segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

JACUTINGA É CANDIDATA A SEDE DO JEMG 2008

Coordenadora de Esportes anuncia projetos para o próximo ano

A nossa cidade é candidata a sede dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG - edição 2008 na fase microrregional.
Na semana passada, a coordenadora da Secretaria de Esportes, Rose Ramos, esteve em Belo Horizonte representando o Município no Congresso Técnico de Avaliação do JEMG-2008, realizado no auditório da Faculdade Estácio de Sá.
Na oportunidade, a coordenadora apresentou a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, o projeto que coloca Jacutinga em concorrência com algumas outras cidades.
Na terça-feira (4), entramos em contato com a coordenadora Rose Ramos e a mesma nos informou sobre sua viajem até a capital mineira.

Gazeta - Rose, fale-nos sobre esse desafio de sediar jogos do JEMG 2008.
Rose – Em 2006, quando a convite do prefeito Darci Cardoso e do então secretário Adriano Fernandes de Andrade, assumi a coordenadoria da Secretaria de Esportes, apresentei um planejamento à Secretaria na qual tínhamos muitos desafios, entre eles sediar um grande evento esportivo. O primeiro passo foi resgatar o JEJA - Jogos Escolares de Jacutinga, que tinha sido realizado sua última edição em 1996, na gestão do Prefeito Noé Francisco Rodrigues.

Como surgiu a idéia de sediar os JEMG 2008?
Realizamos uma parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, convidamos todas as escolas municipais, estaduais e particulares e no ano de 2007, realizamos a fase municipal. Foi um sucesso. Os alunos treinaram no Ginásio de Esportes Alderige Grossi com os professores da Secretaria de Esportes, e fomos participar da Fase Microrregional em Pouso Alegre, onde conseguimos um feito inédito o de campeão do Voleibol Feminino módulo II, vice-campeão no Basquete Masculino, terceiro lugar no Futsal Masculino e Voleibol Feminino Módulo I com os alunos da E.E. Júlio Brandão e fomos até a fase regional, isso nos incentivou a pensar em sediar o evento.

O Município ter estrutura para receber esse evento?
Quando surgiu a idéia o prefeito Darci Cardoso pediu a Secretaria de Obras um levantamento das estruturas e foi informado que apenas o Ginásio de Esportes Alderige Grossi estava em condições de uso. Mas fomos informados de que algumas obras estão em andamento, tais como: cobertura das quadras das Escolas Municipais Wilma Pieroni e Professor Alfeu Duarte, reforma da quadra do Tatersal da Escola Helena Sebusiani e reforma do piso do Ginásio de Esportes “Alderige Grossi”. Segundo a Secretaria de Obras, até o final de janeiro de 2008 tudo estará pronto, opcasião, que receberemos a vistoria realizada do IBEDEC, órgão responsável pela realização do evento.

E a I Conferência Municipal de Esportes quando será realizada?
A Conferência Municipal de Esportes será realizada no início de 2008, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Em sua primeira edição, terá por objetivo indicar diretrizes para a construção do Sistema Municipal de Esporte e Lazer, em consonância com a Política Municipal e Estadual de Esportes, bem como avaliar as propostas oriundas dos diversos segmentos esportivos do nosso município.

E os Projetos para 2008?
Em 2008 teremos a participação do voleibol masculino (infantil) e feminino (pré-mirim e mirim) no Campeonato da APV (Associação Pró-Voleibol), maior campeonato amador da América Latina. Daremos continuidade ao Projeto Social “Minas Olímpico” em parceira com a Sedese (Belo Horizonte). O JEJA - Jogos Escolares de Jacutinga, terá duas fases a primeira entre alunos/Atletas de 7 a 12 anos e a segunda fase com atletas/alunos de 13 a 17 anos, que serão os representantes do município no JEMG/2008. Implantaremos o Projeto “Basquete na Escola”, já iniciamos o Projeto “Esporte e Cidadania”, que todas as quartas-feiras os alunos das escolas participam de jogos no Estádio Municipal Luiz Morais Cardoso e teremos mais 23 eventos programados no Calendário Esportivo da Secretaria.
Tenhamos a certeza de que a prática esportiva sadia tem papel de destaque quando o assunto gira em torno de ações que tentam diminuir os altos índices de violência e consumo indiscriminado de drogas entre a população jovem. Fator este que tem gerado importantes e preocupantes índices de violência. Os jovens Jacutinguenses que tiverem a oportunidade de participar da prática esportiva, conquistando títulos importantes ou não, estarão construindo uma cidade mais saudável e com esperança de um futuro melhor. Feliz 2008 a todos os esportistas jacutinguenses.

Um comentário:

Anônimo disse...

Foram realizados s Jogos da etapa Micro-Regional.

Eu achei bom, mas acho que ainda falta muito para chegar a uma organização igual a de Pouso Alegre.

Participei no basquete nos anos de 2006 e 2007, fui vice-campeão nas duas oportunidades, e apesar de estar no 3º ano não participei este ano, pois nasci em 28/12/1990. Sem problemas, até porque nem teve equipe de basquete este ano, infelizmente.

A idéia de um espaço cultural foi inovadora, sobretudo.