segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

BRASIL RADAR

BRASIL URGENTE
Por Eduardo Bortolotto Filho

Sereno
A imprensa tem comentado que o governo Lula tem agido de forma bastante cautelosa com as novas nomeações de ministros. Deixa-se o escolhido, já sacramentado nas decisões acordadas com os partidos, sem nomear, por algumas semanas. É o que está sendo chamado de período do “sereno”, época em que o candidato terá sua vida escancarada por alguns de seus inimigos ou pela imprensa investigativa. Deixar no sereno, é expressão antiga que significa deixar a pessoa ao relento, sem proteção. Deixá-la defender-se de possíveis ataques para verificar a sua capacidade de fazê-lo, sua capacidade de explicar o patrimônio, explicar atos em governos anteriores, familiares encrencados, etc.
A humilhação é grande, mas os indicados não ligam, antes estão preocupados com as defesas e com os negócios futuros. Tem padrinhos fortes. Alguns conseguem levar as denúncias para um “banho-maria” e são nomeados. Outros não conseguem e aí, vão para o limbo.
Nestas últimas semanas estamos vivendo um exemplo claro desta técnica. O Senador Edson Lobão foi indicado pelo ex-Presidente Sarney para ser ministro das Minas e Energia. Lula está tentando recompor suas bases no Senado, que o derrotou com a CPMF, e aceitou a indicação. Sabe-se que o senador conhece a área por acender algum interruptor, ou por algum eventual choque elétrico. Mas afinal é a indicação do cacique Sarney, e foi sob sua proteção que também governou o Maranhão. (Não é à toa que o Maranhão fica no fim da fila de qualquer indicador social no Brasil, quase igual Alagoas).
Indicação aceita, o indicado revelou a todos que estava se preparando: estava lendo alguma coisa sobre energia. Não houve tempo para muita indignação, pois a sua substituição no Senado chamou mais atenção. Seu suplente é o filho, envolvido em acusações as mais diversas, que vão desde a utilização de laranjas, até outros supostos crimes que vivem freqüentando as tristes páginas de política nos jornais. E o pior, o segundo suplente já sofreu condenação por desvio de recursos públicos. Sem salvação. Seria cômico se não fosse trágico.
Mas pesquisa publicada pelo Datafolha mostra que a questão da honestidade tem sido cada vez mais valorizada. Sua importância passou de 88% para 91% dos entrevistados pelo Instituto de Pesquisa.
A cidade de Rosana, no interior paulista, teve 6 de seus vereadores presos recentemente. A situação é calamitosa, com desvios de recursos que somam 60 milhões e dívidas que rondam 42 milhões. A população está indignada e isso pode significar a virada necessária, nas eleições deste ano.
Quando se começa novamente a falar em apagão, o governo faz esta nomeação. Parece a velha história de “lobo tomando conta de galinheiro”. Só para não perder a piada.

Curtas

1. Atrás de todos os políticos corruptos existe uma amante, afirmam os chineses. Dentre os funcionários corruptos na China, 90% tinham amante.
2. O Citigroup, cujo Banco coordenou a negociação de nossa dívida externa tempos atrás, foi a primeira vítima de grande porte da situação da dívida imobiliária americana. Apresentou prejuízo enorme, coberto por árabes e orientais. Estes agora são donos de um dos maiores símbolos do poderio americano e do capitalismo, por extensão.
3. Fé e eficiência, esse é o resumo que D. Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, hoje espalhada por 17 países e responsável pela redução da mortalidade infantil no Brasil, faz de seu trabalho. Ela o está deixando para trabalhar com outra pastoral, a da terceira idade. Exemplo de mulher, mãe e médica, que com um trabalho importante e sem os holofotes da mídia fez muito pelas crianças brasileiras. Deus lhe pague.

Ano Novo

Ainda dá tempo de fazer deste ano um verdadeiro ANO NOVO.

“Eu te desejo não parar tão cedo, pois toda idade tem prazer e medo.
E com os que erram feio e bastante, que você consiga ser tolerante.

Quando você ficar triste, que seja por um dia e não o ano inteiro.
E que você descubra que rir é bom, mas que rir de tudo é desespero.

Desejo que você tenha a quem amar, e quando estiver bem cansado,
Ainda exista amor pra recomeçar, pra recomeçar...

Eu te desejo muitos amigos, mas que em um você possa confiar.
E que tenha até inimigos, pra você não deixar de duvidar.

Desejo que você ganhe dinheiro, pois é preciso viver também.
E que você diga a ele pelo menos uma vez, quem é mesmo dono de quem.

Desejo que você tenha a quem amar, e quando estiver bem cansado,
Ainda exista amor pra recomeçar, pra recomeçar... “
Frejat

Nenhum comentário: