quinta-feira, 8 de novembro de 2007

ESPAÇO ABERTO: A verdade sobre o bairro vale das primaveras

Autor (a): Patrícia Nunes e 176 moradores que assinaram a favor desta matéria

As informações sobre o Bairro Vale das Primaveras não correspondem a realidade. Nós moradores “mutuários” do Bairro Vale das Primaveras, já há quase sete anos, vimos por meio desta, esclarecer e nos colocar contrários e indignados a várias reclamações feitas por alguns poucos moradores do nosso bairro, não somos coletivos.
Realmente fomos lesados, ao que se refere à Construtora Mohallem Ltda. A Collem, pois não deveríamos ter pago o terreno à parte, pois no contrato habitacional junto à Caixa Econômica Federal, o financiamento está incluso 100% ou seja: Terreno + Casa = Parcelas. Isto é verídico e sabido por todos nós moradores.
De fato, judicialmente, devemos ser ressarcidos dos valores por nós pagos indevidamente beneficiando a Construtora Collem, e claro somos a favor da Causa justa, do que nos pertence, queremos sim receber nosso dinheiro de volta da Construtora Collem.
No que se refere ao loteamento, é de inteira responsabilidade da Collem e do município e por seus membros responsáveis que assinaram aprovando o loteamento.
Sendo já de conhecimento do Ministério Público. Se área Ambiental ou não, a verdade é que o bairro existe. E o que for da competência da Justiça será feito.
E aguardaremos por ela. E quanto a isso, cada vez mais o bairro vem de desenvolvendo de maneira satisfatória.
Ao longo destes sete anos, não é de nosso conhecimento que nenhuma casa sequer, construída pela Collem, fosse invadida pelas águas de enchentes, mesmo as mais próximas do Rio Mogi, e se houve alguma casa com infiltrações no solo, com certeza são casas construídas particularmente, que nada tem haver com as casas populares.
Pode sim, haver realmente a possibilidade de enchentes, mas até hoje somente as ruas se encheram e nenhuma casa, graças a Deus, sofreu nenhum “prejuízo”, mesmo porque, em outras áreas centrais da cidade já sofreram com enchentes, não sendo o bairro Vale das Primaveras o único propenso ao risco.
Outra reclamação levada ao Ministério Público, são os animais silvestres nas ruas e dentro das casas. Dentro das Casas??? Essa não!!!
Existem mesmo cavalos, bois em vários terrenos pastando, isso no Coronel Rennó, Vale das Flores, Vale das Primaveras, Verde Vale, Vila Nazaré...
E isto vai continuar acontecendo, pois não existe uma Lei (vigorosa) municipal, que proíba, multe os donos dos animais.
Sobre as casas, as reclamações também não são coletivas, e sim individuais, por parte de Mutuários (vítimas) que deixaram a desejar, não honrando com os pagamentos mensais “prestáveis” da referida casa.
Existem moradores que nunca pagaram um sequer imposto, IPTU, água... e pouco pagaram as prestações da casa, desde que passaram a residir nela, desde, muito menos o terreno a Collem.
Desde a aquisição dos contratos, é sabido que o não pagamento do “Contrato Habitacional” acarretaria em ação de execução do imóvel, ou seja, todo e qualquer contrato de compra e venda, tem como principal “Clausula”.
Oferecer e Receber
No entanto alguns poucos mutuários (as vítimas) insistem em resistir as normas do Contrato, assinados por próprio punho, por livre e espontânea vontade.
Existe ainda no Bairro Mutuários (vítimas) que há muito tempo (anos) não pagam o financiamento e ainda alugam e recebem os aluguéis.
Enquanto a maioria, muitos trabalham com a família, se apertam, se esforçam para pagar o Sonho da Casa Própria.
Quem precisa de amparos? Quem vêm sofrendo prejuízos? E ainda assim, sempre denegrindo desvalorizando a imagem do nosso bairro depreciando os imóveis que já foram ampliados, reformados, outros e outras ainda já totalmente quitadas com escrituras legalizadas. Prejudicando quem investiu e vem investindo nas casas.
O que nos causa curiosidade é: - Se o loteamento oferece riscos... - As casas são tão ruins... - Possuem “rachaduras”; - Existem animais silvestres e dentre tantas outras “anormalidades”. Então por quê brigar na justiça pelas casas tão cheias de problemas? Ora! Sejamos sensatos.
O que faltam com suas obrigações, são sempre os primeiros a reclamar por direitos (trinta e oito milhões e quatrocentos mil reais).
Ah! Nossa! Querem ser indenizados? R$ 38.400.000,00??? Não é tão simples assim, o processo é apurado demorado, podem levar anos e anos. Aqui é o Brasil. A exemplo disso, todos os dias na televisão aéreo ocorrido em 2006 com a empresa Gol, que matou quase 200 pessoas, já foram indenizadas? NÃO.
O buraco que se abriu na obra do metro em São Paulo, que engoliu caminhões, automóveis, pessoas mortas soterradas. Várias foram indenizadas? NÃO. Então caiam na real.
Vamos esperar de braços cruzados, boca aberta, até que um dia a justiça... NÃO e NÃO.
Aproveitando o ensejo o que na realidade o bairro precisa e que somos muito à favor é mais a atenção da Prefeitura “Melhorias”.
Todos sabem o nosso bairro é tranqüilo e todos os dias várias pessoas de nossa cidade, desde manhã até a noite de bicicleta pelas plainas ruas do nosso bairro.
Pedimos atenção para:
1. Bueiros entupidos, mal cheiro, o que impede a vazão das águas; 2. Bueiros abertos, sem qualquer proteção (na rua Nelson Piolli);
2. Lixeira Coletiva; 3. Limpeza diária da denominada área florestal IBAMA, área inconstrutiva (no fundo está servindo de depósito de lixo e entulhos UMA VERGONHA sujeito a cobras e escorpiões; Como é de competência da Prefeitura, poderíamos tomar as providencias necessárias nessa área. Fazer um aterro adequado evitando enchentes (tipo calçadão) e grades (telas). Deixar a área segura, limpa arborizada, uma pracinha com bancos, já que contamos com a sombra das grandes árvores.
3. Arborização: O bairro poderia estar mais verde, florido, mais bonitos, já que leva o nome “Vale das Primaveras”. Pelas ruas e bairros obras, que fariam muita diferença se fossem realizadas pela Prefeitura, e ficaríamos gratos pela atenção, pois nunca houve qualquer melhora por parte do município, independente de quem, qual mandato, partido político, que aprovou que o bairro existe e esta questão não nos interessa e sim a obrigação da prefeitura. Nossa intenção é de melhorar, em benefício da cidade, bem estar. Por isso contamos com o apoio da Prefeitura, e vereadores que aprovem e colaborem com a “melhoria”. Desde já agradecemos pela atenção.
Vale lembrar que posições e opiniões de cada morador é respeitada. Desde que não seja desdenhosa pela parte que nos toca. Cada um luta pelo que julga ser justo – honesto. Em tudo na vida existem os prós e também os contras.
Particularmente cada um de nós, apenas estamos zelando e pagando pelo nosso lar. Vamos valorizar o que temos em mãos? Muito obrigada.
OBS: Muitos dos moradores não se encontravam em casa, por este motivo não tomaram conhecimento prévio desta matéria. Todo apoio e críticas serão bem vindas. Pois as melhores serão direta e diariamente cobradas.

Nenhum comentário: