosso Lago Municipal!.

Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.


Otávio Salles
Assessor de Meio Ambiente e Divulgação

BRASIL URGENTE

A viúva
O escritor Elio Gaspari costuma referir-se ao Estado brasileiro como “viúva”. É uma maneira antiga de se brincar com aquilo que não tem dono, é mal cuidado, tal como se atribuía antigamente ao que era propriedade de uma viúva, que, naqueles tempos, não sabia administrar o que era seu. Hoje é muito diferente, tem muito patrimônio de viúva que até melhora. Mas o apelido que o escritor criou tem toda razão de ser. Afinal, existe coisa mais mal cuidada no Brasil do que o patrimônio público?Difícil de achar. Mesmo administrações corretas, preocupadas com a situação, se vêem às voltas com descaso de funcionários irresponsáveis, investimentos mal aproveitados, burocracia, etc. Vamos a alguns casos, históricos e recentes, que demonstram muito bem o que falamos. 1.O cidadão e a RepúblicaO Estado brasileiro tem tradição patrimonialista, ou seja, quem ocupa o cargo, entende que o que é público é seu. Não se obriga a dar satisfação a quem quer que seja. Quem trabalha na administração pública não se sente obrigado com o resultado do que faz (não é regra, mas ainda existe muito), não se sente comprometido com o que “não tem dono”, mas que na verdade tem sim, é de todo o povo. Se isso é grave, mais grave é o povo que não se entende “cidadão”. Não sabe de seus direitos, mal conhece seus deveres. E não se preocupa com isso. Destrói o que é publico sem se dar conta de que aquilo foi construído com o seu dinheiro. Suporta corruptos sem se dar conta de que ele também está sendo roubado por eles. Esse comportamento estimula a impunidade e faz avançar um gênero de político desprezível. Não é o que rouba, pois este já é caso de polícia, mas o que aceita tacitamente o roubo, aliando-se ao que rouba com o argumento de que “todos os lados tem que ser ouvidos”. Alguns argumentam com “uma postura aberta”. Tão aberta que se perde... 2.A PEC da transiçãoEsta Gazeta noticiou e os jornais mineiros também, a votação, em breve, de uma proposta de mudança constitucional do deputado Dalmo Ribeiro Silva, que institui regras de transição de governo. Quer exemplo mais acabado do que este da postura patrimonialista e irresponsável dos administradores públicos? Serem obrigados por lei a passarem a seus sucessores legalmente eleitos à situação das finanças públicas?Certamente a inspiração do Deputado foi a situação vergonhosa verificada em sua base eleitoral, mas é regra no estado todo. Tem Prefeito que leva até a chave embora. O sucessor tem que entrar através dos bons ofícios de um chaveiro. Ora, o que passa na cabeça de um Prefeito, prestes a abandonar o cargo, em sonegar informações, sobre o que é público, para seu sucessor? Que me perdoem aqueles que de repente resolveram ser “da paz”, mas só existe duas alternativas para isso: esconder o roubo ou atrapalhar o sucessor. Ou ambas, conjugadas, o que é mais normal. E igualmente o que dizer de inúmeras Câmaras de Vereadores que também sonegam as informações de como gastam o dinheiro público? O Senado está tentando abrir a caixa preta dos gastos com a chamada “verba indenizatória”, dinheiro para ressarcimento de gastos a que todo Senador e Deputado tem direito. Tem gente que gasta até nas férias. Apoiamos firmemente a iniciativa do deputado, mas rogamos a Deus para que chegue o momento em que os administradores públicos saiam de seus postos de cabeça erguida, mostrando às claras a situação da administração. Só por obrigação moral e ética, sem lei que os obrigue a não ser a lei natural de que , quem administra, tem que prestar contas do que faz ao dono, no caso o povo.
As portasA casa, com algumas raras exceções, tem duas portas, a da frente e a dos fundos. Convencionou-se chamar a da frente como de porta nobre, a dos fundos usa-se para coisas menos nobres, como tirar o lixo, por exemplo. Assim, a porta da frente traduz o que é valoroso e a dos fundos o que é imprestável, o que é feito às escondidas. Em diversas situações na nossa vida pode-se entrar e sair pela porta da frente ou pela dos fundos. Podemos conhecer um grande amor pela porta da frente, da maneira correta. Podemos sair desta mesma relação pela mesma porta, ou pela dos fundos, quando a mentira , a traição, etc, dão o tom. Assim é na política. Pode-se entrar por ambas as portas. Em tempo de alianças e preparação para as eleições, todos tem que fazer esta análise. Se sou um principiante, estou entrando pela porta da frente ou pela dos fundos? Como estou tratando minhas companhias? Aceito alianças com tudo que apareça, obedecendo ao meu sonho de poder ou estabeleço limites éticos e morais?Se já estou na política, devo refletir como sairei dela um dia. Pela porta da frente, sorrindo para a sociedade e enfrentando-a de peito aberto quanto a meus eventuais erros, ou pela porta dos fundos, fugindo às responsabilidades, negando os “buracos” deixados?Convenhamos que seja muito triste ver alguém sair pela porta do fundo napolítica. Pior ainda é ver alguém entrar nela por esta mesma porta.

Eduardo Bortoloto Filho

Atletas jacutinguenses representam Jacutinga em São Paulo

Foi realizada no último domingo, dia 9, a 2ª Meia Maratona Internacional de São Paulo. Com percurso de 21 km, a prova recebeu 5.000 atletas.
Cláudio Banin, ficou em 8º na classificação geral, e em 14º na categoria adulto. Apoio: Fios Ideal, Wool Line, Júlia Tricot, Malhas Di Bom Gosto, Padaria Jacutinga, Restaurante Original, Ana Gonçalves, Casa Ideal, Refrigerante Bejota, Supermercado São Joaquim, A Mobilar, Escritório União, Academia Movimento, Inconfio, Radical Modas, Bioleve, Sicotel, Confecções Dois Corações, Empresas Filiadas à Acija e Malhas Tricot Bella.
Junto com a Meia Maratona, foi realizada uma prova de 10 km que teve a participação de 800 atletas. Dois atletas jacutinguenses estiveram disputando a prova. Rafael Santos Rocha do Nascimento, foi 17º na classificação geral, e 3º colocado na categoria juvenil, com apoio da Sicotel, Bioleve e Criptônia Malhas. O atleta Francisco Manoel de Souza Alves ficou em 33º na classificação geral e em 5º colocado na categoria adulto, com apoio da Sicotel e Bioleve.

AJPC TEM NOVA DIRETORIA

Em assembléia geral realizada na noite de segunda-feira, dia 10, em sua sede a Praça Tiradentes, 40, foi eleita, por aclamação, a nova diretoria da AJPC – Associação Jacutinguense de Proteção à Criança, composta pelos seguintes membros: José Norberto Carcioffi (Presidente), Elias Bonaldi (vice-Presidente), Nelson Antunes da Costa (1º Tesoureiro), Cinthia Ferreira Almeida (2ª Tesoureira), Priscila Raphaelli de Andrade (1ª Secretária), André Magalhães da Costa (2º Secretário) e Cláudio Pieroni (Suplente); Conselho Fiscal efetivo: Francisco Ronaldo Magalhães, Aderbal César Favaro e Silvanéia Consentini Nicoleti; Suplentes: Fernando José Pioli, Cristiane Furrier Galiás e Mariléia Matile Cascelli.
Antes da aclamação e, respectivamente posse da nova diretoria, os diretores da gestão 2004/2007, através de seu presidente Francisco Ronaldo Magalhães e secretária Silvanéia Consentini Nicoleti, prestaram conta das ações e realizações frente à entidade.
Foi lido um relatório de atividades do ano de 2007 pela Irmã Rose (diretora da Casa da Criança) e pela professora Edna Maria Caparelli (pedagoga).
Ronaldo, emocionado, falou de sua experiência na presidência da AJPC; agradeceu a confiança depositada na diretoria 2004/2007 e teceu elogios aos novos diretores prestes a assumir a direção da Casa da Criança.
O conselheiro fiscal e advogado da entidade, dr. Arthur Trivellato Filho, teceu comentários a respeito do estatuto da AJPC e relembrou os nomes de D. Lola Machado, primeira secretária da Casa da Criança e do saudoso Monsenhor Vieira, que a presidiu por 35 anos ininterruptos.
Após assumir a presidência, José Norberto agradeceu a confiança nele e no grupo que com ele irá administrar a AJPC na gestão 2008/2011; enalteceu o belíssimo trabalho realizado pela gestão que acabou de deixar a entidade e falou da importância da Casa da criança para a sociedade jacutinguense. Fez menção aos 60 anos que a AJPC irá completar em novembro de 2008. Por fim. Fez a leitura da Bíblia, especificamente de um trecho da Carta aos Filipenses.
A palavra ficou franca e foi utilizada pelo vereador Hildo Grassi, que enalteceu o trabalho da diretoria 2004/2007e desejou muito sucesso aos novos diretores que ora começam seus trabalhos na Casa da Criança.

PARÓQUIA EM FOCO

SEMANA SANTA
Maria Emília Taveira
Como o próprio nome já diz: Semana Santa. Tempo propício para irmos a fundo nas celebrações, professarmos nossa fé no Deus da Vida, buscarmos a santidade.
A paróquia, como todos os anos, oferece muitos horários, com celebrações diversas que darão oportunidades de participarmos do Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus na Semana Santa.
Sabemos que os sacrifícios como levantar de madrugada e participar da caminhada penitencial, as procissões e missa à noite, abstinência de algo, nos ajudam a renovarmos nossa força interior. Alimenta nosso espírito e nos fortalece.
O crescimento na intimidade com o Senhor da vida nos dá ânimo e alegria para caminharmos firmes, mesmo diante das dificuldades e desafios próprios do nosso dia-a-dia.
Colocamos a seguir a programação de toda a Semana. Desejamos que você faça a experiência de participar intensamente desta semana e verá que terá motivos de sobra para viver e fazer acontecer os sinais de Vida, de Ressurreição que este Tempo Pascal nos convida e também ao longo de todo o ano.
Seja cristão, cristã, da Vida e da Esperança!
Ótima Semana Santa e abençoada Páscoa do Senhor a todos e todas.

CELEBRANDO A GRANDE FESTA - A PÁSCOA DOS CRISTÃOS

SEMANA SANTA
De 15 a 23 de Março de 2008 - Paróquia Santo Antônio- Jacutinga – MG

15 de Março - SÁBADO
19h – Missa da Solenidade de São José, Patrono Universal da Igreja, na Igreja Matriz.
19h – Missa da Solenidade de São José, Patrono Universal da Igreja, na Comunidade Nossa senhora do Bom Conselho.

16 de Março - DOMINGO DE RAMOS
8h - Bênção de Ramos, na Casa da Criança, procissão e Missa com encerramento da Campanha da Fraternidade 2008, na Matriz.
Responsáveis: Dízimo e Mãe Rainha
8h - Bênção de Ramos, procissão e Missa na Comunidade São Sebastião dos Robertos.
8h - Bênção de Ramos, procissão e Missa na Comunidade São Luís.
15h - Missa dos Enfermos, na Matriz – Responsável: MECE.
18h – Missa na Igreja São Judas
19h - Missa na Igreja Matriz

17 de Março - SEGUNDA-FEIRA SANTA
5h30 – Caminhada Penitencial e Missa na Igreja Matriz
9h - Atendimento de Confissões, na Igreja Matriz.
10h – Encontro com Estudantes das turmas de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries do Ensino fundamental de todas as Escolas, na Igreja Matriz.
14h – Atendimento de Confissões – na Igreja Matriz
16h – Encontro com Estudantes das Turmas de 5ª série de todas as Escolas, na Igreja Matriz.
18h – Atendimento de Confissões no Sapucaí Velho
19h – Missa, na Igreja Matriz.
Procissão de Nosso Senhor dos Passos para o Asilo São Vicente – Responsável: Pastoral do Batismo – Pedimos que todos tragam o livreto da CF em Família 2008, para a Via-Sacra.
19h – Missa e Procissão na Comunidade do Sapucaí Velho
19h – Missa na Comunidade do Ribeiro

18 de Março - TERÇA-FEIRA SANTA
5h30 – Caminhada Penitencial e Missa, na Igreja Matriz.
9h - Atendimento de Confissões, na Igreja Matriz.
10h – Encontro com Estudantes do 1º Colegial do Ensino Médio de todas as Escolas
14h – Atendimento de Confissões – na Igreja Matriz
16h – Encontro com Estudantes das Turmas de 6ª série de todas as Escolas, na Igreja Matriz.
19h – Missa na Igreja Matriz
Procissão de Nossa Senhora das Dores até a Creche Urbano Lopes Siqueira (ao lado da Escola Wilma Pieroni - Responsáveis: Ministros da Palavra e Equipe Vocacional Paroquial).
18h – Atendimento de Confissões no São Luís
19h – Procissão do Encontro e Missa no São Luís
19h – Procissão do Encontro e Missa nas Comunidades Serra Morena/Fubá
21h – Encontro com os Estudantes do 1º, 2º e 3º colegial do Ensino Médio, Noturno, Cursinho – Anglo e Isejac.

19 de Março - QUARTA FEIRA SANTA
5h30 – Celebração Penitencial, na Igreja Matriz.
9h - Atendimento de Confissões, na Igreja Matriz.
10h – Encontro com Estudantes das turmas do 2º e 3º Colegial do Ensino Médio de todas as Escolas, na Igreja Matriz.
14h – Atendimento de Confissões – na Igreja Matriz
19h – Procissão e Missa na Comunidade Sapucaí Novo
19h – Missa na Capela do Asilo seguida de procissão com o andor com Imagem de Nosso Senhor dos Passos saindo do Asilo com membros das Regiões: 03, 04 e 10.
19h – Missa na Creche Urbano Lopes Siqueira seguida de procissão com o andor com Imagem de Nossa Senhora das Dores saindo com membros das Regiões 2, 5, 6 e 09 Sermão do Encontro na Praça Francisco Rubin - Responsáveis: Pastoral Familiar e RCC.

20 de Março - QUINTA-FEIRA SANTA
5h30 – Caminhada Penitencial na Igreja Matriz
9h - Missa e bênção dos Santos Óleos na Catedral de Pouso Alegre
19h – Lava-pés na Igreja matriz
19h – Lava-pés na Comunidade São Judas Tadeu
19h – Lava-pés na Comunidade São Sebastião dos Robertos
Segue as Escalas para a Adoração ao Santíssimo. Lembramos que é um momento de Vigília e todo o povo está convidado a vigiar com o Senhor. As escalas são para as pessoas responsáveis na organização, mas a adoração é para todos. Aproveite mais esta oportunidade.
21h - Apostolado da Oração/ Ministros da Eucaristia/ Pessoas com Necessidades Especiais
21h30 – pastoral da Criança/ Catequese com Adultos-Postulantes e Introdutores/ Catequese
22h – Ministérios Litúrgicos – Salmistas e Proclamadores-Canto/ Coroinhas e Acólitos
22h30 – Vicentinos/ Pastoral do Batismo/ Pastoral do Dízimo/ Mãe Rainha
23h-Equipe Vocacional/ / Pastoral Social/ Pastoral Familiar
23h30 – Renovação Carismática/ Pastoral da Juventude/ Pastoral da Comunicação/ Vivência Cristã

21 de Março - SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO
Dia de Jejum e abstinência de carne
5h – Via-Sacra das Comunidades com a participação das Regiões, saindo da Igreja Matriz seguindo até o pátio das 7 voltas na Fonte São Clemente.
15h – Solene Ação Litúrgica, na Igreja Matriz.
15h – Solene Ação Litúrgica, na Comunidade Sagrada Família, na Vila Nazaré.
15h – Solene Ação Litúrgica, na Comunidade São Francisco.
20h – Descimento da Cruz e encenação da Paixão-Responsável: JUJA
Procissão do Enterro, transmitida pela Rádio Estância de Jacutinga e Dinâmica FM.

22 de Março - SÁBADO SANTO
Neste dia não se realizam sacramentos. A esposa (Igreja) recolhe-se no silêncio, pois o esposo (Cristo) está ausente. Á Beira do sepulcro aguardamos a Ressurreição.
5h30 – Caminhada Penitencial saindo da Igreja Matriz até o Cemitério (meditando sobre a Morte)
21h – BÊNÇÃO DO FOGO NOVO, em frente ao Ginásio de Esportes Alderigi Grossi seguindo em procissão até a Igreja Matriz para a SOLENE VIGÍLIA PASCAL.
21h – BÊNÇÃO DO FOGO NOVO E SOLENE VIGÍLIA PASCAL na Comunidade São Luís
21h – BÊNÇÃO DO FOGO NOVO E SOLENE VIGÍLIA PASCAL na Comunidade São Sebastião dos Robertos

Páscoa – A Grande Festa
Cristo Ressuscitou!
Celebrar a Páscoa é celebrar a Vida. É colher os frutos na luta em defesa da vida.
Que a partir desta Páscoa vençamos nossas trevas, nossos desânimos e fracassos e lutemos dia-a-dia em favor da vida.
Que sejamos homens e mulheres, cristãos e cristãs, comprometidos com a VIDA, desde sua concepção até o fim natural.
Feliz Páscoa!
Que a Luz do Ressuscitado ilumine a todos nós, hoje e sempre!

23 de março – Domingo de Páscoa
8h – Missa de Páscoa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Santuário
8h – Missa de Páscoa na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe
10h – Páscoa das Comunidades, na Igreja Matriz.
18h – Missa de Páscoa na Igreja São Judas
19h30 – Missa de Páscoa na Igreja Matriz

Pe. Sebastião Camilo de Almeida – Pároco
Pe. Ivan Paulo Moreira – Vigário Paroquial
Pe. Maurício Pieroni – Vigário Residente
Pe. André Luiz Giombelli
Seminaristas: Rogério Lopes, Nelson Jefferson Pereira,
Seminaristas Camilianos)
(Estamos pedimos a todos os moradores das ruas por onde passarão as procissões que coloquem algum ornamento, enfeite, na janela, como toalhas, crucifixo, vela, folhagem sem flores etc.).
Os itinerários serão os seguintes:
Domingo de Ramos dia 16/03 às 8h - saída do Pátio da Casa da Criança, seguindo pela Rua Alcides José Pieroni, José Fernandes Ribeiro, Júlio Brandão, Matriz.

Segunda-feira Santa dia 17/03 saída às 20h da Igreja Matriz, Cel. Estevan, Santo Antônio, Marechal Deodoro, Asilo.

Terça-feira Santa, dia 18/03, saída às 20h da Igreja Matriz, seguindo pela r. Cel.Estevan, Júlio Brandão, José Fernandes Ribeiro, Afonso Pena, Paschoal Primo Grossi, Largo do Mercado, Creche Urbano Lopes Siqueira (pelo lado do Jardim Alvorada).

Quarta-feira Santa, dia 19/03 – Após a Missa das 19h na Capela do asilo O Andor do Senhor dos Passos será trazido pelas Regiões saindo do Asilo, Rua Marechal Deodoro, Silviano Brandão, Praça Francisco Rubin; o andor de Nossa Senhora das Dores saindo da creche, Avenida Mato Grosso, Rua Américo Prado até a Praça Francisco Rubin;

Sexta-feira Santa, dia 20/03 - 20h, Procissão do Enterro, saída do Largo da Matriz, r. Cel. Estevan, Américo Prado, Expedicionários, Imigrantes, Delfim Moreira, Barão do Rio Branco, Marechal Deodoro, Júlio Brandão, Cel.Estevan, Matriz.

COMUNICADO
Agradecemos a Wellington Adonay Capelini, pela sua fidelidade na contribuição do Dízimo. Deus continue abençoando sua vida e a vida de sua família. Pastoral do Dízimo

ACIJA PROMOVE DIA ESPECIAL À MULHER JACUTINGUENSE

No Dia Internacional da Mulher, sábado passado (8), a ACIJA – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga, proporcionou um dia digno de carinho, gratidão e reconhecimento à mulher jacutinguense.
A sede da ACIJA foi transformada num “Santuário Feminino”, disponibilizando às mulheres que lá estiveram, tratamento de saúde e beleza, cortes de cabelo, exames de saúde e laboratoriais, entretenimento, lazer e muitos sorteios de presentes, que foram ofertados, gentilmente, por diversas empresas de Jacutinga.
“Foi um dia muito especial, procuramos externar todo o nosso carinho e gratidão à mulher jacutinguense, que, sem dúvida nenhuma, além de mãe, filha e esposa, é uma mola mestra para o progresso de nossa cidade, através de sua dedicação diária nos mais diversos setores de nossa economia. Aproveito a oportunidade para agradecer à todos que colaboraram com o evento dedicado ao Dia da Mulher, proporcionando as mesmas um dia digno de ser lembrado e vivido. Os profissionais e as profissionais que disponibilizaram de tempo para colaborar e abrilhantar o evento. Agradeço a todas as empresas que doaram presentes para os sorteio e, em especial, as minhas duas famílias: Minha esposa Marli e minha filha Maria Flávia; e a família ACIJA, que vem lutando, incansavelmente, para o progresso de Jacutinga”, enfatizou Rogério Sartori, presidente da ACIJA.
Parabéns à ACIJA pelo brilhante evento em homenagem a mulher jacutinguense.

31ª FestMalhas será realizada em maio/junho

De 17 de maio a 1º de junho do corrente ano, em nossa cidade, será realizada a 31ª edição da FestMalhas, maior evento econômico do ramo de malhas, tricô e crochê do sul de Minas, e consequentemente, do país.
Segundo informações, a ACIJA, já está comercializando os stands para o evento, que ocorrerá na Rua Professor Augusto Felipe e Palácio das Artes.
De início, a intenção dos organizadores (Acija e Prefeitura) é atrair cerca de 80 mil consumidores/turistas de todo país. Na próxima edição, traremos uma entrevista com o presidente da ACIJA, o empresário Rogério Sartori, que relatará como estão os preparativos para esse evento que mexe com Jacutinga e toda região.

AUTO-AJUDA

DESCONSTRUIR E RECONSTRUIR
Um instrumento, dependendo da intenção que se tenha em usá-lo, pode ser destrutivo ou construtivo. Vejamos o exemplo de alguns instrumentos cortantes. Uma faca, cortando os alimentos nos permite transforma-los em gostosas e saudáveis iguarias. Um bisturi, nas mãos do medico, salva vidas desde um simples curativo, até uma cirurgia de alta complexidade. Um punhal, em mãos maléficas, leva a homicídios, desgraças que roubam vidas preciosas, e deixam um rastro de dor pela perda de pessoas queridas.
O apego a certas idéias em nossa vida, também pode ter um efeito destrutivo ou construtivo. Crenças e valores podem fazer a diferença entre uma vida criativa e rica e uma vida vazia e pobre. Crenças são conceitos que temos acerca de nós, dos outros, e do mundo que nos rodeia. A maioria delas se instala por volta dos cinco primeiros anos de vida. Por isso que temos que ter o maior cuidado para com o que passamos para os nossos filhos em termos de formação. Valores são conceitos do que é certo, errado, bom, ruim, do que se pode e não pode. Estes conceitos estão intimamente relacionados com a ética e o caráter. Podemos nos transformar em pessoas éticas e de bom caráter, ou sermos acéticos e de mau caráter, dependendo das crenças e valores que se aderirem em nossa personalidade. Graças a Deus que podemos ir renovando e melhorando nossas crenças e valores.
APEGO AO FUNDO DO POÇO
Um monge peregrino caminhava por uma estrada quando, do meio da relva alta, surgiu um homem jovem de grande estatura e com olhos muito tristes.
Assustado com aquele aparecimento inesperado, o monge parou e perguntou se poderia fazer algo por ele.
O homem abaixou os olhos e murmurou envergonhado: "sou um criminoso, um ladrão. Perdi o afeto de meus pais e dos meus amigos. Como quem afunda na lama, tenho praticado crime após crime. Tenho medo do futuro e não sinto sossego por nenhum instante. Vejo que o senhor é um monge, livre-me então desse sofrimento, dessa angústia!"- pediu ajoelhando-se.
O monge, que ouvira tudo em silêncio, fitou os olhos daquele homem e alguns instantes depois disse: "estou com muita sede. Há alguma fonte por aqui?”.
Com expressão de surpresa pela repentina pergunta, o jovem respondeu: "sim, há um poço logo ali, porém nele não há roldana, nem balde. Tenho aqui, no entanto, uma corda que posso amarrar na sua cintura e descê-lo para dentro do poço. O senhor poderá tomar água até se saciar. Quando estiver satisfeito, avise-me que eu o puxarei para cima.”.
O monge sorrindo aceitou a idéia e logo em seguida encontrava-se dentro do poço.
Pouco depois, veio a voz do monge: "pode puxar!”.
O homem deu um puxão na corda empregando grande força, mas nada do monge subir.
Era estranho, pois parecia que a corda estava mais pesada agora do que no início.
Depois de inúteis tentativas para fazer com que o monge subisse, o homem esticou o pescoço pela borda, observou a semi-escuridão do interior do poço para ver o que se passava lá no fundo.
Qual não foi sua surpresa ao ver o monge firmemente agarrado a uma grande pedra que havia na lateral.
Por um momento ficou mudo de espanto, para logo em seguida gritar zangado: "hei, que é isso? O que faz o senhor aí? Pare já com essa brincadeira boba! Está escurecendo, logo será noite. Vamos, largue essa rocha para que eu possa içá-lo.”.
De lá de dentro o monge pediu calma ao rapaz, explicando:
"Você é grande e forte, mas mesmo com toda essa força não consegue me puxar se eu ficar assim agarrado a esta pedra. É exatamente isso que está acontecendo com você. Você se considera um criminoso, um ladrão, uma pessoa que não merece o amor e o afeto de ninguém. Encontra-se firmemente agarrado a essas idéias. Desse jeito, mesmo que eu ou qualquer outra pessoa faça grande esforço para reerguê-lo, não vai adiantar nada."
"Tudo depende de você. Somente você pode resolver se vai continuar agarrado ou se vai se soltar. Se quer realmente mudar, é necessário que se desprenda dessas idéias negativas que o vêm mantendo no fundo do poço."
"Desprenda-se e liberte-se."
CARLOS TURATO - PSICÓLOGO