segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

BRASIL RADAR

Lobos e Cordeiros

Não sei se justa ou injustamente, nas lendas, histórias infantis, etc., o lobo é sinônimo do mal e o cordeiro do bem, da inocência. Já se disse até que dentro de cada um de nós convivem os dois, manifesta-se mais aquele que mais alimentamos.
Nossa vida política está repleta de lobos, e nós, contribuintes e pseudo-cidadãos, ficamos com o papel de cordeiros. E quando alguém vai viver no mundo dos lobos, ou se transforma em um deles ou tem muita dificuldade de adaptar-se, fica meio sem “turma”, pode ser devorado pelos lobos. E o “transformar-se em lobo” confirma o que dissemos anteriormente: ambos convivem dentro de nós, alimentamos, damos espaço em nossa vida, àquele que quisermos.
Nossa reflexão inicial nos faz chegar até a recente nomeação do ministro Lobão, que poderia ser apenas mais uma na longa fila dos empossados, mas ficou diferente com a fala do Presidente Lula. Lula fez uma contundente defesa do Ministro empossado, como exemplo de político para o Brasil. Nem que se descubra que Lula foi o idealizador do mensalão, sua biografia ficará pior do que a defesa que o Presidente faz de gente que ele passou a vida inteira criticando.
Somos obrigados a desconfiar, frente a esta palavra, se o Presidente está agindo com o pragmatismo de seus antecessores, que , obrigados a conviver com essa gente, passaram a elogia-los, ou se o Presidente realmente pensa que coronéis com o ex-Presidente Sarney e seu capatazes como o agora Ministro Lobão são “gente boa”.
Se a primeira alternativa pode ter alguma justificativa, a segunda se apresenta como uma grande decepção.
Mais decepcionado ficamos quando constatamos que o Lobão filho, que assume o lugar do pai como suplente sem ter tido um voto sequer (parece monarquia, mas é comum no Senado, o Senador Antônio Carlos Magalhães, que faleceu recentemente, também deixou a vaga para o filho), está perfeitamente adaptado ao ambiente que vai passar a frequentar, afinal o Senado está repleto de lobos.
E ainda tem mais, a mãe do novo Senador e mulher do novo Ministro também tem cargo, é deputada federal. A família se muda para Brasília com todos eleitos.
O povo brasileiro tem fama de ordeiro e trabalhador, pacífico, muito próximo da imagem de cordeiro. Mas cordeiros votam em lobos? Sim dois grupos de cordeiros votam em lobos. Primeiramente os que já se transformaram em lobos internamente, conservando apenas a aparência dos cordeiros, aparência enganadora e facilmente revelada, bastando a observação dos hábitos, o mais fácil dos observáveis é o hábito de comer cordeiros. O outro grupo é o dos cordeiros cegos, que por um motivo ou outro não conseguem ver, apesar de olhos abertos.
Em resumo, meia dúzia de lobos fazendo o que quer com uma população inteira de cordeiros. O que fazer?
Abrir os olhos de quem está cego e aprender a reconhecer os lobos, não pela sua aparência, pela sua propaganda, mas pelos seus hábitos.

Pensamentos
A dor
“Como aliviar a dor do que não foi vivido? Se iludindo menos e vivendo mais!
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.
A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.” (autor desconhecido)

O saber
“O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes”

Cora Coralina
A Solidariedade
“Pegue seu sorriso e presenteie a quem nunca teve um.
Descubra uma fonte e banhe quem vive na lama.
Use sua valentia e dê força e ânimo a quem não sabe lutar.
Tenha esperança e viva em sua luz.
Descubra o amor e passe a conhecer o mundo.
Pegue um raio de sol e faça-o brilhar onde reina a escuridão.
Pegue uma lágrima e ponha-a no rosto de quem nunca chorou.
Descubra a vida e ensine-a a quem não sabe entendê-la.
Pegue a sua bondade e dê-a a quem não sabe dar!”
Mahatma Gandhi

Nenhum comentário: