segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

DIREITO DE RESPOSTA

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Os cinco vereadores que compõem o Bloco da Oposição/Maioria na Câmara Municipal de Jacutinga, eleitos democraticamente através do voto, vêm a público esclarecer algumas distorções e inverdades publicadas na última edição deste conceituado semanário.
Em reportagem intitulada, “Prefeito faz resumo da atual situação da Administração e comenta sobre Remanejamento de 0,5% aprovado na Câmara”, o sr. prefeito Darci de Moraes Cardoso, demonstrou mais uma vez que não está apto à democracia e o respeito a pluralidade de opiniões. Em texto nitidamente produzido por sua assessoria de imprensa, o sr. prefeito aproveitou para novamente atacar e tentar nos denegrir. Ao contrário do que foi publicado, trabalhamos incansavelmente na apreciação do projeto de lei encaminhado pela atual administração que garantirá que os servidores recebam seu 13º salário. Porém, é preciso lembrar que todo projeto deve respeitar os preceitos legais, passando pelas comissões compostas na Casa. Esclarecemos que o citado projeto, não foi entregue na Câmara Municipal “há vários dias”, conforme citou o prefeito na respectiva entrevista. Mais uma vez nos deparamos com um projeto encaminhado à “toque de caixa” e lamentamos o fato do sr. prefeito novamente querer transferir a responsabilidade pelos seus erros de planejamento à Câmara Municipal.
Repudiamos ainda com veemência as declarações do sr. prefeito, no que tange a tentativa de manipulação na informação, tentando jogar a população contra nós vereadores. Desde que iniciou sua gestão, NUNCA O ATUAL PREFEITO FOI À CÂMARA MUNICIPAL BUSCAR O DIÁLOGO. Na prática, o prefeito opta em nos agredir através de pronunciamentos intempestivos através do rádio e também pelo jornal que vem sendo produzido por sua assessoria, fruto de comprovado contrato milionário. Estranhamente, na citada entrevista, o prefeito recorreu às orações, misturando deliberadamente política e religião. Trata-se do típico “santo do pau oco”, pois quem vai ao rádio para nos chamar de “espíritos de porcos”, “bandidos”, incitando a desordem através de declarações como “pegar de pau” nós cinco vereadores, não deve ser a mesma pessoa que ora, tem fé e diz ter Deus em seu coração.
Gostaríamos de esclarecer ainda, que no editorial intitulado “Onde Está o Amor por Jacutinga?”, publicado na mesma edição, não corresponde à verdade a citação de “que a Câmara Municipal cobra muito da atual administração e oferece muito pouco para ajudá-la”. Em primeiro lugar, fomos eleitos para dentre outras funções fiscalizarmos o Executivo. Ressaltamos que em nenhum momento a Câmara Municipal atravancou nenhum projeto de interesse da população jacutinguense. O que o sr. prefeito não entende é que “aquilo que é bom para o interesse de seu grupo político”, pode não ser bom para nossa população”. Agimos e pautamos nossas ações na responsabilidade, na defesa do interesse de nossa população. Portanto, temos que estar sempre atentos na legalidade dos projetos que apreciamos para que posteriormente nenhum cidadão seja prejudicado. O Poder Legislativo tem importância reconhecida pela Constituição Federal e está no mesmo nível de hierarquia dos demais poderes. Em outras palavras, não há submissão ao prefeito.
É notório e público, que muitos projetos encaminhados pela atual administração chegaram à Câmara Municipal contendo diversos erros, que inviabilizavam sua aplicação. Também não podemos ser responsabilizados por erros cometidos pelo Executivo.
Temos neste exato momento mais um exemplo, que é o pagamento do 13º salário dos servidores municipais, que já deveria ter sido previsto e calculado com antecedência. Permita-nos uma pergunta: É essa a competência do administrador que diz medir a “água de acordo com o fubá”?
Ainda sobre o respectivo editorial, concordamos em gênero, número e grau no que tange a citação que atualmente Jacutinga está repleta de “perseguições”. Os processos impetrados pelo sr. prefeito Darci de Moraes Cardoso contra jornais, jornalistas, emissora de rádio, radialista, sindicalista...comprovam realmente que estamos vivendo dias de muita truculência, abuso de poder e vingança. Sindicâncias absurdas foram instauradas com o objetivo de prejudicar funcionários públicos e suas famílias. Isso é democracia? É essa a postura que se espera de um chefe de governo?
Concluindo, lamentamos o fato de “A Gazeta de Jacutinga”, um dos conceituados jornais de nossa cidade não ter respeitado o direito ao “contraditório” que sempre deve nortear a prática do bom jornalismo. Em momento algum, fomos procurados pela reportagem desse semanário para que pudéssemos dar nossa versão sobre as acusações proferidas pelo sr. prefeito. No jornalismo, é preciso “sempre ouvir os dois lados da notícia”. A informação é um direito de todos. Já a desinformação é um instrumento usado por outros, que ao invés de assumirem suas responsabilidades, preferem transferirem os ônus gerados por sua incompetência.
Nós despedimos dos caros leitores e nos colocamos a inteira disposição de nossa população para outros esclarecimentos que se fizerem necessário.

Vereador Agnaldo Roberto de Lima
Vereador Homero Luis Nardini
Vereador João Batista Lupinacci
Vereador Jorge da Silva
Vereador Ricardo Henrique Panizolo

Nenhum comentário: