segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

AUTO-AJUDA

Auto-Ajuda

DANDO O SEU PIOR

Nós, seres humanos, temos uma capacidade de participação coletiva, comunitária muito pobre. Normalmente só fazemos isto se for relacionado com algum problema ou afinidade profissional. Na maioria das vezes, nos omitimos. Pegando um exemplo simples, já vimos milhares de vezes propagandas pedindo para jogarmos o lixo no lixo, mas, ao andarmos pelas ruas, vemos pessoas jogando papeis de bala, sacolas plásticas sem nenhuma vergonha, e se falarmos alguma coisa, corremos o risco de levarmos uma retaliação. Isto é em tudo: no transito, no consumo de água, energia elétrica, desperdício de alimentos, etc. E isto é assim faz muito tempo. Vide estorinha abaixo.
Em certo lugar do Oriente, um Rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite! Então pediu para que cada um de seus súditos levasse apenas um copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O Rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite.Mas, qual não foi a sua surpresa, no outro dia pela manhã, quando viu o lago cheio de água e não de leite.Consultou o seu conselheiro que o informou, que as pessoas do povoado tiveram todas o mesmo pensamento:No meio de tantos copos de leite, se só o meu for de água, ninguém vai notar... Pense nisto!É por isso que estamos nessa situação, onde todos por comodismo esperam pelos outros!Não espere pelo leite dos outros para encher o lago da vida, participe com sua parte!
CONSTRUINDO CRISES
Os “catastrofistas” de plantão sempre encontram farto material na mídia para suas investidas derrotistas. Vivemos à mercê de bolsas de valores, PIBs, exportação, importação, etc. Os grandes lobies manipulam estoques, produção, preços, etc. Até guerras são feitas por causa de petróleo, poder, etc. Sem percebermos, vamos sendo envolvidos por esta maré manipuladora, que nos obriga a viver o mundo dos outros que não estão nem ai com a nossa vida. Será que não estamos vivendo como o protagonista da estória abaixo, desesperançados porque cheios de sugestões diabólicas? Pense nisto.
Um homem vivia na beira da estrada e vendia cachorros-quentes. Não tinha rádio e, por deficiência de visão, não podia ler jornais. Em compensação, vendia bons cachorros-quentes.
Colocou um cartaz na beira da estrada, anunciando a mercadoria, e ficou por ali gritando quando alguém passava: "Olha o cachorro-quente especial"!!!
E as pessoas compravam. Com isso, aumentou os pedidos de pão e salsicha, e acabou construindo uma mercearia. Então, ao telefonar para o filho que morava em outra cidade e contar as novidades, o filho disse:
- "Pai, o senhor não tem ouvido rádio? Não tem lido jornais? Há uma crise muito séria e a situação internacional é perigosíssima!”.
Diante disso, o pai pensou:
- "Meu filho estuda na universidade! Ouve rádio e lê jornais... portanto, deve saber o que está dizendo!”.
Então, reduziu os pedidos de pão e salsichas, tirou o cartaz da beira da estrada, e não ficou por ali apregoando os seus cachorros-quentes. As vendas caíram do dia para a noite e ele disse ao filho:
- "Você tinha razão, meu filho, a crise é muito séria!”.
O que uma sugestão poderosa não pode destruir hein?

CARLOS TURATO - PSICÓLOGO

Nenhum comentário: