segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

DATA VÊNIA

Verdadeiro ou Falso
Clélia Fonseca de Carvalho
Educação de quem? Para quem?

Esse é o título do artigo de Gustavo Ioschpe que a revista “Veja”, da semana passada, trouxe e que, a meu ver, veio colocar o dedo na ferida aberta da classe dos profissionais do ensino.
O articulista expõe seu ponto de vista sobre o que chama de nosso aprendizado catastrófico, levando em conta (quem sabe) os vergonhosos resultados obtidos por nossos estudantes, de uns anos para cá, em relação a vários países e ainda completa dizendo que “as questões relativas à escola foram seqüestradas pela agenda da corporação dos funcionários do ensino” colocando assim, na berlinda, as reivindicações da classe quanto ao salário, excesso de alunos na sala de aula, falta de equipamentos multimídia, infra-estrutura, etc.
O autor ainda critica a forma de avaliação e a maneira como vem sendo feita (segundo ele), "há mais de dez anos” e do esquecimento do povo sobre de quem é a nossa educação e pra quem ela é feita.
É um artigo bastante interessante e que, com certeza, suscitará muitas controvérsias da classe dos professores, em todos os níveis. Gostaria que meus colegas de classe se inteirassem do texto da “Veja” e tirassem suas próprias conclusões e respostas para esta pergunta: Até onde as afirmações do Sr. Gustavo Ioschpe são Verdadeiras ou Falsas?

P.S Augusto Ioschpe: gaúcho de 28 anos, graduado em ciência política e administração estratégica em Wharton School, na Universidade da Penisilvânia; Mestre em economia internacional e desenvolvimento econômico pela Universidade de Yale (EUA); Um dos ganhadores do prêmio Jabuti 2005 e , atualmente, prestando consultoria ao MEC em um trabalho organizado pelo Banco Mundial.

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