segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Pároco de Jacutinga fala sobre a Quaresma e Campanha da Fraternidade

Nesta semana, nossa reportagem ouviu o Pároco de Jacutinga, Pe. Sebastião Camilo de Almeida, que enfocou sobre a Quaresma e Campanha da Fraternidade, ambas iniciadas na quarta-feira de cinzas, dia 6.
O pároco enfocou que a Quaresma é tempo de penitência e de oração. Falou, também, que a Campanha da Fraternidade, criada pela Igreja Católica em 1964, neste ano tem como tema a defesa da vida.
“A quaresma é uma tradição da Igreja e tem o seu sentido. É tempo de intensificar a vida de oração, fazer penitência. A penitência deve ser feita visando uma conversão, pode ser feita de qualquer maneira, desde que seja feita de coração. E não podemos nos esquecer da caridade. Não há que se falar em mudança de vida e penitência se não tiver a caridade. Já a Campanha da Fraternidade é realizada desde 1964 e a cada ano trabalha-se um tema. O tema deste ano é a “Fraternidade em defesa da Vida”, cujo lema é “Escolhe, pois, a vida”. O lema foi tirado de uma passagem do livro do Deuteronômio. Primeiro que Jesus disse que veio para que todos tenham vida e somente Deus pode tirar a vida e ninguém mais, seja no aborto, no assassinato, no suicídio. Temos que valorizar a vida que é um dom precioso de Deus. Todas as quartas e sextas-feiras, às 5h30, vamos fazer uma Celebração na Matriz, uma espécie de retiro quaresmal. E todas as sextas-feiras, às 19h30, vamos fazer a vida sacra, na Matriz. A quaresma e Campanha da Fraternidade são um tempo propício para a reflexão”, falou Pe. Sebastião Camilo.

Nenhum comentário: