segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

O casal de 104 filhos

Da redação – Fonte: Revista Mais teresópolis

A revista MAIS Teresópolis – edição de agosto de 2007, veiculou às págs. 32 e 33, uma linda reportagem intitulada “Amor+dedicação a generosidade do casal de 96 filhos”.
O leitor deve estar questionando a importância dessa reportagem para nós, acontece que o projeto “Filhos do Coração” foi fundado pelos jacutinguenses Francisco “Quico” Montoni e esposa Nadir, na barra do Imbuí, em Teresópolis, RJ. É o lar de dezenas de crianças.
A reportagem relata que ainda jovem, o casal, ingressou no treinamento missionário e durante um bom tempo cuidou dos filhos de outros missionários em Anápolis, Goiás. Com isso, descobriram a vocação: dedicar a vida às crianças abandonadas e sem família. Francisco foi convidada para uma série de palestras sobre adoção. Depois o casal foi chamado para implantar em Teresópolis um projeto para acolher crianças que precisavam de ajuda.
Depois de um ano e meio na cidade, eles conseguiram registrar o “Filhos do Coração” no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e no Conselho Municipal de Assistência Social. A justiça, então, concedeu a permissão para que eles começassem a cuidar dos menores.
Profissionais como médicos, psicólogos, fisioterapeutas etc, que ajudam os “Filhos do Coração”.
Hoje, todas as crianças de Teresópolis em situação de risco são encaminhadas diretamente para lá. Das 96 que já passaram pela casa, 51 foram adotadas, 42 voltaram para a família biológica, uma foi para o orfanato e duas meninas estão no momento com eles. “Se engana quem pensa que as pessoas que decidem adotar uma criança fazem isso por que têm dinheiro ou não ter filhos. A maioria das famílias que nos procuram é simples. São pessoas que se apaixonam pela criança”, conta Francisco.
A ONG sobrevive de doações. Melhores informações no site: www.projetofilhosdocoracao.org.br e e-mail: quicoenadir@projetofilhosdocoracao.org.br

Nota da Redação
Francisco Carlos Montoni, 51, nasceu em Jacutinga. É filho de Antônio Montoni (in memoriam) e Iolanda Pinto Montoni. Aos 6 anos começou a freqüentar a Casa da Criança, onde aprendeu entalhe. Com 24 anos foi fazer contatos com índios (missões) no Pará. De lá, foi para Anápolis, GO e hoje, reside em Teresópolis, RJ.
Nadir é filha dos nossos conterrâneos e Benedita Bernardes Mariano e Lázaro Antônio Mariano in memoriam).
Atualmente, o casal cuida de três meninas, sendo uma de 22 dias, outra com 3 meses e outra de 6 meses.
O casal tem dois filhos naturais: Denis, que reside em Portugal e trabalha na África; e o Mateus, 16, que reside com o casal. E duas netas.
Em conversa telefônica com Quico Montoni, este nos revelou que a Casa da Criança foi muito importante para a sua vida e, que, o saudoso Monsenhor Vieira foi fundamental em sua caminhada. Resumindo, disse essa vocação em cuidar de crianças veio de sua formação na Casa da Criança. Por fim, relatou-nos que o número de crianças da reportagem acima para cá chegou a marca de 104.

Nenhum comentário: