segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Thanksgiving Day ou Dia de Ação de Graças

Clélia Fonseca Carvalho

A história do Dia de Ação de Graças é mais do que a narração de Peregrinos e índios. É o retrato da mão de Deus em juntar pessoas para cumprirem um propósito específico. Enquanto você aprende essa história, veja como Deus ajudou os Peregrinos e os guiou através de tempos difíceis.
No início de 1600, os índios Wampanoag habitavam a costa, hoje chamada, Nova Inglaterra (New England). Plantavam milho, viviam perto do oceano no verão para pegarem frutos do mar, e iam para o interior para arrumarem acampamentos de caça. O encontro deles com os europeus através dos anos foram na sua maioria amigáveis.
Mas houve uma exceção. Em 1614, o Capitão Thomas Hunt capturou muitos Wampanoag, junto com um índio Patuxet Indian chamado Squanto, para serem vendidos como escravos na Espanha. Um monge espanhol comprou a liberdade de Squanto, ensinou-lhe espanhol, apresentou-o a Jesus Cristo e o mandou para a Inglaterra.
Em 1619, Squanto retornou para sua terra nativa, apenas para descobrir que sua tribo havia sido devastada por uma epidemia. Então ele ficou com os Wampanoag.
Enquanto isso, em 1608, um grupo inglês, chamados de Separatistas, foram para Leyden, Holanda. Lá encontraram liberdade religiosa, mas também pobreza, muitas horas de trabalho e uma cultura secular que ameaçava os valores cristãos que eles ensinavam a seus filhos.
Em 1620, venderam todos seus bens para ajudar a custear uma viagem para a América. Viajando em um navio chamado Mayflower, os Separatistas se juntaram a um outro grupo que ia para a América. Eles chamaram essas pessoas de Os Estranhos. Os dois grupos, 102 pessoas juntas, foram chamados, Peregrinos.
A viagem deles durou 9 semanas. Em um desses “acidentes” divinos que mudam o curso da história, o navio perdeu o curso e atracou em uma terra bem ao norte de seu destino original. Uma vez fora dos territórios ingleses, os Peregrinos se tornaram responsáveis por seu próprio governo e escreveram um monte de leis chamado “O Compacto de Mayflower” e começaram uma nova vida em um lugar a que chamaram Plymount.
O inverno foi devastador. O vento varria seus acampamentos e congelava as crianças. Metade dos Peregrinos morreram. Mas os Separatistas apegaram-se a sua fé; nenhuma pessoa escolheu voltar para a Inglaterra.
A primavera trouxe um alívio inesperado: a ajuda de um irmão cristão, Squanto. Ele os ensinou como cultivar milho, usar fertilizantes e pegar peixes.
E então a primeira colheita deles foi muito boa. O governador proclamou um dia de agradecer a Deus, e os Peregrinos convidaram seus amigos índios. Chefe Massasoit e 90 membros da sua tribo vieram junto com Squanto trazendo carne de veado e perus selvagens para todos. Com tanto para ser grato, os Peregrinos celebraram o primeiro Dia de Ação de Graças por 3 dias.
Essa história nos lembra que esta época nos fala mais do que simplesmente dar graças. Ela nos fala de dar graças em todas as circunstâncias.

Obs: Agora você, que também não sabia, já sabe o porquê do Thanksgiving ser uma data das mais importantes para os americanos. Aproveite e arrume um tempo, todos os dias, para dar graças a Deus pelo muito que Ele tem feito em sua vida.

_____________________________

Nenhum comentário: