segunda-feira, 19 de novembro de 2007

CÂMARA EM FOCO

Sessão da Câmara em Foco

Fique por dentro de alguns projetos e assuntos discutidos na 17ª reunião ordinária realizada na noite de terça-feira, dia 13.

Reajuste aos servidores do Legislativo
Foi aprovado em 1º turno o Projeto de Lei 037/2007, que dispõe sobre reajuste salarial mensal em 10, 01% aos servidores públicos da Câmara Municipal, ativos e inativos, efetivos e comissionados.

Guarda Mirim em Jacutinga
Através da Representação 052/2007, o Vereador Ronaldo Israel de Vasconcelos (PMDB), solicita que seja encaminhado ao Secretário Municipal de Habitação e Ação Social, José Alex Orrú, que seja implantado em nossa cidade a formação da Guarda Mirim.
Vasconcelos ressaltou tratar-se de um programa sócio-educativo de atendimento qualificado ao adolescente de ambos os sexos, com objetivo de formação profissional, tornando-os mais responsáveis e cidadãos de respeito. Aprovado por unanimidade.

Oradores Inscritos
Fizeram uso da palavra, como oradores inscritos, os vereadores Jorge da Silva (DEM), Luiz Carlos Crivelaro (PT), João Batista Lupinacci (PP) e Homero Luiz Nardini (DEM).

Quadra da Vila Esperança e Jornal da Câmara
O vereador petista Crivelaro enfocou que a construção da quadra esportiva na Vila Esperança tem sido alvo de investigação da Câmara, uma vez que o recurso destinado a sua construção é proveniente de Furnas. Pediu para que o jornal, que segundo ele é pago pela Câmara, deveria colocar as realizações e feitos da Administração Municipal. Pediu para que o Natan, ex-presidente da Associação dos Moradores da Vila Esperança e Bom Conselho, tenha a oportunidade de usar a tribuna da Câmara sobre o caso.
O vereador Panizolo (PCdoB), enfocou que o jornal da Câmara foi licitado e que o Crivelaro deveria falar com o jornalista Salvarani.

Coleta de Lixo, Saúde local, Combustíveis e CPI’s
- O vereador Panizolo fez duras críticas ao atendimento na saúde local, defendeu o ex-prefeito Nenê Pieroni e pediu para que toda vez que um vereador acusar um ex-prefeito deve citar o nome do mesmo. Falou que atual prefeito responde por quatro improbidade administrativa.
- O vereador João B. Lupinacci “Carneirinho” fez defesa ao ex-prefeito Nenê Pieroni, que segundo ele, vem sendo massacrado pela atual administração e disse que esta é o melhor cabo eleitoral do ex-prefeito. Fez comentários sobre o panfleto que foi distribuído pelas ruas da cidade, alegando que o mesmo poderia rejeitar as contas do atual do prefeito. O vereador pepebista criticou o sistema de abastecimento de combustível da Prefeitura. Falou que a situação tem paixão por Jacutinga.
- O vereador Homero Nardini (DEM) fez duras críticas sobre o sistema de abastecimento da Prefeitura e falou do andamento das CPI’s da Prefeitura, na Casa Legislativa.

“Paixão por Jacutinga”
O petista Crivelaro respondeu ao vereador “Carneirinho” que tem paixão por Jacutinga e, que, todas as vezes que ele apurou denúncias, ingressou com as mesmas e provou. Informou cumpre à risca o seu papel de legislador e fiscalizador da lei.

“Barrada no Baile”
A vereadora petista Vera Lúcia Perugini Cruz foi para sessão com seu pronunciamento como oradora inscrita e foi informada durante a sessão que seu nome não constava entre os oradores. Ela informou ao presidente da Câmara que havia feito a inscrição com a secretária da Casa Legislativa. O presidente respondeu que o responsável pela inscrição é o secretário da mesa diretora. A vereadora bem que tentou, mas não foi desta vez que ela falou.

Abono aos professores do Fundeb
Foi aprovado em 1º turno o Projeto de Lei Complementar 006/2007, do Poder Executivo, que concede Abono no valor de R$ 800,00 aos professores do Fundeb. O repasse será em dezembro de 2007. O assunto gerou muita discussão, mas foi aprovado em 1º turno.

Nenhum comentário: