terça-feira, 15 de janeiro de 2008

AUTO-AJUDA

VERDES ANOS

O que vemos, hoje em dia, é um total desinteresse dos mais jovens pelos ensinamentos que os mais velhos podem lhes dispensar. Infelizmente, na outra ponta, vemos muitas pessoas mais velhas com muito pouco, ou nada a oferecer aos mais novos, porque muitas vezes suas vidas estão tão atrapalhadas, devido a uma imaturidade crônica que se mantém até os anos de maturidade física, sem que haja uma maturidade existencial. A massificação fomentada pela mídia, fazendo-nos consumir sem parar big brothers, novelas, filmes horríveis e com valores duvidosos, programas de fim de semana ocos e cheios de apelação, para passarmos o tempo, nos leva a esta “idiotice reflexiva”, a esta impossibilidade de ver as coisas sob diversos ângulos. Somos reféns da nossa cultivada estupidez dento do coletivo (vida de gado).
O culto a valores temporários e falíveis nos torna passiveis de decrepitude e dispensabilidade: somos descartáveis.

DESFOCANDO
Um grande sábio possuía três filhos jovens, inteligentes e consagrados à sabedoria.
Em certa manhã, eles altercavam a propósito do obstáculo mais difícil no grande caminho da vida.
No auge da discussão, prevendo talvez conseqüências desagradáveis, o genitor benevolente chamou-os a si e confiou-lhes curiosa tarefa.
Iriam os três ao palácio do príncipe governante, conduzindo algumas dádivas que muito lhes honraria o espírito de cordialidade e gentileza.
O primeiro seria o portador de rico vaso de argila preciosa.
O segundo levaria uma corça rara.
O terceiro transportaria um bolo primoroso da família.
O trio recebeu a missão com entusiástica promessa de serviço para a pequena viajem de três milhas; no entanto, no meio do caminho, começaram a discutir.
O depositário do vaso não concordou com a maneira pela qual o irmão puxava a corça delicada, e o responsável pelo animal dava instruções ao carregador do bolo, a fim de que não tropeçasse, perdendo o manjar; este último aconselhava o portador do vaso valioso, para que não caísse.
O pequeno séqüito seguia, estrada afora, com dificuldade, porquanto cada viajante permanecia atento as obrigações que diziam respeito aos outros,através de observações acaloradas e incessantes.
Em dado momento, o irmão que conduzia o animalzinho olvida a própria tarefa, a fim de consertar a posição da peça de argila nos braços do companheiro, e o vaso, premido pelas inquietações de ambos, escorrega, de súbito, para espatifar-se no cascalho.
Com o choque, o distraído orientador da corça perde o governo do animal, que foge espantado.
O carregador do bolo avança para sustar-lhe a fuga, e o bolo se perde totalmente no chão.
Desapontados e irritadiços, os três rapazes voltam a presença do pai,apresentando cada qual a sua queixa de derrota.
O sábio, porém, sorriu e explicou-lhes:
- Aproveitem o ensinamento da estrada. Se cada um de vocês estivesse vigilante na própria tarefa, não colheriam as sombras do fracasso. O mais intrincado problema do mundo, meus filhos, é o de cada homem cuidar dos próprios negócios, sem intrometer-se nas atividades alheias. Enquanto cogitamos de responsabilidades que competem aos outros, as nossas viverão esquecidas.

OLHANDO O PRÓPRIO UMBIGO.
O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d' água e bebesse. - "Qual é o gosto?" perguntou o Mestre. - "Ruim " disse o aprendiz.O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago, então o velho disse: - "Beba um pouco dessa água". Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o Mestre perguntou: - "Qual é o gosto?" - "Bom!" disse o rapaz .- Você sente gosto do "sal" perguntou o Mestre? - "Não" disse o jovem. O Mestre então sentou ao lado do jovem, pegou sua mão e disse: - A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende do lugar onde a colocamos. Então quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido das coisas. Deixe de ser um copo. Torne-se um lago...
CARLOS TURATO - PSICÓLOGO

TRANSFORMANDO A VERDADE INCONVENIENTE

Luiz Flávio Borges D´Urso

Artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo em 31/10/07

“ Uma verdade inconveniente”, título do documentário idealizado pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Albert Arnold Gore Júnior , sensibilizou - da Academia de Ciências Sueca, que lhe concedeu o Prêmio Nobel da Paz 2007 , até a Academia de Hollywood, que lhe premiou com um Oscar. O filme sobre a degração do meio ambiente também colaborou para incluir a questão climática na agenda prioritária do mundo e deixou um recado do próprio Al Gore, que ecoa em nossos corações e mentes “ enfrentamos uma verdadeira emergência planetária. A crise climática não é uma questão política, é um desafio moral e espiritual para a toda humanidade” Para engrandecer o aviso da gravidade do problema, o prêmio Nobel foi dividido com o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), cujo seu presidente, o cientista indiano Rajendra Pachauri, tornou-se uma das vozes mais atuantes contra o modelo de desenvolvimento que transforma o clima e leva ao aquecimento global.

Mas o que podemos fazer no nosso cotidiano? Sem dúvida, promover a educação ambiental de forma incansável para que as futuras gerações adquiram novos valores e tenham uma transformadora percepção sobre a questão, uma vez que tudo o que comememos, como moramos, como nos deslocamos, o que consumimos e como descartamos nosso lixo reflete sobre todos os seres e sobre o planeta. É nesse processo de conscientização que se inseri a Campanha em Defesa do Meio Ambiente da OAB SP, a ser lançada no dia 31 de outubro. Entre outras iniciativas, pretende mudar hábitos e atitudes dos estudantes da rede pública por meio do projeto OAB Vai à Escola, que há 11 anos vem levando cidadania a milhões estudantes por meio do trabalho de 10 mil advogados voluntários. Também quer propor medidas simples como recolhimento do óleo de cozinha transformando este resíduo altamente poluidor, em energia ou sabão, uma vez que um litro de óleo basta para poluir um milhão de litros de água.

Temos também um imenso arsenal para defender o planeta minuciosamente detalhado na Agenda 21, mas pouco se fez efetivamente neste sentido. Passados exatos 15 anos desde o estabelecimento do documento-agenda na Conferência das Nações Unidas que debateu o meio ambiente e sua interface com o desenvolvimento, no Rio de Janeiro (1992), precisamos urgentemente fazer um balanço dos nossos avanços no cumprimento de metas e propostas nele contidas. É hora de calcular o quanto cada cidadão e cada país precisa fazer para salvar o planeta de tantas catástrofes ambientais anunciadas em maior ou menor grau. E nisso, o documento traz a sábia divisão das responsabilidades.




A Agenda 21 nada mais é do que um plano de propostas de ações para serem adotadas em níveis local e nacional para chegar num resultado global. Organizações do sistema das Nações Unidas, todos os governos, entidades da sociedade civil e cada cidadão devem fazer sua parte para mitigar práticas que impactam o meio ambiente. Ou seja, constitui-se na mais abrangente tentativa de orientar a sociedade mundial para um novo padrão de desenvolvimento que tem como base a convergência de ações que tratem da sustentabilidade ambiental, social , econômica e cultural como um todo.


Naturalmente, a Agenda 21 é um dos compromissos assumidos. Além dela, também resultaram desse mesmo processo quatro outros acordos de abrangência universal - a Declaração do Rio, a Declaração de Princípios do Uso das Florestas, a Convenção da Biodiversidade e a Convenção sobre Mudanças Climáticas, que tem merecido as mais calorosas discussões porque os resultados maléficos do aquecimento global chegam todos os dias. É possível esquecer o furacão Katrina; o derretimento de geleiras milenares; a desertificação de terras antes agricultáveis; a seca na Floresta Amazônica, apenas para citar as mais contundentes?


Nada é impossível. Mas, por que parece tão difícil avançarmos no cumprimento das propostas do ecologicamente correto? Certamente porque ainda não houve, na conduta da elite político-econômica mundial, a verdadeira e necessária integração entre meio ambiente e desenvolvimento na tomada de decisões, com a sublimação do moderno conceito socioambiental a determinar que homem e natureza são entes indissociáveis. A cegueira torna a verdade da degradação ambiental inconveniente, mas é preciso abrir os olhos para a nossa responsabilidade e para o fato de que todo ato poluidor não é isolado, tem reflexos sobre toda a humanidade e sobre o planeta.



Luiz Flávio Borges D’Urso - advogado criminalista, mestre e doutor pela USP, é presidente da OAB-SP

SINSESPJA consegue registro definitivo

Nesta semana, fomos informados pelo funcionário público Amarildo José da Silva, presidente do SINSESPJA – Sindicato dos Servidores Públicos de Jacutinga, que a entidade fundada em 3 de março de 2006, conseguiu no dia 21 de dezembro de 2007, o registro em definitivo junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.
Esta Gazeta foi conferir junto a Amarildo as atividades desenvolvidas pela entidade e a importância desse registro. “É uma vitória do servidor público. Pela primeira vez, o servidor conta com um sindicato apolítico. O servidor tem direitos e deveres, os deveres são cobrados, mas os direitos são deixados para trás, aí entra o sindicato. Já vi muitos funcionários públicos serem punidos baseados em leis, e também vi muitos direitos que estes funcionários deveriam de ter por lei e não tem. Agora nós temos um órgão sério para cobrar estes direitos, que é o Sindicato dos Servidores Público de Jacutinga, que conta com mais de 500 filiados. Já conseguimos muitos benefícios, citamos a parceria com a Brasilmed, que irá dispor 50% de descontos nas consultas médicas, odontológicas e exames laboratoriais para nossos filiados. Benefícios conseguidos através desta união dos servidores. Não só os servidores ganham, mas também toda a população, pois quando o servidor tem seus direitos e seus benefícios em ordem, ele passa a atender melhor as pessoas. Agradeço a Deus, e a todos que esforçaram-se para que o sindicato tornasse realidade. Agradeço a FESEMPRE, que nos deu o suporte para iniciarmos o sindicato. Obrigado a todos”.
A diretora do SINSESPJA é composta pelos seguintes membros: Amarildo José da Silva (presidente), Juliana Sampaio Pieroni (1º secretária), Robson Cabeças Bortolotto (2º Secretário), José Hilton Pereira (1º Tesoureiro), Carlos Alberto Molinari (2º Tesoureiro).
A SINSESPJA fica na rua Rio de Janeiro, 327 – Jardim Déa. Quem tiver interesse deve entrar em conta com os fones: (35) 3443-5357 ou 9901-0455 com Amarildo.

O retorno às Fontes

Pe. Roque Schneider, Sj

Um clamor universal se avoluma nostálgico, amargo, desalento. Pessoas adultas desabafam:
- Já não me conheço. Já não sou o mesmo. Antigamente eu era mais alegre, mais despreocupado, mais sereno, mais feliz. Eu sentia paz e segurança, e o gosto bom de viver.
Na pressa e na correria, a fé soçobra e a esperança se esvazia.
O mundo transformou-se numa grande roda-gigante. E como range, meu Deus, triturando-nos impiedosamente em suas engrenagens desumanas, implacáveis!
Só no retorno às fontes reencontramos a paz, o sossego, a luz e a segurança de ontem que as angústias do hoje sepultaram.

NO MUNDO DA BOLA

No “Mundo da Bola” desta semana, vamos trazer um pouco da história do Camisa 9 mais querido do futebol jacutinguense. Referimo-nos ao conterrâneo Luiz Sérgio Baldasso, 55, goleador que se destacou no futebol local, regional e teve passagens por clubes como: Adejota, Ponte Preta, Guarani, Gazeta Esportiva de Campinas, entre outros.

Gazeta – Luiz Sérgio, como surgiu essa paixão pelo futebol?
Luiz Sérgio – Desde criança a gente já brincava na rua de paralelepípedo com os amigos da época. Depois fomos jogar no Adejotinha, que era dirigido pelo senhor Raimundo e, naturalmente, as coisas foram acontecendo. O futebol sempre foi minha paixão, mas não foi tudo, graças a Deus eu tive outros caminhos e não posso reclamara. Sou realizado profissionalmente e, principalmente, na vida familiar. Tenho os meus amigos de futebol e isso também é muito importante.

Clubes pelos quais jogou?
Inicialmente joguei na famosa Adejota de 1970, que tinha: Tatau, Toninho Vilela, Donato, Gerson, Adiber, Lambari, Trevisani, Carabina, Arivelto, Tiãozinho Seret Lion e outros mais que brilharam na Adejota.
Em 1969, com 15 anos, fui para a Ponte Preta de Campinas. Lá, joguei no infantil e juvenil, quando fui campeão. No ano seguinte, retornei para Jacutinga para ajudar meu pai (Joanin) no armazém, porque o meu irmão Pedro tinha ido trabalhar em Bananal. Em 1971, voltei para a Ponte Preta após uma passagem pela Gazeta Esportiva de Campinas, onde tive uma bela performance. Infelizmente, tive o joelho estourado. Naquela época, os recursos da medicina não eram avançados como hoje.
Na Ponte Preta, joguei com o Oscar, Dicá, Manfrini, Carlão, Moacir, entre outras.
Depois fui jogar no Guarani na época do Flamarion, Escurinho, Mingo, Cleiton, Carlão (goleiro falecido) e o grande Washington.

E na região?
Joguei no Itapirense ao lado do Toninho Belini (prefeito de Itapira), Almir, Flávio, Dado e outros grandes nomes. O Lambari era o treinador da Itapirense. Ele (Lambari) já estava com a idade um pouco avançada (risos).
Joguei no Guaçuano (Mogi Guaçu) e no Mont Serrat, de Mogi Mirim.
Aqui no Sul de Minas, joguei no Botafogo e no 15 de Borda da Mata, inclusive, conquistamos um título regional ao vencer a Caldense, na final, lá em Ipuiúna. O jogo foi 3x1 e fiz 2 gols. O Lambari também jogava no 15 de Borda da Mata.

O que dizer em ser considerado o melhor camisa 9 de Jacutinga?
Digo sempre que joguei menos que o povo fala. Não fui um profissional com grande destaque, embora tenha passagens por Ponte Preta, Guarani e outros times. Mas, para mim, é motivo de orgulho em saber que fiquei marcado na memória de muitas pessoas. Digo que o Ricardinho jogou muito mais profissionalmente que eu e é um grande centroavante. Agora, tenho meus méritos, sempre fui inteligente e a bola chegava em mim e eu sabia o que fazer, principalmente, gols.

Jogador que o inspirou?
Tive muito apoio do Lambari. Tinha 13 anos e estava assistindo um treino no estádio, ainda de terra e pedra, quando o Lambari apontou para a arquibancada (de barranco) e me convidou para treinar. Não tinha nem chuteira nem meia e ele (Lambari) me forneceu material para treinar. O Lambari já era veterano naquela época (risos).

Jogo inesquecível?
São vários na memória. Porém, o que marcou, negativamente, foi o jogo em que tive o joelho estourado. Eu jogava pela Gazeta de Campinas contra o Madureira, de Souzas. Saímos perdendo. Peguei uma bola no meio campo e saí driblando o time inteiro quando concluir para o gol, escurreguei e caiu ajoelho com a esquerda e a direita para cima e o goleiro veio a atingiu-me o joelho.
Agora, isso para mim na representa desgosto algum. Como disse no início da conversa, sou uma pessoa realizada, bem quista e não tenho inimigos.

Time de coração?
Palmeiras.

Grandes ídolos?
Pelé e Niu (Lambari).

Time inesquecível?
Adejota que disputou 7 partidas com o Yuracan, de Itajubá. O Adejota tinha: Adiber (do São Paulo), o Santos (da Ponte Preta), goleiro Élcio, Alan (da Ponte Preta) e o Carboni (do Guarani) e os jogadores daqui. Melhor que esse time só o Santos de Pelé, Dorval e Coutinho, que era imbatível.

Futebol hoje?Só brinco socyet aqui na chácara. O meu grande compromisso de final de semana é esse. Recebo os amigos de Jacutinga e outra cidade da região e jogamos futebol. A minha satisfação é receber os amigos, jogar futebol e jogar conversa fora. Lá dentro de campo fico bravo e não gosto de perder, mas acabou o jogo é só alegria.

“Grupo de Folia de Reis” participa de Missa na Matriz

A Missa das 10 horas de domingo passado, dia 6 (Dia de Reis), na Matriz, contou com a presença do Grupo de Folia de Reis da Lavrinha, zona rural da cidade de Poço Fundo, MG, que convidado pelo Pe. Sebastião Camilo, abrilhantou a referida Celebração Eucarística.
A folia de Reis é um folclore e é mantida viva na cidade de Poço Fundo.
O grupo da Lavrinha cantou durante a Missa e a final, o Sr. Luiz, 56, um dos integrantes fez uma explicação geral sobre essa manifestação cultural. Enfatizou sobre a importância da visita dos Reis Magos (Gaspar, Melchior e Baltazar) ao Menino Jesus e seus respectivos presentes: Ouro, Incenso e Mirra. Após, o grupo fez uma apresentação da dança de Reis e foi adorar o “Presépio”
As inúmeras pessoas que marcaram presença na Matriz vibraram com a apresentação do grupo da Lavrinha.
“Lá em Poço Fundo mantemos viva essa tradição do Dia de Reis. Desde criança a gente aprende a gostar dessa manifestação cultural. Esse grupo que veio em Jacutinga é renovado e tem 5 anos, mas ao todo já estou há mais de 20 no grupo. Recebemos o convite do Pe. Sebastião Camilo e aqui viemos. Para nós foi uma alegria e esperamos retornar outras vezes”, falou o senhor Luiz. Especialista na área, o Capitão Renê (apresentador da Rádio Estância), acompanhou a apresentação do grupo da Lavrinha e ficou encantado com a afinação do mesmo.

GENTE EXPRESSIVA

Quem vê aquele senhor de idade sentado num banco na área de sua residência em frente à Igreja São Judas não imagina aquele senhor faz parte da história de Jacutinga, pois trabalhou por mais de 40 anos na Prefeitura e ajudou no serviço de encanamento de rede e esgoto de nossa cidade na época em que o prefeito era o saudoso Floriano Saretti, que mais tarde veio a ser Deputado em Minas Gerais. Referimo-nos ao senhor Benedito Honorato que em maio do corrente completará 95 anos de idade e nesta entrevista, vai relatar um pouco de sua vida.

Gazeta – Sr. Benedito, como foi sua infância e mocidade?
Sr. Benedito – Nasci em Brasópolis. Meus pais foram morara em Ouro Fino e, de lá, viemos para Jacutinga, quando eu ainda era adolescente. Naquela época, fomos morar no antigo matadouro, lá no final da Rua Santo Antônio. Casei-me e mudei para uma das casas do senhor Nicola Palotti, onde hoje funciona um supermercado.

Gazeta – Fale-nos de seu trabalho na Prefeitura.
Comecei a trabalhar na Prefeitura ainda jovem. O prefeito era o senhor Luiz Lisboa, que depois foi Senador. Eu trabalhava no meio da turma, ou seja, em todo serviço. Depois fui jardineiro, trabalhei no serviço de encanamento de rede e esgoto e mais tarde fui trabalhar como coletor de lixo. O meu instrumento de trabalho era uma carroça e um cavalo. Depois arrumei um burro que atendia por peitudo. Esse burro foi atropelado pelo trem, lá na estrada de ferro ali nas proximidades dos Steccas. Trabalhei por anos na coleta de lixo até me aposentar. Passei por vários prefeitos desde o Senador Luiz Lisboa até o Luiz Cardoso. sempre exerci minha profissão com responsabilidade e dedicação. Passei por prefeitos desde o como Além de trabalhar na Prefeitura eu ainda tinha um arrozal, ou seja, plantava arroz.

Tiveram muito trabalhão para fazer o serviço de rede e esgoto de Jacutinga?
Sim, tivemos muito trabalho e levamos um bom tempo. O prefeito na época era o senhor Floriano Saretti, que depois foi Deputado no nosso Estado de Minas Gerais. Lembro-me perfeitamente do mapa de planejamento do serviço de rede e esgoto. Foi tudo muito bem elaborado.

E a família?
Casei-me com 30 anos de idade com a senhora Benedita Isaías Honorato. Tivemos 12 filhos, sendo que criamos 9. O caçula é o Frei Antônio Honorato, que está em férias aqui em Jacutinga. Minha esposa faleceu em dezembro de 1982 e vamos tocando a vida. Os meus filhos são: a Sebastiana, a Zaia, a Nenê, o Zé, o João, o Paulo, o Mário, o Pedro e o Toninho. Eles quando podem estão aqui comigo e me auxiliam numa coisa ou outra. A Zaia mora em São Paulo e está passando uns dias aqui comigo. Tenho três tataranetos.
A minha esposa, por muitos anos, foi cozinheira do senhor Floriano Saretti. Trabalhou para o Carvalhinho e para o Primo Raphaelli.

O que gostava de fazer nas horas vagas?
A minha paixão era pescar no ribeirão Santo Antônio. A gente pegava bastante peixe. Hoje não tem peixe mais no ribeirão Santo Antônio. Também gostava de lidar com horta e jardim. Sempre gostei de lidar com a terra, em trabalhar na horta. Nunca gostei de futebol.

E hoje?
Hoje, gosto de sentar no meu banco e ficar recordando o passado, de tantas coisas que já vi e vivi. Gosto de mexer na horta que tenho no fundo de casa e quando tem gente em casa, conversar.

RAPIDINHAS DA GAZETA

Paulistão 2008

A bola vai rolar nos gramados de São Paulo para o campeonato mais badalado em nossa região. Com técnicos famosos e muitas contratações as quatro equipes grandes do Estado prometem agitação total na disputa pelo título paulista de 2008. A primeira rodada será esta semana, vejamos abaixo:
Quarta-feira – dia 16: 16h – Juventus x Noroeste;19h30: Mirassol x Barueri, Rio Claro x Paulista, Ponte Preta x Ituano; 21h45: Portuguesa x Santos.
Quinta-feira – dia 17: 17h30- Rio Preto x São Caetano; 19h30- Palmeiras x Sertãozinho; 20h30- Guaratinguetá x São Paulo; 21h45- Bragantino x Marília, Corinthians x Guarani.

As principais atrações do Paulistão
SÃO PAULO: Muricy Ramalho, Rogério Ceni e Adriano.
PALMEIRAS: Vanderlei Luxemburgo, Marcos e Valdívia.
CORINTHIANS: Mano Menezes, Felipe e Acosta.
SANTOS: Leão, Maldonado e Kleber.
PORTUGUESA: Vagner Benazzi, Zé Maria, Cristian e Diogo.
BARUERI: Ávalos, Humberto e velho Alberto.
NOROESTE: Luciano Bebê e Vizzoto
BRAGANTINO: Marcelo Veiga, Gk´guer e Moradei.
PAULISTA: Rodrigo Fabri, Ricardinho e Dema.
PONTE PRETA: Sérgio Guedes, Aranha e Deda.
GUARATINGUETÁ: Alessandro, Alex Silva e Dinei.
ITUANO: Pintado e Alex Afonso
RIO CLARO: Ricardo Rocha, Lombardi e Chumbinho.
JUVENTUS: Fernando Diniz, Allan Delon e Márcio Bitencourt.
RIO PRETO: Pitareli
MARÍLIA: Mauro, Rafael Fefo e Jorge Rauli.
SÃO CAETANO: Andrezinho, Carlos Alberto e Ademir Sopa.
SERTÃOZINHO: Galeano, Marcos Dener e Barbieri.
GUARANI: Roberval Davino.

Guarani vive a sua pior crise e clube luta para não acabar

Hoje, o Guarani é um paciente na UTI e luta para que, aos poucos, ele possa se recuperar.
É com esse discurso que o presidente Leonel Martins de Oliveira, recém-eleito para o mandato de três anos, definiu a atual atuação do Guarani. R$ 60 milhões é o valor estimado para a atual dívida do clube. Vender o brinco de Ouro poderá ser a saída para a crise.

LOCAL

SANTO ANDRÉ, a primeira atração esportiva em Jacutinga em 2008

A delegação do Santo André esteve durante alguns dias treinando em Jacutinga. A equipe se prepara para disputar o campeonato Paulista de série B, em 2008.
O elenco possui alguns jogadores conhecidos do público, como exemplo: Fernando, Márcio Mixirica e, principalmente, Marcelinho Carioca, que foi o mais assediado pelos torcedores locais. Principalmente, os corintianos, mulheres e crianças para tirar fotos. O técnico Fael, um pouco antipático e quase desconhecido do público local, fez vários treinos táticos e alguns coletivos e um jogo treino contra o Itapirense com seguinte placar: Santo André 2x1Itapirense.
SANTO ANDRÉ: Neneca, Alexandre, Thiago, Luis Henrique, Fernando, Jaílson, Wilhians, Marcelinho, Mixirica, Pará e Tatá. Técnico: Fael. Gols: Tatá e Pará.
ITAPIRENSE: Eduardo, Pedro Paulo, Samir, João Paulo, Richard, Marcos, Lima, Veiga, Paulinho, Edílson, Welinghton, Faisã e Edmar. Técnico: Paulinho Ceará.
O gol da equipe da Itapirense foi marcado no terceiro tempo do jogo treino.
Arbitragem local: Juninho, Cavini e Ceará.

DICAS E INFORMAÇÃOES

O diretor Juraci, que já esteve outras vezes em Jacutinga, foi quem passou todas as informações sobre a comissão técnica e o atual elenco do Santo André. Mais uma vez o gramado do estádio municipal foi muito elogiado pela delegação.

Público e horário do jogo

Mesmo sendo em péssimo horário (10h30) e um dia normal de trabalho, um grande público apareceu ao estádio provando que o futebol ainda é o principal divertimento do povo jacutinguense e brasileiro.

Marcelinho Carioca, a principal atração

Ainda ídolo da torcida corintiana, Marcelinho Carioca, foi a principal atração da pré-temporada da equipe do ABC, em Jacutinga. A torcida queria ver um gol do famoso “pé-de-Anjo”, o qual não aconteceu; mesmo assim, ele tirou fotos, deu entrevistas e, principalmente, muitos autógrafos para as fãs e crianças.

Jogo de Confraternização

No dia 8 de janeiro p.p., no Hotel Parque das Primaveras, foi realizado a pedido do Diretor de Futebol de Santo André, Juraci Catarino, um jogo de confraternização entre a comissão técnica do Santo André e a equipe formada pelo jacutinguense Eduardinho, num jogo muito disputado terminou 5x4 para os donos da casa.
A equipe jacutinguense foi formada por Antônio, Vagner, Natan, Adilson, Eduardo, Moreno, Nei, Fileti e Popo.

Por Juanito Rodrigues

EMPRESAS E IMPOSTOS

Colaboração:
ESCRITÓRIO CONTÁBIL JACUTINGA
JOSÉ ADALBERTO CAPARELLI CRC.MG 106.153
ANTÔNIO CESAR CAPARELLI CRC.MG. 40617

Como o nosso propósito é abordar assuntos relacionados a EMPRESAS E IMPOSTOS, esta semana vamos falar sobre EMPRESAS.
A maioria das pessoas que nos procuram para abrir um empresa, fazem a seguinte pergunta: O que é melhor: uma firma individual ou uma sociedade limitada?
Em primeiro lugar, esclarecemos ao futuro empresário que a firma individual é para quem não possui sócio, já a sociedade, seja simples ou limitada, é para os empresários que se organizam em duas ou mais pessoas com a finalidade de explorar um determinado ramo de negócio, logo, o melhor é organizar a empresa de acordo com sua realidade.
A principal diferença entre as duas formas de empresas é a seguinte:
EMPRESA INDIVIDUAL: Nesta natureza jurídica de organização empresarial, os bens particulares do empresário se confundem com os bens da empresa e, em caso de quebra, falência, insolvência os bens particulares do empresário são utilizados para garantir e quitar as dívidas que foram deixadas pelo negócio que não deu certo, ou seja, o empresário terá que desfazer do seu patrimônio particular até o montante que for necessário para quitar todas as dívidas da empresa.
SOCIEDADE EMPRESÁRIA LIMITADA: Nesta natureza jurídica de organização empresarial, a responsabilidade de cada sócio é limitada ao valor do capital que estiver integralizado na empresa. Isto quer dizer que em caso de quebra, falência não fraudulenta, insolvência, a responsabilidade de cada sócio está limitada ao valor do seu capital integralizado, ou seja, se os bens da empresa não forem suficiente para quitar as dívidas da própria empresa, os bens particulares dos sócios só serão utilizados até o valor do seu capital. EXEMPLO:
CAPITAL INTEGRALIZADO NA EMPRESA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 10.000,00
VALOR DO PATRIMÔNIO PARTICULAR DO SOCIO . . . . . . . . . . . . . R$ 200.000,00
DÍVIDA DA EMPRESA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 200.000,00
Proporcionalmente a sua participação na empresa, este sócio perderia apenas R$ 10.000,00 do seu patrimônio particular. Vale lembrar aqui que esta limitação não se aplica no caso de bem dado espontaneamente em garantia de empréstimos, ou dívidas.
Toda e qualquer atividade empresarial envolve risco e assim sendo, por dar mais segurança ao empresário, protegendo seu patrimônio particular, esta natureza jurídica foi instituída com a finalidade de incentivar a criação de empresas e gerar riquezas para o país.
DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURIDICA: A empresa deve ser administrada dentro das normas legais com a manutenção regular de uma contabilidade e com boas intenções, pois existe também a desconsideração da personalidade jurídica para ser aplicada quando o empresário age em desacordo com a lei, ou com intenção de causar prejuízos, inclusive quando a empresa é mal administrada. Não vamos entrar nos detalhes desta questão, mas o fato é que esta possibilidade esta prevista no novo código civil lei 10.406/2002, e uma vês que a justiça acatar um pedido de desconsideração da personalidade jurídica, os bens particulares dos sócios serão utilizados sem limite para garantir e quitar o pagamento dos credores das dividas deixadas pela sociedade.

EDITORIAL

Você faz a história, a Gazeta registra!

Na euforia das festividades de 1º janeiro (Dia da Confraternização Mundial), a nossa querida Gazeta de Jacutinga comemorou seus 81 anos de circulação ininterrupta, o que faz deste veículo de comunicação um patrimônio de nossa estância hidromineral.
Conseguimos atravessar mais um ano, graças à dedicação de muitos, em especial de nossos assinantes, que sempre fizeram deste semanário o órgão oficial e mais respeitado de nosso município.
As dificuldades existiram, mas com muito trabalho, luta e profissionalismo, conseguimos superá-las. As críticas só nos fizeram crescer e fortalecer ainda mais.
Podemos assegurar que em momento algum plantamos notícias falsas, invenções ou sensacionalismo. Sempre nos pautamos pela verdade dos fatos.
Agradecemos a Deus por mais um ano passado juntos e renovamos nossos pedidos para que você, nosso assinante, renove sua assinatura e, continue conosco nessa caminhada da informação.
Em fevereiro próximo vamos iniciar nosso trabalho de renovação de assinaturas.
Você, leitor, que ainda não é assinante, faça a sua assinatura e fique por dentro das notícias de nossa cidade, da região, do Barsil e do mundo. Lembremo-nos de que você faz a história e a Gazeta nos seus 81 anos, registra!
Fazemos valer um jargão de décadas em nossa cidade sobre o nosso semanário que diz: “A Gazeta de Jacutinga, você não leu, não sabe o que aconteceu!”

EDITORIAL

Você faz a história, a Gazeta registra!

Na euforia das festividades de 1º janeiro (Dia da Confraternização Mundial), a nossa querida Gazeta de Jacutinga comemorou seus 81 anos de circulação ininterrupta, o que faz deste veículo de comunicação um patrimônio de nossa estância hidromineral.
Conseguimos atravessar mais um ano, graças à dedicação de muitos, em especial de nossos assinantes, que sempre fizeram deste semanário o órgão oficial e mais respeitado de nosso município.
As dificuldades existiram, mas com muito trabalho, luta e profissionalismo, conseguimos superá-las. As críticas só nos fizeram crescer e fortalecer ainda mais.
Podemos assegurar que em momento algum plantamos notícias falsas, invenções ou sensacionalismo. Sempre nos pautamos pela verdade dos fatos.
Agradecemos a Deus por mais um ano passado juntos e renovamos nossos pedidos para que você, nosso assinante, renove sua assinatura e, continue conosco nessa caminhada da informação.
Em fevereiro próximo vamos iniciar nosso trabalho de renovação de assinaturas.
Você, leitor, que ainda não é assinante, faça a sua assinatura e fique por dentro das notícias de nossa cidade, da região, do Barsil e do mundo. Lembremo-nos de que você faz a história e a Gazeta nos seus 81 anos, registra!
Fazemos valer um jargão de décadas em nossa cidade sobre o nosso semanário que diz: “A Gazeta de Jacutinga, você não leu, não sabe o que aconteceu!”

DATA VÊNIA

Começar de Novo

O espocar dos últimos fogos de artifícios na virada do ano nos deixa cheios de esperança de que, agora, tudo vai melhorar. O brilho no olhar das pessoas, e o sorriso aberto com que nos desejavam muita saúde, paz e felicidade para 2008, nos deram a certeza de que este será um ano de vitórias em todos os campos em que batalharmos, ainda mais se nessas batalhas tivermos Deus como nosso general e acreditarmos que Ele está sempre no controle de nossas vidas.
Segundo a tradição, após o Dia de Reis (seis de janeiro), as pessoas recolhem seus presépios, desmancham as árvores de Natal, os enfeites das praças, das ruas e lojas são também recolhidos e, cuidadosamente, guardados para o ano próximo. Então, lentamente retornamos à rotina de nosso prosaico dia-a-dia, graças a Deus!
Mas a esperança que se reacende em nossos corações, todos os anos, com o nascimento de Jesus deve nos acompanhar porque sabemos, pela fé, que aquela criança, que nasceu num estábulo, (já nos dando exemplo de humildade), um dia voltará e descerá de Seu Reino, não como um fragilizado ser, mas com todo Seu Esplendor, Poder, Honra e Glória para nos levar consigo, conforme Sua promessa.
No Ano Novo, fazemos muitos planos, traçamos muitas metas para alcançarmos, mas nos esquecemos de que a única certeza absoluta que temos na vida, é a certeza da morte. Mas, não é por isso que devemos nos entregar e achar que nada vale a pena. Jesus mesmo nos disse que, se Ele venceu a morte, nós também poderemos vencê-la e é, somente em Suas Verdades, que encontraremos o caminho da felicidade. “Crê no Senhor Jesus e serás salvo”. At.16.31.
E é só assim que poderemos cantar a música de Ivan Lins, que é o título deste texto, com alegria confirmando que “Começar de Novo Vai valer a pena...” Aleluia!
CLÉLIA FONSECA DE CARVALHO

Carnaval 2008 será na Imigrantes

Pode parecer que estamos adiantando o tema, mas não, o Carnaval está a acontecer há poucos dias. Ou seja, será realizado de 2 a 5 de fevereiro próximo.
Nesta semana, já fomos buscar informações sobre a maior festa popular do Brasil. Em nossa cidade, mais uma vez, o Carnaval será realizado na Avenida dos Imigrantes.
A excelente e competente Banda Prisma já está ensaiando e será a responsável pela alegria geral dos foliões na avenida.
A bateria da Escola de Samba “Unidos de Jacutinga” já está ensaiando o batuque, que irá acompanhar a letra e melodia do nosso compositor e intérprete Celso Ariza, cuja competência dispensa comentários.
Já ouvimos, em primeira mão, a gravação do samba/enredo 2008, de Celsão, que traz como tema “Aquarela em Jacutinga”, cujo teor relata seus vales, montanhas, arquitetura, água mineral, leite, café... e, principalmente, o sorriso da moça mais bela.
Com tudo isso, já fica a expectativa de um excelente carnaval como é realizado nos últimos anos em nossa querida Jacutinga.

Baile à Fantasia será no próximo sábado, dia 19

A partir das 23h30 do próximo sábado, dia 19, será realizado no Clube de Campo Leão da Fronteira, um dos mais esperados eventos de Jacutinga e região: Baile à Fantasia.
Segundo a direção do clube, a expectativa é de 1500 pessoas participem desse evento. É obrigatória que as pessoas estejam trajadas à fantasia. A dica é para que todos utilizem a criatividade.
Os ingressos estão sendo comercializados no Clube de Campo Leão da Fronteira e Clube Lítero da seguinte forma: 1º lote = R$ 15,00 + flyer; 2º lote = R$ 20,00 + flyer. Na hora do baile, o ingresso terá outro custo.
Informações pelos fones: (35) 3443-1315 / 3443-4072.

PARÓQUIA EM FOCO

Jesus não precisava receber o batismo de João. Pois tratava de batismo para o perdão dos pecados (Mt 3,6; Mc 1,5). Então, por que Jesus se apresenta para o batismo de João? “Para cumprir toda justiça”, esclarece o próprio Jesus.
Note-se um detalhe: depois que Jesus sai da água é que o céu se abre, o Espírito Santo desce sobre Ele e o Pai o declara Filho amado, que muito lhe agrada. Essa expressão é tirada do salmo 2,7 (Servo fiel, amado por Deus e cumpridor do seu projeto). Isso significa que o autêntico batismo de Jesus se dá quando o Espírito Santo desce sobre Ele, capacitando-O para a missão de “cumprir toda justiça”.
A partir daí Jesus retira-se para o deserto para só depois iniciar sua vida pública.
Portanto, o batismo de Jesus diz respeito à sua missão: cumprir toda justiça, fazendo o reinado de Deus efetivar-se na história da humanidade. Mas Ele não pretende realizar isso sozinho; essa missão envolve a todos: o Pai, o Espírito, João Batista, os discípulos, você, eu e todos que sonhamos com um mundo melhor e mais justo.
Todos nós fomos batizados, mas é preciso mais que isto: precisamos acolher a voz de Deus e assumir com Cristo a missão de fazer o Reino acontecer através de nossas boas atitudes, comportamentos, etc. Daí o batismo ser uma decisão séria, muito séria. Não podemos passar pela vida como pessoas que não tem missão alguma. Todos nós temos uma missão a cumprir. Se você ainda não descobriu a sua, procure ver nas pessoas, nos acontecimentos do dia-a-dia que perceberá o que Deus quer de você.
Ana Maria de Andrade Silva
Pela Pastoral do Batismo

NORMAS E ORIENTAÇÕES SOBRE O
SACRAMENTO DO BATISMO:

AOS PAIS:

Þ A criança com mais 7 anos, deverá ser encaminhada a participar primeira da Catequese no seu setor de origem
Þ Os pais devem ser casados na Igreja;
Þ Os pais devem escolher padrinhos católicos praticantes;
Þ Não convidar pessoas de outras seitas ou religiões para padrinhos.
Þ Participar da Missa do 1º sábado às 19h30, para a Apresentação da Criança à Comunidade, na Igreja Matriz


AOS PADRINHOS:

Não poderão ser padrinhos:
Þ pessoas amasiadas;
Þ pessoas casadas só no civil;
Þ pessoas divorciadas e recasadas;
Þ casais de outras religiões ou seitas;
Þ menores de 16 anos;
Þ pessoas que ainda não tenha recebido a 1ª Eucaristia e a Crisma

Observação: aconselha-se que não se escolha padrinhos com mais de 60 anos.

AOS PAIS E PADRINHOS:

Þ devem fazer a Catequese Batismal para se prepararem para a Celebração do Batismo de seu filho ou afilhado;
Þ devem procurar o catequista do Batismo do seu setor e marcar data e horário dos encontros;
Þ devem fazer a inscrição para o batizado, durante a semana, no Escritório Paroquial, levando a Certidão de Nascimento da Criança e o Comprovante da Catequese e a taxa de R$ 25,00;
Þ Os batizados são realizados todo 2o domingo de cada mês, às 11h, na Igreja Matriz; nas Comunidades onde houver missa; no Santuário somente no 3º domingo; e no São Francisco, somente no 4º domingo;
Þ Se a criança for de outra paróquia, deverá ser apresentada a licença do Pároco da Paróquia da criança, bem como o comprovante de participação, dos pais e padrinhos, no Encontro de Preparação para o Batismo;
Þ Para maiores esclarecimentos, entrar em contato com um dos catequistas do Batismo ou pedir informações no Escritório Paroquial.

SUGESTÃO: Antes de batizar seu filho ou seu afilhado procure fazer uma boa confissão e participar de uma Missa nesta intenção.

AGENDA DA SEMANA
Sábado, dia 12 de janeiro
19h30 – Missa na Igreja Matriz
19h30 – Missa na Comunidade Senhor Bom Jesus em Albertina

Domingo, dia 13 de janeiro
8h – Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida no São Francisco
10h – Missa com crianças na Igreja Matriz
18h – Missa na comunidade São Judas Tadeu
19h30 – Missa na Igreja Matriz

Quarta-feira, dia 16 de janeiro
11h15 - Missa na Igreja Matriz

Quinta-feira, dia 17 de janeiro
14h – Missa na Capela do Asilo
19h30 - Abertura do Tríduo em louvor a São Sebastião em São Sebastião dos Robertos.
Regiões convidadas: 01,03 e 07

Sexta-feira, dia 18 de janeiro
19h30 – Missa com presença da Capelinha da Mãe Rainha, na Igreja Matriz – Responsável pela Liturgia: Zeladoras da Região 04
19h30 – 2º dia do Tríduo em louvor a São Sebastião em São Sebastião dos Robertos.
Regiões convidadas: 05 e 09

Sábado, dia 19 de janeiro
19h30 – Missa na Igreja Matriz
19h30 – 3º dia do Tríduo em louvor a São Sebastião em São Sebastião dos Robertos.
Regiões convidadas: 04,08 e 10

COMUNICADOS

- Comunicamos a todos que as missas na Comunidade Nossa Senhora Aparecida serão no 1º, 3º e 5º domingo do Mês e as missas na Comunidade São Francisco serão no 2º e 4º domingo do Mês, às 8h da manhã .

- A Escola Bíblico-Teológica será reestruturada e acontecerá às quartas-feiras, com um módulo por mês, sendo estes ministrados pelos padres do Setor Mogi e outros. As inscrições estão abertas na secretaria Paroquial no horário de expediente que já está funcionando das 8 às 17h.

- Lembramos ao interessados que por ser a Quaresma um tempo de penitencia e de recolhimento não teremos batizados, nem na Matriz e nem nas Comunidades. Em janeiro, será no dia 13 e o próximo será no domingo de Páscoa dia 23 de março.
- Os batizados na comunidade Santuário serão somente no 3º domingo e no São Francisco serão no 4º domingo do Mês.
- A todos aqueles e aquelas que participam das diversas pastorais e Movimentos, lembramos que todas as reuniões que aconteciam às quartas-feiras, foram transferidas para quinta-feira, respectivamente.

PROGRAMAÇÃO DE MISSAS NAS COMUNIDADES RURAIS E URBANAS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2008

COMUNIDADES
FEVEREIRO
REGIÃO 01

ALBERTINA
TODO SÁBADO ÀS 19H30
SANTA CLARA
SÁBADO DIA 23
ESPÍRITO SANTO
SÁBADO DIA 02
ABERTÃO CIMA
SÁBADO DIA 09
REGIÃO 02

SÃO JUDAS
TODO DOMINGO ÀS 18H
MONS. DUTRA
TERÇA-FEIRA DIA 19
SANTA ROSA
TERÇA-FEIRA DIA 26
STECCA
QUARTA-FEIRA DIA 20
REGIÃO 03

SANTA CRUZ
SEXTA-FEIRA DIA 15
VIEIRA
SEXTA-FEIRA DIA 22
BOM CONSELHO
SÁBADO DIA 02 E 16
REGIÃO 04

SÃO FRANCISCO
DOMINGO DIA 10 E 16
FAZ. ADOLFO
TERÇA-FEIRA DIA 19
STA. TEREZINHA
QUINTA-FEIRA DIA 07
SANTUÁRIO
DOMINGO DIA 03 E 17
REGIÃO 05

GUADALUPE
DOMINGO DIA 17
SÃO BENEDITO
DOMINGO DIA 10
VILA NAZARÉ
DOMINGO DIA 24
CÉSAR MATILE
QUARTA-FEIRA DIA 27
LABEGALINI
QUARTA-FEIRA DIA 20
REGIÃO 07

BOM CAFÉ
QUINTA-FEIRA DIA 14
SAPUCAÍ NOVO
SEXTA-FEIRA DIA 15
SAPUCAÍ VELHO
DOMINGO DIA 03
REGIÃO 08

SERRA MORENA
SEXTA- DIA 01
FUBÁ
QUINTA-FEIRA DIA 21
APARECIDINHA
SEXTA-FEIRA DIA 22
REGIÃO 09

MACHADO BAIXO
QUARTA-FEIRA DIA 27
MACHADO CIMA
TERÇA-FEIRA DIA 12
SÃO LUIZ
SÁBADO DIA 9 E 23
REGIÃO 10

RIBEIRO
TERÇA-FEIRA DIA 26
CROCHIQUIA
SEXTA-FEIRA DIA 01
REGIÃO 11

S. S. ROBERTOS
QUINTA-FEIRA DIA 07 E DOMINGO DIA 24
MISSA NA MATRIZ
TODO SÁBADO ÀS 19H30
TODO DOMINGO ÁS 10H E AS 19H30
*********
QUARTA-FEIRA DIA 13 – 19H30 – MISSA EM LOUVOR A SANTO ANTÔNIO, AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 137 ANOS DA PARÓQUIA E AULA INAUGURAL DA ESCOLA BÍBLICO-TEOLÓGICA
– REGIÃO RESPONSÁVEL = 09
*********
DIA 18 – MISSA EM LOUVOR A MÃE RAINHA COM PRESENÇA DAS CAPELINHAS –
REGIÃO RESPONSÁVEL – 05
**********

PROCLAMAS
COM FAVOR DE DEUS, SEGUNDO O CÂNON 1067, QUEREM CASAR-SE:

DANIEL FERRADOZA E TATIANE CAVACINI
Ele, solteiro, filho de Daniel Ferradoza e de Célia Maria de Melo Ferradoza
Ela, solteira, filha de Marcos Cavacini e de Cleuza Lopes Pereira Cavacini

QUEM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO ESTÁ OBRIGADO, CONFORME O CÂNON 1069 DO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO, A DENUNCIÁ-LO À AUTORIDADE ECLESIÁSTICA

UM GIRO PELO EXECUTIVO

Na tarde de terça-feira passada, dia 8, nossa reportagem foi dar um giro no Paço Municipal, em especial, no Departamento de Obras para conferir o que pode pintar de obra pública no decorrer de 2008. Na oportunidade, entrou o Chefe do Executivo, Sr. Darci de Morais Cardoso e passou-nos a informação abaixo:

PSF, Creche e Quadra Poliesportiva no Verde Vale
“Está em processo de licitação a construção de um PSF com 260, 78m2, uma Quadra Poliesportiva com 650 m2 e Creche Infantil com 240m2 no bairro Jardim Verde Vale”, falou Darci Cardoso.

Água da Serra
“Está sendo construído um reservatório lá nos Lucatellis para armazenar um torno de 8 milhões de litros d’ água. Dentro de 30 dias vamos abrir a licitação para aquisição dos canos para ser utilizados no encanamento da nova captação até a Estação de Tratamento que, após passar por reestruturação, está apta para receber a água da serra, que será distribuída à população”, enfocou o Chefe do Executivo.

Iluminação nos Vieiras
Estamos marcando uma data com a CEMIG para assinar o contrato para iluminação do Bairro Estância dos Vieiras; com isso, iremos atender ao pedido dos moradores”, enfatizou o prefeito.

Novo Jardim do Balão da Minas Gerais
“Há poucos dias fizemos a nova jardinagem do balão da Avenida Minas Gerais, que há tempos era questionada pela população. Transformamos aquele balão num local agradável, ali plantamos muitas flores e ficou muito bonito”, resumiu o Chefe do Executivo.