segunda-feira, 31 de março de 2008

PARÓQUIA EM FOCO

Paróquia em Foco

FELIZ PÁSCOA! FELIZ VIDA!

Mais uma vez celebramos a Páscoa e celebrar a Páscoa é celebrar a vida nova e com ela a necessidade de uma constante conversão. O cristão precisa sempre estar buscando esta vida nova em Cristo. Assim, quero fazer um paralelo entre o sentido da Páscoa e a Campanha da fraternidade deste ano “Escolhe, pois, a vida (Dt 30,19)”. Existe uma canção de Gonzaguinha que nos diz bem isto:
“E a vida? E a vida o que é diga lá, meu irmão? Ela é a batida de um coração? Ela é uma doce ilusão? Mas e a vida? Ela é maravilha ou é sofrimento? Ela é alegria ou lamento? O que é o que é meu irmão?” (Gonzaguinha)
Nesta Quaresma, a pergunta de Gonzaquinha foi dirigida a Jesus. E a resposta nos veio pela Páscoa: a vida humana é tão importante, que ela mereceu uma ressurreição. Páscoa é VIDA, com letras maiúsculas. Ela nos revela que a vida não se explica por um amontoado químico de células. Há um mistério mais profundo, o único capaz de explicar a sede que o ser humano sente de viver sempre mais.
A vida é primeiramente um presente de Deus, um sopro divino que coloca no âmago de um embrião humano uma alma imortal. É da união da alma com este embrião que surgue o mistério de uma vida verdadeiramente humana. Ela só existe porque foi penetrada pelo divino. A partir desse instante de criação divina, feita com infinito amor e ternura por Deus, a vida humana torna-se imortal. Ela tem um início, mas já não terá fim. Sua meta natural é chegar ao mergulho total na vida divina da Trindade santa e existir por toda a eternidade.
A vida é sempre um bem. Ainda que concebida erradamente, ela jamais será um mal. Por isso, mais do que direito, gerar uma vida nova é um dom, que coloca o casal humano como parceiro de Deus. No rosto de cada criança, espelha-se facilmente o mistério da presença do próprio Deus. E esta vida nova traz dentro de si uma sacralidade e uma dignidade, que nada e ninguém jamais podem se julgar com direito a violar. Sua existência só pode ser condicionada pela fragilidade do seu próprio corpo, nunca por fatores externos, que tentem violentá-la. Seu direito de nascer, de crescer, de envelhecer e até de morrer brota da alma imortal que foi lhe dada por Deus.
Assim como Jesus, cada ser humano vive a sua Páscoa, ou seja, a sua passagem pela história humana. E Jesus nos revela que o dom da vida é tão sagrado, que Ele nos faz celebrar a Páscoa como participação do dom da sua Ressurreição. Afinal, a passagem do Verbo divino pela história humana não foi mais do que uma ato da misericórdia divina para resgatar a vida humana de suas limitações do mal e da morte. Em seu corpo humano, solidário com todos os seres humanos, Ele faz com que o amor vença o ódio e a vida vença a morte.
O canto de Aleluia do sábado pascal é um grito à Vida nova, oferecida como presente a todos nós. Uma vida que não mais se realiza através dos bens, do poder e da fama, que vai conquistando ao longo de sua rápida existência, em geral à custa de vidas alheias. É um vida nova, que busca a paz, a luz, o amor e a verdade. Ela se alimenta de uma esperança que vai além da fronteira de sua existência terrena. Enfim, é uma vida que já não é quantidade, mas qualidade.
“Escolhe, pois, a Vida!” Eis o desafio que nos é lançado pela Campanha da Fraternidade. É o mesmo que dizer: “Escolhe, pois, a Páscoa!” A vida não existe para ficar crucificada, jamais. O dom da vida, porém, não é individualista. Ela só é vida, quando é comunicação com todos e com tudo o que manifesta vida em nosso planeta. A vida é sempre com-vida, convivência, solidariedade. Quem sacrifica a vida alheia, morre também. Quem partilha a vida, cresce no seu viver.
Por isso, quando nos saudamos com o abraço de “Feliz Páscoa!”, estamos desejando de coração “Feliz Vida!” E com toda certeza, podemos cantar com as crianças de Gonzaguinha: “Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a alegria de ser um eterno aprendiz”. Um eterno aprendiz da vida, dom divino que vai durar para sempre.
O bom cristão celebra a Páscoa o ano todo buscando aperfeiçoar sua vida através do compromisso com Deus e com o irmão de caminhada.
Agradeço a todos que colaboraram e participaram conosco nesta semana santa.
FELIZ PÁSCOA, FELIZ VIDA

Pe. Sebastião Camilo de Almeida



AGENDA DA SEMANA

Sábado dia 29 de março
15h – Reunido dos Monitores, na Igreja Matriz
19h – Missa na Igreja Matriz
19h30 – Missa na Comunidade Senhor Bom Jesus em Albertina
19h – Missa na Comunidade São Francisco

Domingo dia 30 de março
8h – Missa com 1ª Eucaristia dos Catequizandos, na Comunidade Santuário
8h – Missa com 1ª Eucaristia dos Catequizandos, na Comunidade Sagrada Família na Vila Nazaré
8h – Início do Retiro dos Ministérios Litúrgicos, na Casa da Criança
10h – Missa com 1ª Eucaristia dos Catequizandos na Igreja Matriz
18h – Missa com 1ª Eucaristia dos Catequizandos, na Comunidade São Judas Tadeu
19h – Missa na Igreja Matriz


Terça-feira dia, 1º de Abril
19h – Missa na Comunidade São José no Stecca
19h – Missa na Residência de Mariléia Grossi, á rua Sebastião de Oliveira, 25, na Vila Esperança
19h – Missa na Comunidade Bom Café

Quarta-feira, dia 2 de Abril
11h15 - Missa em louvor a Santo Antônio na Igreja Matriz
19h30 – Aula da Escola Bíblico-Teológica, na Igreja Matriz
19h – Missa na Comunidade Santa Terezinha
19h – Missa na Comunidade Serra Morena

Quinta-feira, dia 3 de Abril
14h – Missa na Capela do Asilo
19h – Missa na Comunidade Espírito Santo em Albertina
19h30 - Reunião dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística na Igreja Matriz

Sexta-feira, dia 4 de Abril
1ª sexta-feira do Mês
17h – Exposição do Santíssimo e Adoração até às 19h, na Igreja Matriz
19h – benção do Santíssimo e Missa na Igreja Matriz
19h – Missa na Comunidade do Crochiquia

Sábado, dia 5 de Abril
14h – Reunião com a Coordenação da Pastoral da Criança, na Igreja Matriz
15h – Caminhada com o Cruzeiro saindo da Igreja Matriz até o Sitio do Toninho Roque com Missa em seguida
19h – Missa na Igreja Matriz
19h – Missa na Comunidade São Luís
19h30 – Missa da Solenidade de São José Patrono Universal da Igreja, na Comunidade Senhor Bom Jesus em Albertina

COMUNICADOS
Þ Avisamos às comunidades e todo povo que a partir da semana Santa TODAS as Missas, inclusive na Igreja Matriz da noite serão às 19h, com exceção apenas do São Judas que é às 18h.

Þ Encontro com todos os Animadores dos Círculos Bíblicos, terça-feira dia 08 às 19h30, na Igreja Matriz

Þ Reunião do CPP, quinta-feira dia 10 de abril às 19h30, na Igreja Matriz

Þ ROMARIA PAROQUIAL PARA O SANTUÁRIO DA MÃE RAINHA, dia 22 de novembro de 2008. Convidamos as pessoas que estão acostumadas a organizar Romarias e fazer as lotações dos ônibus que junte se a nós e possamos fazer uma bonita manifestação de nossa fé na devoção à nossa querida Mãe Maria. Favor entrar em contato com Alan, coordenador do Movimento Mãe Rainha no telefone- 3443-2122. Convidamos também todo povo em geral que participe conosco desta Romaria.

Þ Lembramos a todos os inscritos na Escola Bíblico Teológica que nesta quarta-feira dia 02 iniciará novo modulo com Introdução às Sagradas Escrituras com Pe. Clemildes. Não faltem.
PROCLAMAS

COM FAVOR DE DEUS, SEGUNDO O CÂNON 1067, QUEREM CASAR-SE:

ALEXANDRE SALVARANI E KEILA BEATRIZ CARVALHO
Ele, solteiro, filho de Eladio Salvarani e de Maria Antonia Osti Salvarani
Ela, solteira, filha de Azor Alves de Carvalho e de Hermínia Maria Sartori Carvalho

MARIO SERGIO CORREA E IVONE DA CONCEIÇÃO GOULART
Ele, solteiro, filho de Joaquim Correa da Silva e de Maria Amélia Ribeiro Silva
Ela, solteira, filha de Jaime Moraes Goulart e de Teresina de Paula Goulart

QUEM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO ESTÁ OBRIGADO, CONFORME O CÂNON 1069 DO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO, A DENUNCIÁ-LO À AUTORIDADE ECLESIÁSTICA

Nenhum comentário: