quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Coleta de pilhas e baterias


Da reportagem – Fonte: Colégio Anglo

Ao estudarem o destino do lixo, os alunos do 6º ano do Colégio Educação e Cultura – ANGLO de Jacutinga, juntamente com as professoras Marinele Amâncio de Oliveira, Adicléia de Souza Vilela e Izilda Angélica Comune Canela, tiveram a idéia de fazer uma coleta de pilhas, com o objetivo de conscientizar a população sobre o risco causado ao Meio Ambiente, quando são jogadas diretamente no lixo.
Foram confeccionadas caixas para coleta, que serão colocadas nos locais relacionados abaixo, sendo que a cada 15 dias, as pilhas serão recolhidas pelos alunos, levadas à Rádio Estância que as encaminhará ao seu destino final.
Locais: Supermercado Antonelli, Posto Saúde (Próximo ao Asilo), Supermercado Arco Íris, Quitanda da Elza, Farmácia Phitos, Mania de Moda, Panificadora Jacutinga, Banco do Brasil, Itaú, Casa Lotérica, Caixa Econômica Federal, Colégio Anglo, Biblioteca Municipal, Sorveteria da Fruta, Padaria D’Hoje, Radical Modas, Correio, Papelaria Estância e ABC Kids.

PILHAS E BATERIAS
Quando jogadas diretamente no lixo, as pilhas e baterias contaminam o solo, os cursos e os depósitos subterrâneos de água.
Esta contaminação é tóxica e é provocada por metais pesados, como o cádmio, o chumbo, o zinco, o manganês, o mercúrio, etc... Estes compostos afetam todos os tipos de organismos.
No homem, provocam câncer, debilidade, vômitos, diarréia, mutação genética, dentre outros. As pilhas serão retiradas do local de coleta pelas equipes de alunos a cada 15 dias.
Este projeto de coleta de pilhas teve início em 1989 pela Rádio Estância de Jacutinga, através de seu diretor José Benedicto de Souza. “Fazemos esse trabalho desde 1989, Na última vez que levei para a cidade de Suzano foram mais ou menos 160 kg. Pagamos a empresa Suzaquim, que aproveita a matéria-prima, como o mercúrio, níquel, zinco e outros materiais que são altamente poluentes. As pilhas jogadas no lixo causam a contaminação das nascentes de água, as plantas absorvem esses substancias pelas raízes. Quando chegam ao ser humano causam câncer e outros males. Em alguns países, as pilhas de níquel e cádmio foram substituídas por material menos nocivo à saúde a ao meio ambiente. Ao manusear as pilhas, principalmente as que estão vazando, deve-se lavar as mãos com água e sabão. Em Ouro Fino, a Papelaria Central recolhe as pilhas em parceria com a Prefeitura daquela cidade”, falou Souza.
Esta Gazeta parabeniza aos alunos e professores envolvidos nesse projeto lançado pela Rádio Estância, que muito vem a contribuir com a conscientização de nossa gente, em especial nossas crianças e adolescentes.

Nenhum comentário: